7 de fevereiro de 2014

Global grava cenas de filme em Patos com exibição no Brasil e França

Global grava cenas de filme em Patos com exibição no Brasil e FrançaO ator da Rede Globo, Lima Duarte, deve filmar cenas de seu próximo filme na cidade de Patos, na Paraíba. O também diretor deve usar a zona rural, São Mamede, como cenário de algumas partes do filme “Deserto”.


Dirigido por Guilherme Weber, o filme conta a história de um grupo de velhos artistas viajantes que, em meio a uma de suas viagens, decide parar na Paraíba para apresentar seus espetáculos.Apesar de se passar no século XVIX, o longa vai fazer uma sutil crítica aos problemas atuais da sociedade.


A previsão é de que o filme entre em cartaz apenas em janeiro de 2015, nos estados brasileiros e na França.

Vereadora Raissa Lacerda requer em espaços públicos

Vereadora Raissa Lacerda requer em espaços públicosEm requerimento que será encaminhado, na próxima terça-feira, à Prefeitura Municipal de João Pessoa, a vereadora Raissa Lacerda, pedirá ao prefeito Luciano Cartaxo, a instalação de "bebedouros em três escalas", com filtros, nas praças e locais de grande circulação de pessoas, a exemplo do Ponto de Cem Réis, Praça João Pessoa, Mercados Públicos, Orla Marítima, entre outros.

Segundo Raissa, "a função essencial do equipamento, que é fornecer água potável, passa a ser utilizada por uma quantidade maior de cidadãos, principalmente no Verão, quando o calor aumenta substancialmente na capital".

No seu requerimento, a vereadora Raissa Lacerda, solicita que os bebedouros sejam compostos por três estruturas: a primeira, mais alta, atenderia adultos e pessoas de maior estatura. Uma segunda estrutura, de proporções médias, atenderia crianças, pessoas baixas e pessoas com deficiência. .

"O conforto da população é um dos itens que compõem a pauta de ações obrigatórias que devem ser desenvolvidas pelo poder público. A instalação destes bebedouros triplos atenderia a demanda natural da população que sofre os rigores do calor extremo", afirmou Raissa.

Habilitação Social tem mais de 41 mil inscritos

Mais de 41 mil candidatos vão disputar as 3 mil vagas oferecidas pelo Programa de Habilitação Social. As inscrições foram encerradas nesta quinta-feira (6) e o resultado vai ser divulgado ainda este mês no Diário Oficial do Estado e no endereço eletrônico, por região geoadministrativa, de modo que o programa contemple candidatos em todos os municípios paraibanos.
                                                     Programa inscreve pelo site

O programa vai selecionar 3 mil inscritos, que serão convocados para a comprovação das informações prestadas durante a inscrição online. Os candidatos selecionados deverão comprovar os dados cadastrais mediante apresentação dos documentos exigidos, que serão avaliados pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano, parceira do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) na execução do programa.

Os candidatos que não comprovarem a veracidade das informações prestadas serão eliminados e substituídos pelos inscritos dentro do prazo legal e que já estarão no cadastro reserva. Somando candidatos das 14 regiões, foram inscritos 41.328 candidatos. Só no último dia, foram registradas 5.630 inscrições.

O Programa

O Habilitação Social foi criado em maio de 2012, pelo governador Ricardo Coutinho e a segunda etapa foi lançada no dia 6 de janeiro deste ano, na cidade de Bananeiras. É um programa de formação, qualificação e habilitação profissional de condutores de veículos automotores, cuja finalidade é possibilitar o acesso das pessoas de baixo poder aquisitivo, gratuitamente, à obtenção de Autorização para Condução de Ciclomotores (ACC) e da primeira Carteira Nacional de Habilitação nas categorias A ou B, na hipótese de adição de categoria A ou B, bem como à mudança de categorias para C, D ou E.

