3 de agosto de 2013

Sidney Magal e Patati Patatá animam o sábado na Festa das Neves, na PB

Sidney Magal no Largo do Arouche (Foto: Raul Zito/G1)A terceira noite de apresentações da Festa das Neves, neste sábado (3), terá programação para todos os públicos no Ponto de Cem Réis, em João Pessoa. Os shows para a criançada começam às 16h. A dupla de palhaços Patati Patatá, que sobe ao palco às 17h, integra a programação infantil. Já os adultos também poderão aproveitar a noite com o show do cantor Sidney Magal, às 21h30.
A principal atração deste sábado (3) é o cantor Sidney Magal, que promete animar o público com músicas de seu repertório que são bastante conhecidas do público. Entre os sucessos que serão cantados por Magal estarão às músicas "O Meu Sangue Ferve Por Você", "Se te Agarro com Outro te Mato", primeiro sucesso do cantor, "Me Chama que Eu Vou" e "Sandra Rosa Madalena", além das inéditas "Coração Latino" e "Erótica".

O cantor ainda deve apresentar no repertório do show hits de outras artistas, como "Mal Acostumado", do Araketu, "Noite do Prazer", de Cláudio Zoli, "Preciso Dizer que te Amo", de Cazuza, e "Adivinha o Quê?", de Lulu Santos.

Dupla divertiu os presentes com canções e brincadeiras (Foto: Camila Henriques/G1)Patati e Patatá fazem parte da programação infantil
da Festa das Neves (Foto: Camila Henriques/G1)
Este ano, o evento terá entre as novidades uma programação voltada ao público infantil, no Circo das Neves, que será montado na Praça Dom Adauto, com espetáculos circences, teatrais e de cultura popular.

Patati e Patatá
Conhecida como "a dupla de palhaços mais amada do Brasil", Patati e Patatá sobem ao palco a partir das 17h. A tarde de shows infantis começa às 16h, com Galinha Pintadinha cover.

Pólo Varadouro Cultural
A Festa das Neves 2013 tem ainda uma programação paralela no Pólo Varadouro Cultural, na Praça Anthenor Navarro. Neste sábado, as atrações são DJ CrisL e Zefirina Bomba, a partir das 21h.

Zefirina Bomba é a atração principal desta quinta-feira (Foto: Divulgação)Zefirina Bomba é a atração no Pólo Varadouro Cultural (Foto: Divulgação)

Projeto da UEPB resgata capítulo da 'Revolução de 1817' em João Pessoa

Foto datada do século XVIII do local onde seria construída a Praça 1817, em João Pessoa (Foto: Eliete Gurjão/Arquivo Pessoal)Quase 200 anos depois, um capítulo importante da história de 428 anos João Pessoa começa a ser resgatado. Um projeto desenvolvido pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) em parceria com o Ministério da Justiça vem trabalhando há pouco mais de um ano para a valorização da participação da Paraíba na Revolução de 1817, também conhecida como Revolução Pernambucana.
De acordo com a professora coordenadora, Eliete Gurjão, o projeto “Antes que se apague completamente” tem dois focos: rememorar o movimento na Paraíba e restaurar o patrimônio histórico relacionado à revolução. A professora da UEPB explicou que o movimento surgido no estado de Pernambuco teve uma repercussão muito forte na Paraíba, devido a proximidade, no entanto não desfruta do mesmo reconhecimento histórico que possui no estado vizinho.
“A Paraíba teve uma participação muito importante na revolução. Digamos que tenha sido o segundo estado mais importante na manifestação, mas sua história foi obscurecida. O movimento insurgido no interior, nas cidades de Itabaiana e Pilar - mais próximas de Pernambuco, resultaram na destituição do governo partidário português na capital e na proclamação da república. Até uma Constituição começou a ser discutida à época. Estamos trabalhando para remorar este momento”, comenta.
Em pesquisa realizada pelo projeto no mês de julho de 2013, 73% dos entrevistados afirmaram não conhecer absolutamente nada sobre a Revolução de 1817 e outros 62% responderam não ter nenhum tipo de curiosidade sobre o nome da Praça 1817. A pesquisa ainda apontou um desejo geral dos entrevistados em fortalecer a identidade paraibana, cerca de 90% foram favoráveis a projetos de resgate e reforço da identidade.
Além de pesquisas, o projeto coordenado pela professora Eliete Gurjão já promoveu duas exposições no Centro de João Pessoa e contribui para a restauração de monumentos da capital destinados a reservar parte da história da Revolução Pernambucana na Paraíba. “Realizamos a restauração de quatro placas comemorativas do primeiro centenário da revolução, todas localizadas na parte histórica do Centro de João Pessoa. Estamos finalizando os trabalhos de restauração da última placa para concluirmos esta parte de restauração”, ressaltou.
Revolução de 1817 na Paraíba
Para contar sobre a revolução no estado, Eliete Gurjão relata que é preciso explicar o momento histórico de revoluções que aconteciam ao redor do mundo na época, dentre as quais a independência dos Estados Unidos e de colônias vizinhas da América Espanhola. Segundo ela, a revolução nasceu do momento de efervescência popular, somado à insatisfação da classe burguesa diante da queda dos preços dos produtos de exportação, base da economia nordestina, e da falta de investimentos na região em detrimento ao desenvolvimento no Sul e Sudeste.

“Existia uma insatisfação geral da população com a relação ao governo português. Questões como urbanização e a exploração da coroa para o custeio da Família Real no Brasil eram discutidas pela sociedade. Foi neste cenário que eclodiu a revolta em Pernambuco e rapidamente se espalhou pelos outros estados do Nordeste. É importante ressaltar também a participação do padres e da Maçonaria no movimento”, relatou a professora.
Placas que relembram a Revolução de 1817 em João Pessoa passaram por um processo de restauração após ação do projeto da UEPB (Foto: Eliete Gurjão/Arquivo Pessoal)Placas que relembram a Revolução de 1817 em João Pessoa passaram por um processo de restauração após ação do projeto da UEPB (Foto: Eliete Gurjão/Arquivo Pessoal)
A Revolução Pernambucana teve o seu término com a rendição dos líderes do movimento, após resistirem no poder por um mês e 20 dias. Na Paraíba, os cinco líderes se renderam à coroa portuguesa sob a promessa de que os envolvidos não passariam por julgamento de crime de lesa-majestade. Eliete Gurjão conta que a promessa não foi cumprida e todos os líderes na revolta foram enforcados e esquartejados.
Os cinco líderes da revolta na Paraíba, José Peregrino de Carvalho, Amaro Gomes Coutinho, Francisco José da Silveira, padre Antônio Pereira de Albuquerque e Inácio Leopoldo de Albuquerque Maranhão foram enforcados em Recife após a rendição e posteriormente esquartejados. Os membros amputados foram distribuídos e expostos em pontos estratégicos em João Pessoa. As placas que marcam o primeiro centenário da revolta estão justamente localizadas onde cada um das partes dos corpos dos líderes do movimento foram expostas.
“A Revolução de 1817 foi muito mais significativa que a Conjuração Mineira. Chegamos a declarar independência de Portugal e proclamar uma república. Tivemos não um, mas cinco ‘Tirandentes’. Não podemos deixar que um movimento tão simbólico, a primeira manifestação de liberdade do nosso estado, continue obscurecido na memória dos paraibanos”, conclui Eliete Gurjão.

