8 de março de 2014

Acre vai importar alimentos do Peru

enchente no AcreO governador  do Acre, Tião Viana, procurou o ministro da Agricultura, Antônio Andrade, para tratar da importação de alimentos do Peru pela Rodovia Interoceânica. Segundo o governador, há a possibilidade de importar alho, trigo, pimenta e hortifrutigranjeiros para atender à população, isolada pela cheia do Rio Madeira, que interrompe o tráfego na BR-364.

Viana veio a Brasília em busca de ajuda federal. “A presidenta Dilma colocou todos os ministérios à disposição e o ministro Aloizio Mercadante [da Casa Civil] está acompanhndo todo o processo”, disse o governador, explicando que as ações antecipam possíveis novos problemas que as cheias podem causar
Tião Viana explicou que os R$ 2,2 milhões liberados pelo governo federal são recursos para aluguel social, aprovados em 2012, quando da retirada de famílias das áreas de risco atingidas pela cheia do Rio Acre naquele ano. “Hoje estamos com a meta de zerar o déficit habitacional com a construção de 10.518 casas, que serão entregues sobretudo para pessoas atingidas [pelas inundações], para que esse drama não se repita”.
As cheias começaram em setembro do ano passado na divisa dos estados de Rondônia e do Acre, fronteira com a Bolívia. Até agora, há 60 mortos e pelo menos 60 mil famílias afetadas na Bolívia. No Brasil, mais de 2 mil famílias estão desabrigadas.
Na capital, Rio Branco, o Rio Acre subiu 60 centímetros e registrou na manhã de hoje a cota de 14,60 metros. Em Assis Brasil, também no Acre, há sinais de vazante e é provável que as águas cheguem à capital, aumentando ainda mais o nível.
Como medida de segurança, as famílias desabrigadas pela enchente permanecem sob os cuidados do governo e da prefeitura de Rio Branco no Parque de Exposição da capital. Ao todo, 326 famílias estão alojadas no abrigo público.
A matéria foi atualizada às 19h03 para correção de informações: o governador do Acre, Tião Viana, esteve em Brasília ontem (6), e não hoje (7), como informava o texto anterior

Sistema Cantareira atinge 15,8%, mas governo ainda não decidiu racionar água

ÁguaOs reservatórios do Sistema Cantareira continuam em queda e atingiram hoje (7) mais um recorde de baixa, alcançando agora 15,8% da sua capacidade total. Esse é o menor nível registrado desde o início da operação do sistema.
Ontem, o governo do estado de São Paulo informou que reduzirá a captação de água da Cantareira a partir da próxima segunda-feira (10). O Sistema Cantareira, será auxiliado pelos sistemas Alto Tietê e Guarapiranga. A campanha para economia de água também será intensificada.
De acordo com o governo, apesar da redução na captação de água, a decisão não afetará o abastecimento e não implicará racionamento.
O reservatório é responsável pelo abastecimento de metade da população da região metropolitana de São Paulo, aproximadamente 9 milhões de pessoas, e libera água também para as bacias dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí.

