10 de maio de 2013

destaque do Dia -Amandha Cibelly

                   Amandha Cibelly  
                   é destaque do dia                   
                no nosso Espaço Viver 




Ela tem a capacidade de ouvir o silêncio.
Adivinhar sentimentos.
Encontrar a palavra certa nos momentos incertos.
Nos fortalecer quando tudo ao nosso redor parece ruir.
Sabedoria emprestada dos deuses para nos proteger e amparar.

Sua existência é em si um ato de amor.
Gerar, cuidar, nutrir.
Amar, amar, amar...
Amar com um amor incondicional que nada espera em troca.
Afeto desmedido e incontido





Poesia Dia das Mães

Para Sempre

Por que Deus permite
que as mães vão-se embora?
Mãe não tem limite,
é tempo sem hora,
luz que não apaga
quando sopra o vento
e chuva desaba,
veludo escondido
na pele enrugada,
água pura, ar puro,
puro pensamento.

Morrer acontece
com o que é breve e passa
sem deixar vestígio.
Mãe, na sua graça,
é eternidade.
Por que Deus se lembra
- mistério profundo -
de tirá-la um dia?
Fosse eu Rei do Mundo,
baixava uma lei:
Mãe não morre nunca,
mãe ficará sempre
junto de seu filho
e ele, velho embora,
será pequenino
feito grão de milho.
Carlos Drummond de Andrade

Cantor Paraibano vira febre no Youtube

                         Cantor Paraibano vira febre no Youtube

  1. O canal no Youtube do cantor Paraibano, morador da cidade de Queimadas , Jeff Winner caiu no gosto dos internautas, os vídeos postados são uma febre, tornando-se destaque como um dos maiores canais do nordeste no YouTube. Jeff em uma entrevista exclusiva ao ClickPB, na tarde desta terça-feira (23), falou da oportunidade e o upgrade que a internet proporcionou na sua carreira artística.
  2. Jeff Winner é musico há mais de 15 anos, todavia seus trabalhos tornaram-se conhecidos há cerca de um ano quando começou a postar vídeos na internet, no vídeo SKYRIM - Epic Metal Version em um mês obteve 42.762 visualizações únicas e no Game of Thrones - Epic Metal foi postado há cinco dias e já está com 12.932 visualizações.
  3. Jeff acredita que o sucesso dos vídeos no Youtube está ligado a edição e produção diferenciada, "ousar é o segredo, na edição utilizo efeitos de imagem, vozes e transformo temas clássicos em Rock, o canal é voltado para cultura POP, Jjaponesa e Nerd, mas sua essência é o Rock", acrescentou o músico.
  4. Parte da renda de Jeff vem das postagens no YouTtube, através da publicidade em seus vídeos, ele ressaltou que a internet foi a única ferramenta que ele encontrou para divulgar seu trabalho, já que as mídias tradicionais de acordo com o mesmo são fechadas para o estilo musical do Rock.
  5. As novidades citadas pelo cantor é que no mês de Junho vai ter uma programação de show e ainda revelou que seus vídeos tem a finalidade de levar o nome do nordeste brasileiro para o mundo através do canal virtual.


 http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=Yw1sj8pOmd4

Professor da UFPB cria vacina que bloqueia gripe aviária H5N1


                                Professor da UFPB cria vacina que bloqueia gripe aviária H5N1
  1. O professor adjunto do Centro de Biotecnologia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Lindomar José Pena, é criador de uma vacina contra a gripe aviária cujos testes apresentaram resultados muito mais satisfatórios que as vacinas atualmente aplicadas em todo o mundo. O resultado da pesquisa compôs a tese de PhD do autor em Ciências Médicas Veterinárias, que foi defendida nos Estados Unidos e parte dos resultados foi publicada no mês de maio na melhor revista sobre vírus, a Journal of Virology.
  2. A vacina foi criada na University of Maryland, uma das universidades mais prestigiadas dos EUA, onde o seu autor fez o PhD em Ciências Médicas Veterinárias e fez importantes descobertas sobre a gripe suína e aviária. O professor Lindomar Pena fez questão de mencionar que os direitos autorais sobre este trabalho estão reservados em sua tese de PhD. O orientador da tese foi o professor Daniel Perez, em cujo laboratório as pesquisas foram feitas.
  3. Segundo o professor Pena, as vacinas anteriormente desenvolvidas contra o vírus da gripe aviária H5N1 não foram eficazes ou apresentavam risco de troca do material genético com os vírus circulantes na natureza formando, potencialmente, um novo vírus mais agressivo para a população humana e animal. A vacina desenvolvida pelo professor Pena é segura, não apresenta as limitações acima e apresentou excelentes resultados até no combate ao mais letal dos vírus causadores da gripe, um vírus do subtipo H5N1 isolado a partir de um paciente que morreu de pneumonia no Vietnã. A vacina já foi submetida ao processo de patenteamento, e está em andamento.
  4. Sobre a sua criação, o professor Lindomar Pena comentou: Nós queremos fazer que esta vacina seja útil e eficiente não somente contra os vírus H5N1 e H9N2, mas contra qualquer vírus, inclusive contra o vírus H7N9 que está causando terror na Ásia. Além disso, ela poderá ser utilizada para combater o vírus da gripe, e também contra outro patógeno qualquer: para neutralizar uma bactéria (que causa pneumonia), parasita (malária), fungos e até células cancerígenas. "Fizemos a vacina de maneira bem engenhosa de forma que ela possa ser utilizada para essas outras possibilidades. Começamos testando contra a gripe, mas já estamos testando contra essas outras doenças", frisou.
  5. Ele disse que a pesquisa partiu da estratégia de fazer uma vacina viva altamente potente, mas que não tivesse os problemas associados à vacina tradicional. "O que fizemos foi modificar o vírus geneticamente, através de técnicas de engenharia genética: embaralhamos o genoma viral de tal maneira que o vírus tornou-se enfraquecido e possibilitou a inserção de genes de outros organismos de interesse".
  6. O professor também explicou que o embaralhamento do genoma viral reduziu consideravelmente a probabilidade de mistura, ou recombinação, do material genético desse vírus vacinal com outros circulantes e, mesmo se essa mistura ocorresse, o vírus resultante será completamente inofensivo, conforme demonstrado em animais de laboratório. O desenvolvimento dessa vacina foi repercutido pelos principais veículos de comunicação científica do mundo