Cezar Cielo vence os 50m livre e conquista o inédito tricampeonato mundial

Cielo vence os 50m livre e conquista o inédito tricampeonato mundialFlorent Manaudou mandou o recado um dia antes. Deixou claro que estava disposto a unificar os títulos, colocando o ouro do Mundial de Esportes Aquáticos de Barcelona ao lado do conquistado nos Jogos de Londres. Com 21s37, entrou na final dos 50m livre com o melhor tempo. Bicampeão e homem a ser batido, Cesar Cielo foi o terceiro mais rápido (21s60). Sabia que se quisesse manter a coroa teria que fazer uma prova sem erros. Foi o que fez. Neste sábado, mostrou que os joelhos estão em dia e, com uma saída perfeita, bateu na frente e conquistou o inédito tricampeonato da prova. E com a melhor marca da era pós-trajes: 21s32.
Manaudou não conseguiu sequer um degrau no pódio. Amargou o quinto lugar (21s64). A prata ficou com o russo Vladimir Morozov (21s47) e o bronze com George Bovell, de Trinidad e Tobago (21s51).

- Sem palavras. Para ser sincero, não achava que tinha ganho. Não sabia o tempo que tinha feito. Eu olhei para o placar e torci para que eles não tivessem voado. Às vezes ficar preocupado com adversário pode afetar a performance. Hohe foquei na minha raia e bati na parede. Entortei o dedo na chegada, mas valeu a pena. Se precisasse ter quebrado o dedo, teria quebrado (risos). Agora tenho que treinar três vezes mais porque sei que eles vão querer vir para me matar no ano que vem. Se Deus quiser vamos ganhar essa prova nos Jogos de 2016 também - disse Cielo, que conquistou o ouro nos 50m borboleta na última segunda-feira, ao SporTV.

A medalha deste sábado foi a sexta de Cielo em Campeonatos Mundiais. Todas de ouro. Além das duas este ano em Barcelona, o brasileiro tem no currículo os títulos dos 50m livre e borboleta no Mundial de Xangai 2011; e dos 50m e 100m livre em Roma 2009.

Confira a classificação:

1º Cesar Cielo - 21s32
2º Vladimir Morozv - 21s47
3º George Bovell - 21s51
4º Nathan Adrian- 21s60
5º Florent Manaudou - 21s64
6º Anthony Ervin - 21s65
7º Roland Schoeman- 21s85
8º Frederick Bousquet - 21s93

Azul suspende voos em aeroporto de Campina Grande

A partir de 4 de setembro, Azul Linhas Aéreas Brasileiras irá suspender um dos seus três voos diários no aeroporto João Suassuna, em Campina Grande. O motivo alegado pela empresa foi a necessidade de ajustes em sua malha aérea. Com isso, vai suspender a operação do voo que liga Salvador a Campina Grande e deixará apenas os dois voos diretos para a cidade do Recife.

Com a redução desse voo no aeroporto João Suassuna, que é operado por uma aeronave turboélices ATR 72 da Trip, com capacidade para 70 assentos, o fluxo de passageiros no terminal não deve sofrer grande alteração, segundo o aeroporto. Atualmente, a empresa Gol oferece dois voos diários que aliados aos três da Azul estava atingindo a média de dez mil passageiros por mês.

De acordo com a assessoria da empresa, apesar dessa redução em um destino, ainda será possível os passageiros que partem de Campina Grande se dirigirem até Salvador. Segundo a escala de voos da Azul, confirmada em nota oficial, a partir de Recife é possível realizar uma série de conexões para várias regiões do país, inclusive para Salvador.

Bancos e comércio de Campina Grande também decidem fechar nesta segunda

Bancos e comércio de Campina Grande também decidem fechar nesta segunda
Ainda continua a polemica em Campina Grande sobre o feriado na próxima segunda-feira, 05, data alusiva a fundação da Paraíba. A Lei Estadual 3.489, de 30 de agosto de 1967, considera este feriado no âmbito do Estado, entretanto, ate então, apenas o município de João Pessoa era contemplado.

Até o inicio desta tarde, 03, os sindicatos classistas não mostraram interesse em assinar um aditivo a Convenção Coletiva (2012/2013) da categoria comerciária, para garantir o funcionamento do comércio na segunda-feira.

De um lado o Sindicato dos Comerciários defende o feriado, alegando existirem ainda duas outras leis, sendo uma municipal e outra federal, que estabelecem o trabalho e o funcionamento do comércio em feriados só mediante acordo na Convenção Coletiva, o que não existe na vigente.

O presidente do sindicato, José do Nascimento Coelho, disse ter recebido a notícia do feriado com surpresa, uma vez que esta lei não vinha sendo cumprida em Campina Grande e demais cidades do Estado, motivo pelo qual a data sempre ficou fora da discussão na Convenção Coletiva dos trabalhadores.

A posição do sindicato, conforme Coelho, é o respeito às leis, o que significa dizer que o comércio não poderá funcionar na referida data, a exemplo dos bancos de Campina Grande que confirmaram o fechamento de suas portas na segunda-feira.

Zizi Possi e Eleonora Falcone se apresentam neste sábado em Areia


A Troça Harmônica nasce dentro do encontro de Chico Limeira, Gustavo Limeira, Lucas Dourado e Regina Limeira, jovens ativistas artísticos que se encontram em estado declarado de música e poesia.
ELA - Eleonora apresenta repertório em homenagem às mulheres criado por ela e outras mulheres no Rio de Janeiro e João Pessoa, onde construiu sua carreira e ganhou notoriedade. A vivência nestas cidades litorâneas marcaram a sua poética. "As mulheres das minhas canções vivem o amor e suas dualidades e contradições em sintonia e forte conexão com a natureza, sobretudo com o mar", diz.
Canções como Carta de Amor, O homem com cheiro de mar, Tímida e Invisível Tatuagem dos álbuns 'Apetite' e 'Eu tenho um pedaço de sol que guardo comigo desde menina' realçam sentimentos do universo feminino, presentes de forma constante em seu trabalho. Neste show Eleonora canta na companhia de Anderson Mariano (violão), Felipe de Alencar (cello), Chiquinho Macedo (acordeon) e Leandro Santos (percussão), inspirada na sonoridade camerística presente em seu segundo álbum.
A Rota cultural Caminhos do Frio é um projeto desenvolvido pelo Fórum de Desenvolvimento Turístico Sustentável do Brejo Paraibano e prefeituras da região com o patrocínio do Governo da Paraíba. Mais informações -www.caminhosdofrio.blogspot.com.

