8 de junho de 2013

Poema Para Um domingo

As sem-razões do amor

Eu te amo porque te amo,
Não precisas ser amante,
e nem sempre sabes sê-lo.
Eu te amo porque te amo.
Amor é estado de graça
e com amor não se paga.

Amor é dado de graça,
é semeado no vento,
na cachoeira, no eclipse.
Amor foge a dicionários
e a regulamentos vários.

Eu te amo porque não amo
bastante ou demais a mim.
Porque amor não se troca,
não se conjuga nem se ama.
Porque amor é amor a nada,
feliz e forte em si mesmo.

Amor é primo da morte,
e da morte vencedor,
por mais que o matem (e matam)
a cada instante de amor.

Brasil x França: ingressos esgotados para o jogo deste domingo


Brasil x França: ingressos esgotados para o jogo deste domingo
Casa cheia para o amistoso entre Brasil e França. No início da tarde deste sábado, a CBF informou que os ingressos para o jogo estão esgotados. Até o fim da manhã, restavam cerca de dois mil bilhetes, apenas para cadeiras "Gold" e os camarotes. De acordo com a entidade, são esperadas 53 mil pessoas na Arena do Grêmio, local da partida, que será disputada às 16h (de Brasília).
As 54 bilheterias da Arena estarão abertas neste sábado até às 20h para que os torcedores que adquiriram seus ingressos pela internet possam fazer a troca do voucher de compra pelo tícket de acesso ao complexo multiúso.
Restam ainda 18 mil vouchers para serem trocados e a orientação é para que os torcedores se dirijam à Arena antes do dia do jogo para evitar filas na hora do confronto. No domingo, os guichês iniciam os trabalhos às 10h e ficam abertos até as 16h45min. Além do voucher de compra, é necessário apresentar o documento de identidade no momento da troca.
O GLOBOESPORTE.COM transmite ao vivo a partida, às 16h, no domingo, assim como a TV Globo e SporTV. O amistoso é o último da Seleção antes da estreia da Copa das Confederações, dia 15, contra o Japão, em Brasília.
Funcionários fazem últimos ajustes
Na véspera do amistoso entre Brasil e França, a Arena do Grêmio passou pelos últimos retoques. Funcionários espalhados pelo estádio limpavam as cadeiras, outros tratavam cuidadosamente do gramado com esponjas e também faziam uma espécie de varredura para deixar tudo pronto para o grande duelo.
arena do grêmio (Foto: Janir Junior)Funcionários fazem retoques no gramado da Arena na manhã deste sábado (Foto: Janir Junior)
Didier Deschamps, técnico da França, concedeu entrevista coletiva por volta de 11h. Quando chegou ao local, ele riu pela ausência de cadeiras. Coube ao ex-jogador Paulo César, que serve como tradutor e é responsável por acompanhar os franceses em Porto Alegre, sair do auditório para conseguir as cadeiras.
O estádio foi utilizado pela última vez na quarta-feira, quando o Grêmio venceu o Vitória por 1 a 0, pelo Campeonato Brasileiro.
Na tarde deste sábado, as seleções de Brasil e França farão o reconhecimento da Arena.
arena do grêmio (Foto: Janir Junior)Arena do Grêmio vai receber amistoso entre Brasil e França (Foto: Janir Junior)