Caxirola, símbolo da Copa de 2014, é proibida em Salvador

  1.             Caxirola, símbolo da Copa de 2014, é proibida em Salvador
  2. Uma reunião realizada em Salvador para decidir o esquema de segurança para o clássico Bahia e Vitória, no próximo domingo, na Arena Fonte Nova, determinou que a caxirola não poderá ser usada pela torcida. A Polícia Militar informou que a proibição se estenderá a todas as partidas disputadas na capital baiana.

  3. A caxirola, que lembra o caxixi - espécie de chocalho feito de palha e sementes tocado junto com o berimbau -, está sendo fabricadas e distribuída sob responsabilidade da multinacional The Marketing Store e foram chanceladas pelo Ministério dos Esportes e pela Fifa como instrumento oficial das Copas das Confederações e do Mundo. A produção é feita em plástico verde, feito a base de cana-de-açúcar, fabricado pela indústria petroquímica Braskem.

  4. A proibição foi decidida em reunião no quartel da PM da qual participaram representantes da corporação, do Ministério Público, Poder Judiciário, órgãos da Prefeitura, representantes dos dois clubes, líderes das torcidas e da Federação Baiana de Futebol.

  5. A proibição deve-se a uma polêmica em torno do uso do instrumento iniciada no Ba-Vi  do dia 28 de abril, na Fonte Nova. Revoltada com o baixo desempenho do Bahia, que já perdia para o Vitória por 2 a 0 no primeiro tempo, os torcedores arremessaram centenas de caxirolas no gramado. 

  6. Os jogadores precisaram interromper a partida para retirar as caxirolas. Como punição o Bahia ficou sem a presença da torcida por dois jogos, além da aplicação de multa convertida em 500 quilos de alimentos não perecíveis  doados a instituição de caridade.

  7.   O fato ganhou repercussão nacional. No dia do jogo, a empresa responsável pela confecção e comercialização do equipamento, a americana Marketing Store, distribuiu 50 mil caxirolas entre as torcidas das duas equipes. O objetivo era o de promover e testar o uso do instrumento no estádio.

Feira de Flores com preços populares movimenta Empasa na Capital

  1.            Feira de Flores com preços populares movimenta Empasa na Capital                           Os consumidores que pretendem presentear as mães neste domingo (12) têm um ponto de compra nas dependências da Empresa Paraibana de Abastecimento e Serviços Agrícolas (Empasa) desde a quinta-feira (9) até este sábado (11), véspera do Dia das Mães, na 5ª Feira de Flores da Paraíba, que acontece das 7h às 17h, em João Pessoa. Os preços cabem em todos os bolsos, variando entre R$ 3 e R$ 50.
  2. Ao todo são 15 produtores de flores dos municípios paraibanos de Pilões, Sapé, Areia, Boqueirão, Belém e João Pessoa, que comercializam pacotes de plantas e vasos com mudas. O Governo do Estado promove o evento, por meio da Empasa, que conta com a parceria do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas da Paraíba (Sebrae), Serviço Nacional de Aprendizado Rural (Senar-PB), Federação da Agricultura e Pecuária da Paraíba (Faepa), Café São Braz e Natural Fashion (Algodão Colorido). A feira conta ainda com o apoio do Arranjo Produtivo Local da Floricultura Paraibana (APL) e a empresa Ddecore Rústico.
  3. Para o produtor de flores do município de Sapé, Zeca Araújo, a demanda deste ano foi maior do que na edição anterior. "Como a divulgação foi muito boa, a procura superou nossa expectativa e estamos oferecendo as flores e arranjos com o preço 50% menor do que o praticado nas floriculturas da Capital. A intenção é incrementar a produção para que no próximo ano a oferta seja maior", comentou o floriculturista.
  4. As flores estão sendo comercializadas a preços populares e os produtores apresentam à população em geral flores do campo, temperadas, rosas (diversas cores), bastão do imperador, maracás, panamás, bihai, folhagens (avenca e avencão), orquídeas, cactos, gérberas, rostratas, entre outras. A novidade deste ano está sendo a realização de oficinas gratuitas com temas como utilização de flores naturais em cestas de café da manhã; técnicas de manutenção de plantas em vasos; arte floral; e cultivo de orquídeas.  
  5. Programação - A programação tem continuidade nesta sexta-feira (10), quando os visitantes terão oficinas de "Cultivo de orquídeas", à tarde "Arte floral" e apresentação do Grupo Folclórico do Sesc-PB. A Feira encerra no sábado (11).

A população pode adquirir buquês ou flor individual, composto orgânico produzido pela central de abastecimento ou vasos com plantas. A ação visa o encontro entre produtores e consumidores, propiciando a interação da cadeia produtiva da floricultura no Estado.

Senador Casio Cunha Lima Recebe hoje Titulo de Cidadão pessoense


O Senador do Estado da Paraíba Casio Cunha Lima recebe na tarde desta Sexta feira na câmara Municipal de João Pessoa o Titulo de Cidadão Pessoense conferido de forma simples e merecida da mesma forma que o senador ainda em entrevista a Radio Correio ,no Programa Correio Debate afirmou  que se a legenda do seu partido "PSDB" O indicar para concorrer nas próximas eleições para o governo do Estado ele concorrerá ,e afirmou que  a Legenda do Partido tem grandes nomes para se lançar nas próximas eleições ,"o meu partido tem grandes nomes para concorrer tudo pode acontecer " afirmou o senador Casio.