Aniversario de João Pessoa Tem Atração Nacional

Neste dia 4 de Agosto João Pessoa irá marca sua data especial com chave de ouro a Cantora Paulista Zizi Possi Irá se Apresentar em Homenagem ao Aniversario da Cidade que Irá Ocorrer neste Domingo, mais uma Realização que irá diversificar o programa de Família deste Domingo para as pessoas que estão pensando em curte a noite do domingo em grande estilo.

31 de julho de 2013

Musica do Dia -Mariene de Castro

O Nosso espaço viver deste dia traz todo Axé de uma baiana arretada e apaixonada pela musica/Mariene de Castro com toda sua magia e dona de uma voz marcante .









Cearte realiza oficina de dança contemporânea com professor do Bolshoi

O Centro Estadual de Arte (Cearte), em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura (Secult), oferece a partir desta quarta-feira (31) até a próxima sexta-feira (2) a oficina de Dança Contemporânea com o professor Joalisson Cândido, da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, localizada em Joinville, Santa Catarina.
A oficina se destina especialmente aos alunos com experiência em dança contemporânea, oriundos de qualquer instituição de ensino, com idade acima de 15 anos, que apresentem um nível intermediário de instrução. “Sempre realizamos estas parcerias para que possamos fortalecer e aperfeiçoar o desenvolvimento artístico dos nossos alunos, sejam eles dos cursos regulares ou das oficinas. A nossa proposta é manter o Cearte em atuação o ano inteiro aproveitando aquelas pessoas que também estiverem em férias”, destacou a coordenadora do Cearte, Laura Moreno.
As aulas serão ministradas no período da tarde, no horário das 14h às 16h. A oficina é gratuita e tem apenas 15 vagas para participantes com carga horária total de oito horas. O professor é um dos alunos paraibanos selecionados para estudar na Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, única extensão estrangeira do Bolshoi de Moscou. Há oito anos, Joalisson Cândido se mudou para Joinville, onde conclui o curso ainda neste ano.
Bolshoi no Brasil – Seu ideal é o mesmo da Escola Coreográfica de Moscou, criada em 1773: proporcionar formação e cultura por meio do ensino da dança, para que seus alunos tornem-se protagonistas da sociedade. Joinville foi a cidade escolhida para sediar este projeto de inclusão social para crianças e jovens. Localizada no norte do Estado de Santa Catarina, a inauguração ocorreu em 15 de março de 2000.
Serviço – As inscrições estão abertas e os interessados devem procurar o Centro Estadual de Arte, que está instalado no Mosteiro de São Bento, na Rua General Osório, 36, no Centro da Capital. Para informações adicionais, os interessados podem entrar em contato pelos telefones 3214-2923 ou 3214-3412.

Projeto Cultura no Presídio movimenta Festival de Inverno de Campina Grande

Aplausos, lágrimas e muita emoção marcaram a programação do 38º Festival de Inverno de Campina Grande, na tarde da segunda-feira (29), no Teatro Municipal Severino Cabral, durante a apresentação dos 28 reeducandos e uma reeducanda da Penitenciária Regional Raymundo Asfora, o ‘Serrotão’, e do Presídio Feminino de Campina Grande dentro do projeto Cultura no Presídio. O evento, que atraiu um grande público, foi realizado numa parceria entre a organização do festival e a Secretaria de Administração Penitenciária (Seap).
O secretário de administração penitenciária Wallber Virgolino agradeceu o esforço da diretora geral do evento, a professora Eneida Maracajá, e salientou a importância da união entre os poderes constituídos e instituições públicas no processo da ressocialização. “Ressocializar é acima de tudo educar, disciplinar e proporcionar uma segunda chance”, disse.
A mostra reuniu artes cênicas, música, dança, artes plásticas e literatura. No projeto de ressocialização, os reeducandos recebem aulas de dança de salão com os professores Roberta Soares e Daniel Araújo; dança contemporânea, com Myrna Maracajá; cultura popular, com Mauro Araújo, e teatro com Chico Oliveira.
Os números artísticos apresentados foram a peça “Cartas embaralhadas”, desenvolvida a partir de cartas escritas pelos próprios apenados como um grito de socorro por liberdade, respeito, amor incondicional e dignidade do ser humano, o balé “Refugos Humanos” e a dança de salão com o número de tango de um braço só e dança popular, com o Maracatu. Nas artes plásticas, o destaque fica com a exposição em cartaz no hall de entrada do teatro, com 13 telas pintadas por usuários do sistema prisional e livretos de cordel, também produzidos por eles. Há mais de 10 anos que a Seap não participava efetivamente do Festival de Inverno de Campina Grande.
Sobre o projeto Cultura no Presídio, professora Eneida Maracajá disse que se trata da reafirmação do compromisso que o Festival tem com a arte, com a cultura e com a cidadania. “É um projeto ímpar e significa também dizer que é um símbolo de resistência, uma vez que o festival, que ganhou porte internacional, nasceu na década de 70, durante o período da ditadura militar e por este fato, tem compromisso com a liberdade de expressão e permanece dando voz aos oprimidos e marginalizados até os dias de hoje, através da arte”.
O diretor do Serrotão, Manoel Ozório, disse que ações como essa são gratificantes por promoverem a ressocialização. Ele lembrou que o Governo também desenvolve dentro da unidade prisional do Serrotão o projeto Muda Vida, no qual alguns reeducandos estão produzindo mudas de árvores nativas da região, que serão plantadas em áreas urbanas que necessitam da arborização, e também em áreas de caatinga que sofrem com o desmatamento.
Ivone dos Santos, parente de um dos reeducandos, disse que o projeto é mais um incentivo para a reflexão dos internos: “Acho muito importante porque é uma chance deles reaprenderem e poderem voltar ao convívio em sociedade. Acredito que a dança, assim como as outras artes, têm o poder de recuperar as pessoas, tudo isso, com muita fé no criador”.
O reeducando Paulinho do Rap, participante da mostra, ressaltou. “É uma oportunidade de divulgar o meu trabalho, que é o rap, para a comunidade. Sabemos que aqui no nosso estado o rap não é valorizado, mas agradeço a Deus pelo talento que ele me deu e a todos que me deram a oportunidade de mostrar a minha arte, que é o que gosto de fazer”.

