24 de agosto de 2013

12 Regional de Ensino Sedia II Mostra Cultural

Foi Sediado neste dia 23 /agosto na cidade de Itabaiana PB a II Mostra Cultural através Regional de Ensino com o tema "Vivendo Cultura Popular"
teve como seu foco apresentar a sociedade o trabalho desenvolvido pelas escolas estaduais que compõem a 12 regional de ensino a Mostra Cultural fez homenagens a artistas e suas Obras como Jackson do Pandeiro, Fabio Mozart, Arnoud Costa, Orlando Otávio, Agenor Otávio, entre outros 
um evento de grande porte que mostrou mais uma vez que a nossa cultura regional jamais morreu e esta viva dentro dos corações de cada um de nós mostrando assim a memoria e arte de cada artista a nível Estadual e Nacional, o Evento ainda contou com o Concurso de danças regionais onde cada escola teve a oportunidade de mostra sua potencialidade cultural através de sua dança seja um carimbó  seja uma quadrilha, seja um forró, seja uma representação teatral , as escolas estaduais deram um verdadeiro show Tendo como Vencedora do concurso na Categoria Juvenil a Escola da Cidade de Juripiranga Teonas da Cunha   Cavalcante, e em segundo lugar A Escola da Cidade de Itabaiana João Fagundes de Oliveira. Veja abaixo as imagens do Evento.


















23 de agosto de 2013

Professores e Estudantes do curso de Direito da UFPB de Santa Rita param as atividades

                       Professores e Estudantes do curso de Direito da UFPB de Santa Rita param as atividades

Os professores e estudantes do curso de Direito da UFPB de Santa Rita param as atividades. E realizam nesta sexta-feira (23), uma assembleia geral para expor as reinvindicações a Reitoria da UFPB, Professora Margareth Diniz.
Está na pauta da reunião a exigência de laboratórios para a prática jurídica, biblioteca defasada. Ainda reclamam da falta professores, atraso nas obras de construção do campus, condições de funcionamento no prédio provisório, e perigo de colapso para o próximo período.

Caminhos do Frio: Magnifícos, Santanna-o Cantador e Capilé fazem a festa em Alagoa Nova

Depois de passar pelas cidades de Bananeiras, Areia, Serraria e Pilões, a Rota Cultural Caminhos do Frio chega ao município de Alagoa Nova. Hoje (23) a noite tem show de Magníficos, Banda Thaíse Porto e Banda Forró Mais Eu.
A principal atração do 'Caminhos do Frio' na cidade é o cantador Santanna, que se apresenta neste sábado (24), a partir das 22h. Já na festa paralela, entre as atrações estão Luan e Forró Estilizado, Thaise Porto, Forró + Eu , Forró Atrevido . O cantor Capilé e Trio Backstage apresentam-se no domingo.
 Todos os shows são gratuitos e irão acontecer no Parque da Lagoa Manoel Pereira, onde foi montada uma estrutura de palco e camarotes. Alagoa Nova fica a 30 quilômetros de Campina Grande e a 148 quilômetros de João Pessoa.
 A cidade de Alagoa Nova, no Brejo, está se consolidando como mais um destino turístico-cultural da Paraíba por força da tradição dos engenhos de cachaça e rapadura e a sua famosa gastronomia que tem na galinha capoeira o seu maior referencial.
Sábado

 

Caminhos do Frio tem Santanna, o CantadorPrincipal atração da Rota Cultural Caminhos do Frio em Alagoa Nova é SANTANNA, o Cantador. Noite ainda tem Luan Forró Estilizado e Forró Atrevido.

Domingo


Encerramento da Rota Cultural Caminhos do Frio em Alagoa Nova tem o 'Arrastão Cocoricó', com Capilé e Trio Backstage. Percurso é da Avenida Sebastião até o Parque da Lagoa Manoel Pereira.

Campanha para atualizar vacinação começa neste sábado

                    Campanha para atualizar vacinação começa neste sábado

Amanhã (24) será o dia de mobilização nacional da campanha para atualizar a caderneta de vacinação das crianças menores de 5 anos. A campanha se estende até o próximo dia 30. Todas as vacinas do calendário básico estarão disponíveis. O alerta para os pais é que a criança que não completar o esquema de cada vacina, não fica totalmente protegida.
A campanha vai mobilizar 34 mil postos fixos de vacinação, além dos volantes, e 350 mil profissionais de saúde. Ao levar as crianças aos postos de saúde é importante que os pais estejam com a caderneta de vacinação. Mesmo que não tenham o documento, os responsáveis não devem deixar de participar da campanha. Caso não haja no posto registro de quando a criança recebeu a última vacina, serão seguidos os protocolos de atualização de acordo com a faixa etária.
As vacinas que estarão disponíveis nos postos são: BCG, hepatite B, penta, inativada poliomielite (VIP), oral poliomielite (VOP), rotavírus, pneumocócica 10-valente, meningocócica C conjugada, febre amarela, tríplice viral (sarampo, rubéola, e caxumba) e DTP (difteria, tétano e coqueluche). A ação ocorre em parceria entre o Ministério da Saúde, as secretarias estaduais e municipais de Saúde.
As crianças poderão receber também a suplementação da vitamina A para crianças entre 6 meses e 5 anos incompletos, que moram nas regiões Norte e Nordeste e em municípios prioritários do Plano Brasil sem Miséria. O complemento contribui para reduzir o risco de morte por diarreia e ajuda no desenvolvimento das crianças.

INSEGURANÇATOTAL Pesquisa nacional aponta aumento de 196,9% em assaltos a bancos em 2013 na Paraíba

                        #INSEGURANÇATOTAL Pesquisa nacional aponta aumento de 196,9% em assaltos a bancos em 2013 na Paraíba

Os ataques a bancos alcançaram 1.484 ocorrências em todo país no primeiro semestre de 2013, uma média assustadora de 8,24 por dia, o que representa um crescimento de 17,7% em relação ao mesmo período do ano passado. Proporcionalmente a Paraíba lidera o ranking nacional com 95 agências assaltadas somente de janeiro a junho deste ano, ocupando a segunda colocação no Nordeste, só perdendo para Bahia que teve 117 ocorrências neste ano.

