
A reunião foi coordenada pela secretária da Cidadania e da Diversidade Cultural do Ministério da Cultura, Márcia Rollemberg, e contou com a presença de secretários, diretores e gestores do Sistema MinC que tenham em seus departamentos ações transversais com o Programa Cultura Viva, bem como representantes de instituições parceiras da SCDC/MinC em políticas públicas relacionadas aos Pontos de Cultura e aos temas da diversidade cultural.
A ação estratégica está sendo adotada em todas as demais secretarias e vinculadas do Ministério da Cultura (MinC) e faz parte dos esforços do governo federal de modernizar a administração pública.
Diretrizes e Prioridades
Ao apresentar as diretrizes do plano de modernização do Programa Cultura Viva, Márcia Rollemberg elencou três metas prioritárias a serem alcançadas nos próximos meses, que são a consolidação do programa como uma política de base comunitária do Sistema Nacional de Cultura, a estruturação da participação social e a qualificação da gestão do programa.
Para a consolidação do Cultura Viva, a secretária disse que a SCDC/MinC ainda precisa avançar no fluxo de avaliação dos resultados do programa, na definição de parâmetros de avaliação, para que se possa identificar o impacto que as políticas públicas causaram nas comunidades.
Destacou, também, a necessidade de dar continuidade ao estreitamento das relações com a Comissão Nacional dos Pontos de Cultura e à articulação em rede com os gestores do programa de todo o País, inclusive, com os procuradores dos governos estaduais, para minimizar a sobreposição de legislações que interessam ao conjunto de políticas públicas do Ministério da Cultura.
Na busca da consolidação de uma política nacional para o Cultura Viva, a secretária frisou a importância da consolidação de uma ação de planejamento unificado entre todos os atores do Programa Cultura Viva, dentro e fora do MinC. Solicitou aos presentes o encaminhamento da agenda de trabalho da reunião para as respectivas áreas, a fim de elaborarem um cronograma físico de atuação, avaliarem a matriz de risco das ações e consolidarem um plano de comunicação, entre outras coisas.
O secretário Executivo do MinC, Marcelo Pedroso, presente na reunião, também destacou a importância de todas as secretarias e vinculadas do Ministério da Cultura trabalharem de forma integrada na execução das ações do Cultura Viva, definindo claramente a competência de cada uma, além da necessidade de elaboração de um plano de comunicação para afinar o discurso de todos os envolvidos com o programa. Ele também destacou a necessidade da SCDC/MinC firmar parcerias com as universidades brasileiras para auxiliarem na otimização dos trabalhos de acompanhamento das prestações de contas dos convênios do Cultura Viva.
Fonte: Ministério da Cultura
Nenhum comentário:
Postar um comentário