Espetáculos de teatro e circo garantem diversão no Festival de Artes de Areia

O município de Areia entrou em clima de festa desde a última segunda-feira (29) com a realização do 14º Festival de Artes de Areia, que acontece até 4 de agosto no Brejo paraibano. Entre as atrações distribuídas pelos 15 polos da cidade nesta quarta-feira (31) estão os espetáculos de teatro e circo para o público infantil e adulto.
Teatro – Para os amantes do teatro, no Polo “Açucena”, nas dependências do Colégio Santa Rita, a partir das 16h, será apresentado o espetáculo “A Princesa Luzia e o Urso de um Olho Só”, pelo Grupo Graxa de Teatro de João Pessoa. A peça mostra a vida da garotinha órfã Luzia, que tem como companhia apenas seu avô e o seu urso Irineu. No seu universo de menina sonhadora, com seus medos e anseios, cria suas próprias histórias como a da Princesa do Reino da Luz, onde bruxos, fantasmas e outros seres ganham vida.
Já no Polo Senhora Cena, no Teatro Minerva, a partir das 21h, será encenado o espetáculo “Pode Ser que Seja Só o Leiteiro Lá Fora”, pelo Grupo de Teatro da Poli, de São Paulo. A atividade tem um texto que denota a sua contemporaneidade, estilo e temática. Expõe a fragmentação das relações amorosas, o fim das utopias e a impossibilidade do amor, a solidão desenfreada e os vícios cotidianos, a eterna espera pelo outro, a loucura do dia-a-dia, a homossexualidade, o misticismo, a religiosidade, além de sua relação com as flores, com o vírus HIV e a urbanidade de seus contos e personagens que estão presentes neste espetáculo.
Circo – Uma ida ao paraíso que não existe misturando realidade e sonho. Este é um pouquinho do espetáculo “Vamos a La Praia”, que começa às 19h, no Polo Armaria Mainha, no circo. Liderado pelo Grupo Bastet de Teatro, de Goiás, o espetáculo começa com uma brincadeira que recria o universo brincante e imagético da praia. Brincadeiras, música, poesia e números circenses irão garantir a diversão dos visitantes destes polo.
Cultura Popular – No Polo Fuxicarte, localizado na Emater, das 9h às 19h, vai abrigar o Salão de Artesanato da Paraíba, reunindo artesanatos de diversas técnicas e origens de municípios paraibanos. Já no marco histórico da cidade, na Praça 3 de Maio, no Polo “Chão de Mestras”, a partir das 17h, haverá muita cultura popular com a apresentação musical das violeiras do município de Alagoa Grande, Soledade e Minervina.
Dança – O espetáculo “Terreiro Envergado”, do grupo Coletivo Tanz, de Campina Grande, vai garantir a interação dos visitantes no Polo Brincantes Enluaradas, localizado no histórico Coreto, na Praça Pedro Américo, a partir das 16h. Com classificação livre, o espetáculo é realizado em cima do conceito de brincantes urbanos, onde com suas características próprias de intérpretes-personagens, sendo ela de origem da cultura popular ou urbana, ritualizam uma dramaturgia de conflito do universo feminino com o masculino através de alguns esquemas coreográficos pré-estabelecidos.
Música – O polo ‘Sonoras Erês’, no Centro Social Urbano (CSU), vai receber atividades de musicalização infantil com uma programação voltada especialmente ao público jovem. No horário das 9h às 15h, será apresentado o espetáculo “Pirralhim – Música para Crianças Pequenas”, do Laboratório de Educação Musical Infantil (Lemi) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).
Artes plásticas – Durante toda esta quarta-feira (31), no Polo Artérias das Artes, no Casarão José Rufino, acontecerão dez exposições de artes visuais, fotográfica e multimídia, entre elas o “Laboratório de Experimentação”, a partir das 9h com uma produção coletiva, “Ocupação do Espaço”, com o fotógrafo Ricardo Peixoto, e “Histórias de Areia”, por Maria dos Mares, do município de Balsas (MA). Na área de fotografia tem a exposição “Eu e Minha Árvore”, “Paraíba Mulher Macho”, “Guardiãs do Sertão” e “Nação: Genes Femininos”. Na multimídia tem a exposição “Influjo”, “A Memória também é feita de luz e sombra” e o “Som que você vê”, de Felipe Espencer, de João Pessoa.
Oficinas – Ainda nesta quarta-feira, serão ministradas onze oficinas em diversos polos espalhados pela cidade de Areia. Na área de artesanato, serão ofertadas as oficinas “Loiças do Chã da Pia”, no polo de mesmo nome na Comunidade Chã da Pia, além da oficina “Arte na Palha”, no polo Chã de Jardim nesta comunidade. Na literatura, haverá a oficina “Versos e Prosas”, no Polo Gravidéias, localizado na Escola Prof. João Coutinho, e a oficina “Poesia Viva”, no Polo Senhora Cena.
Ainda no Polo Gravidéias, haverá oficinas na área de audiovisual “Atuação para cinema”; no teatro a atividade “Teatro Experimental” e o “Ator Criador”. Na área de artes visuais serão oferecidas a “Produção Fotográfica avançada” e “Produção fotográfica para iniciantes”.
Já na Câmara Municipal de Areia, no polo ‘Escrivaninha Secreta’, ainda haverá mesas redondas e debates com o professor José Octávio e mesa redonda sobre literatura Ritmo e poesia com Pertnaz e Tiago da Silva.
No polo “Sala de Criação”, localizado no Mercado Central, haverá a oficina de gastronomia “Delícias do Brejo” pelas quituteiras de Areia. No polo Vagaluminosas, no Colégio José Américo, serão realizadas as oficinas de dança “Trançados musculares: saúde corporal e danças populares” e a oficina de cultura popular “Rotas do Cordel na Borborema”. E por fim, no Polo Armaria Mainha haverá ainda a oficina de Circo “Escola de Palhaças”.
Visite o site – A programação completa do 14ª edição do Festival de Artes de Areia está disponível no site do evento (www.festivaldeareia.pb.gov.br). Além das notícias, informações sobre o deslocamento, localização, telefones úteis, hospedagem e atividades artísticas.