Os dados são da 5ª Pesquisa Nacional de Ataques a Bancos, elaborada pela Confederação Nacional dos Vigilantes (CNTV) e Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), com apoio técnico do Dieese, a partir de notícias da imprensa, estatísticas de Secretarias de Segurança Pública (SSP) e informações de sindicatos e federações de vigilantes e bancários.


São Paulo é o estado que mais uma vez lidera o ranking, com 334 ataques. Em segundo lugar aparece de novo Minas Gerais, com 170, em terceiro o Paraná, com 118, em quarto a Bahia, com 117, e em quinto a Paraíba, com 95 agências assaltadas.

A Paraíba está na frente, em assaltos, de estados como Rio Grande do Sul (92), Maranhão (90), Goiás (68), Pernambuco (58), Ceará (56), Santa Catarina (48), Rio Grande do Norte (39), Rio de Janeiro (36), Piauí (25), Alagoas (25), Sergipe (19), Mato Grosso (17), Tocantins (16), Mato Grosso do Sul (13), Amazonas (12), Espírito Santo (10), Distrito Federal (9), Pará (6), Rondônia (6), Acre (3),Roraima (1) e Amapá (1).

Bancos

22 de agosto de 2013

COORDENADOR DA 4ª CONFERÊNCIA INFANTO JUVENIL PELO MEIO AMBIENTE NIVALDO MIGUEL COORDENA O EVENTO EM MAS 4 ESCOLAS DA REDE ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DA PARAIBA

                 Foto

IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA)

A IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA) é um processo dinâmico de diálogos e encontros voltado para o fortalecimento da cidadania ambiental nas escolas e comunidades a partir de uma educação crítica, participativa, democrática e transformadora.

A Conferência será realizada em Brasília-DF, no período de 10 a 14 de outubro de 2013 e contará com a participação de cerca de 700 delegados(as) de 11 a 14 anos, provenientes de todas as Unidades Federativas.

A Conferência Nacional trabalhará a temática Vamos Cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis a partir dos projetos de ação selecionados na etapa estadual, utilizando metodologias participativas e processos de educomunicação que serão detalhados posteriormente, constituindo-se em um processo pedagógico que traz a dimensão política da questão ambiental para os debates realizados nas escolas e comunidades, na construção coletiva de conhecimento e no empenho nas resoluções de problemas socioambientais, respeitando e valorizando a opinião e o protagonismo dos adolescentes e jovens.

Presidida pelo Ministro de Estado da Educação e coordenada pelos Ministérios da Educação e do Meio Ambiente, que integram o Órgão Gestor da Política Nacional de Educação Ambiental (Lei nº 9795/99), a IV CNIJMA está sob responsabilidade da Coordenação Geral de Educação Ambiental (CGEA), da Diretoria de Políticas de Educação em Direitos Humanos e Cidadania (DPEDHC) e da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (SECADI) do MEC, em parceria com o Departamento de Educação Ambiental (DEA), da Secretaria de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental (SAIC) do Ministério do Meio Ambiente.

A IV CNIJMA é destinada ao público das escolas do Ensino Fundamental, públicas e privadas, urbanas e rurais, da rede estadual ou municipal, assim como das escolas de comunidades indígenas, quilombolas e de assentamento rural, e tem o desafio de mobilizar toda a comunidade escolar.

O ICMBio é um dos membros do Comitê Consultivo Nacional da IV CNIJMA, composto por instituições governamentais e não governamentais de abrangência nacional. O Comitê tem por finalidade orientar os processos preparatórios para a Conferência, apoiar atividades no âmbito nacional, nas etapas da conferência nos estados e fortalecer a intersetorialidade destas ações.

Visite o site da Conferência para mais informações.

A Carta ao Leão ! Fabio Mozart Espelho de Luta !


O Leão despertou ! antes um simples homem hoje um grande espelho começo por aqui com as minhas singelas palavras sou suspeito a falar deste cara, cara simples, Honesto que dedica sua vida pelo cultura e que luta constantemente para promover a integração de todos no meio cultural, Fabio Mozart quando o conhece fiquei meio que paralisado pensei esse cara deve ser de outro mundo ,hoje mais do que nunca tenho nele um amigo, um espelho de luta, quando comecei a fazer parte do Ponto de Cultura Cantiga de Ninar ele foi um dos meus maiores incentivadores a continuar a cantar aprendi e estou aprendendo muitas coisas com ele ,aprendi a ser contestador, a não ser influenciado por qualquer ideologia, a saber tomar as decisões mais corretas em momentos difíceis , aprender a fazer Teatro,,a Dançar ,,a fazer matérias jornalisticas ,a entrevistar pessoas ,através do Ponto de Cultura vim a ter um contato mais intimo com a poesia e Literatura através da Biblioteca Arnoud Costa aumentando assim o meu nível Intelectual e de conhecimento, este leão tem um grande valor cultural e não pode jamais ser deixado para traz, em seu valor cultura muitos filhos de Itabaiana se espelham e admiram, nos ha vais da poesia sua Historia se registra ,deixando assim sua trajetória marcada de forma tão suscita promovendo a todos conhecer e se torna um admirador da historia dos Filhos de sua Terra ,assim como Sivuca, Zé da Luz, Antonio Costa ,e entre outros que espalham suas sementes de poesia e Prosa, sou assim um dos Herdeiros da Persistência cultural por ele Pregada e Realizada quero terminar a minha sabendo que deixei em meu caminho Flores e que marquei a minha vida como tive oportunidade ,O Leão acordou ! 

A Fabio Mozart Dedico Todo o Meu Carinho e Respeito pelo seu Trabalho que vivifica a alma Humana através de seus Versos em Poesia !

                       Lucas Martins 

Os Povos de Terreiros !