Candidatos do Enem poderão ter acesso ao espelho das redações no dia 20

banner enem

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou hoje (7) no Twitter que os candidatos terão acesso ao espelho das redações do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)  corrigidas no próximo dia 20. O acesso às provas, mais de dois meses depois do resultado do exame,  tem caráter meramente pedagógico, pois os alunos não podem recorrer. Mais de 5 milhões de candidatos fizeram o Enem em 2013 nos dias 26 e 27 de outubro.
Após polêmicas relacionadas à correção da redação de 2012, quando um candiato conseguiu nota máxima na redação mesmo inserindo um trecho de receita de macarrão no texto, a prova passou por mudanças. Nesta edição do Enem, o Ministério da Educação (MEC) definiu que se forem inseridos trechos indevidos na redação, o candidato será eliminado.
A redação do Enem é avaliada por dois corretores, sem que um saiba a nota atribuída pelo outro. No texto, são avaliadas cinco competências dos candidatos: domínio da norma culta da língua portuguesa, compreensão e desenvolvimento do tema usando várias áreas do conhecimento; defesa de um ponto de vista; argumentos e proposta de intervenção para o problema e respeito aos direitos humanos, segundo o Guia de Redação para o Enem.
O candidato recebe de 0 a 200 pontos por cada competência. A soma vai resultar na nota total, que pode chegar a mil pontos. A nota final do candidato será a média aritmética das notas totais concedidas pelos dois avaliadores.
Se entre as notas totais dos dois corretores houver diferença superior de 100 pontos ou de mais de 80 pontos em qualquer uma das cinco competências, a redação segue para um terceiro avaliador. Nesse caso, a nota final é a média aritmética das duas notas totais que mais se aproximarem. No caso de a discrepância continuar depois da terceira avaliação, a redação é corrigida por uma banca com três professores, que dá a nota final.
O MEC estima que 52% das redações do Enem 2013 passaram por um terceiro corretor. Para dar conta desse volume, o número de avaliadores contratados subiu de 5,6 mil em 2012 para 9,5 mil este ano.
Desde o Enem de 2012, o estudante pode ter acesso ao texto corrigido para fins pedagógicos, ver como foi a correção por competência. No entanto, o candidato não pode questionar a correção e pedir a revisão da nota, de acordo com o edital do exame.
A nota do Enem pode ser usada para a participação em programas como o Sistema de Seleção de Unificada (Sisu) que seleciona estudantes para vagas no ensino superior público; o Programa Universidade para Todos (ProUni), que oferece bolsas em instituições privadas; e o Sistema de Seleção Unificada do Ensino Técnico e Profissional (Sisutec), que seleciona estudantes para vagas gratuitas em cursos técnicos. Além disso é pré-requisito para firmar contratos pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e para a obtenção de bolsas de intercâmbio pelo Programa Ciência sem Fronteiras.

Internauta passa quase quatro horas por dia na web

Apesar de ser acessada costumeiramente por menos de metade da população, a internet é o meio de comunicação que mais toma tempo dos brasileiros. De acordo com pesquisa divulgada hoje (7) pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom-PR), o brasileiro gasta em média 3h41 do seu dia navegando na internet.
Os entrevistados da pesquisa disseram ficar, de segunda a sexta-feira, três horas e 39 minutos por dia na rede mundial de computadores. Aos sábados e domingos, a permanência do usuário na internet aumenta quatro minutos por dia. Essa duração é dez minutos maior do que o tempo gasto pelos brasileiros em frente à TV, cuja audiência atinge 97% da amostragem, sendo a maioria (65%) diariamente.
Segundo a Pesquisa Brasileira de Mídia 2014 – Hábitos de Consumo de Mídia pela População Brasileira, 26% das pessoas acessam a internet todos os dias. Percentual que se reduz à medida que diminuem os dias de acesso na semana, até atingir o mínimo de 4% de brasileiros que dizem entrar na internet pelo menos uma vez na semana.
Os jovens são a maioria das pessoas conectadas. Os dados indicam que 78% dos que têm entre 16 e 25 anos acessam a internet pelo menos uma vez por semana. Entre os idosos, com mais de 65 anos, o número cai consideravelmente, para 5%. A diferença também está na renda familiar, já que 78% das pessoas que possuem renda até um salário mínimo disseram nunca usar a internet, enquanto a percentagem cai para 25% entre as famílias que recebem cinco salários ou mais.
Curiosamente, no entanto, as informações buscadas pelos internautas não são as mais confiadas por eles, já que 53% afirmaram confiar poucas vezes em notícias de sites, redes sociais e blogs. Os dois últimos nunca são confiáveis para 20% dos entrevistados, e os sites não são críveis para 16% das pessoas.
Já quando a pergunta é sobre os endereços eletrônicos mais acessados, o Facebook lidera com 63,6% de segunda a sexta-feira e 67,1% nos fins de semana. O ranking dos cinco mais acessados é completado pelos sites Globo.com (7%), G1 (5,6%), Yahoo (5%) e Youtube (4,9%). Quando o questionário se refere aos sábados e domingos, a ordem se altera, mas os percentuais permanecem semelhantes.
O documento também revelou que os meios de comunicação públicos ainda não são lembrados espontaneamente pelos brasileiros. Para a pesquisa, foram entrevistadas 18.312 pessoas de todos os estados brasileiros, em 848 cidades. A publicação tem margem de erro de 1 ponto percentual para mais ou para menos.

Com greve de garis e madrugada chuvosa, Rio amanhece com lixo boiando nas ruas



Após uma semana de greve dos garis e da forte chuva registrada durante a noite e a madrugada, a cidade do Rio de Janeiro amanheceu com várias áreas alagadas e muito lixo boiando nas ruas.