Centro Estadual de Arte abre inscrições para cursos em João Pessoa

O Centro Estadual de Arte (Cearte) abriu inscrições para os cursos de dança, música, teatro, artes plásticas e artes visuais (fotografia, pintura e desenho). As atividades vão ser retomadas, na próxima terça-feira (6), para o segundo semestre do ano letivo 2013.
Na área de música, estão sendo oferecidos cursos de canto lírico, canto popular e teclado. Aos adeptos da dança, serão ofertados cursos de dança clássica, contemporânea, salão e do ventre. Para os amantes do teatro, fazem parte da grade os cursos de jogos teatrais, improvisação, encenação e clown (palhaço).
As oficinas são destinadas aos alunos da rede estadual de ensino e para o público em geral. Cada turma comporta um número limitado de participantes. Por esse motivo, a coordenação do Cearte informa que os interessados devem procurar o Centro para efetuarem a matrícula.
“Eles devem procurar nossa coordenação o mais rápido possível, pois a procura é intensa. Neste semestre, daremos continuidade a todos os cursos que já oferecemos no primeiro semestre, inclusive aos de extensão nas comunidades de João Pessoa”, destacou a coordenadora do Cearte, Laura Moreno. Ela lembra que os cursos vão ser oferecidos nos três turnos para beneficiar todos os interessados.
Documentação – No ato da inscrição, os estudantes veteranos devem comparecer apenas para atualizar a ficha cadastral. Já os novatos deverão apresentar histórico escolar acrescido de uma foto 3×4 e, os demais, apresentar documentos pessoais. Para os estudantes da rede pública deve ser paga uma taxa semestral no valor de R$ 30. Já os estudantes da rede privada e o público em geral o valor é de R$ 80.
O Centro Estadual de Arte está instalado no Mosteiro de São Bento, na Rua General Osório, 36, no Centro da Capital. Para outras informações, os interessados podem entrar em contato através dos telefones 3214-2923 ou 3214-3412. 

Manifestantes de Picuí vão ao DER-PB, mas não são atendidos

Manifestantes de Picuí vão ao DER-PB, mas não são atendidosNa última semana, os manifestantes mantiveram interditada a rodovia por quatro dias com pneus, gerando engarrafamento quilométrico e fazendo com que os carros e caminhões desviassem por uma estrada de terra. Roterdan Ferraz, membro da comissão de moradores de Picuí, afirmou que a Polícia Militar retirou os manifestantes da rodovia utilizando a intimidação e demonstrando a sua força com a presença de carros oficiais.

A deputada Olenka Maranhão, que acompanhou os manifestantes, declarou que com a recusa de receber os representantes do movimento, vai solicitar audiência na Assembleia Legislativa com a presença de todos e com a diretoria do DER para esclarecer e encaminhar as reivindicações. Olenka destacou que é um desrespeito recusar a presença dos representantes na audiência e na sessão que vai propor colocará frente a frente o diretor e os manifestantes.


DER
DER

São Jose dos Ramos Realiza IX festival de aboio

Participe ! 

Foto: A cidade do aboio São Jose dos Ramos..... convida a todos para o IX festival de aboio que acontecem de 13 a 15 de setembro...
com presenças ilustres
A pesquisadora Francesa. RIA LEMAIRE. 
Secretario de Estado da Cultura.. CHICO CESAR
Grupo de Vaqueiros aboiadores da Bahia
Galego aboiador entre outras atrações

30 de julho de 2013

Ricardo Coutinho recebe trabalhadores rurais e garante manter investimentos

O governador da Paraíba, Ricardo Coutinho (PSB),  recebeu, nesta quinta-feira (25), em seu gabinete no Palácio da Redenção, representantes da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado da Paraíba (Fetag). Na ocasião, ele devolveu aos presidentes da Fetag, Liberalino Ferreira, e da Confederação Nacional dos Trabalhadores da Agricultura, Alberto Broch, um documento que lhe foi entregue na semana passada com 84 reivindicações dos agricultores, que foi respondido ponto a ponto.
Dentre as principais reivindicações dos agricultores estão a articulação do Estado e dos parlamentares para que o Governo Federal dê continuidade às obras de transposição do Rio São Francisco, a ampliação da assistência técnica aos agricultores e às ações de convivência com a seca como barragens, cisternas, sistemas de abastecimento de água e investimentos no campo.
Para o governador Ricardo Coutinho, essa foi uma reunião produtiva que deu continuidade ao processo de diálogo com os trabalhadores rurais, ouvindo suas demandas e relatando as ações do Governo do Estado no sentido de resolvê-las. “Os agricultores reconhecem que nestes 2 anos e meio de governo o Estado conseguiu colocar em sua agenda política e econômica a agricultura familiar. Todos sabemos que existem demandas reprimidas e muito trabalho a ser feito”, comentou o governador.
Ricardo destacou que, mesmo diante de uma forte seca, o Governo do Estado adotou programasimportantes para a agricultura como a Tarifa Verde, que diminui os custos do agricultor familiar irrigante, na qual estão sendo investidos R$ 3,3 milhões para beneficiar 4 mil propriedades rurais. Também foram construídas cisternas e poços, distribuídas 59 mil toneladas de ração animal gratuita e subsidiada aos agricultores, entregues 323 ônibus do Programa Caminho daEscola e distribuídas, por meio do Cooperar, centenas de máquinas retroescavadeiras para comunidades rurais.
O governador lembrou que o Estado está disponibilizando R$ 5,5 milhões para o Garantia Safra atendendo 98 mil agricultores e entregando 784 toneladas de sementes dentro do programa estadual de banco e sementes só para este ano. Outro ponto elencado por ele são os investimentos na melhoria da oferta de água que superam R$ 355 milhões para a construção de 738 km de novas adutoras que levarão água tratada para populações que ainda não contam com esse benefício.
Informou ainda que outra conquista reconhecida pelos agricultores foi a retomada do projeto Cooperar, que depois de quase dois anos parado investiu R$ 45 milhões em projetos nos diversos arranjos produtivos em toda a Paraíba. Sobre o projeto de transposição do Rio São Francisco, o governador afimou que o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, garantiu que ainda este ano as obras serão iniciadas na Paraíba e que será incluída uma terceira entrada pelo açude de Condado, em Conceição.
“Foi uma reunião muito positiva em que recebemos as respostas do governador para nossas reivindicações. Vamos analisá-las para saber o que avançou, o que não avançou e o que precisa avançar mais”, avaliou Liberalino Ferreira. Ele reconheceu os investimentos do Cooperar e outras ações emergenciais desenvolvidas pelo Governo do Estado, mas frisou que é necessário maisinvestimento diante de demandas históricas.

CNI/Ibope: Eduardo Campos é o governador mais bem avaliado do Brasil

CNI/Ibope: Eduardo Campos é o governador mais bem avaliado do Brasil
Arte/Divulgação     
  
Brasil - 25/07/2013
O governador de Pernambuco e presidente Nacional do PSB, Eduardo Campos, é o governador mais bem avaliado do Brasil. 58% da população pernambucana considera a administração do socialista ótima e boa, comomostra a pesquisa CNI/Ibope divulgada nesta quinta-feira (25).
Esta é a primeira pesquisa de avaliação dos governos estaduais após a onda de protestos que tomou o País. Encomendada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), o Ibope ouviu 7.686 eleitores de 11 estados brasileiros (Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul e Santa Catarina).
O governador do Paraná, Beto Richa (PSDB), ficou em segundo lugar com 41% de aprovação. Já o governo do socialista Cid Gomes do Ceará foi avaliado como ótimo e bom por 40% da população, ocupando a terceira posição. O governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral (PMDB), teve a pior avaliação. Apenas 12% dos cariocas entrevistados consideram o governo Cabral ótimo ou bom.