                                      


Juana Elbein dos Santos escreveu que “devido a vários factores, a cultura Nagô – classificada como Yorubá pela etnologia moderna, proveniente do Oeste da Nigéria, centro e sul do Daomé, composta por grupos Òyó, Egbá, Egbado, Ijexá, Sabé e Ketu – influenciou todas as outras, quer seja a Gegê, proveniente de Daomé e cujos traços culturais são semelhantes aos dos Adjá, Fon, Ghuedá e Jegun, quer seja de origem Bantu”.
Foi, sobretudo nos terreiros que se mantiveram vivos os sistemas culturais herdados.

Os Terreiros


Os terreiros são comunidades de vida em que a visão do mundo Africana se mantém presente e viva; em que a reconstrução Familiar – Clã continua a subsistir e em que a vida comunitária revela os traços culturais dos Africanos.
Todos os membros se encontram unidos na mesma fé, protegidos pelos Orixás, submissos a uma autoridade religiosa e espiritual, na qual uma solidariedade económico-religiosa fundamenta a co-responsabilidade do trabalho.
Os membros estão unidos como uma parte num todo, por laços consanguíneos de iniciação e por referências a um mundo acompanhado pelos ancestrais.
A autoridade espiritual e moral é concentrada nas mãos dos “pais” ou “mães de santo”, chamados também de “Babalorixás”ou “Yalorixás”. O nome “mãe” e “pai” significa aqui que os adeptos aceitam uma segunda educação pelas mãos de pessoas significativas nas suas vidas. A educação numa nova vida, após serem iniciados no Candomblé.
Cabe aos chefes do terreiro presidir às cerimónias religiosas, receber os convidados, raspar a cabeça dos iniciados, supervisionar os rituais e apontar os novos iniciados.
A estrutura do Candomblé inclui duas categorias de pessoas: os iniciados propriamente ditos e os titulares, pessoas executivas e honoríficas. Os primeiros percorrem todo o processo formal de iniciação, do aspirante ao supervisor religioso do terreiro.
Há também um grupo ligado à hierarquia do terreiro, mas que não recebe (incorpora) as divindades. São as Equedes, consagradas ao serviço dos santos e atentas às filhas de santo quando estão incorporadas.
O segundo grupo, propriamente dito, é representado pelos “Ogãs”, pessoas que exercem um cargo executivo e honorário no Candomblé. Contribuem para solucionar problemas jurídicos e formam um corpo selecto de prestígio.
Os terreiros gozam de uma certa autonomia, mesmo que haja um relacionamento entre si. A autonomia é fonte de prestígio.
A adesão ao candomblé é um processo complexo, paulatino e que envolve um aprendizado minucioso de códigos religiosos que, é possível dizer, começa na iniciação. Tal aprendizado dá-se no âmbito das relações do grupo do terreiro ou da comunidade do “povo-de-santo”.
É também regulado pelo tempo de iniciação que, situando o iniciado dentro de uma estrutura hierárquica precisa, delimita posições e papéis. Assim, a inserção do indivíduo na comunidade vai sendo feita através da acumulação dos fundamentos religiosos que estabelecem o tipo de relação do indivíduo com seu Orixá e com os demais membros do culto. De uma forma simples, no Post anterior apresentei as principais posições e funções hierárquicas dentro do Terreiro ou Ilê, e abaixo recordo então, em ordem decrescente essa mesma hierarquia.
  1. Yalorixá ou Babalorixá: A palavra Iyà do Yorubá significa mãe, Bàbá significa pai.
  2. Iyaquequerê: Mãe pequena, a segunda sacerdotisa.
  3. Babaquequerê: Pai pequeno, o segundo sacerdote.
  4. Iyalaxé (mulher): Cuida dos objectos do ritual.
  5. Agibonã: A Mãe criadeira, supervisiona e ajuda na iniciação.
  6. Ebômi: Ou Egbomi, são pessoas que já cumpriram o período de sete anos da iniciação (o nome significa: meu irmão mais velho).
  7. Iyabassê: (mulher): Responsável pela preparação das comidas-de-santo
  8. Iaô: Filho-de-santo, iniciado, mas não tem um cargo atribuído, participa nos rituais (já incorpora Orixás).
  9. Abiã ou Abian: Novato. É considerado Abiã aquele que entra para a religião após ter passado pelo ritual de Lavagem de Contas e o Bori. Poderá ser iniciado ou não, vai depender do Orixá pedir a sua iniciação.
  10. Axogun: Responsável pelo sacrifício dos animais. (não entram em transe).
  11. Alagbê: Responsável pelos atabaques e pelos toques. (não entram em transe).
  12. Ogâ ou Ogan: Tocadores de atabaques (não entram em transe).
  13. Ajoiê ou Ekedi: Camareira do Orixá (não entram em transe).
Nota: Quando se diz que “não entram em transe”, não quer dizer que essas pessoas não tenham essa capacidade. Apenas que, para o desempenho das suas funções, não o podem fazer.

O Manifesto Comunista !

                            

O Manifesto Comunista, feito por Karl Marx e Frederich Engels, foi publicado pela primeira vez em 1848, com uma linguagem de fácil entendimento e uma estrutura simples (introdução breve, seguida de três capítulos e uma conclusão curta), nele continham os principais idéias do comunismo. Foi escrito a partir de uma reunião entre comunistas de diversas nações, e publicado em diversas línguas.
Sua criação foi em meio a uma época onde o capitalismo e a burguesia tinham a prevalência do poder, e a desigualdade social entre os burgueses e o proletariado era grande e evidente. “(…) pois os que no regime burguês trabalham não lucram e os que lucram não trabalham”.Este trecho presente no segundo capítulo do manifesto demonstra de forma bem clara esse diferença da época entre o trabalhador, e o chefe. Diferença esta que está no centro no alvo comunista para ser combatida.
Seu primeiro capítulo (“Burgueses e Proletários” 1) aborda em geral a relação entre a burguesia e o proletariado. Mostra a evolução dessas duas classes sociais até a época de publicação da obra (apesar de que muitos conceitos apresentados, ainda são válidos para a atualidade). Sobre a burguesia, explica inicialmente no que seus atos afetam (ou afetaram) o mundo, o que seus ideais capitalistas provocam.
O texto critica a produção capitalista e as conseqüências de organização social que esse tipo de produção causou. Apesar dos contras, o capitalismo é ressaltado como um pensamento revolucionário, pois acabou com a prevalência do poder monárquico e do poder religioso.
A camada da população composta por desempregados, mendigos, bandidos, é claramente menosprezada, e que a “revolução” é apenas aos trabalhadores.
Sobre o comunismo, logo de início (ainda na introdução) já o compara a um fantasma. Esta comparação é feita pois este seria uma “assombração” para os burgueses e poderosos da época.