Ontem (7) à noite, a prefeitura anunciou estágio de atenção, o segundo nível em uma escala de quatro que significa chuva moderada a ocasionalmente forte. A previsão é mais chuva para o fim de semana. O lixo nas ruas deve aumentar com as dezenas de blocos de pós-carnaval previstos para desfilarem hoje (8) e amanhã (9) e o Desfile das Campeãs na Marquês de Sapucaí, na noite deste sábado.

Nessa sexta-feira, o movimento grevista de garis fez nova passeata no centro do Rio e no fim da tarde esteve com representantes do Ministério Público do Trabalho do Rio. Na reunião, foi marcada para terça-feira (11) uma audiência extraordinária de conciliação entre a Companhia Municipal de Limpeza Urbana (Comlurb), o sindicato dos garis e dez integrantes da comissão dos funcionários. A audiência será às 15h

Cerca de 560 mil contribuintes já entregaram Declaração do Imposto de Renda

Banner Imposto de Renda







Até as 17h de hoje (7), cerca de 560 mil contribuintes enviaram a Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) à Receita Federal. Neste ano, o Fisco espera receber 27 milhões de declarações. Ontem (6), no primeiro dia de entrega, 418.163 declarações foram transmitidas. De acordo com a Receita Federal, o número é 51% superior ao do primeiro dia de envio das declarações em 2013.
O prazo para entrega vai até 30 de abril. O programa gerador está disponível na página da Receita Federal na internet desde o dia 26 de fevereiro, mas a transmissão dos formulários só começou ontem, às 8h, assim como a liberação do aplicativo que permite o preenchimento da declaração em tablets e smartphones.
Neste ano, os contribuintes com certificação digital ou representantes com procuração eletrônica receberão, pela primeira vez, a declaração pré-preenchida. Por meio do Centro Virtual de Atendimento da Receita (e-CAC), eles têm acesso ao documento preenchido com antecedência pelo Fisco e só precisam confirmar as informações para enviar a declaração.
As regras para o preenchimento da declaração foram divulgadas no dia 21 de fevereiro no Diário Oficial da União. Como nos outros anos, o contribuinte que enviar a declaração no início do prazo deverá receber a restituição nos primeiros lotes, a menos que haja inconsistências, erros ou omissões no preenchimento.

Também terão prioridade no recebimento das restituições os contribuintes com mais de 60 anos, conforme previsto no Estatuto do Idoso, além de pessoas com doença grave ou deficiência física ou mental.

Equipes de busca avistam óleo que pode ser de avião da Malaysia Airlines

Duas grandes manchas de combustível foram avistadas hoje (8) no mar por equipes a bordo de aviões vietnamitas que fazem as buscas pela aeronave da Malaysia Airlines desaparecida no Golfo da Tailândia. De acordo com informações da agência de notícias portuguesa Lusa, navios foram enviados para a região onde o óleo foi avistado e esse pode ser o primeiro sinal concreto de que o avião está submerso. Mas ainda não se sabe exatamente de onde o combustível saiu.
Mais cedo, a agência de notícias pública chinesa, a Xinhua, informou que especialistas especulam que a aeronave da Malaysia Airline tenha caído nas águas do Vietnã ou da Malásia. Das 239 pessoas que estavam no avião, 150 eram chinesas. O presidente da China, Xi Jinping, determinou ao Ministério de Relações Exteriores do país e às embaixadas e consulados que mantenham contato com os países que ficam na região onde ocorrem as buscas e acompanhem de perto o trabalho de resgate do avião quando ele for encontrado.
Além dos chineses, havia passageiros e tripulantes da Malásia, Índia, de Taiwan, da Austrália, França, dos Estados Unidos, da Indonésia, Nova Zelândia, Ucrânia, do Canadá, da Rússia, Itália, Holanda e Áustria. Depois da China, o país que mais tinha cidadãos a bordo era a Malásia, com 38 pessoas.
A Malaysia Airlines divulgou que “perdeu contato” com o avião que seguia para Pequim e desapareceu depois de ter levantado voo da capital malaia, Kuala Lumpur. Em comunicado, a empresa informou que o voo MH370 desapareceu às 2h40 de sábado (15h40 de sexta-feira em Brasília). O avião, um Boeing 777-200, deixou Kuala Lumpur perto da meia-noite de sábado e era esperado em Pequim às 6h30 locais (19h30 em Brasília).