Confira abaixo os números da pesquisa CNI/Ibope:

Colocação
Estado
Ótimo/Bom em %
Pernambuco58
Paraná41
Ceará40
Minas Gerais36
Santa Catarina30
Espírito Santo29
Bahia28
São Paulo26
Rio Grande do Sul25
10ºGoiás21
11ºRio de Janeiro12

MPF pede que inquérito do Jampa Digital seja levado ao STF

O Ministério Público Federal (MPF), por meio da Procuradoria Regional da República da 5ª Região, solicitou ao Tribunal Regional Federal da 5ª Região que o inquérito policial do caso Jampa Digital seja remetido ao Supremo Tribunal Federal (STF), em Brasília. A petição foi enviada nesta sexta-feira (26).

A decisão da Procuradoria foi tomada por haver indícios de que as supostas irregularidades apuradas contaram com a participação do Ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro (PP), que só pode ser processado no STF.
Com isso, caberá ao Procurador Geral da República, membro do MPF que atua no STF, solicitar a realização de outras diligências que considere necessárias para a conclusão das investigações. Também competirá a ele decidir se oferecerá denúncia contra os supostos envolvidos, quando for concluída a apuração do caso.

Para o procurador regional da República Domingos Sávio Tenório de Amorim, que analisou o inquérito feito pela Polícia Federal na Paraíba, há evidências de que houve desvio de verbas públicas federais na implantação do projeto Jampa Digital.

23 pessoas indiciadas
A Polícia Federal indiciou 23 pessoas por supostas irregularidades no projeto Jampa Digital, uma rede que levaria internet sem fio e gratuita para a população de João Pessoa. A investigação da PF concluiu que recursos do projeto foram desviados para financiar a campanha do atual governador da Paraíba, Ricardo Coutinho (PSB) e do vice-governador Rômulo Gouveia (PSD).

O publicitário Duda Mendonça, responsável pela campanha, foi indiciado por lavagem de dinheiro. De acordo com a Polícia Federal, o esquema foi montado pelo vice-governador Rômulo Gouveia (PSD).

Segundo o inquérito, em 2009, quando era deputado federal, Rômulo Gouveia apresentou uma emenda propondo a criação de um projeto, o Jampa Digital, que deveria levar internet de graça para a população de João Pessoa. O valor total do projeto era de R$ 39 milhões.

De acordo com a Controladoria Geral da União na Paraíba, a licitação foi direcionada para que a empresa Idéia Digital ganhasse. A PF afirma que esta empresa desviou R$ 1,6 milhão e pagou R$ 1,1 milhão a outras duas empresas, a Brickell e a Rigusta. Estas duas teriam pago serviços do publicitário Duda Mendonça, que fez a campanha de Ricardo e Rômulo.

A Secretaria de Comunicação do Estado da Paraíba afirmou que as empresas responsáveis pela implantação do projeto Jampa Digital, investigado pela Polícia Federal e que gerou indiciamento de não foi doadora da campanha do governador Ricardo Coutinho.

Rômulo Gouveia negou que tenha qualquer participação no suposto desvio do projeto. Segundo ele, o inquérito da Polícia Federal não possui nenhuma prova material que justifique o seu indiciamento por corrupção passiva. Rômulo disse também que está disposto a abrir o seu sigilo bancário para provar inocência.

Pior IDH da PB tem 12% da população entre 18 e 20 anos com Ensino Médio

Apenas 12,24% da população com idade entre 18 e 20 anos do município de Gado Bravo, Região Metropolitana de Campina Grande, Agreste paraibano, possui o Ensino Médio completo, segundo as informações do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), que divulgou nesta segunda-feira (29) o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) de todas as cidades do Brasil. No ranking da Paraíba, Gado Bravo foi a que apresentou pior IDHM entre os 223 municípios do estado, com 0,513 [O IDHM é medido entre 0 e 1].
Ainda de acordo com o relatório, o percentual da população de 18 anos ou mais com fundamental completo no município é de 19,31%. A população de Gado Bravo em 2011 foi estimada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 8.365 habitantes, distribuídos em 192 km² de área.
As cidades de Casserengue (0,514), Damião (0,521), Cacimbas (0,523) e Cuité de Mamanguape (0,524) completaram os cinco piores índices do estado.
Já na parte de cima do ranking, a capital João Pessoa (0,763) foi a melhor qualificada da lista, enquanto Cabedelo (0,748), Campina Grande (0,720), Várzea (0,707) e Patos (0,701) completaram o quadro das melhores avaliadas. Em um dos critérios que são avaliados para a formação do índice, é avaliado o Percentual da população de 5 a 6 anos de idade frequentando a escola, e neste quesito, o município de Várzea, no Sertão paraibano, obteve 100%.

Mulher é presa com 12kg de maconha e 150g de crack em João Pessoa

Polícia apreendeu 12kg de maconha com a suspeita (Foto: Walter Paparazzo/G1)Uma mulher foi presa com 12kg de maconha e 150g de crack na tarde desta segunda-feira (29) no Bairro dos Novaes, em João Pessoa. A suspeita foi abordada com uma parte da droga dentro de uma bolsa, enquanto andava na rua, e outra parte foi apreendida em sua residência. Uma balança de precisão também foi apreendida.
De acordo com o cabo Aritan, da Polícia Militar, ela foi avistada na companhia de um homem, em uma rua do Bairro dos Novaes. “Achamos ela suspeita porque estava com uma grande bolsa e agindo de forma diferente. Quando fizemos a abordagem encontramos uma grande quantidade da droga dentro da bolsa. O resto achamos na residência dela”, explicou.
“Ela assumiu que a droga é dela e que tinha comprado ontem para revender. O rapaz também foi preso porque estava junto, mas ainda vamos investigar se ele fazia parte do tráfico de drogas”, finalizou o cabo.
Após chegar na delegacia a suspeita mudou o discurso e afirmou que toda a droga era pra consumo próprio, e negou a participação do outro suspeito com a posse da droga.