Brasil tem 4,2 mil escolas que nunca conseguiram atingir sua meta do Ideb

Brasil tem 4,2 mil escolas que nunca conseguiram atingir sua meta do Ideb
O Brasil tem 4.283 escolas públicas que desde 2007, primeiro ano em que foi possível avaliar a evolução do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), jamais conseguiram atingir suas metas individuais calculadas pelo governo federal.
Os cálculos do levantamento incluem apenas as escolas de ensino fundamental que tiveram o Ideb calculado nestes três anos. Segundo levantamento feito pelo G1 a partir dos dados do último Ideb divulgados pelo Ministério da Educação, 1.828 escolas não conseguiram atingir a meta dos primeiros anos do ensino fundamental, 2.232 escolas ficaram abaixo da projeção nas turmas dos anos finais do fundamental e 223 escolas tiveram índices abaixo do esperado em 2007, 2009 e 2011 tanto nos anos iniciais quanto nos anos finais do ensino fundamental.
O Ideb foi criado pelo governo federal para medir a qualidade das escolas e redes de ensino. Ele é calculado a cada dois anos desde 2005 com base no resultado da Prova Brasil e nas taxas de reprovação. Há indicadores calculados para cada escola, rede de ensino, município, estado e o país.
Todas as instituições públicas têm uma meta própria para alcançar a cada dois anos nos últimos anos do ensino fundamental I e fundamental II. A nota vai de zero a 10. A expectativa do governo federal é que, em 2021, os anos iniciais do fundamental brasileiro alcancem o Ideb 6,0. Para os anos finais, a meta é 5,5 pontos.


Luciano Cartaxo abre campanha de vacinação contra pólio

 Luciano Cartaxo abre campanha de vacinação contra pólio
O Parque Zoobotânico Arruda Câmara (Bica) serviu como palco da abertura oficial da campanha de vacinação contra Pólio 2013 em João Pessoa, que ocorreu neste sábado (8). O objetivo é vacinar cerca de 48 mil crianças. Além da Bica, outros 140 postos espalhados por toda João Pessoa também estão realizando a vacinação.
Durante a abertura, o prefeito Luciano Cartaxo destacou a importância da participação popular para o sucesso da campanha. “São mais de 1.200 profissionais da saúde trabalhando em 140 pontos de vacinação, mas é necessário que as famílias tragam suas crianças para ajudar a nossa equipe, que está empenhada em manter a pólio erradicada em João Pessoa”, enfatizou Luciano.
A ação da Prefeitura de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), tem como objetivo manter a erradicação da poliomielite, estabelecendo proteção coletiva por meio da disseminação do vírus vacinal no meio ambiente. A campanha contra Pólio acontece até o dia 21 de junho.
O prefeito lembrou também que a vacina está disponível em todas as 140 Unidades de Saúde da Família (USFs) e nos postos móveis de João Pessoa.  Devem se vacinar todas as crianças de 6 meses a menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias), em todo o município.
O secretário municipal de Saúde, Adalberto Fulgêncio, ressaltou que apesar de ter sido erradicada há 24 anos, no país, é necessária a prevenção para evitarmos novos casos. “A imunização é imprescindível para que tenhamos um Sistema Único de Saúde e uma assistência à população de qualidade. Estamos disponibilizando cerca de 48 mil doses para que as crianças da Capital sejam protegidas da doença”, afirma Adalberto.
Pólio – A paralisia infantil, ou poliomielite, é uma doença infectocontagiosa viral aguda que pode provocar sequelas permanentes ou levar à morte. O único reservatório da poliomielite é o homem. Acomete, em geral, os membros inferiores, de forma assimétrica, tendo como principal característica a flacidez muscular, mas com sensibilidade preservada.
A vacina confere proteção contra os sorotipos 1, 2 e 3, e sua eficácia é em torno de 90% a 95%, com a administração das três doses. Este é o 33º ano de campanha nacional de vacinação contra a pólio e o 24º ano sem a doença no país.
Contraindicações – A vacina é contraindicada para crianças portadoras de infecções agudas com febre acima de 38º; com hipersensibilidade conhecida a algum componente da vacina, a exemplo de estreptomicina ou eritromicina; que, no passado, tenham apresentado qualquer reação anormal à vacina; imunologicamente deficientes devido a tratamento com imunossupressores ou com deficiência imunológica congênita; e crianças com história de paralisia flácida associada à vacina, após dose anterior da vacina poliomielite oral.
Relação de postos móveis neste sábado (8) – Bompreço (Praça Castro Pinto), Supermercado Atacadão, Pacs Portal da Colina, Irmã Dulce, Engenho Velho, Shopping Sul, Carrefour Bancários, Aspom (Pacs), Rotary, Hiper Bompreço (Lagoa e BR 230), AA (no Distrito Sanitário IV), Supermercado Extra, Shopping Sebrae, Bica, Rodoviária, Shopping Tambiá, Carrefour (BR 230), Manaíra Shopping, São José (Projeto Âncora), MAG Shopping, UPA Oceania e Supermercado Pão de Açúcar.