O Programa de Habilitação Social reserva 50% das vagas para inscritos no Cadastro único do Programa Bolsa Família. As demais vagas são distribuídas da seguinte forma: 15% para pessoas com renda familiar igual ou inferior a 1,5 salário mínimo que comprovem nunca haver tido experiência formal junto ao mercado de trabalho ou que estejam desempregadas há mais de um ano; 20% para alunos matriculados na rede pública de ensino nos programa Pró-Jovem e Brasil Alfabetizado; 10% para pessoas egressas e liberadas do sistema penitenciário, bem como aqueles que tenham cumprido medida sócio-educativa de internação, nos termos do Estatuto da Criança e do Adolescente, de acordo com requisitos estabelecidos pela portaria da superintendência do Detran e 5% para beneficiários do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), inclusive o pequenos agricultores, assim como de outros programas sociais.

Por meio do programa, o candidato é dispensado do pagamento das taxas relativas aos exames de aptidão física e mental; das taxas na adição de categoria; das taxas na mudança de categoria; do pagamento da Licença para Aprendizado de Direção Veicular (LADV); das taxas no pagamento para permissão para dirigir A ou B e do pagamento de taxas para realização dos cursos teórico-técnicos e de prática de direção veicular.

De acordo com o regulamento do programa, 80% das vagas serão para candidatos à obtenção da primeira Carteira Nacional de Habilitação e 20% para os candidatos à mudança categoria. As vagas destinadas aos candidatos que se inscreverem para a primeira habilitação serão subdivididas em 70% para a categoria A (motos) e 30% para a categoria B (carros). Pelo programa, os candidatos que tiram a carteira nacional de habilitação na categoria “A” (motociclistas) recebem um capacete, como forma de incentivo ao uso do equipamento de segurança.

Hoje o custo de carteira de habilitação passa de R$ 1 mil. Por meio do Programa de Habilitação Social, o Governo do Estado dispensa os candidatos beneficiados do pagamento das taxas e assume os custos cobrados pelos Centros de Formação de Condutores credenciados.

O superintendente do Detran, Rodrigo Carvalho, revelou que outros Detrans enviaram representantes à Paraíba para conhecer os critérios de distribuição das vagas, sempre atrelados ao lado social dos candidatos e sem qualquer risco de apadrinhamento e que toda esta fase de análise da documentação, após as inscrições online, será coordenada pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano.

Antes da implantação do Programa de Habilitação Social, o acesso ao documento era condicionado, exclusivamente, ao pagamento pelos serviços dos Centros de Formação de Condutores, as antigas autoescolas.

A porcentagem de vagas por segmentos:

· Bolsa Família – 1.500 vagas (50%)

· Renda familiar até um salário mínimo e meio – 450 vagas (15%)

· Alunos da rede pública cadastrados no Pro-Jovem e no Brasil Alfabetizado – 600 vagas (20%)

· Egressos do Sistema Penitenciário – 300 vagas (10%)

· Beneficiário do PAA – 150 vagas (5%)

Quadrilha explode caixa eletrônico do Banco do Brasil, no Cariri

UmbuzeiroCinco homens fortemente armados explodiram um caixa eletrônico do Banco do Brasil, na madrugada desta sexta-feira (7), no município de Umbuzeiro (a 137 quilômetros de João Pessoa), na região do Agreste.
Segundo o Centro de Operações Policiais a ação ocorreu por volta da 1h. Os moradores da localidade se assustaram com o barulho da explosão que terminou com o caixa eletrônico totalmente destruído.
O quinteto após a explosão fugiu em veículo sedam prata para Pernambuco. Está é a segunda vez que a agência sofre ação dos bandidos, a última ocorreu no ano passado.
Policiais realizaram rondas, mas até o fechamento desta matéria às 07h50 não haviam localizado os bandidos.
De acordo com o Sindicato dos Bancários da Paraíba, já são 21 ocorrências, sendo: 7 explosões (5 no Bradesco e 2 no Banco do Brasil), 2 assaltos (1 no Bradesco e 1 no Banco do Brasil), 8 arrombamentos (1 no Banco do Brasil, 2 no Santander e 5 no Itaú), 1 Tentativa de arrombamento/explosão/assalto (1 no Banco do Brasil), 3 Saidinhas/Entradinhas de banco (1 no Santander, 1 no Bradesco e 1 no Banco do Brasil).