O segundo capítulo, de nome “Proletário e Comunista”, onde são abordadas as relações entre o partido e os proletários.
O partido é relacionado no texto à outros partidos e movimentos, mostrando alguns objetivos comuns a eles, como o desejo pela queda da superioridade do poder da burguesia, e conseqüentemente a passagem do poder político ao proletariado.
Sobre as propriedades, ressaltasse que o comunismo não é contra a propriedade geral, mas sim da propriedade burguesa (ou seja, a abolição da propriedade privada). O capital e o trabalho assalariado também são abordados, e nessa parte fica claro que os comunistas sofriam com a oposição que não aceitava seus ideais.
É ainda nesse capítulo onde são listadas medidas para a aplicação do comunismo na sociedade. Tal lista é como se fosse um algoritmo2 para tornar a sociedade segundo os moldes comunistas.
A terceira parte, “Literatura Socialista e Comunista”, critica três tipos de socialismo:
● Socialismo reacionário:
- Socialismo feudal
- Socialismo pequeno-burguês
- Socialismo alemão

Possuía um ponto de vista burguês, e procurava continuar com os métodos de produção e troca.
● Socialismo conservador ou burguês
Possuía um caráter de reforma, não de revolução.

● Socialismo e comunismo crítico-utópico
Procuravam modificar a sociedade através da boa vontade e dos exemplos burgueses, sem luta política.

Já o socialismo passado por Marx e Engels é conhecido como Socialismo Científico (o oposto de utópico).
O quarto capítulo faz um apanhado geral das principais idéias do manifesto, motivando e dando um grande destaque ao apelo pela união do proletariado pela causa, como por exemplo, com a conhecida frase:
“Proletários de todos os países, uni-vos!”

O Aboio ! na Cultura de Raiz


Aboio é um canto típico do Nordeste brasileiro, comum também no interior de Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso. Consiste em um canto sem palavras cantado pelos vaqueiros quando conduzem o gado pelas pastagens ou para o curral.


É um canto vagaroso, no ritmo do movimento dos animais, que termina incitando a boiada de forma não cantada: ei boi! boi surubim!, ei lá, boizinho!.
O aboio em versos é uma modalidade de aboio que consiste em versos de temas agropastoris, de origem moura, trazidos pelos escravos portugueses da Ilha da Madeira.

Aboio é um canto típico do Nordeste brasileiro, comum também no interior de Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso. Consiste em um canto sem palavras cantado pelos vaqueiros quando conduzem o gado pelas pastagens ou para o curral.
O aboio também é praticado no Sul para condução de bovinos, ovinos e equinos. No Rio Grande do Sul os mais comuns são: "era boi, era boi, boi, boi.." " era boi, ó estrada boi" associado a assovius. Por que "era"? "Eira" era um local plano de terra batida, ou de lage de pedra ou ainda calçada, onde o trigo, o feijão, o arroz e outros grãos eram trilhados. Para ocorrer a debulha eram utilizados bovinos ou cavalos,que pisavam sobre as plantas destas culturas, até ocorrer a debulha dos grãos. Posteriormente, os grãos eram peneirados de separados da palha com vento. A eira também havia em países como a Espanha e Portugal.

Cultura Popular Nunca morre !

REALIZADA EM CALDAS BRANDÃO 4ª CONFERÊNCIA INFANTO JUVENIL PELO MEIO AMBIENTE NA CIDADE DE CALDAS BRANDÃO

A Conferência na Escola é o momento em que estudantes, professores e demais interessados reúnem-se para dialogar sobre como transformar sua escola em um espaço educador sustentável, constituindo-se, assim, em um lócus privilegiado para aprofundar o debate sobre o tema da Conferência em nível local.

Nesse momento, cada escola: construirá ou fortalecerá a Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida na Escola - COM-VIDA que deverá organizar a conferência envolvendo a comunidade com o Tema Vamos Cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis. A escola elaborará um projeto de ação, de acordo com os conhecimentos adquiridos no cotidiano escolar e nos materiais encaminhados para o processo da IV CNIJMA, a ser colocado em prática após o evento; criará um material de educomunicação para divulgar o projeto; elegerá um delegado ou delegada (e suplente); e compartilhará o resultado do trabalho coletivo com outras escolas e com a comunidade.

Para entender como realizá-la consulte a publicação "Passo a Passo para a Conferência de Meio Ambiente na Escola".
Conferências nas Escolas (obrigatórias) – devem ser realizadas até 31 de agosto de 2013. Ficará a critério de cada escola a duração e a programação, desde que obedecidos os princípios e critérios estabelecidos no Passo a Passo para a Conferência de Meio Ambiente na Escola. O cadastramento dos resultados da Conferência na Escola no site da Conferência deve ser realizado até dia 07 de setembro de 2013. Os cadastramentos incompletos ou fora do prazo não serão considerados.

Clique aqui e saiba mais
cnijma@gmail.com
Etapas CNIJMA

Conferência na Escola
Conferência Regional
Conferência Estadual
Conferência Nacional 

12ª Regional de Ensino realiza Mostra Cultural nesta sexta-feira

                    



A 12ª Regional de Ensino, que tem como sede Itabaiana, realiza nesta sexta-feira, 23 de agosto, a partir das 16h, na Praça Epitácio Pessoa, a 2ª Mostra Cultural.