Prefeitura de João Pessoa divulga programação da Festa das Neves 2013

A Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) divulgou a programação completa da comemoração "profana" da Festa de Nossa Senhora das Neves, nesta segunda-feira (29), em João Pessoa. O evento tem início no dia 1º de agosto e se estende até o dia 5, dia do aniversário da cidade.
De acordo com o diretor executivo da Funjope, Maurício Burity, a programação será voltada para as crianças, com o tema do Circo. Ele afirma que o intuito maior é o de resgatar o caráter popular da festa e que o diálogo com as crianças irá acontecer exatamente através da programação circense, com oficinas e espetáculos temáticos.
As celebrações religiosas que são organizadas pela Arquidiocese da Paraíba e pela Paróquia central da Capital, têm como tema este ano: "Maria, a mulher do sim, do serviço e do amor". A programação oficial tem início neste sábado (27) com uma celebração eucarística na Catedral Basílica de Nossa Senhora das Neves. O encerramento acontece no dia 5 de agosto.
Pela primeira vez, a Praça Antenor Navarro será inclusa na programação, com shows de rock e atrações locais. No Ponto de Cem Réis, os principais artistas são Erasmo Carlos, que comemora 50 anos de carreira, as bandas Teatro Mágico e Cidade Negra e o cantor Sidney Magal.
Confira a programação completa:
Quinta-feira (1º)
18h30 - Banda 5 de Agosto
21h - Shows Religiosos - Ministérios de Música das Comunidades Shalom, Consolação Misericordiosa e Doce Mãe de Deus

Sexta-feira (2)
20h - Mama Jazz
21h30 - Geraldo Azevedo

Sábado (3)
16h Galinha Pintadinha (Cover)
17h - Patati e Patata
21h30 - Sidney Magal

Domingo (4)
16h - Raissa Aranha e o Bom de Ser Criança
17h - A Barca Maluka
21h - Erasmo Carlos

Segunda-feira (5)
18h - Concerto da Orquestra + Coral Villa Lobos
20h - Teatro Mágico
22h - Cidade Negra

Após negociação, integrantes do MST liberam trecho da BR-101 na PB

O tráfego no km 121 da BR-101 foi retomado por volta das 22h desta segunda feira (29), após um protesto realizado por integrantes do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST). O bloqueio começou por volta das 16h30 na divisa entre os estados da Paraíba e Pernambuco, próximo ao município de Caaporã. De acordo com informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), uma equipe do Corpo de Bombeiros ainda era esperada para apagar o fogo das barricadas montadas na rodovia e os veículos seguiam lentamente pelas laterais da pista.
Os manifestantes só desbloqueram o trecho após a liberação de outros membros do movimento, que foram detidos na tarde desta segunda.
A delegacia de Alhandra, para onde os detidos foram levados, informou que todos foram liberados mediante o pagamento de fiança. Os quatro integrantes do MST foram detidos e levados para a Delegacia por estarem arando uma terra que não pertencia a eles, segundo a polícia. A Polícia Civil disse que não poderia afiançar o crime, e apenas a Justiça teria essa prerrogativa, e os manifestantes disseram que só liberariam a pista quando os colegas fossem soltos.
Segundo o inspetor Jefferson Costa, os manifestantes impediram a passagem de carros nos dois sentidos do trecho interditado da rodovia, usando pneus, galhos e cana em chamas para montar uma barricada, provocando um congestionamento.O trânsito ficou totalmente parado no local e os manifestantes não deixavam ninguém passar.

No sentido João Pessoa - Recife, policiais rodoviários sugeriram que os motoristas usassem rotas alternativas. No sentido Recife - João Pessoa, uma equipe da PRF de Pernambuco foi mobilizada para também orientar os condutores.

Convidado vai à formatura, faz strip e fica totalmente nu. Fotos

Convidado vai à formatura, faz strip e fica totalmente nu. Foto
Uma cena inusitada causou a maior confusão em uma festa de formatura, ocorrida na noite desse sábado (28), em Maceió. Identificado como Linaldo Praxedes, ele conseguiu chamar a atenção de aproximadamente quatro mil pessoas após tomar a iniciativa de tirar toda a sua roupa e dançar completamente nu.
Read MoreOs estudantes de Odontologia e familiares ficaram abismados com a postura de Linaldo, que foi levado pouco tempo depois pelos seguranças da empresa da de formatura. Algumas pessoas pegaram rapidamente seus celulares e começaram a filmar o 'strip tease', e pouco tempo depois as fotos e os vídeos já circulavam na internet, mais precisamente no Facebook, Instagram e Whatsapp.
Os estudantes de Odontologia e familiares ficaram abismados com a postura de Linaldo, que foi levado pouco tempo depois pelos seguranças da empresa da de formatura. Algumas pessoas pegaram rapidamente seus celulares e começaram a filmar o 'strip tease', e pouco tempo depois as fotos e os vídeos já circulavam na internet, mais precisamente no Facebook, Instagram e Whatsapp.
De acordo com informações obtidas, Linaldo fez uma aposta com amigos que tiraria a sua roupa no baile de formatura. Enquanto concretizava a aposta, seus amigos que estavam ao seu redor, foram saindo aos poucos. O homem ainda aproximou-se do palco e começou a dançar completamente despido.
Algumas pessoas proferiram palavras impublicáveis, enquanto outros optaram pela zombaria. A reportagem tentou contato na Central de Flagrantes, em Maceió, para saber se Linaldo havia sido levado por policiais, porém, não conseguimos êxito.
Convidados da festa, que preferiram não se identificar, entraram em contato para relatar que Linaldo Praxedes acabou sendo agredido pelos seguranças do baile de formatura.
Conforme os convidados, Linaldo parecia estar embriagado e até mesmo drogado.No twitter, circula informação de que o jovem é filho de um desembargador.A reportagem não conseguiu confirmar estas informações.
VEJA ALGUMAS FOTOS
formatura1.jpg
formatura.jpg

UEPB inicia inscrições para 2,8 mil vagas no Vestibular 2014

UEPB inicia inscrições para 2,8 mil vagas no Vestibular 2014
As inscrições poderão ser feitas pela internet e vão até o dia 14 de agosto. A expectativa é que mais de 32 mil candidatos participem do processo seletivo. Além das vagas destinadas ao processo seletivo tradicional, outras 2,8 mil vagas serão destinadas para preenchimento através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), realizado via Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
A taxa de inscrição será de R$ 105. O boleto de pagamento poderá ser pago até o dia 16 de agosto. As provas serão realizadas nos dias 1º e 2 de dezembro. A divulgação da primeira lista de classificados está prevista para 8 de janeiro de 2014. As matrículas dos aprovados acontecem nos dias 10 a 12 de fevereiro.
A única mudança em relação ao processo do ano passado é de que serão eliminados os candidatos que não atingirem 10% da nota máxima, ou seja, obtiverem ao menos 100 pontos no Vestibular da UEPB. "Não é nenhum maior rigor. Em breve teremos notas mínimas por área para cada curso. Atualmente, os alunos que não atinjam uma nota mínima não terão a redação corrigida. Essa nota mínima será por disciplina e também na redação", afirmou o pró-reitor Heli Brandão.
A presidente da comissão organizadora, Ana Alice Sobreira, informou que na próxima sexta-feira (5) a Comvest estará divulgando a relação com os nomes dos candidatos isentos. Ela salienta que os candidatos isentos não estão automaticamente inscritos no Vestibular, sendo necessária a realização da inscrição via internet.
As provas serão realizadas nos dias 1º e 2 de dezembro, das 8h às 13h, em Campina Grande, Guarabira, Catolé do Rocha, João Pessoa, Monteiro, Patos e Araruna. O resultado final do Vestibular será divulgado no dia 8 de janeiro de 2014.
Segundo o reitor Rangel Junior, este deve ser o último ano do processo seletivo próprio da UEPB, que deve aderir integralmente ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Em torno de 20 mil candidatos conseguem anualmente isenção do pagamento da taxa de inscrição e o custeio de realização do processo seletivo próprio gira em torno de R$ 500 mil, gerando débito para a universidade.
"Dentre as razões para a mudança existe o alto custo que gera um débito para a UEPB e também há uma interpretação nossa de que o SiSU funciona e o Enem é uma importante tentativa de criar uma unidade nacional nos programas de ensino médio", afirmou o reitor.