Muitas coisas ainda estão para acontecer ate as eleições para Governador onde as emoções irão falar mais alto e o coração vai 
bater mais forte .

9 de maio de 2013

Aos 16 anos, paraibana é convocada para Seleção Brasileira de Saltos Ornamentais


  1. Diversas participações em torneios de saltos ornamentais, que culminaram na conquista do título da Taça Brasil Adulto, aos 16 anos. Esse foi o principal fator que fez com que a paraibana Luana Lira fosse convocada para a seleção brasileira da modalidade. Revelação da Vila Olímpica Ronaldo Marinho, em João Pessoa, Luana chegou ao local
  2. ainda criança em busca de uma vaga na equipe de Ginástica Olímpica.
  3. Ao lado de mais sete atletas, a estudante viajou recentemente com a seleção brasileira para um período de treinos na China. Luana passou a conviver com uma rotina mais rigorosa de treinamentos, além de encarar uma nova cultura. O retorno está previsto para maio, quando ela disputa o Sul-Americano Júnior, no Chile.
  4. Para isso, o atual técnico da modalidade, Edmundo Vergara, realiza um trabalho constante de descoberta de talentos. “É um trabalho de renovação, buscando crianças de 8 a 10 anos para um trabalho de longo prazo para substituir os atletas de alto nível que temos hoje”, explicou. E, com base nos investimentos que estão sendo feitos, há a expectativa de crescimento.
  5. Atualmente, o Governo do Estado está reformando a Vila Olímpica Ronaldo Marinho. A expectativa é que a obra esteja pronta até 2014. “São cerca de R$ 15,5 milhões e é uma coisa nunca vista. O pessoal que pratica esporte aqui vai ganhar um enorme presente. Na década de 90 houve uma pequena reforma no parque aquático, mas nesse nível nunca houve”, explica o coordenador operacional da Vila Olímpica, Antônio Meira.
  6. De acordo com coordenador da Vila, todo o parque aquático será reformado, com a construção de arquibancada com capacidade para 1.900 espectadores, vestiários, novos equipamentos, além de um ginásio preparado para cada modalidade.
  7. O campo de futebol com medidas oficiais, por exemplo, está recebendo um sistema de drenagem e um gramado que ficará entre os melhores do Brasil. Atualmente, o centro esportivo tem cerca de 400 atletas que disputam diversas competições. Após a reforma, a expectativa é que esse número dobre.
  8. A estudante Luana, que cresceu treinando na Vila Olímpica, está animada com a reforma. A esperança é que a atleta seja a primeira a conquistar a medalha brasileira nos saltos ornamentais nas Olimpíadas do Rio de Janeiro, em 2016. “Minha obrigação é treinar”, afirma.

Propaganda


Tudo fica mais incrível em alta definição. Principalmente a sua vida!

Governo do Estado Da Paraíba


Paraíba vai receber R$ 118 milhões para combate à violência e ao crack

  1. A Paraíba vai receber mais de R$ 118 milhões para ações de prevenção e enfrentamento aos crimes contra a vida, fortalecimento da segurança pública, além do atendimento em saúde e assistência social para dependentes de crack. O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, e o governador Ricardo Coutinho assinaram os termos de cooperação do Programa Brasil Mais Seguro e de adesão ao Programa ‘Crack, é Possível Vencer’.
  2. A solenidade aconteceu na tarde dessa quarta-feira (8), no Palácio da Redenção, e contou com as presenças da secretária nacional de Segurança, Regina Mikki; secretários de Estado; prefeitos, entre eles o de Campina Grande, Romero Rodrigues; da presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, Fátima Bezerra; e do procurador geral de Justiça, Oswaldo Trigueiro.
  3. O programa Brasil Mais Seguro tem o objetivo de apoiar ações já desenvolvidas pelo programa Paraíba Unida pela Paz que, em dois anos, conseguiu desacelerar os homicídios praticados no Estado e também registrou, em 2012, pela primeira vez em dez anos, uma queda no número de crimes contra a vida contabilizados em território paraibano.
  4. O Governo Federal vai investir R$ 91,2 milhões para prevenir e reduzir os crimes para ações de fortalecimento da Polícia Civil, perícia criminal, policiamento ostensivo e utilização de um centro de comando de controle, entre outras ações.
  5. A Paraíba é o segundo Estado a receber as ações do programa Brasil Mais Seguro, que foi implantado em 2012, em Alagoas, alcançando resultados positivos na redução dos homicídios. De acordo com o governador Ricardo Coutinho, o programa federal dialoga diretamente com o Paraíba Unida pela Paz para reforçar a política implementada no Estado com equipamentos, treinamento e tecnologia.
  6. Já o ‘Crack, é Possível Vencer’ vai disponibilizar R$ 37 milhões para compra de equipamentos, capacitação de agentes, atendimento a usuários, abordagens sociais a dependentes químicos, além de um ônibus adaptado com câmeras de monitoramento de longo alcance para as áreas de risco. Até o fim deste ano, a Paraíba vai receber R$ 30 milhões para combate ao crack no eixo saúde.
  7. Ricardo ressaltou a importância da formatação de uma política de apoio aos dependentes de crack e repressão ao tráfico. O governador afirmou que o programa contempla João Pessoa e Capina Grande e o Estado também vai dar apoio aos demais municípios. “É preciso ter uma noção clara de que o crack não pode ser uma tarefa somente dos municípios ou Estados, mas da União e dos demais poderes por ser um problema do país com reflexo na saúde pública e no aumento da criminalidade”, completou.
  8. Segundo o ministro Eduardo Cardozo, o enfrentamento da violência exige integração entre Executivo, Legislativo, Judiciário e Ministério Público. “Estamos trazendo dois importantes programas para a Paraíba. É importante que todos estejam juntos independente de questões corporativas para que, a partir desta união de forças, possamos chegar a bons resultados”, completou o ministro.
  9. A secretária Nacional de Segurança Pública, Regina Mikki, destacou que os resultados da redução da violência alcançados pelo Estado foram essenciais para a implantação do Brasil Mais Seguro no Estado. “Temos plena convicção de que o programa Paraíba Unida pela Paz, implementado, desde 2011, representa uma nova gestão em segurança pública e utiliza uma metodologia que o Brasil Mais Seguro tem com primazia. A Paraíba registrou um avanço grande nessa área e nós queremos fortalecer isso, com equipamentos, capacitação, melhorando cada vez mais o atendimento dessas propostas já implementadas em território paraibano”, frisou a secretária.
  10. Para o secretário da Segurança e da Defesa Social, Cláudio Lima, os recursos que serão aplicados no Estado representam a valorização das ações já executadas pelas polícias Civil, Militar e Corpo de Bombeiros por meio de uma gestão focada em resultados.
  11. Aqui conseguimos fomentar a integração entre os órgãos operativos de segurança pública e, em dois anos, alcançar o desaceleramento do número de homicídios registrados no Estado, que só aumentou durante dez anos, e no ano passado registrar a redução de 8,21% em relação a 2011, com um número de assassinatos ainda menor do que que foi contabilizado em 2010. Isso causou interesse do Governo Federal e possibilitou a assinatura desse Termo de Cooperação”, explicou o secretário. 