Jovem suspeito de vários crimes é encontrado morto em matagal de Guarabira

Local onde o corpo foi encontradoPoliciais Militares do 4º Batalhão encontraram o corpo de Márcio Trajano dos Santos, 22 anos, conhecido como “Novinho”, em um matagal do bairro Alto da Boa Vista, na cidade de Guarabira, no Brejo paraibano a 98km de João Pessoa. O cadáver foi achado na madrugada desta sexta-feira (7).
De acordo com o 4º BPM, uma moradora ligou para o 190 informando sobre disparos no bairro e avisou sobre a possibilidade de alguém ter sido atingido pelos tiros. Uma viatura da Polícia Militar realizou diligência e encontrou o corpo.
Segundo o delegado Luciano Soares, titular da Seccional da Polícia Civil de Guarabira, a vítima possuía ficha criminal por diversos crimes, como furto, roubo e a suspeita da participação em um homicídio.
Uma equipe do Grupo Tático Especial da PC local está investigando o autor do homicídio e já tem informação de que o assassinato foi praticado por um desconhecido, que esteve na casa da vítima horas antes do crime.
“Recebemos a informação de que um homem, até agora desconhecido, chegou na casa de Márcio Trajano chamando por ele. A vítima mandou entrar e logo em seguida saíram juntos. Momentos depois, populares ouviram disparos no bairro. Acreditamos que o crime trata-se de uma execução e ele tenha sido atraído para o ‘cheiro do queixo’. Outra hipótese é a de que ele morreu em outro local e teve o corpo jogado no matagal”, constatou o delegado.

O corpo foi levado para o Instituto de Medicina Legal (IML) de Guarabira.   

Programação do Centenário de Abelardo Jurema no Ponto de Cultura Cantiga de Ninar

ImageNo dia 14 de fevereiro será realizada a feira de troca de livros no Ponto de Cultura Cantiga de Ninar, em Itabaiana, com presença de alunos de escolas públicas da rede municipal. O professor Antonio Costta vai proferir breve palestra sobre a vida e obra do Ministro Abelardo Jurema, eminente vulto nascido em Itabaiana que completa um século de nascimento no dia 15 de fevereiro.
Abelardo de Araújo Jurema nasceu no dia 15 de fevereiro de 1914, em Itabaiana (PB), filho de Geminiano Jurema Filho e de Amália de Araújo Jurema. Matriculou-se em 1933 na Faculdade de Direito de Recife. Sua formatura coincidiu com o advento do Estado Novo (10/11/1937) e nessa nova conjuntura foi nomeado prefeito de Itabaiana, sua cidade natal, cargo no qual permaneceu até janeiro de 1938. Prefeito nomeado de João Pessoa em 1946 e 1947, em outubro de 1950 foi eleito, pela Paraíba, suplente do senador Rui Carneiro, vindo a exercer o mandato entre outubro de 1953 e março de de 1954 e entre junho e setembro de 1957. Entre 1957 e 1958 foi secretário do Interior e Justiça da Paraíba. Eleito em outubro de 1958 deputado federal na legenda do Partido Social Democrático (PSD) assumiu a cadeira em fevereiro do ano seguinte. Em 25 de agosto de 1961, Jânio Quadros renunciou à presidência da República. A renúncia abriu uma grave crise, pois a posse do vice-presidente João Goulart foi vetada pelos ministros militares. Somente no dia 7 de setembro Goulart foi empossado na presidência, depois de o Congresso ter aprovado a Emenda Constitucional nº 4, que transformava em parlamentarista o regime de governo. Em janeiro de 1963 um plebiscito nacional decidiu pelo retorno ao presidencialismo. Reeleito deputado federal pela Paraíba em outubro de 1962, Abelardo Jurema licenciou-se do mandato em junho de 1963 para assumir a pasta da Justiça do governo Goulart. Duas de suas iniciativas tiveram grande repercussão: a criação do Comissariado de Defesa da Economia Popular, órgão fiscalizador dos preços dos gêneros alimentícios, e o congelamento do preço dos aluguéis.