A ação objetiva apresentar à sociedade o trabalho desenvolvido pelas escolas da rede de estadual em Itabaiana, e vai homenagear artistas regionais. O evento envolverá cerca de mil pessoas, entre as quais alunos, pais, diretores, coordenadores, supervisores e técnicos de escolas, além de visitantes.De acordo com Das Dores Neta, uma das organizadoras, a ação também visa proporcionar um momento de integração e interação entre as escolas da rede de ensino e promover o reconhecimento e divulgação de artistas e escritores locais junto às novas gerações. Serão homenageados, entre outros, o jornalista Arnaud Costa, o poeta Orlando Otávio e o dramaturgo Fábio Mozart.
Durante o evento, haverá apresentação de tendas com os trabalhos realizados pelas escolas junto aos artistas e ainda um concurso de quadrilha junina com premiação de 1º lugar. Carrinhos de pipoca e forró pé de serra também serão oferecidos aos presentes. "Além de integrar a comunidade escolar, a mostra proporcionará atividades direcionadas para a melhoria e qualidade do ensino, buscando despertar nos alunos a cultura, por da pesquisa da vida e obra dos artistas homenageados, criando, dessa forma, perspectivas positivas de crescimento pessoal e intelectual desses estudantes", explicou Das Dores Neta, que também exerce o cargo de Presidente do Conselho Municipal de Cultura.



Jovem de Juripiranga é vítima de afogamento no rio Paraíba




Adolescente de 13 anos faleceu por afogamento no rio Paraíba, próximo ao Engenho Recreio, em Pilar. A tragédia aconteceu ontem à tarde, quarta-feira, 21 de agosto. Quatro pessoas estavam se afogando, três foram salvas por um popular. O acidente aconteceu em área onde opera draga que retira areia do rio Paraíba. A vítima era da cidade de Juripiranga, e estava em Pilar com familiares.
A exploração de areia no leito do rio Paraíba está sendo contestada pelo Ministério Público. A empresa mineradora é de propriedade de Pedro Ribeiro, filho da prefeita de Pilar, Virgínia Veloso. “O fato é que o jovem foi vítima dessa agressão à natureza”, afirmou Antonio Costta, natural de Pilar e editor do blog www.pilarpb.blogspot.com.br 
Para o Ministério Público Federal, a emissão de licenças ambientais e licenças minerarias é irregular na região, “permitindo uma atividade que resultou em mais de 10 anos de extração contínua de areia no leito do Rio Paraíba pela empresa Pedro Vaz Ribeiro Neto, sem qualquer controle quanto à recomposição ou cumprimento de plano de recuperação ambiental da área impactada”.


21 de agosto de 2013

Encontro reúne contadores de histórias da Paraíba de 26 a 28 de agosto

A Fundação Casa de José Américo, órgão vinculado à Secretaria de Estado da Cultura e que coordena na Paraíba o Programa de Incentivo à Leitura – Proler, em parceria com o Ministério da Cultura/Fundação Biblioteca Nacional, realiza de 26 a 28 de agosto o Encontro Paraibano de Contadores de Histórias, juntamente com a Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários e do Núcleo de Pesquisas em Culturas Populares da Universidade Federal da Paraíba e a Secretaria de Estado da Educação.
O evento tem como objetivos reunir professores e mediadores de leitura para aproximá-los do universo da contação de histórias, além de socializar novas experiências e técnicas na área, promovendo a sensibilização entre os participantes para a prática da leitura.
A realização do encontro é uma ação do Proler que, na Paraíba, tem sede e coordenação na Fundação Casa de José Américo. O evento foi possível por meio de gestões mantidas entre a coordenadora do Proler, professora Janete Rodriguez; o presidente da Fundação Casa de José Américo, Flávio Sátiro Filho; o pró-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários da Universidade Federal da Paraíba, Orlando Villar Filho; a gerente executiva de Educação Infantil e Ensino Fundamental da Secretaria de Estado da Educação, Aparecida Uchôa, a bibliotecária Marilia Guedes Pereira, a contadora de histórias Maria Magdalena Rocha Araújo e a crítica literária e acadêmica Neide Medeiros Santos.
As oficinas do encontro serão ministradas por contadores de história renomados como César Obeid (O barbante e a rima), Maria Magdalena Rocha Araújo (Contação de histórias na escola fundamental – uma perspectiva de ensino), Heráclito Cardoso de Oliveira (A objetividade dos objetos: procedimentos criativos para contar histórias), Albanita Guerra (Quase “extintos” – livros em papel craft), Júlio César Iglesias (O contador de histórias e os brinquedos), Neide Medeiros (Do conto de fadas à literatura de cordel), Maria José França (A contação de histórias e as várias técnicas de contá-las) e Marilia Guedes Pereira (A biblioterapia: uma técnica de aconselhamento).
Com mais de 200 inscrições realizadas, o encontro conta com o apoio do Ministério da Cultura/ Fundação Biblioteca Nacional, Sebrae-PB, Secretaria de Educação de Santa Rita, Secretaria de Cultura e de Educação de Cabedelo, FNLIJ-Fundação Nacional do Livro Infanto Juvenil e ocorrerá no auditório da Reitoria da UFPB, Campus I, em João Pessoa.
Confira a programação do encontro:
Dia 26 - Abertura
8h- Entrega de credenciais
9h- Apresentação do grupo Amigos do Choro, da Escola de Música Toque de Vida – Vicente Nóbrega
10h- Apresentação do poeta Marco di Aurélio – A força da palavra
14h- Palestra de Abertura – Motivando com rimas – César Obeid
16h- A importância do NUPPO no resgate de “histórias” contadas na Paraíba – Beliza Auréa
Dia 27
8h às 9h30 – Oficinas
9h45 às 11h30 – Oficinas
14h às 15h45 – Oficinas
16h às 17h30 – Oficinas
Dia 28
8h30 às 11h30 – Encerramento com apresentação da produção realizada nas Oficinas. Avaliação Geral.