Participação das mulheres na política ainda é desafio

Mulheres na politica, campanha eleitoralO Dia Internacional da Mulher, comemorado hoje (8), reacende o debate e o desafio sobre a participação feminina na política. Apesar de representarem 51,95% do eleitorado no país, o percentual de mulheres no Congresso Nacional não chega a 10%, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Por exemplo, dos 513 deputados federais, 45 mulheres foram eleitas nas últimas eleições gerais em 2010, o que representa 9% do total,  conforme dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Para a socióloga do Centro Feminista de Estudos e Assessoria, Joluzia Batista, os números mostram que a norma, de 2009, que obriga os partidos a destinarem 30%, no mínimo, das candidaturas às mulheres não tem sido cumprida.  Ela defende adoção da lista alternada: 50% das candidaturas para homens e a outra metade para as mulheres, além da reforma política.
“Geralmente, as candidaturas de mulheres, sobretudo essas de trajetória de luta popular e comunitária, não são atraentes para o perfil dos financiamentos [de campanha]. Esse é um dado crucial. Tanto é que defendemos a reforma do sistema político e uma das questões é o financiamento público de campanha”, disse.
De acordo com o TSE, em outubro de 2010, o Brasil elegeu a primeira presidenta da República, duas governadoras e 134 deputadas estaduais. Nas eleições municipais de 2012, foram eleitas 657 prefeitas (11,84%) e 7.630 vereadoras (13,32%).
A procuradora da Mulher no Senado, Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), também defende a reforma política como forma de ampliar a participação feminina. A senadora reconhece que a presença aumentou, mas ainda precisa melhorar.  “Hoje, infelizmente, a cara do Parlamento e da política brasileira é uma cara masculina. E ela tem que ser uma cara com duas faces: um lado masculino e o outro feminino”, disse Vanessa. O Brasil está na posição de número 156 no ranking da representação feminina no Parlamento, entre 188 países, conforme levantamento que consta na cartilha + Mulher na Política: Mulher, Tome Partido, feita pela procuradoria. Na comparação com 34 países das Américas, ocupa o 30º lugar.
O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TST), ministro Marco Aurélio Mello, ressalta que as mulheres ainda não estão presentes na política como deveriam. “Infelizmente, nós estamos em um país machista e a mulher acaba não participando, em termos de candidatura, como ela deveria participar.”
A participação feminina na política é antiga. Há 50 anos, quando foi instalada a ditadura militar no país, elas posicionaram-se contra. A militante Maria Amélia Teles foi uma das primeiras a combater o regime. Ela foi presa junto com o marido, a irmã grávida e os dois filhos. Hoje, integra a Comissão da Verdade de São Paulo e relembra o período. "É uma história de muita violência e essa violência tem que ser também lembrada para que ela não se repita, para que o Estado aperfeiçoe e consolide a democracia e não use desse autoritarismo, desse terror. Foi um terror que o Estado imprimiu em toda a sociedade com tamanha repressão, censura, perseguição".
Em nota divulgada nessa sexta-feira (7), a ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres, Eleonora Menicucci, avalia que o país ainda tem que avançar para ampliar a representação feminina na política. "Ainda temos muito a conquistar: nessa área, o protagonismo feminino é muito desproporcional ao exercido em todas as outras."
No entanto, ela ressaltou que, em relação ao trabalho, as mulheres têm conquistado espaço em áreas até então consideradas masculinas, como mecânica e construção civil.  Para Eleonora Menicucci, a presença da mulher no mercado de trabalho supera as expectativas. "Dos 4,5 milhões de empregos com carteira assinada gerados no governo da presidenta Dilma, 2,3 milhões foram ocupados pelo sexo feminino", destacou.
No comunicado, divulgado por ocasião do Dia Internacional da Mulher, a ministra também comemora a redução de mais de 50% da mortalidade materna no país, nos últimos 20 anos, e destaca os esforços do Poder Público para combater a violência contra a mulher.

Artesanato da PB é exposto em feira internacional a partir deste sábado

Artesanato da PB é exposto em feira internacional a partir deste sábadoO Governo da Paraíba, por meio do Programa de Artesanato, vai levar, a partir deste sábado (8), o trabalho de 906 artesãos do Estado para uma das maiores feiras de design do mundo, a 24ª Craft + Design, que acontece no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo. O evento, que vai até o dia 11 deste mês, apresenta trabalhos de 180 expositores de 22 países e é direcionado a lojistas, fabricantes, arquitetos, decoradores, e profissionais do setor em geral.