Paraíba conquista prêmio de melhor destino nacional do ano


  1. A Paraíba conquistou o prêmio de melhor destino nacional na edição 2013 do concurso “Os 10 mais do Turismo” realizado há 28 anos pela revista Brasil Travel News. A premiação foi entregue pelo presidente do grupo, Paulo Miranda, ao governador Ricardo Coutinho, na noite dessa terça-feira (7), em São Paulo. A cerimônia contou com a presença de gestores, empresários e representantes das agências e companhias aéreas do Brasil e do exterior.
  2. O governador Ricardo Coutinho também recebeu o troféu Personalidade do Ano escolhido por um júri formado por jornalistas e profissionais do setor pelo perfil empreendedor, capacidade de inovação, desempenho e sucesso nas realizações na área do turismo. O grupo Travel News também homenageou políticos, secretários de Turismo, empresários, colaboradores do trade e a imprensa especializada de todo o país.
  3. Ao receber os dois troféus, o governador Ricardo Coutinho agradeceu ao grupo Travel News e ao júri pelo reconhecimento ao trabalho desenvolvido no Estado nos últimos anos. “Esse prêmio é importante por reconhecer a transição que vem sendo realizada. Nosso turismo vem sendo tratado como uma indústria que gera emprego e renda. Existe um esforço muito grande de abrir a Paraíba para que o Brasil e o mundo reconheçam todo o potencial das suas praias, regiões serranas, os festejos juninos, gastronomia e os sítios arqueológicos. Estamos aqui, não apenas para agradecer as premiações oferecidas por um grupo respeitado no país, mas para convidar o Brasil a se surpreender com a beleza e a receptividade da Paraíba”.
  4. Ricardo citou que obras importantes como o Centro de Convenções, o edital de chamamento para a instalação de hotéis no Polo Cabo Branco, saneamento e abastecimento das cidades turísticas, os acessos asfálticos e a reforma do Vale dos Dinossauros demonstram o bom momento vivenciado pela setor na Paraíba. Ele lembrou que a participação em feiras e os investimentos na divulgação dos atrativos do Estado no Sudeste e Sul do país foram fatores essenciais para esse reconhecimento da mídia nacional.
  5. O presidente do grupo Brasil Travel News, Paulo Roberto Miranda, destacou que, nos últimos anos, o Governo da Paraíba passou a promover o destino de forma profissionalizada, principalmente no eixo Rio-São Paulo, com a presença pessoal do governador Ricardo Coutinho nas feiras e salões do setor. “A Paraíba está avançando na sua infraestrutura com uma dos melhores Centro de Convenções do Nordeste e nos acessos às praias paradisíacas. Chegou a hora da Paraíba ser reconhecida por suas praias, os festejos juninos de Campina Grande e Patos e o clima e a joia rara que é Bananeiras”, destacou.
  6. Viva o São João- A edição de maio da revista Brasil Travel News traz como destaque de capa a Paraíba com o título “Viva o São João da Paraíba”. A publicação dedica 25 páginas a João Pessoa, Cabedelo, Conde, e os festejos juninos de Campina Grande, Bananeiras e Patos.
  7. A equipe de jornalismo da revista passou 14 dias na Paraíba e percorreu vários municípios com excelente trabalho de levantamento e divulgação do que temos de melhor em termos de belezas naturais, cultura e gastronomia.
  8. De acordo com o secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico do Estado, Renato Feliciano, esses prêmios representam o trabalho desenvolvido com profissionalismo e foco em resultados que refletem no constante crescimento de passageiros no aeroporto atingindo a marca de 1 milhão de turistas, no ano passado, e altas taxas de ocupação dos hotéis. “Estamos vivendo um momento muito bom de consolidação da Paraíba como novo destino turístico e os resultados serão ainda melhores com a inauguração do Centro de Convenções nos colocando na rota do turismo de eventos”.
  9. Renato destacou que a edição da revista Travel News demonstra que o foco do Governo do Estado não é promover apenas João Pessoa e o Litoral Sul, mas mostrar o que existe de bom em Campina Grande, no Brejo e no Sertão. “É uma edição belíssima e vale a pena conferir”, completou.
  10. A solenidade de premiação dos dez melhores do turismo também reuniu o presidente da Agência Brasileira de Agências de Viagens (ABAV), Antônio João Monteiro, diretores de marketing de companhias aéreas, diretores de agências de viagens, a prefeita do Conde, Tatiana Lundgren que também foi homenageada, a secretária de Turismo do Conde, Juliana Lundgren; a ex-secretária de Turismo de Bananeiras, Ana Gondim; e o secretário de Turismo de Lucena, Zé Maria Garcia e o suplente de deputado estadual Genival Matias.