Festival de Artes de Areia vai ser divulgado em programas especiais pela TV Brasil

A Empresa Brasil de Comunicação (EBC), responsável pela gestão da TV Brasil e outras emissoras públicas de radiodifusão, vai divulgar a programação do 14º Festival de Artes de Areia que aconteceu entre os dias 29 de julho e 4 de agosto na cidade de Areia, no Brejo paraibano. A parceria foi firmada entre Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Cultura e EBC.
Durante os sete dias de festival a empresa esteve presente na cidade produzindo programas sobre arte e cultura. Também foram apresentados os artistas independentes, pensamentos alternativos, caminhos diferenciados da produção criativa, grupos de resistência cultural, novos talentos seja na música, audiovisual, teatro, artes plástica, dança ou performance.
Os conteúdos produzidos na Paraíba serão veiculados durante os meses de agosto e setembro, abordando atrações de diversas linguagens e localidades do país, destacando os artistas paraibanos que tem papel fundamental no fortalecimento do festival.
Foto: Kleide Teixeira/Secom-PB
Na Paraíba, a TV Brasil pode ser acessada através dos canais 43 (TV UFPB), 28 (NET), 234 (GVT), 124 (Claro TV), 20 (Oi TV) e 166 (SKY). O programa Estúdio Móvel é exibido diariamente, às 18h, com reprise às 2h da manhã.
Acompanhe a programação desta semana:
Segunda (19/08)
Hot Black
Nino Cais
Chico César – Festival de Artes de Areia

Terça (20/08)
Sebastião Salgado
Heitor Mendonça
Elisa Lucinda – Festival de Artes de Areia

Quarta (21/08)
Pupillo
Sebastião Salgado
Babilak Bah e Sávio Farias – Festival de Artes de Areia

Quinta (22/08)
Pupillo
Sebastião Salgado
A Troça Harmônica – Festival de Artes de Areia

Sexta (23/08)
Melhores momentos da semana

Local de prova Enem 2013

                 Local de prova Enem 2013


Saiba aqui como consultar o seu local de prova do Enem 2013: O exame, que chega neste ano à sua décima sexta edição com número recorde de inscrições, será realizado em todo o país no mês de outubro. Confira abaixo algumas informações importantes, inclusive sobre o local de prova doEnem 2013.Entre os dias 13 e 27 de maio estiveram disponíveis as inscrições do Enem 2013. Neste período, nada mais nada menos que sete milhões e cem mil estudantes acessaram o site oficial do exame e efetuaram inscrição. Este é o recorde absoluto de inscrições em toda a história do Enem, superando os quase seis milhões da última edição, realizada em 2012.A partir de agora estes estudantes devem, além de estudar bastante para as provas, ficar atentos a todas as informações sobre o exame, inclusive sobre o local de prova do Enem 2013, que será divulgado em breve pelo MEC – Ministério da Educação e INEP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira.Durante o período de inscrições os estudantes puderam escolher a cidade e o Estado onde desejavam fazer a prova. Porém, o local exato (endereço, bairro, escola, etc.) é definido pelo MEC. Por este motivo que a alteração da cidade de realização das provas esteve, assim como em outras edições, disponível apenas por algum tempo após o término do período de inscrições. É um grande trabalho de logística para distribuir mais de sete milhões de estudantes nos locais de prova.Os candidatos receberão em suas residências, cerca de duas semanas antes das provas, o Cartão de Confirmação de Inscrição do Enem 2013. Neste cartão, além de informações básicas, como número de inscrição e opção de língua estrangeira, está indicado o local onde o estudante fará suas provas nos dias 26 e 27 de outubro. Portanto, esteja atento à entrega, que será efetuada pelos Correios, em todo o país a partir do início do mês de outubro.Outra forma de o estudante saber onde fará a prova é realizando a consulta do local de prova do Enem 2013. É bem simples: basta acessar o site oficial do exame, disponível no endereço eletrônico http://www.enem.inep.gov.br, e informar CPF e senha para visualizar e imprimir o Cartão de Confirmação de Inscrição. A data em que esta consulta estará disponível aos estudantes será divulgada pelo MEC e você poderá saber acompanhando o site do Enem 2013.Leia mais sobre o Enem 2013

Redação Enem 2013: Liminar garante acesso aos espelhos de correção

                    Redação Enem 2013: Liminar garante acesso aos espelhos de correção

Liminar garante acesso ao espelho da redação do Enem 2013: Os estudantes que participarem da edição deste ano do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) terão acesso aos espelhos de suas redações. A liminar que assegura o feito foi obtida pelo Ministério Público Federal do Ceará (MPF/CE).
O procurador da República, Oscar Costa Filho, foi quem apresentou o pedido de liminar contra o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O Inep, por sua vez, já anunciou que irá recorrer, visto que ainda cabe recurso à decisão. O Enem 2013será realizado em outubro, nos dias 26 (sábado) e 27 (domingo). Até lá, muita coisa ainda pode acontecer.
A ação ocorreu na Justiça Federal do Ceará, mas, de acordo com o MPF do estado, todas as regiões do país serão beneficiadas. Isto porque, ao conceder a liminar, o juiz federal Bernardo Lima Vasconcelos Carneiro conferiu a ela eficácia nacional, com o objetivo de igualar o direito entre todos os inscritos no Exame.
O Ministério da Educação (MEC), por meio de seu ministro Aloizio Mercadante, disse que existe um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) na Justiça que confere ganho de causa ao Inep. Segundo o ministro, o Enem possui complexidade logística devido a sua escala gigantesca. Em defesa, Mercadante ainda relembrou das novas regras da redação do Enem 2013, que foca no rigor das correções.
O TAC assinado entre o MEC e o MPF estabelece que, a partir de 2012, os participantes teriam direito de vistas da redação, mas apenas para fins pedagógicos. Este é o grande pondo de discussão. O procurador Oscar Costa Filho questiona a falta de transparência do Enem e a dificuldade que o Inep causa ao questionamento administrativo ou judicial das notas atribuídas às redações, o que terminaria com a liminar assegurada.
A redação possui peso considerável na média final e, sabendo de sua importância, o Inep criou o guia do participante. Material que será distribuído em escolas da rede públicas e disponibilizado para download no site oficial http://www.inep.gov.br/.
Continue se preparando para as provas. Adquira logo sua apostila digital do Enem 2013 (clique e saiba como fazer) com tudo o que você precisa para mandar bem neste grande teste.
Leia também nosso artigo sobre 5 dicas para a redação do Enem 2013 e boa sorte!