Em 10 de abril foi cassado e teve os direitos políticos suspensos com base no Ato Institucional nº 1. Em seguida, partiu para o exílio no Peru. Jurema voltou ao Brasil em 1974. Beneficiado pela aprovação da anistia em agosto de 1979, filiou-se, após a extinção do bipartidarismo em novembro de 1979 e a conseqüente reformulação partidária, ao Partido Democrático Social (PDS), agremiação de apoio ao regime militar. Foi ainda diretor do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, entre 1983 e 1985, e do Instituto do Açúcar e do Álcool, entre 1985 e 1988. Casou-se com Maria Evanise Jurema, com quem teve sete filho

Projeto Baú da Cultura no Ponto de Cultura Ypuarana de Lagoa Seca

ImagemA Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo e Ponto de Cultura Ypuarana, fizeram hoje as primeiras gravações do Programa Baú da Cultura com o quadro Mestres do Ofício. O entrevistado foi o músico Adriano Ezequiel e sua sanfona. O projeto Baú da Cultura visa, através de documentação videográfica, tornar visível as riquezas existentes no município. Em breve o programa será exibido através do site youtube.com, na página oficial da Secult Lagoa Seca do facebook como também em outras redes sociais. Aguardem!

Ladrão é preso e foge algemado de dentro de viatura da Polícia Militar em movimento

Homem preso pela Polícia MilitarUm preso conseguiu fugir de dentro de uma viatura da Polícia Militar do 14º Batalhão nessa quinta-feira (6), na cidade de Sousa, a 427 quilômetros de João Pessoa. Luiz Carlos dos Santos havia sido detido suspeito de ter roubado uma cadeira da casa de uma médica no valor de R$ 900. O carro estava em movimento quando ele pulou do veículo.
De acordo com o delegado Sylvio Rabello, titular da Seccional da Polícia Civil de Sousa, o homem estava sendo levado para a delegacia distrital, quando durante o trajeto, o ladrão – que estava algemado - conseguiu abrir a porta traseira da viatura e fugir.
“Os policiais militares estavam chegando na delegacia quando o rapaz conseguiu abrir o xadrez da viatura, pular com o carro em movimento e correr”, comentou o delegado.
Rabello disse que os policiais perceberam a ação e pararam o veículo oficial. Houve perseguição pela rua, mas o preso foi detido.

“Luiz Carlos, que deu outro nome a Polícia Militar, vai responder por furto e dados inverídicos. Solicitamos a prisão preventiva dele e como a Justiça já expediu, Luiz Carlos foi levado para o Presídio Regional de Sousa, nesta sexta”.

Patos Folia 2014: programação oficial será lançada amanhã

 Patos Folia 2014: programação oficial será lançada amanhãA Liga dos Blocos Carnavalescos em parceria com a Prefeitura de Patos, através da Secretaria de Cultura, Turismo e Esporte, preparou para este sábado, 08 de fevereiro, o lançamento oficial da programação do Patos Folia 2014, que acontecerá a partir das 9h00 no Centro de Cultura Amaury de Carvalho, localizado ao lado da Praça Edivaldo Motta, Centro de Patos.


De acordo com o secretário de Cultura, Turismo e Esporte, Romildo de Sousa, o momento terá ainda a abertura de uma exposição que narra a evolução dos antigos carnavais de Patos, além da exibição de um vídeo contendo momentos importantes dessa história. Para coroar o lançamento da programação oficial do carnaval de Patos de 2014, alguns integrantes da Filarmônica 26 de Julho farão uma apresentação musical recheada de clássicos dos antigos carnavais.