Ex-deputado Frei Marcelino de Santana morre em Catolé do Rocha

O corpo do ex-deputado Francisco Muniz de Medeiros, conhecido como Frei Marcelino de Santana, será velado no Salão Nobre da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), entre as 17h e 22h, deste sábado (08). Após esse horário, será trasladado para Catolé do Rocha, onde será sepultado.
O religioso, que faleceu nesta manhã, dedicou a vida à educação. Como político, foi presidente da Comissão de Negócios Municipais e Serviço Público na Casa de Epitácio Pessoa (1978), onde também foi 2º vice-presidente de 1975 a 1979.
 
Fundou com a ajuda de jovens professores o Colégio Técnico Dom Vital (1959), em Catolé do Rocha. No mesmo ano, fundou o Sindicato de Trabalhadores Rurais da Paraíba. Foi professor de Português, Inglês, Grego e Latim, Educação Artística, Sociologia, Psicologia e Filosofia da Educação

VI Semana Municipal de Políticas Educativas’ tem início neste domingo

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), está apoiando a ‘VI Semana Municipal de Políticas Educativas Sobre Álcool e Outras Drogas’, que será realizada no período de 9 a 15 deste mês. A solenidade de abertura será neste domingo (9), logo após o encerramento do III Passeio Ciclístico da Semana do Meio Ambiente, no Largo da Gameleira, em Tambaú.

O evento é uma organização do Conselho Municipal de Políticas Públicas sobre Drogas (Comad). Segundo informações da secretária executiva da entidade, Maria da Guia Oliveira, a programação envolve atividades durante toda a semana, começando com um debate, na segunda-feira (10) sobre ‘Prevenção às Drogas na Escola’. O encontro acontece na Escola Municipal João Gadelha, no bairro de Mangabeira I, nos dois turnos – manhã (9h) e tarde (15h).

O debate se repetirá na terça-feira (11), às 8h, na Escola Olho do Tempo, no Colinas do Sul e às 15 horas, na Escola Municipal João Monteiro, no conjunto residencial José Vieira Diniz.

Na quarta-feira (12), às 10h, haverá um ciclo de debates sobre “Internação Involuntária e Compulsória do Dependente Químico”, no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), com operadores do Direito e o público em geral.

No mesmo dia, às 20h, haverá a Conferência de abertura do Congresso Brasileiro Sobre Saúde Mental e Dependência Química, no auditório do Centro de Humanas Letras e Artes da Universidade Federal da Paraíba (CCHLA/UFPB). O congresso se encerrará no dia 14, com a conferência de encerramento, no horário das 8 às 18h.

A Semana se encerrará no sábado (15), às 9h, com a realização da Oficina ‘Fé e Prevenção’, na Escola Estadual Pedro Lins. O evento também conta com a parceria das Secretarias Municipal de Saúde (SMS) e Educação (Sedec), Maçonaria, OAB e Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Outras informações pelo telefone do Comad, 3218-5671.

7 de junho de 2013

Por que mulheres se lembram melhor do rosto das pessoas?