20 de agosto de 2013

Fato Curioso ! A Simbologia das Velas

           Velas


As velas são um dos meios mais simples de realizarmos uma operação mágica, um ritual ou mesmo para ancorarmos nosso Anjo da Guarda em nosso Lar.Devemos sempre utilizar velas novas e, dependendo do ritual, elas podem ser acesas a qualquer hora, em qualquer lugar da casa e em qualquer altura.Antes de iniciar um ritual com velas, devemos lavar e secar bem as nossas mãos, e com os pensamentos focados em nosso objetivo, devemos consagrá-la conservando-a entre as mãos por alguns instantes e ungi-las com azeite para que possamos energizá-la com nossos pensamentos.A vela sempre representou uma peça fundamental na comunicação com o mundo espiritual, servindo para ativar o elo entre a humanidade e seus Deuses, Anjos, seres celestes.Nos rituais mágicos, a vela representa o fogo, que é o espírito de uma Divindade.A vela serve para transportar nossas orações e pedidos à divindade, levando as preces que lhes são dirigidas.Minhas recomendações para o uso seguro das velas em rituais:Nunca apague-a com um sopro. Desta forma, você afasta a presença espiritual que invoca.Ao acender uma vela, este momento deve ser realizado com reverência, respeito e fé, em um ambiente tranquilo, fazendo uma oração que una seu pensamento e sua intenção.

19 de agosto de 2013

Quem será Elis Regina na superprodução “Elis, A Musical” ?

Aventura Entretenimento realiza no Rio de Janeiro dez dias de audições para escolher atriz que interpretará a maior cantora brasileira de todos os tempos em seu novo musical. Três mil atores disputam os 18 papéis
Um dos mais aguardados espetáculos do ano, musical tem texto de Nelson Motta e Patricia Andrade com direção de Dennis Carvalho, e estreia em novembro no Rio de Janeiro




Quem fará o papel de Elis Regina em “Elis, A Musical” ? Essa é a pergunta que não quer calar na classe teatral. Mais de três mil atores de todo o país participam, a partir do 1º de julho, de uma maratona de 10 dias de audições de canto, dança e interpretação em busca de um papel no espetáculo “Elis, A Musical”, que irá revelar ao país “a nova Elis Regina”. Musical biográfico, que promete emocionar o público, “Elis, A Musical”, um dos mais aguardados espetáculos do ano, com texto de Nelson Motta e Patrícia Andrade, com direção de Dennis Carvalho, faz parte da trilogia “Uma Aventura Brasileira”, desenvolvido pela produtora carioca Aventura Entretenimento, em busca de temas e inspiração genuinamente nacionais para o cada vez mais crescente mercado de musicais.
As inscrições para as audições já estão encerradas. As audições de canto acontecem nos dias 1º, 2, 3 e 4 de julho; as de cena nos dias 5 e 6; e as de dança no dia 7. Nos dias 8, 9 e 10 retornam os candidatos selecionados nas primeiras audições para a escolha do elenco final. As músicas do repertório de Elis selecionadas para as audições são “Reza”, “Arrastão”, “O Morro Não Tem Vez”, “Vou Deitar e Rolar (qua qua ra qua qua)”, além de “Como Nossos Pais” para as mulheres, e “Samba do Avião”, “As Aparências Enganam”, “Casa no Campo”, “São 2 pra la 2 pra cá” e “Trem Azul” para os homens.

A bancada que será responsável pela seleção dos candidatos é composta por Dennis Carvalho, diretor do espetáculo; pela produtora de elenco Marcela Altberg; pela diretora da Aventura Entretenimento Aniela Jordan; pela Diretora Musical do espetáculo Delia Fischer e pelo coreógrafo Alonso Barros. Os autores Nelson Motta e Patricia Andrade, o diretor assistente Henrique Sauer, o designer de Luz Maneco Quinderé, a figurinista Marilia Carneiro e o cenógrafo Marcos Flaksman participarão eventualmente das audições. Todas as etapas das seleções, acontecerão na Universidade Estácio de SáCampus Tom Jobim (Av. das Américas, 4.200 – Bloco 11 – Barra da Tijuca), parceira da Aventura nessa fase da produção do espetáculo.
Elis, A Musical”, parceria da Aventura com a Buenos Dias, estreia no Rio de Janeiro em novembro. No palco, além de Elis Regina, estarão retratadas figuras lendárias da história cultural do país, nomes como Carlos Imperial, Vinícius de Moraes, Tom Jobim, Lennie Dale, Miéle, Ronaldo Boscoli, Jair Rodrigues, Henfil, Paulo Francis, César Camargo Mariano, João Bosco, Aldir Blanc e o próprio Nelson Motta. Considerada a maior cantora surgida no Brasil em todos os tempos, a gaúcha Elis Regina, morta precocemente aos 36 anos, e apelidada de “Pimentinha” por Vinícius de Moraes, deixou dezenas de sucessos consagrados em sua voz – e cerca de 40 deles, entre músicas, medleys e vinhetas, retornam agora no musical.
Entre as nossas cantoras certamente ninguém foi maior que a baixinha de Porto Alegre, com suas interpretações exuberantes, sua voz excepcional e seus clássicos da música brasileira. Trinta anos depois de sua morte, Elis Regina continua como a maior referência de todas as novas gerações de cantoras. Por tudo isso eu fiquei muito feliz com esse convite da Aventura para escrever esse musical da vida e da obra de Elis, primeiro porque tive o privilégio de conviver com ela por muitos anos e, sobretudo, por ser um grande fã dessa baixinha inesquecível“, afirma um dos autores do espetáculo, Nelson Motta.