O evento será aberto ao público e contará ainda com a presença dos Blocos Carnavalescos, filiados à Liga dos Blocos de Patos.


Depois de Ruy, agora são os vereadores da PB que criticam gastos do governo federal em Cuba

Vereadores paraibanos criticaram os gastos do governo federal com o Porto de Mariel, em Cuba. Eles lamentaram que a Paraíba não receba a mesma quantidade de investimentos federais.


Para Eilson do Carmo Lima (PSDB), vereador de Água Branca, os gastos com o exterior são inadmissíveis. "O governo federal deveria utilizar os recursos do BNDES para o que realmente foi criado, como a própria sigla diz, o desenvolvimento econômico e social nacional. Absurdo esse investimento", disse.


Francisco Andrade (PSDB), vereador de São Mamede, também questionou. "Qual seria o motivo real das transferências de recursos do Brasil para outros países? Será que esse dinheiro está tendo retorno para o país?".


Na última quarta-feira (5), o presidente do PSDB da Paraíba, deputado federal Ruy Carneiro, disse que enquanto o país cubano foi contemplado com investimentos bilionários, a Paraíba recebeu apenas R$ 352 milhões do orçamento de 2013. "A presidente prefere gastar lá fora ao invés de investir no Brasil. Faltam investimentos para melhorar a vida dos paraibanos, mas sobram para gastar no Porto de Cuba", afirmou.


No dia 27 de janeiro, o PSDB emitiu nota criticando os financiamentos. "Fosse o Brasil um país que esbanjasse dinheiro e com questões de infraestrutura e logística resolvidas, poderia até ser compreensível. Mas os recursos que vão para a ilha da ditadura castrista – e também para a Venezuela chavista e para outros países, notadamente os ideologicamente alinhados – são os mesmos que faltam para obras estruturantes no Brasil, em especial as de mobilidade urbana nas nossas metrópoles".

6 de fevereiro de 2014

COMEÇARAM AS INSCRIÇÕES DE ESPETÁCULOS PARA O 2º FESTIVAL DE TEATRO DE SAPÉ

Até o dia 28 de fevereiro, espetáculos de Sapé, Cruz do Espírito Santo, Mari, Sobrado, Riachão do Poço, Pilar, São José dos Ramos, São Miguel de Taipu e Juripiranga podem se inscrever no 2º Festival, que premiará com valores em dinheiro os vencedores de 8 categorias, totalizando R$ 3.000,00 líquidos em prêmios.
O Regulamento prevê que os espetáculos deverão ter, no máximo, 40 minutos.Image
As inscrições deverão ser feitas enviando o material previsto no Regulamento para o endereço: Avenida Comendador Renato Ribeiro Coutinho, 1448 – Centro – Sapé – PB. CEP: 58.340-000 ou entregar pessoalmente na Sede da COPROCEN: Rua Antônio Batista Lins – Centro – Sapé – PB, no horário das 9h às 12h e das 14h às 17h.
O Regulamento ainda prevê que cada artista ou técnico inscrito no 2º Festival de Teatro de Sapé compromete-se em vender, pelo menos, 10 cartelas do 6º Show de Prêmios da Companhia, para complementar as despesas do festival.
Quem quiser, pode inscrever também monólogos cômicos ou dramáticos.
O 2º FESTIVAL DE TEATRO DE SAPÉ acontece entre 27 e 29 de março de 2014, na terra de Augusto dos Anjos, premiando o melhor ator e a melhor atriz de comédias, o melhor diretor de comédias e o melhor diretor de dramas, a melhor comédia e o melhor drama e o melhor ator e a melhor atriz de drama.
INFORMAÇÕES: 9140 3026

 (Ascom)

Pontos de Cultura da Paraíba terão curso de formação em gestão cultural

A Comuna S.A, Pontão de Cultura de Belo Horizonte – MG em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura da Paraíba vai oferecer o curso gratuito de Formação em Gestão Cultural para os Pontos de Cultura da Paraíba. 
O curso presencial acontecerá nos dias 20, 21 e 22 de fevereiro, no Auditório da PBtur – Centro turístico Tambaú
Avenida Almirante Tamandaré, 100 – Tambaú
João Pessoa – Paraíba 

O curso a distância acontecerá entre o dia 06/03 e 09/05.
As inscrições podem ser feitas até o dia 14 de fevereiro no site:http://www.inspirebr.com.br/ead
Pontos de Cultura da Paraíba, aguardamos vcs!
Em caso de dúvidas, ligue ou mande um email para a Comuna S.A.!