Planalto rejeita ajustes 'fratricidas' à nova lei do ICMS


Ideli Salvatti, ministra das Relações Institucionais

  1. Um dia depois da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado aprovar ajustes ao projeto que estabelece novas alíquotas para o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações interestaduais, a coordenadora política do governo, ministra Ideli Salvatti (PT), criticou o texto costurado pelos parlamentares e disse que os debates, em vez de buscar o fim da guerra fiscal, se transformaram em uma “questão fratricida”. Nos bastidores, o Palácio do Planalto avalia se vai continuar mantendo o apoio ao reajuste das alíquotas do ICMS.
  2. Atualmente, nas operações interestaduais, em geral os estados cobram 12% de ICMS nas transações, recolhidos na origem. As regiões Sul e Sudeste, com exceção do Espírito Santo, cobram 7%. Originalmente, o governo trabalhava para unificar a alíquota em todos os entes da federação, alterando as cifras para que se chegasse, gradativamente, a 4% até 2025.
  3. Conforme texto aprovado pela CAE, porém, os produtos que saem das regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste e do Espírito Santo em direção ao Sul e a outros estados do Sudeste serão taxados em 7%. Para as demais operações, a alíquota será de 4%. Pela versão sacramentada na CAE, as novas alíquotas serão adotadas a partir de janeiro de 2018.  “Se a gente trabalha na unificação de alíquota para acabar com a guerra fiscal, e o resultado não vai nessa direção, acaba sendo inútil a mudança”, disse nesta quarta a ministra Ideli.
  4. Após as mudanças promovidas pela CAE, a articuladora do governo junto ao Congresso relembrou que a ideia original era aprovar alíquota única do imposto. Segundo ela, contudo, a discussão tornou-se uma questão fratricida, a exemplo de outras que envolvem interesses estaduais.
  5. Para compensar as perdas que estados teriam com as mudanças no ICMS, uma medida provisória, a MP 599, criaria um fundo de compensação com teto de 8 bilhões de reais por ano aos estados. Sem a aprovação da MP que viabiliza a criação do fundo para repor as perdas, a reforma do ICMS cai por terra. “A resolução, sem a criação dos fundos, não tem eficácia. Só se pode mexer nas alíquotas se você tiver os fundos de compensação”, afirmou a ministra.


A ciência pode explicar a crueldade?

 crime





  1. Nas últimas semanas, uma série de crimes desumanos chamou a atenção da sociedade brasileira. Casos como o da dentista queimada dentro de seu consultório em São Bernardo do Campo ou o da turista estuprada oito vezes dentro de uma van no Rio de Janeiro chocam pela extrema crueldade com que os criminosos trataram suas vítimas e levantam questões sobre como esse tipo de comportamento é possível. O que leva alguém a deixar qualquer resquício de empatia de lado e agir de modo tão sádico com outro ser humano?
  2. As discussões sobre os motivos que levam um indivíduo a agir violentamente costumam ser polarizadas entre duas posições radicais, ideologicamente opostas. De um lado, alguns defendem que o comportamento cruel é uma questão de caráter. Os criminosos seriam naturalmente ruins e, por isso, irrecuperáveis. Do outro lado, alguns defendem que os indivíduos violentos são apenas vítimas do ambiente em que cresceram, traumatizados por uma sociedade desigual e insensível. As pesquisas mais recentes mostram, no entanto, que a crueldade é mais do que apenas uma questão de maldade inata ou de traumas de criação. Na verdade, um novo campo de estudos — a neurocriminologia — mostra que o comportamento violento tem uma série de fatores que se originam em um único lugar: o cérebro humano.
  3. Em 2008, pesquisadores do Instituto Nacional de Saúde Mental dos Estados Unidos revisaram uma série de estudos que usaram exames de ressonância magnética para analisar o cérebro de indivíduos violentos. Como resultado, descobriram que disfunções em duas áreas cerebrais ligadas às decisões morais podem estar associadas a esse tipo de comportamento. Uma delas é a amígdala, área ligada à resposta aos perigos. Um estudo de 2009 mostrou, por exemplo, que os psicopatas têm a região 18% menor do que os outros indivíduos. A outra disfunção detectada na pesquisa é a baixa atividade do lóbulo frontal do cérebro, região associada à regulação dos comportamentos impulsivos. Um grande número de casos clínicos mostrou que ferimentos nas partes inferiores dessa área podem levar a sérias alterações de comportamento.
  4. Um estudo publicado este ano mostrou que outra região — o córtex singulado anterior — também está associada a crimes violentos. A partir de exames de ressonância magnética, os pesquisadores conseguiram mostrar que ex-detentos com baixa atividade na área têm duas vezes mais chances de serem presos novamente. Com as técnicas cada vez mais avançadas de imagem cerebral, os pesquisadores estão conseguindo mostrar quais alterações podem levar um indivíduo a ser extremamente cruel. Falta mostrar o que causa essas alterações.
  5. Anjinhos e demônios – Muitas vezes, o comportamento antissocial pode vir desde o berço. Uma pesquisa publicada nesta quinta-feira na revista Current Biology mostrou que crianças com graves problemas de conduta, que incluem agressão, roubo e crueldade, não reagiam à dor alheia do mesmo modo que as outras. Ao serem expostas a imagens de outras pessoas sofrendo, as áreas cerebrais associadas à empatia eram ativadas de forma menos intensa, como se o sofrimento dos outros pouco lhes importasse.
  6. Um estudo clássico de 1984, publicado na revista Science, mostrou claramente que existe, sim, um componente genético nos comportamentos violentos. Os pesquisadores analisaram o histórico de 14.000 indivíduos que foram criados por pais adotivos. Eles descobriram que aqueles que eram filhos biológicos de pais com histórico criminal tinham muito mais chances de cometer crimes quando adultos — mostrando que a influência genética poderia ser mais importante do que educação familiar.
  7. Após a publicação desse estudo, dezenas de outras pesquisas, em sua maioria com gêmeos idênticos, mostraram que o comportamento violento é em grande parte hereditário. Pesquisadores já começaram a identificar algumas mutações genéticas que podem estar relacionadas a esse tipo de personalidade, como as que atingem os genes COMT, 5-HTT ou MAOA. O último, por exemplo, está associado à produção da proteína monoamina oxidase A, que, quando em pequenas quantidades, provoca uma redução da amígdala cerebral.
  8. Os cientistas deixam claro, no entanto, que não dá para culpar o DNA por toda a crueldade vista no mundo. Em 2010, o pesquisador Christopher Ferguson, da Universidade Internacional do Texas A&M, realizou uma revisão de 38 estudos sobre as raízes da violência feitos com gêmeos e crianças adotadas. Ao resumir os resultados, ele calculou que 56% das variações no comportamento antissocial poderiam ser explicadas pela genética. O resto deveria ser debitado ao ambiente. "A mais importante lição que a ciência pode nos dar é que não devemos discutir se é uma questão de natureza ou criação. É uma questão de natureza e criação", diz Tracy Gunter, psiquiatra da Universidade de Indiana, que também realizou uma revisão dos estudos da área.
  9. Traumas — Historicamente, uma série de pesquisas mostrou que agressões e traumas sofridos na infância podem alterar o cérebro e o comportamento do indivíduo, deixando-o menos sensível à dor alheia e mais propenso à violência. "O ambiente fornece uma série de elementos estressantes que, se não forem exagerados, podem nos ajudar a crescer. Mas, se forem muito grandes, nós podemos passar a exibir problemas no modo como nos desenvolvemos e interagimos com esse mesmo ambiente", diz Tracy Gunter.
  10.  
  11. Uma pesquisa conduzida por Gunter em 2012 analisou o passado de 320 presidiários. Aqueles que haviam sofrido algum tipo de abuso na infância possuíam uma tendência maior a desenvolver comportamentos antissociais e psicóticos — assim como um risco maior de suicídio.