Dennis Carvalho lembra que conheceu Elis através de Milton Nascimento e logo se tornou seu fã. “Simplesmente a melhor cantora do Brasil. Ficamos muito amigos e quando recebi a notícia de sua morte foi uma dor muito grande. Por isso é uma grande emoção estar envolvido nesse projeto, nesse musical escrito pelo Nelson Motta”, completa ele.
Apresentado pela Bradesco Seguros, “Elis, A Musical” terá temporada carioca a partir do dia 08 de novembro, no Teatro Oi Casa Grande, onde permanece em cartaz até 02 de março de 2014. De março a julho de 2014, o espetáculo estará em cartaz em São Paulo, e nos meses de agosto e setembro segue para turnê por outras cidades brasileiras.
Além de “Elis, A Musical”, o projeto “Uma Aventura Brasileira”, da Aventura Entretenimento, prevê ainda a montagem de “Velho Guerreiro – o Musical”, que contará a história de Chacrinha, maior comunicador da TV brasileira e líder de audiência por mais de uma década, em um espetáculo repleto de músicas, bastidores e curiosidades da TV e dos artistas nacionais; e “Se Eu Fosse Você – o Musical”, primeira adaptação de uma produção cinematográfica, que traz para os palcos a segunda maior bilheteria da história do cinema nacional.

A Aventura Entretenimento

Site oficial: www.aventuraentretenimento.com.br
Produtora de grandes sucessos musicais, a Aventura Entretenimento foi criada em 2008. Desde então, vem investindo na ampliação e modernização do mercado de musicais. Com o passar dos anos, os espetáculos criados no país ampliam sua estrutura, ganham espaço no mercado e poder de atração entre espectadores e investidores. Hoje, o país já é o terceiro produtor de musicais do mundo, depois dos mercados americano e inglês.
Nos últimos anos, as superproduções da Aventura Entretenimento comprovaram que, além do charme, o brasileiro tem talento e capacidade para não deixar nada a desejar ao mercado mundial dos musicais: “Rock in Rio – O musical”, “7 – O Musical”, “A Noviça Rebelde”, “Beatles num Céu de Diamantes”, “O Despertar da Primavera”, “Gypsy”, “É com esse que eu vou”, “Hair”, “Um violinista no telhado” e os infantis “Charlie e Lola” e “Peixonauta”, ambos do selo Aventurinha (com foco no segmento infantil). Juntos conquistaram um público superior a um milhão de pessoas com mais de 1.500 espetáculos produzidos com uma qualidade irretocável. Entre os próximos projetos estão as montagens de “Se eu fosse você”, adaptação da comédia de Daniel Filho que levou mais de três milhões de espectadores ao cinema, e de musicais sobre Elis Regina e Chacrinha.
Se hoje o mercado de musicais no Brasil é comparado aos principais centros produtores do mundo, como a Broadway, em Nova Iorque, e West End, em Londres, a Aventura Entretenimento, empresa dos sócios Aniela Jordan, Luiz Calainho e Fernando Campos, teve contribuição fundamental para esta conquista, investindo no conteúdo, capacitando talentos e desenvolvendo projetos especiais aos patrocinadores.


Tambores e batuques de todo o país marcam Mostra Sonora Brasil em João Pessoa e Campina Grande.

Tambores e batuques de todo o Brasil chegam a João Pessoa e Campina Grande na próxima semana, integrando a mostra especial Sonora Brasil, desenvolvida pelo Sesc. Músicos do Amapá, Pará, Bahia e Rio Grande do Sul apresentam a cultura da tradição oral presentes em comunidades quilombolas com canções que retratam o cotidiano social, o trabalho e crenças religiosas.
Os grupos Raízes do Bolão (AP), Samba de Cacete de Vacaria (PA), Raízes do Samba de Tocos (BA) e Alabê Ôni (RS) se apresentam na Paraíba durante cinco dias, utilizando tambores fabricados artesanalmente. O evento acontece de 19 a 22 em João Pessoa e de 20 a 23 em Campina Grande, contando ainda com uma etapa especial com um dos grupos em Guarabira, no dia 16 de setembro. Na capital, a mostra acontece na Sala de Concertos Radegundis Feitosa, na UFPB; em Campina Grande, o palco do evento será o Sesc Centro. Todas as apresentações acontecem às 20 horas, e a entrada para é gratuita e aberta a quaisquer interessados.
O grupo Raízes do Bolão, do quilombo do Curiaú, no Amapá, apresenta o marabaixo e o batuque. O samba de cacete é trazido pelo Samba de Cacete da Vacaria, da região de Cametá no Pará. Da cidade de Antônio Cardoso, na Bahia, o grupo Raízes do Samba de Tocos canta e dança o samba de roda; e do Rio Grande do Sul vem o Alabê Ôni, constituído por músicos e pesquisadores da cultura negra, que recuperam a história do Tambor de Sopapo. Originário da região das charqueadas de Pelotas, o instrumento está desaparecendo da tradição local. O grupo apresenta repertório de maçambiques, quicumbis, alujás e candombes.
O Sonora Brasil, projeto nacional, busca despertar no público um olhar crítico sobre a produção e sobre os mecanismos de difusão de música no país, incentivando novas práticas e novos hábitos de apreciação musical, promovendo apresentações de caráter essencialmente acústico, que valorizam a pureza do som e a qualidade das obras e de seus intérpretes. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (83) 3208-3194 ou pelo site http://www.sesc.com.br/sonorabrasil/.

Projeto "Cavalo Marinho do Mestre Ciço" Chega em sua etapa Final



Image


Foram dois fins de semana com oficinas de percussão e construção do boi e suas toadas, visando preparar um grupo para apresentação pública no Cortejo de Bois programado pelo Ponto de Cultura Cantiga de Ninar. Nestas oficinas, ministradas pelo mestre Charles, os jovens participantes puderam conhecer um pouco dessa manifestação cultural.
O curso trabalhou várias formas de expressão corporal, facial e vocal. Durante quatro dias, nesta primeira etapa, o mestre Charles e o percussionista Fábio Mozart estudaram com os participantes os ritmos de tambores, agogôs, pandeiros, caixas, alfaias, ganzás e chocalhos, harmonias fortes e vibrantes que fazem parte da orquestra do boi. Depois, os próprios alunos construíram o boi e desfilaram pelas ruas de Itabaiana.
O projeto será finalizado com o Cortejo dos Bois, contando com bois de Itabaiana e cidades vizinhas, além do Cavalo Marinho Boi de Prata de Pedras de Fogo, em setembro próximo.