(31) 2552 88 82
comunasa@gmail.com

Programação do Centenário de Abelardo Jurema no Ponto de Cultura Cantiga de Ninar

No dia 14 de fevereiro será realizada a feira de troca de livros no Ponto de Cultura Cantiga de Ninar, em Itabaiana, com presença de alunos de escolas públicas da rede municipal. O professor Antonio Costta vai proferir breve palestra sobre a vida e obra do Ministro Abelardo Jurema, eminente vulto nascido em Itabaiana que completa um século de nascimento no dia 15 de fevereiro.Image
Abelardo de Araújo Jurema nasceu no dia 15 de fevereiro de 1914, em Itabaiana (PB), filho de Geminiano Jurema Filho e de Amália de Araújo Jurema. Matriculou-se em 1933 na Faculdade de Direito de Recife. Sua formatura coincidiu com o advento do Estado Novo (10/11/1937) e nessa nova conjuntura foi nomeado prefeito de Itabaiana, sua cidade natal, cargo no qual permaneceu até janeiro de 1938. Prefeito nomeado de João Pessoa em 1946 e 1947, em outubro de 1950 foi eleito, pela Paraíba, suplente do senador Rui Carneiro, vindo a exercer o mandato entre outubro de 1953 e março de de 1954 e entre junho e setembro de 1957. Entre 1957 e 1958 foi secretário do Interior e Justiça da Paraíba. Eleito em outubro de 1958 deputado federal na legenda do Partido Social Democrático (PSD) assumiu a cadeira em fevereiro do ano seguinte. Em 25 de agosto de 1961, Jânio Quadros renunciou à presidência da República. A renúncia abriu uma grave crise, pois a posse do vice-presidente João Goulart foi vetada pelos ministros militares. Somente no dia 7 de setembro Goulart foi empossado na presidência, depois de o Congresso ter aprovado a Emenda Constitucional nº 4, que transformava em parlamentarista o regime de governo. Em janeiro de 1963 um plebiscito nacional decidiu pelo retorno ao presidencialismo. Reeleito deputado federal pela Paraíba em outubro de 1962, Abelardo Jurema licenciou-se do mandato em junho de 1963 para assumir a pasta da Justiça do governo Goulart. Duas de suas iniciativas tiveram grande repercussão: a criação do Comissariado de Defesa da Economia Popular, órgão fiscalizador dos preços dos gêneros alimentícios, e o congelamento do preço dos aluguéis.

Em 10 de abril foi cassado e teve os direitos políticos suspensos com base no Ato Institucional nº 1. Em seguida, partiu para o exílio no Peru. Jurema voltou ao Brasil em 1974. Beneficiado pela aprovação da anistia em agosto de 1979, filiou-se, após a extinção do bipartidarismo em novembro de 1979 e a conseqüente reformulação partidária, ao Partido Democrático Social (PDS), agremiação de apoio ao regime militar. Foi ainda diretor do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, entre 1983 e 1985, e do Instituto do Açúcar e do Álcool, entre 1985 e 1988. Casou-se com Maria Evanise Jurema, com quem teve sete filho

Bolívia tem 39,7 mil famílias desabrigadas pelas chuvas e 32 mortes

O ministro da Defesa da Bolívia, Rubén Saavedra, divulgou hoje (5) um balanço dos danos causados pelas chuvas e inundações dos últimos dias em 109 municípios de várias regiões do país. Até o momento, 32 pessoas morreram, seis estão desaparecidas e há 39,7 mil famílias desabrigadas.
“Cento e nove municípios estão em estado de emergência e, além das vítimas, quase 17,5 mil hectares de terra foram danificados”, ressaltou Rubén Saavedra, em entrevista coletiva no palácio do governo.