A Paraíba é o primeiro Estado a conseguir entrar na feira através do segmento artesanato. O Programa de Artesanato da Paraíba é coordenado pela primeira-dama do Estado, Pâmela Bório, e vai apresentar na Craft + Design as tipologias: brinquedos populares, cerâmica, couro, fibra, fios (crochê, fuxico, labirinto, renda renascença e tecelagem), madeira, metal e pedra-cimento, produtos que representam cooperativas, associações, grupos familiares e artesãos individuais dos municípios de João Pessoa, Campina Grande, Lucena, Serra Branca, Cabedelo, Pitimbu, Caaporã, Esperança, Riachão do Bacamarte, Pontinha, Ingá, Monteiro, Zabelê, Camalaú, São Sebastião do Umbuzeiro, São João do Tigre, Sumé, Nova Palmeira, Itabaiana, Lagoa Seca, Araçagi e Conde.


De acordo com a gestora do PAP, Ladjane Barbosa, o artesanato paraibano participa da feira desde 2004 e a cada ano tem a preocupação de levar trabalhos diferenciados. “Os produtos são selecionados através de uma curadoria. Nosso objetivo é sempre apresentar novidades a cada feira. A ‘Craft’ atrai especialistas do Brasil e de vários lugares do mundo, o nosso cuidado é para apresentar o melhor a cada edição, com essa estratégia sempre fazemos bons negócios, conseguindo sempre aumentar nosso volume de vendas”, observou.

Justiça Federal realiza evento contra fim da violência doméstica

Justiça Federal realiza evento contra fim da violência domésticaA juíza Rita de Cássia Martins Andrade participou de evento na Justiça Federal, nesta sexta-feira (7), objetivando contribuir com discussão sobre a Lei Maria da Penha. Com o tema: "O enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher; uma construção coletiva", a magistrada revelou detalhes sobre o trabalho de articulação da rede de proteção às vítimas no Estado da Paraíba.


Organizado pela Associação dos Servidores da Justiça Federal da Paraíba (ASSEJUF-PB), o evento faz parte das comemorações alusivas ao 8 de março, Dia Internacional da Mulher e aconteceu no auditório do Fórum Juiz Federal Ridalvo Costa.


Coordenadora da Violência Doméstica e Familiar do Poder Judiciário paraibano, a juíza Rita de Cássia se sentiu satisfeita por ampliar a atuação da rede junto aos servidores da esfera federal. Para ela, muito foi conquistado, porém ainda há muito a ser modificado.


"Entendemos que o grande desafio para coibir a violência ainda é a necessidade de mudança de comportamento e da nossa cultura. E isso só poderá ser alcançado com políticas públicas voltadas para a educação e a formação de uma nova consciência junto aos adultos, jovens e crianças, para não serem os futuros agressores", avaliou a juíza Rita de Cássia.


Durante a palestra, a magistrada discorreu sobre a origem do Dia Internacional da Mulher e lembrou que a data é um momento para promover debates sobre os problemas atuais da mulher e, dessa forma, tentar eliminar o preconceito e a desvalorização da mulher.


Rita de Cássia considera que, mesmo com todos os avanços, as mulheres ainda sofrem com salários baixos, violência, jornadas excessivas de trabalho e desvantagens da carreira profissional em muitos lugares. "Por isso, a importância de campanhas pelo reconhecimento de seus direitos e igualdade", enfatizou a magistrada.


O histórico sobre o surgimento da Lei Maria da Penha, o importante papel da personagem e as denúncias surgidas desde então também foram abordados. Assim como os fundamentos, direitos, garantias e medidas protetivas previstas na Lei, que pretende tirar o Brasil do status de omisso, negligente e tolerante com a violência doméstica contra as mulheres.


A solenidade foi iniciada com uma missa em Ação de Graças, seguido de café-da-manhã. A abertura oficial ficou por conta da saudação da diretora do Foro da Seção Judiciária da Paraíba, juíza federal Helena Fialho. Antes da palestra da magistrada Rita de Cássia, houve, ainda, o show acústico do músico e compositor Marcos Moreno.