Lista tríplice para novo procurador-geral é definida em eleição no Ministério Público

Lista tríplice para novo procurador-geral é definida em eleição no Ministério Público

Bertrand Asfora registrou 142 votos (20,9%) em seu favor, sendo o mais votado. O segundo lugar ficou com Ádrio Nobre, com 124 votos (18,3%). Já o terceiro colocado, com 90 votos (13,3%), ficou com João Geraldo. Na quarta colocação ficou o promotor de Justiça João Arlindo, com 86 votos (12,7%). Dos 226 membros aptos a votar (19 procuradores e 207 promotores de Justiça), 214 compareceram à votação. Foram registradas 12 abstenções, um voto nulo e nenhum em branco.
A apuração dos votos teve início no mesmo local da votação, assim que ela foi encerrada às 16h. Quarenta minutos depois, a Comissão Eleitoral, presidida pelo procurador de Justiça Doriel Veloso já anunciava o resultado oficial do pleito. A partir de agora, o procurador-geral de Justiça, Oswaldo Trigueiro do Valle Filho, tem três dias para encaminhar a lista tríplice ao governador Ricardo Coutinho (PSB), que por sua vez terá um prazo de 15 dias para apontar o nome do novo procurador-geral de Justiça do MPPB. Caso o governador não faça isso dentro desse prazo, automaticamente o mais votado é confirmado para a função.
"Só tenho a agradecer a confiança e o apoio dos companheiros, que sabem odo nosso pensamento para a melhoria cada vez mais da nossa instituição", comemorou Bertrand Asfora. "É uma vitória da democracia no Ministério Público e só tenho a agradecer aos colegas", apontou Ádrio Nobre. Já João Geraldo garantiu: "Fui um candidato independente e já me sinto vitorioso com o resultado".
A eleição para a formação da lista lista tríplice para o cargo de procurador-geral de Justiça do Ministério Público da Paraíba (MPPB), relativo ao biênio 2013/2015, teve início às 8h desta segunda-feira (29). Nos primeiros minutos de votação, já era grande a movimentação no auditório da PGJ. Quatro candidatos estavam na disputa para a lista tríplice: os promotores de Justiça João Arlindo, Ádrio Nobre, João Geraldo e Bertrand Asfora. E a Comissão Eleitoral, presidida por Doriel Veloso ainda era composta por outros dois membros: a procuradora de Justiça Vasti Cléa Marinho Costa Lopes (secretária da Comissão) e o promotor de Justiça Rogério 

28 de julho de 2013

O dia da criação -Poema para um domingo

Hoje é sábado, amanhã é domingo 
A vida vem em ondas, como o mar 
Os bondes andam em cima dos trilhos 
E Nosso Senhor Jesus Cristo morreu na Cruz para nos salvar. 

Hoje é sábado, amanhã é domingo 
Não há nada como o tempo para passar 
Foi muita bondade de Nosso Senhor Jesus Cristo 
Mas por via das dúvidas livrai-nos meu Deus de todo mal. 

Hoje é sábado, amanhã é domingo 
Amanhã não gosta de ver ninguém bem 
Hoje é que é o dia do presente 
O dia é sábado. 

Impossível fugir a essa dura realidade 
Neste momento todos os bares estão repletos de homens vazios 
Todos os namorados estão de mãos entrelaçadas 
Todos os maridos estão funcionando regularmente 
Todas as mulheres estão atentas 
Porque hoje é sábado. 


II


Neste momento há um casamento 
Porque hoje é sábado. 
Há um divórcio e um violamento 
Porque hoje é sábado. 
Há um homem rico que se mata 
Porque hoje é sábado. 
Há um incesto e uma regata 
Porque hoje é sábado. 
Há um espetáculo de gala 
Porque hoje é sábado. 
Há uma mulher que apanha e cala 
Porque hoje é sábado. 
Há um renovar-se de esperanças 
Porque hoje é sábado. 
Há uma profunda discordância 
Porque hoje é sábado. 
Há um sedutor que tomba morto 
Porque hoje é sábado. 
Há um grande espírito de porco 
Porque hoje é sábado. 
Há uma mulher que vira homem 
Porque hoje é sábado. 
Há criancinhas que não comem 
Porque hoje é sábado. 
Há um piquenique de políticos 
Porque hoje é sábado. 
Há um grande acréscimo de sífilis 
Porque hoje é sábado. 
Há um ariano e uma mulata 
Porque hoje é sábado. 
Há uma tensão inusitada 
Porque hoje é sábado. 
Há adolescências seminuas 
Porque hoje é sábado. 
Há um vampiro pelas ruas 
Porque hoje é sábado. 
Há um grande aumento no consumo 
Porque hoje é sábado. 
Há um noivo louco de ciúmes 
Porque hoje é sábado. 
Há um garden-party na cadeia 
Porque hoje é sábado. 
Há uma impassível lua cheia 
Porque hoje é sábado. 
Há damas de todas as classes 
Porque hoje é sábado. 
Umas difíceis, outras fáceis 
Porque hoje é sábado. 
Há um beber e um dar sem conta 
Porque hoje é sábado. 
Há uma infeliz que vai de tonta 
Porque hoje é sábado. 
Há um padre passeando à paisana 
Porque hoje é sábado. 
Há um frenesi de dar banana 
Porque hoje é sábado. 
Há a sensação angustiante 
Porque hoje é sábado. 
De uma mulher dentro de um homem 
Porque hoje é sábado. 
Há a comemoração fantástica 
Porque hoje é sábado. 
Da primeira cirurgia plástica 
Porque hoje é sábado. 
E dando os trâmites por findos 
Porque hoje é sábado. 
Há a perspectiva do domingo 
Porque hoje é sábado.