  12. É claro que nem todos que passam por situações traumáticas desenvolvem algum tipo de comportamento antissocial. Muitos superam seus problemas e são capazes de levar uma vida normal. Nem a genética e nem o ambiente explicam 100% da crueldade— ela surge a partir da interação complexa desses fatores. Um estudo publicado em 2007 na revista PLos ONE, por exemplo, mostra que eventos traumáticos sofridos nos primeiros quinze anos de vida costumam ser superados sem desencadear grandes distúrbios. No entanto, quando esses traumas acontecem em indivíduos com baixa atividade no gene MAOA, eles se tornam um grande fator de risco para o comportamento antissocial. "Uma teoria plausível é que, na presença de uma quantidade menor da proteína do MAOA, o cérebro se torna mais sensível ao stress, principalmente durante o período de desenvolvimento", diz Gunter.

STF: como Teori Zavascki pode ajudar os mensaleiros

Ministro Teori Zavascki assina termo de posse no STF


Fica cada dia mais claro que a indicação do ministro Teori Zavascki para o Supremo Tribunal Federal (STF) foi pensada com todo o cuidado pelo Palácio do Planalto. Não se buscou desta vez o alinhamento ideológico explícito com o PT, como foi o caso em outras ocasiões, mas uma espécie de “alinhamento jurídico”: se o novo ministro mantiver posições já defendidas publicamente em pelo menos três pontos centrais da sentença, mensaleiros condenados sairão ganhando.

Único ministro do Supremo que não participou do julgamento do mensalão, Zavascki já defendeu taxativamente que a decisão pela perda do mandato de deputados condenados caberá ao Congresso Nacional e tomou decisões quando era ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) que agora poderiam livrar os réus dos crimes de formação de quadrilha e lavagem de dinheiro. Pelo menos quatro mensaleiros com mandatos na Câmara - João Paulo Cunha (PT-SP)José Genoino (PT-SP)Valdemar Costa Neto (PR-SP) e Pedro Henry (PP-MT) - depositam sobre os ombros do ministro suas esperanças para reformular a sentença.

“O trânsito em julgado da condenação acarreta a suspensão dos direitos políticos, mas não extingue, necessariamente, o mandato eletivo”, disse Zavascki, em artigo publicado em 1994. “Não havendo cassação do mandato pela Casa a que pertencer o parlamentar, haverá aí hipótese de exercício do mandato eletivo por quem não está no gozo dos direitos de cidadania”, afirmou. Na época, ele era juiz do Tribunal Regional Federal (TRF) da 4ª Região e integrava o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Rio Grande do Sul. No ano passado, ele reforçou sua posição na sabatina a que foi submetido no Senado.
A inviabilidade de exercer mandato parlamentar durante o cumprimento das penas - em alguns casos, poderá ser a cadeia - foi um dos temas de embate no plenário do STF no ano passado. Por cinco votos a quatro, os ministros determinaram que os deputados condenados deverão perder seus mandatos após o trânsito em julgado da ação penal. Na época, o então presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), defendeu que a Casa não deveria cumprir a decisão e chegou a ameaçar retaliação ao Supremo. Mas, apesar do despeito de Maia, seu sucessor no cargo, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), evitou choque com o STF e  a determinação do tribunal.