Os departamentos mais afetados são Cochabamba, Chuquisaca e Potosí. De acordo com o ministro, a Defesa Civil montou um esquema especial para atender emergências e apoiar as cidades danificadas.
Funcionários do ministério, militares e voluntários ajudam no transporte e na logística de distribuição de medicamentos e alimentos nas regiões afetadas. “Ao todo, 120 toneladas de alimentos foram transportadas”, informou.

Saavedra pediu que população boliviana doe alimentos para o programa de ajuda humanitária. “Precisamos adquirir 170 toneladas para ajudar aos desabrigados”, disse ele.

Câmara aprova PEC que permite a médicos militares atuarem no SUS

O plenário da Câmara dos Deputados aprovou hoje (5) a proposta de emenda à Constituição (PEC) que permite aos médicos militares acumularem dois cargos públicos. A matéria foi votada em dois turnos e segue para promulgação, que deverá ocorrer em sessão solene futuramente.
O texto permite aos militares da ativa que tomarem posse de cargos públicos civis não eletivos temporariamente permaneçam agregados aos quadros das Forças Armadas com o tempo de serviço contando para promoção por antiguidade e transferência para a reserva. Aqueles que decidirem assumir os cargos civis permanentemente serão transferidos automaticamente para a reserva.
Com isso, fica permitido a esses médicos atenderem pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em regiões de fronteira onde estejam prestando serviço, por exemplo. Eles também ficam liberados para atender em rede particular, o que deve evitar a evasão das Forças Armadas.

A proposta, que já foi aprovada no Senado no ano passado, pretende contribuir para os esforços do governo federal de levar médicos para regiões distantes e isoladas do país. A matéria foi aprovada com 374 votos favoráveis e nenhum contrário.

Termina prazo para matrícula dos selecionados na segunda chamada do ProUni

Prouni - seloOs candidatos pré-selecionados na segunda chamada do Programa Universidade para Todos (ProUni) têm até hoje (6) para comparecer às instituições de ensino, entregar os documentos que comprovem as informações prestadas no momento da inscrição e providenciar a matrícula. Quem perder o prazo ou não comprovar as informações é desclassificado.
O candidato deve verificar na instituição os horários e o local onde tem que comparecer. Na página do ProUni na internet estão relacionados os documentos a serem entregues, entre eles documentos pessoais e comprovantes de rendimento, de residência e de conclusão do ensino médio.
O estudante que não tenha sido pré-selecionado em nenhuma das duas chamadas pode aderir à lista de espera nos dias 13 e 14 de fevereiro, com entrega dos documentos nos dias 19 e 20.

O ProUni oferece bolsas integrais e parciais em instituições privadas de ensino superior. As bolsas integrais são para os estudantes com renda bruta familiar, por pessoa, até um salário mínimo e meio. As parciais são destinadas aos candidatos com renda bruta familiar até três salários mínimos por pessoa. O bolsista parcial poderá utilizar o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para custear o restante da mensalidade.

Nesta primeira edição de 2014, o ProUni teve 1.259.285 candidatos inscritos. Eles concorreram a 191,6 mil bolsas de estudos, sendo 31.636 bolsas integrais e 59.989 parciais