Por que mulheres se lembram melhor do rosto das pessoas?
Um estudo de um grupo de cientistas baseados no Canadá apontou que as mulheres podem ter memória superior aos homens quando se trata de reconhecer rostos e ligar fisionomias às pessoas certas.
O motivo, segundo os pesquisadores, é que a mulheres prestam mais atenção às feições das pessoas com quem estão falando.
"A maneira com que dirigimos nosso olhar a um rosto novo afeta nossa capacidade de reconhecer este indivíduo depois", diz a cientista Jennifer Heisz, da Universidade de McMaster, coautora do estudo, ao lado dos psicólogos David Shore e Molly Pottruff.
"Tanto os homens como as mulheres se fixam nos olhos, no nariz e na boca", afirmou Heisz à BBC Mundo. "A diferença está no número de vezes que nos fixamos em cada um destes traços: dentro de um limite de tempo concreto, de cinco segundos, as mulheres fazem mais movimentos com os olhos examinando um novo rosto do que os homens."
Esta diferença quanto ao tipo de olhar gera depois uma "memória superior" entre as mulheres, que, de acordo com os cientistas, se tornou evidente quando os participantes de um experimento voltaram a se encontrar com as mesmas pessoas que tinham conhecido anteriormente.
"Nossos resultados apontam novos conhecimentos sobre os potenciais mecanismos da memória episódica e sobre as diferenças entre os sexos", acrescenta Heisz.
A memória episódica se relaciona a eventos autobiográficos, que podem ser acionados, e é diferente de outros tipos de memória, como a semântica ou empírica.

Padrões do inconsciente

Os cientistas analisaram o padrão de visão e reconhecimento facial de 40 homens e 40 mulheres, utilizando uma tecnologia que rastreia o movimento dos olhos. Assim, foi possível registrar para onde os participantes estavam olhando enquanto eram confrontados com os rostos de pessoas selecionadas de forma aleatória em uma tela de computador.
Eles tinham que lembrar do nome associado a cada rosto.
"Descobrimos que as mulheres se fixam nos traços faciais muito mais do que os homens, porém, esta estratégia funciona completamente à margem da nossa consciência", afirma Heisz. "Os indivíduos normalmente não sabem em que fixam seus olhos, de forma que tudo é inconsciente."
A equipe, no entanto, não sabe ainda a que se devem estas diferenças de mecanismos entre os dois sexos. "Poderia ser porque as mulheres estão mais interessadas na interação social, mas isso é pura especulação, há se que investigar mais", diz a cientista.

Diferenças

Outro estudo recente sobre o tema, realizado no Brooklyn College e publicado em setembro de 2012, concluiu que os olhos dos homens são mais sensíveis aos pequenos detalhes e aos objetos que se movem em alta velocidade, enquanto os das mulheres são melhores para distinguir cores.
Heisz diz que aí pode estar uma "conexão interessante". "Os resultados atuais mostram que os homens perdem mais tempo em um ponto, ao invés de fazer um rastreamento de todo o rosto", afirma.
"Isso poderia significar que estão se concentrando em alguns detalhes, mas esta maneira de olhar não leva a uma boa representação mental do rosto para a memória."
Uma das principais inferências deste estudo, diz a cientista, é que todos nós podemos aprender a rastrear melhor as feições e potencialmente desenvolver uma memória melhor, algo que pode ser especialmente útil "para os indivíduos com deficiências de memória, como os idosos", conclui Heisz.

Ana Hickmann passa mal e é hospitalizada às pressas



Ana Hickmann passou mal e precisou ser hospitalizada na manhã desta sexta-feira (7). Segundo o Famosidades apurou, a apresentadora acordou com vômito, dores no corpo e diarreia. Após ir às pressas ao hospital Albert Einsten, em São Paulo, Ana foi diagnosticada com rotavírus.
Ana Hickmann passa mal e é hospitalizada às pressasDe acordo com a assessoria da loira, ela não vai apresentar o "Programa da Tarde" desta sexta.
"Ela está sendo medicada e vai ser liberada ainda hoje. Não vai trabalhar por respeito aos colegas, já que é uma doença contagiosa. Agora, a Ana vai continuar sua medicação e descansar", garantiu.
O previsto é que pela segunda-feira (10) a apresentadora já esteja bem e disposta para continuar no comando da atração na Record ao lado de Ticiane Pinheiro e Britto Jr.