Quadrilha e lavagem - A posição de Zavascki sobre o crime de formação de quadrilha também poderá beneficiar réus que comandaram a engrenagem do mensalão, como o trio  formado por José Dirceu, Delúbio Soares e Marcos Valério. No caso de Dirceu, condenado por ser o chefe do mensalão, uma eventual absolvição nesse crime poderá livrá-lo de cumprir pena em regime fechado.

Em 2010, durante julgamento de um conselheiro do Tribunal de Contas do Paraná, acusado de participar de um esquema de corrupção, Zavascki defendeu que "o cometimento de crimes, ainda que por mais de três pessoas, não significa que tenha sido mediante formação de quadrilha", segundo revelou o jornal Folha de S.Paulo. Ele criticou a "banalização" da figura penal do crime de quadrilha, argumentando que, em alguns casos, o correto seria o enquadramento por coautoria. "[O delito] supõe uma organização, uma reunião estável de caráter duradouro e permanente para cometer crimes."
No ano seguinte, foi a vez de Zavascki julgar um conselheiro do Tribunal de Contas do Espírito Santo acusado de lavagem de dinheiro. O ministro sustentou que o acusado só poderia ser condenado se ficasse provado que ele teve a intenção de ocultar a origem ilícita do dinheiro. A tese de Zavascki já foi usada pelo ministro do STF José Dias Toffoli para absolver cinco réus no julgamento do mensalão.

Sinopse Amor Fraternal

NÃO DEIXE O AMOR PASSAR

Quando encontrar alguém e esse alguém fizer seu coração parar de funcionar por alguns segundos, preste atenção: pode ser a pessoa mais importante da sua vida.
Se os olhares se cruzarem e, neste momento,houver o mesmo brilho intenso entre eles, fique alerta: pode ser a pessoa que você está esperando desde o dia em que nasceu.
Se o toque dos lábios for intenso, se o beijo for apaixonante, e os olhos se encherem d’água neste momento, perceba: existe algo mágico entre vocês.
Se o primeiro e o último pensamento do seu dia for essa pessoa, se a vontade de ficarjuntos chegar a apertar o coração, agradeça: Deus te mandou um presente: O Amor.

Por isso, preste atenção nos sinais - não deixe que as loucuras do dia-a-dia o deixem cego para a melhor coisa da vida: O AMOR.
Carlos Drummond de Andrade

Poesias de Carlos Drummond de Andrade

Para Sempre

Por que Deus permite
que as mães vão-se embora?
Mãe não tem limite,
é tempo sem hora,
luz que não apaga
quando sopra o vento
e chuva desaba,
veludo escondido
na pele enrugada,
água pura, ar puro,
puro pensamento.

Morrer acontece
com o que é breve e passa
sem deixar vestígio.
Mãe, na sua graça,
é eternidade.
Por que Deus se lembra
- mistério profundo -
de tirá-la um dia?
Fosse eu Rei do Mundo,
baixava uma lei:
Mãe não morre nunca,
mãe ficará sempre
junto de seu filho
e ele, velho embora,
será pequenino
feito grão de milho.

      Carlos Drummond de Andrade

Lamento sobre Trabalho perdido

          "Denuncia"

Veja a Baixo o Depoimento do Professor Luis Antonio 
que leciona na escola Municipal "Caic"  e que ao ver seu 
trabalho realizado em conjunto com alguns alunos e ao ver o seu trabalho destruído fez tal comentário.

O Espaço Viver estar Disponível ao Professor Luis Antonio 
para mais esclarecimentos.   



  1. "Olá bom dia,existe coisas na vida que nao tem solução,nao adianta ter esperança,coisas que faz com que so fiquem em nossas cabeças e em nossos sonhos...brigamos,discutimos,debatemos.muitas vezes encontramos pessoas que sonhem conosco,mas nao dá!!!!Obrigado a todos que sonharam comigo,mim apoiaram.O mes passado sonhei com um caic mais bonito,mais verde,muito menos quente.Sob um sol escaldante pegamos as nossas ferramentas,cavamos buracos e sobre aplausos plantamos algumas arvores e rezamos a Deus por uns dias de chuva e a chuva veio.Ontem ao chegar no caic,o encontrei mais triste,as nossas mudas tinham servido de alimentos para um grupo de animais ( bodes) que la sao soltos sem nenhuma responsabilidades,desespeitando um trabalho de grupo e devorando sonhos desse professore que faz 14 anos que sonha em fazer no caic um cenario menos sofrido.Agradeço a todos que sonharam comigo,porem o sonho acabou,espero que um dia alguem sonhe o mesmo sonhe e o possa realizar com sucesso"

8 de maio de 2013

Projeto Caminhos da Gestão Participativa visita Patos, Itaporanga e Princesa Isabel