Aeroportos: comida e estacionamento caros são principais queixas de usuários

AlimentaçãoO valor da alimentação e dos produtos comerciais nos aeroportos, o custo do estacionamento e o acesso à internet sem fio são os itens mais mal avaliados pelos passageiros nos 15 principais aeroportos brasileiros. Os dados são da 4ª edição dos Indicadores de Desempenho Operacional em Aeroportos, divulgado hoje (5) pela Secretaria de Aviação Civil.
Entre os terminais pesquisados, o que recebeu a pior avaliação foi o Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos (SP), seguido pelo Aeroporto Internacional Marechal Rondon, de Cuiabá (MT)  e o Aeroporto Internacional de Brasília Presidente Juscelino Kubitschek. O melhor avaliado foi o Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP). Em seguida, estão o Aeroporto Internacional Afonso Pena, em Curitiba (PR) e o Aeroporto Internacional Augusto Severo, de Natal (RN).
Entre os serviços prestados nos aeroportos, também foram mal avaliados pelos passageiros itens como velocidade dos serviços de restituição de bagagem, transporte terrestre para o aeroporto e tempo de espera na fila de controle de imigração. Tiveram boa avaliação itens como o atendimento, cordialidade e eficiência dos funcionários do check-in e o rigor na inspeção de segurança.
O ministro da Aviação Civil, Moreira Franco, disse que, ao registrar a insatisfação dos usuários, a pesquisa mostra aos operadores e prestadores de serviços dos aeroportos que mudanças precisam ser implementadas. “Nos itens alimentação e estacionamento, o passageiro não tem alternativa, é quase uma reserva de mercado. Esse é um problema que tem que ser enfrentado e tem que se trabalhar com racionalidade. Acho que essa reclamação insistente dos clientes geram sobre as empresas prestadoras de serviço uma reação que certamente vai provocar uma queda de preço”, disse.
Apesar de os terminais de Guarulhos e Brasília, que vão receber grande quantidade de passageiros durante a Copa do Mundo, em junho, estarem entre os piores avaliados pelos usuários, o ministro Moreira Franco disse que os aeroportos brasileiros irão operar com qualidade. “Não tenho dúvida de que o atendimento da Copa vai ser adequado e comparável a qualquer país do mundo”, disse. Sobre o terminal de Guarulhos, Moreira Franco disse que visitou o local ontem (5) e que um grupo de trabalho com os operadores do aeroporto e órgãos governamentais foi criado para melhorar os indicadores.

A avaliação foi feita no período de outubro a dezembro de 2013. Foram entrevistadas 18.213 pessoas. A coleta de dados é feita por meio de entrevista presencial com aplicação de questionario. Os itens avaliados pelos passageiros estão dentro de categorias como acesso ao aeroporto, instalação aeroportuária, check-in e inspeção de segurança.

Em nota, a GRU Airport, concessionária do Aeroporto Internacional de Guarulhos, informou que já fez uma série de melhorias nos terminais 1, 2 e 4 a fim de aumentar o conforto dos passageiros. A empresa destaca que as obras nos atuais terminais estão sendo conduzidas de forma a não impactar as operações do aeroporto. Segundo a GRU Airport, Guarulhos recebeu, em 2013, cerca de 36 milhões de passageiros – número aproximadamente 50% maior do que a capacidade atual.

“Somente após a inauguração do TPS3 [terceiro terminal], em 11 de maio, será possível transferir boa parte dos passageiros para a nova área, permitindo um maior nível de conforto nos terminais 1, 2 e 4”, destaca a nota.

Decisão da Petrobras de adiar balanço patrimonial foi técnica, diz Mantega

A decisão da Petrobras de adiar o balanço patrimonial do quarto trimestre de 2013 foi “técnica”, disse hoje (5) o ministro da Fazenda, Guido Mantega. Para Mantega, as especulações do mercado sobre o assunto são “um absurdo”. "[A decisão] é só para que possamos ter mais tempo para ter os dados que serão apresentados na próxima reunião”, disse o ministro, que é presidente do Conselho de Administração da estatal.
Mantega deu as declarações ao deixar reunião no Senado Federal para discutir o indexador da dívida dos estados. Os números deveriam ser disponibilizados no dia 14, mas agora serão divulgados somente no dia 25. A decisão assustou o mercado e as ações da Petrobras tiveram forte queda no pregão desta quarta-feira da Bovespa.