PSC entra com nova ação para impedir o casamento gay


PSC entra com nova ação para impedir o casamento gay


O Partido Social Cristão protocolou uma nova ação no Supremo Tribunal federal para impedir o casamento entre homossexuais. Desta vez foi uma Ação Direta de Inconstitucionalidade que contesta a resolução 175, do Conselho Nacional de Justiça, que regulamentou o casamento entre homossexuais. O principal argumento do partido é que o conselho extrapolou suas atribuições administrativas ao regulamentar o casamento gay. Há duas semanas o PSC impetrou no Supremo um mandado de segurança, já rejeitado, contra o abuso de poder do CNJ por ter publicado essa resolução. O PSC alega que a Constituição prevê, apenas, casamento entre homem e mulher para a formação da família.




Agenda Cultural desta semana está repleta de opções de lazer, shows, cinema e eventos

Agenda Cultural
Shows
Sexta (07)
João Pessoa
* A festa no Bye Bye Brasil fica no comando do Forró Blekaute e Forró da Burguesinha, mulheres FREE até às 22h.
Foto Internet
* No Chopp Time a SEXTANEJA fica por conta das duplas sertanejas Vinicius e Sobral e João Mark e Ruan.
*É hoje na Vila Ebenézer um dos maiores festivais gospel da capital, a cantora Fernanda Brum faz a animação. O convite é R$2,00 e 1kg de alimento ( pista) e R$ 25,00 ( Camarote ).
internet
* A Nação Maracahyba e Escurinho se apresentam hoje às 20h na 31ª edição da Semana Cultural José Lins do Rego, que presta homenagem ao escritor paraibano, tem programação com espetáculos teatrais, musicais, lançamentos literários, exposições, oficinas de literatura e dança e exibições de filmes.
* Paulo Sérgio e Daniel apresentam-se no Bessa Grill tem Cicinho Lima & Forró Federal e Paulo Sérgio e Daniel. Na boate e intervalos no palco, DJ Vinny.
Foto Internet
* a Noite na boate Zodíaco tem PH Sertanejo e Forró pra Curtir.
Campina Grande
*A abertura do Maior São João do Mundo, em Campina Grande, tem Flávio José, Dorgival Dantas, Capilé, Biliu de Campina e Jairo Madruga. Evento tem 31 dias de programação.
Foto Internet
Sábado (08)
João Pessoa
*O São João da Access tem Forró Bakana e Forró do Chefe, às 22h30.
Foto Internet
*Arraiá do Chopp Time tem Forró Saudade nas tardes de sábado, às 15h00, Ingressos: R$ 20,00.
* Arraial da Domus Hall tem Flávio José, Nando Cordel, Júnior Limeira e um trio pé de serra. Ingressos: Domus Hall 1º lote: R$50 (pista meia) | R$100 (pista inteira) | R$80 (camarote individual) | R$80 (camarote vip) | R$1.000 (camarote privê para 10 pessoas) | R$400 (mesa para quatro pessoas)
* Ramon Schnayder e o pagode do Nosso Jeito animam a noite da boate Zodíaco. Ingressos: Zodíaco Bar R$ 35
Campina Grande
*A final do Forró Fest será animada pela banda carioca Monobloco. A festa também integra a programação da abertura do Maior São João do Mundo. Noite ainda tem a banda Três Desejos, Amigos Sertanejos e as apresentações dos intérpretes que participam da competição.
Foto Internet
*A Atração da festa no Spazzio é banda baiana Chiclete com Banana levando o arrastapé à Avenida Brasília. O Trio sai da frente do Boulevard Shopping até o Açude Velho.
Domingo (09)
João Pessoa
* O Domingo do Patrão do Bessa Grill tem PH Sertanejo, cantando sucessos do sertanejo universitário, a banda Forró Saudade e a DJ Cris L, animando a noite com música eletrônica. Ingressos: Bessa Grill R$ 20, às 18h00.
Campina Grande
* Mais um dia de shows no Maior São João do Mundo, de Campina Grande, tem Aviões do Forró, Forró dos Plays, Forró Zueira e Deixe de Brincadeira.
Foto Internet
Oficinas