O projeto Caminhos da Gestão Participativa, desenvolvido pela Secretaria de Estado da Educação (SEE), continua nesta quinta-feira (2) visitando a 6ª Gerência Regional de Educação (GRE) com sede em Patos, formada por 22 municípios onde funcionam 43 escolas estaduais. Pela manhã, a equipe do projeto visitou as escolas e à tarde se reuniu com os gestores escolares. O projeto teve início no dia 18 de março e pretende percorrer todas as 14 GREs do Estado.
“O objetivo do projeto é ampliar o conhecimento do território, a escuta e o diálogo com a população que tem relação com a escola, desde os gestores escolares, os servidores, professores, técnicos e alunos, fazendo uma troca de conhecimento e resolvendo eventuais entraves, ou seja, identificando as dificuldades e desafios, dinamizando os processos e levando soluções”, explicou a secretária de Estado da Educação, Márcia Lucena.
Fazem parte da 6ª GRE as cidades de Patos, Areia de Baraúna, Cacimba de Areia, Cacimbas, Catingueira, Desterro, Emas, Junco do Seridó, Mãe D´Água, Malta, Maturéia, Passagem, Quixabá, Salgadinho, Santa Luzia, Santa Terezinha, São José de Espinharas, São José do Bonfim, São José do Sabugi, São Mamede, Teixeira e Várzea.
A próxima GRE a ser visitada depois de Patos é a 7ª, com sede na cidade Itaporanga, nesta sexta-feira (3). No sábado (4), o projeto continua na 11ª GRE, com sede em Princesa Isabel e na próxima semana visita a 5ª GRE, com sede em Monteiro, nos dias 9 e 10 deste mês.
O projeto Caminhos da Gestão Participativa vem sendo desenvolvido desde 2011 e visa fortalecer as relações institucionais entre a SEE, as GREs e as escolas, por meio da integração dos serviços e divulgação de programas, projetos e ações, com foco na eficiência das atividades pedagógicas, administrativas e financeiras.
O projeto está sendo desenvolvido em forma de atendimentos, reuniões e visitas técnicas, com duração de, aproximadamente, dois dias em cada Regional, e será executado em três momentos: instalação dos trabalhos pela SEE no município sede de cada GRE; realização de reunião técnica com o grupo gestor das escolas e conselhos escolares; visitas às escolas e reunião na SEE para avaliação e consolidação das informações e encaminhamentos das demandas de cada encontro. 
Confira o calendário de realização do projeto:
PERÍODOGERÊNCIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO
02/056ª GRE
03/057ª GRE
04/0511ª GRE
09 e 10/055ª GRE
15 e 16/059ª GRE
16 e 17/0510ª GRE
23 e 24/0513ª GRE
22 e 23/058ª GRE


Paraíba poderá sediar Jogos Escolares da Juventude em 2014

A cidade de João Pessoa está concorrendo com Salvador (BA) e Poços de Caldas (MG) para sediar em 2014 Os Jogos Escolares da Juventude, que acontecerão no mês de setembro, entre 4 e 14. A iniciativa foi do governador Ricardo Coutinho e o assunto foi discutido nesta terça-feira (23) pelo vice-governador Rômulo Gouveia em reunião com integrantes do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), no Palácio da Redenção.
Os Jogos Escolares da Juventude terão a participação de 5 mil atletas na faixa etária de 12 a 14 anos que competirão em 13 modalidades: atletismo, tênis de mesa, vôlei, vôlei de praia, handebol, judô, natação, ginástica rítmica, ciclismo, futsal, basquete, lutas e badminton.
Os organizadores solicitam do Governo do Estado infraestrutura nas áreas de transporte das delegações, segurança do evento, a solenidade de abertura do evento, apoio nas áreas da saúde e liberação de prédios públicos, que inclui o Centro de Convenções ‘Poeta Ronaldo Cunha Lima’, além de ambientes com computadores para uso da equipe coordenadora do evento. No Centro de Convenções funcionará o restaurante dos atletas e a coordenação geral dos jogos, além do centro de convivência dos atletas.
O vice-governador Rômulo Gouveia destacou que será importante que João Pessoa seja sede mais uma vez dos Jogos Escolares da Juventude, já que sediou o evento esportivo em 2007, 2008, quando Ricardo era prefeito e em 2011. “Além da importância social do esporte, os jogos também projetam a capital e a Paraíba nacionalmente e traz um retorno significativo para a rede hoteleira, o comércio, o trade turístico como um todo”.
Rômulo transmitirá a Ricardo Coutinho o diálogo que teve com a comissão do Comitê Olímpico Brasileiro, chefiada pelo diretor geral dos Jogos Escolares da Juventude, Edgar Hubner. A Secretaria da Juventude, Esporte e Lazer está elaborando um orçamento das despesas necessárias, cujo documento será analisado pelo governador Ricardo Coutinho.
O diretor geral dos Jogos Escolares da Juventude, Edgar Hubner, afirmou que o Governo da Paraíba tem sido receptivo e já no ano passado o governador Ricardo Coutinho efetuou a inscrição da Paraíba oficializando a candidatura de João Pessoa.  “João Pessoa tem algumas vantagens por já ter feito três vezes a edição do evento e agora tem um belo Centro de Convenções e excelente pista de atletismo na Universidade Federal da Paraíba, agregado ao aumento do parque hoteleiro em relação a 2011”, comentou. Hubner e equipe estão inspecionando os prováveis locais onde acontecerão os jogos.
Edgar Hubner informa que participarão do evento cinco mil atletas de escolas públicas e privadas dos 27 estados da Federação. No decorrer dos Jogos Escolares da Juventude o Comitê Olímpico Brasileiro investirá R$ 5 milhões, incluindo o pagamento de mais de 27 mil diárias nos hotéis e 50 mil refeições.  “Existe um legado importante que é o legado social a partir do momento em que a população desperta o interesse pela prática esportiva, busca aprimoramento dentro de suas escolas, proporcionando melhor condição de vida das crianças do estado da Paraíba”, afirmou.
Outro fator importante é a criação deempregos temporários. Muitos pais acompanham os atletas e essas famílias são turistas que aquecerão a economia local. A visibilidade da cidade e da Paraíba em televisão, jornais e sites é outro retorno considerável para o Estado, proporcionando no geral cerca de R$ 25 milhões de retorno para a Paraíba, avalia Hubner.
O secretário executivo da Juventude, Esporte e Lazer, José Marco Nóbrega, participou da reunião e acredita que a Paraíba conseguirá sediar os jogos e lembrou que nesses eventos nacionais surgem atletas que se tornam campeões mundiais e olímpicos.
Ferdinando Lucena, representante do Convention Bureau de João Pessoa, afirmou que o órgão é interlocutor nesse processo para que a capital paraibana se torne sede dos jogos. “Esse evento deixa dinheiro novo em João Pessoa, mais de R$ 10 milhões fora a geração de empregos temporários e arrecadação de impostos”, comentou.