Minha Casa, Minha Vida destina 625 novas unidades para Caaporã e Pitimbu no Litoral Sul

Minha Casa, Minha Vida destina 625 novas unidades para Caaporã e Pitimbu no Litoral SulO ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro(PP), anuncia neste sábado (08/03), a contração para construir mais 625 unidades habitacionais do programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV), nos municípios de Caaporã e Pitimbu, no Litoral Sul da Paraíba. As moradias serão construídas com recursos do Fundo de Arrendamento Residencial (FAR) para beneficiar famílias com renda mensal de até R$ 1,6 mil.



No munícipio de Caaporã, estão destinadas 425 unidades do MCMV para a construção do Residencial Progresso. O investimento é de R$ 25,9 milhões para beneficiar cerca de 1.580 pessoas do município. Em Pitimbu, serão contratadas 200 unidades habitacionais com investimentos de R$ 12,2 milhões. A expectativa é beneficiar 720 pessoas.


O programa MCMV já contratou 67.591 moradias na Paraíba desde 2009. O valor do investimento é de R$ 4,3 bilhões. O programa já contratou mais de 3.239 milhões de unidades habitacionais e entregou 1.509.520 milhões no pais, com investimento de R$ 198,9 bilhões.


DIA DA MULHER: O ministro paraibano fez questão de parabenizar todas as mulheres pela passagem do seu dia. Aguinaldo Ribeiro, disse que o programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV) é uma ação do Governo Federal criada para priorizar as mulheres brasileiras. “A maioria dos beneficiários hoje são mulheres, a grande simbologia do Minha Casa, Minha Vida. Por isso, as escrituras são no nome das mulheres chefes da família”, afirmou Aguinaldo Ribeiro, mandando um forte abraço a todas as mulheres brasileiras e paraibanas: “Em nome da minha mãe Virgínia, da minha irmã Daniella, da minha esposa Ana Raquel quero desejar um grande dia a todas as mulheres da nossa Paraíba. Um forte abraço a todas que são verdadeiras guerreiras!”, frisou.

Vitalzinho recusa proposta da presidenta Dilma Rousseff para integrar Ministério do Turismo

Vitalzinho recusa proposta da presidenta Dilma Rousseff para integrar Ministério do TurismoO vice-presidente Michel Temer telefonou para o senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) nesta sexta-feira (7). Disse-lhe que Dilma Rousseff deseja acomodá-lo na poltrona de ministro do Turismo, em substituição ao deputado federal Gastão Vieira (PMDB-MA). Para desassossego de Temer, o senador recusou a oferta.
Vital apresentou duas razões. Primeiro, acha que se trata de uma pasta de pouca relevância (ele se refere ao Turismo com um vocábulo de calão rasteiro). Em segundo lugar, o senador declarou que não cogita passar por “traidor” da bancada do PMDB na Câmara, que lhe foi “muito leal”.
O Turismo já está na cota de cinco ministérios que Dilma destinou ao PMDB. Na divisão interna do partido, a pasta compõe a subcota do PMDB da Câmara. Em setembro do ano passado, Vital recebera o aval de senadores e deputados da legenda para ocupar o endinheirado ministério da Integração Nacional.
Depois de dar de ombros para Vital, ignorando a preferência dos aliados, Dilma convidou para a Integração outro senador do PMDB: o líder Eunício Oliveira (CE). Fez isso a pedido do governador cearense Cid Gomes (Pros), que deseja arrancar pela raiz a nascente candidatura de Eunício ao governo do Ceará.
Eunício recusou o assédio de Dilma uma, duas, três, quatro, cinco vezes. Súbito, a presidente decidiu nomear Vital. Não para a Integração, que voltou para os domínios de Cid Gomes. Ela o quer no Turismo, a pasta que, além de ser considerada mixuruca, já pertence ao PMDB da Câmara.
Vitalzinho, como o senador é chamado pelos correligionários, avalia que, aceitando o posto, pode ser visto como tolo, traidor e, de quebra, também fisiológico. Sobretudo depois que Eunício disse “não” à Integração Nacional cinco vezes.

Tudo isso acontece a 48 horas da reunião que Dilma marcou para este domingo (9) com o generalato do PMDB: Temer e os presidentes da Câmara, Henrique Eduardo Alves, e do Senado, Renan Calheiros.
Nesse encontro, a presidente pretendia: 1) fechar a conta do PMDB na reforma ministerial; 2) escantear o desafeto Eduardo Cunha, que lidera uma indomável bancada de deputados peemedebistas; e 3) apagar o incêndio que levou seu principal aliado a comandar a constituição de um megabloco de oito legendas hostis ao Planalto na Câmara, sete delas governistas -mas com a lealdade ao governo já bem cansada.


Quando conversou com Vital, Temer estava nos Estados Unidos. Desembarca em São Paulo neste sábado (8), em tempo retomar as articulações e voar para o encontro com Dilma, no domingo. A turma do ‘deixa disso’ ainda insiste para que Vital engula ao Turismo. Mas, tomado pelo que disse nesta sexta (8), o senador parece considerar o ministério duro de roer. Ficou entendido que a pretendida pacificação do PMDB talvez não seja empreitada para um final de semana.

Explosão mata 6 membros das forças de segurança no Afeganistão

Cabul, 8 mar (EFE).- Pelo menos seis membros das forças de segurança afegãs morreram neste sábado na explosão de uma bomba que tinham localizado e tentavam desativar na província de Laghman, no leste do Afeganistão, informaram fontes oficiais.
A explosão aconteceu na área de Sufyan Kala e as vítimas são quatro soldados, um oficial dos serviços de inteligência e um policial, detalharam as fontes, citadas pela agência de notícias local 'AIP'.
A explosão ocorreu horas depois que um atentado em Jalalabad, capital da vizinha província de Ningarhar, tirou a vida do governador do distrito Nazian, Noor Agha Kamran, e de um transeunte, e causou ferimentos em outras seis pessoas.
Os altos funcionários e corpos de segurança locais são alvos frequentes da insurgência afegã. O novo ataque acontece menos de dez meses antes que as tropas da Otan concluam em dezembro deste ano sua retirada do Afeganistão, onde serão substituídas nos trabalhos de segurança pela polícia e exercito locais.
O processo de substituição não freou a violência no país asiático. EFE

3 de março de 2014

EUA cogitam sanções se Rússia não recuar tropas; Kerry viajará à Ucrânia

O secretário de Estado dos Estados Unidos, John Kerry, viajará a Kiev, capital da Ucrânia, na terça-feira (4) para encontrar representantes do governo e buscar uma solução para a intervenção militar da Rússia na região da Crimeia, segundo um alto funcionário norte-americano. Kerry, neste domingo (2), levantou a possibilidade de sanções econômicas, como suspender investimentos no país, proibir vistos de viagem e congelar ativos, se o presidente russo, Vladimir Putin, não recuar suas tropas e também cogitou que o país pode perder o seu lugar no G8, que reúne as principais economias mundiais.
As forças russas já tomaram controle sobre a Crimeia, uma península isolada no Mar Negro onde Moscou mantém uma base naval.
Leia mais: Chefe da Marinha ucraniana adere a tropas pró-Rússia e é alvo de processo
Mais cedo, Kerry classificou de “incrível ato de agressão” a decisão do parlamento russo em autorizar "um recurso às forças armadas” e a mobilização de tropas para a região autónoma da Crimeia. Ele afirmou ainda que as nações do G8 e outros países "estão preparados para isolar a Rússia" e que eles têm uma "ampla gama de opções" disponível. 
AP
Manifestantes vão às ruas de Nova York protestar contra a invasão russa na Ucrânia

Já o ministro de Relações Exteriores da Alemanha, Frank-Walter Steinmeier, pediu calma e defendeu a permanência da Rússia no G8. Ainda segundo a Alemanha, Putin aceitou a proposta do país para estabelecer uma "missão de averiguação" sobre a situação na Ucrânia, possivelmente sob a liderança da Organização para Segurança e Cooperação na Europa (OSCE). "A chanceler [Angela Merkel] pediu novamente para o presidente russo respeitar a integridade territorial da Ucrânia", disse o porta-voz em comunicado emitido após uma conversa telefônica entre os dois líderes.
Os EUA e os outros governos ocidentais têm poucas opções para conter as movimentações militares da Rússia. O secretário-geral da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte), Fogh Rasmussen, disse que a Rússia violou a Carta da ONU com sua ação militar na Ucrânia e exigiu que Moscou "recue na escalada de tensões". Ele fez suas declarações em Bruxelas antes de abrir uma reunião para discutir a crise do órgão de tomada de decisão política da aliança militar.