A Estação Cabo Branco promove neste sábado (8) oficinas gratuitas de meio ambiente, às 11h, e de violão às 14h. Já no domingo (9) tem oficina de dança popular das 14h às 16h. As atividades acontecem na Sala de Práticas Educacionais, sendo abertas ao público de todas as idades.
**
Até setembro, o público visitante da Estação Cabo Branco pode apreciar os anéis de Saturno, tido como o mais belo planeta do Sistema Solar, em sessões de observação do espaço aos domingos. A lua também estará visível no horizonte. A sessão acontece no Terraço Panorâmico das 18h30 às 20h30, e o tempo tem que estar aberto, limpo de nuvens e sem risco de chuvas.
**
Nesta sexta (7), tem oficina gratuita de ioga às 19h, no Salão Panorâmico da Estação Cabo Branco. A oficina é resultado de uma parceria com o Espaço Arte Yoga, do Bairro dos Estados. Para participar, basta levar uma toalha, canga ou tapetinho adequado para a prática.
**
Exposições:
Fica em cartaz até 9 de junho no 1° andar da Torre Mirante da Estação Cabo Branco a exposição "Sensibilidade à Flor da Pele". A mostra é um convite à exploração dos sentidos na abordagem da obra de arte. Elas emitem cheiro, sons e comunicam por texturas muito além do limite da composição visual, transformando a mostra numa rica experiência sinestésica para quem nasceu sem enxergar.
**
Fica em cartaz até 30 de junho, no 2° pavimento da Torre Mirante da Estação Cabo Branco, a exposição "Um Novo Olhar", com trabalhos artesanais produzidos por servidores em processo de reabilitação química atendidos pelo Centro de Referência de Dependentes Químicos da Prefeitura de João Pessoa. Doze artistas, sob a coordenação do arte-educador Dadá Venceslau, aplicam variadas técnicas sobre materiais reciclados, como isopor, madeira, plástico e até calotas de pneu, para transformá-los em pinturas, esculturas e objetos decorativos. O propósito é usar a arte como ferramenta para driblar os efeitos da abstinência da droga.
**
Fica em cartaz até 16 de junho na Estação das Artes a Mostra Iconográfica José Simeão Leal - Homem da Cultura, com objetos pessoais, fotografias, obras de arte, cartas, documentos e depoimentos sobre o paraibano, que foi médico, jornalista e diplomata. A exposição pode ser visitada de terça até sexta-feira, das 9h até 21h, e sábados e domingos, das 10h às 21h. A entrada é gratuita.
**
Fica em cartaz até 30 de junho, no segundo andar da Torre Mirante da Estação Cabo Branco, a exposição "Roberto Burle Marx - A Figura Humana na Obra em Desenho". A mostra apresenta uma seleção de desenhos do artista produzidos desde a infância, em 1919, até 1950, período inicial da produção de Burle Marx no campo das artes plásticas. A entrada é gratuita.
**
Está em cartaz no 1° pavimento da Torre Mirante da Estação Cabo Branco a exposição "A História Química da Humanidade". No local, o visitante encontra 12 painéis (sendo 10 interativos) contando a história da química por meio de experimentos científicos e, ao mesmo tempo, pode entender a evolução da humanidade pela ciência. A visitação é gratuita.
**
Cinema
O projeto Estacine traz para os sábados de junho a mostra "Encontros Transformadores", com filmes apresentando lições de vida comentados pelo especialista Andrés von Dessauer. A obra deste sábado (8) é "Conversas com Meu Jardineiro", de 2007. Já aos domingos tem Mostra Katharine Hepburn, com "Núpcias de Escândalo", vencedor de dois Oscars. As sessões são gratuitas e começam às 16h na Estação das Artes.
**
Literatura
Próxima quarta-feira (12), o projeto Roda de Leitura, da Estação Cabo Branco, aborda a literatura de cordel em uma aula para estudantes da Escola Vida, dos Bancários. O convidado é o poeta Ely Cabral, que pretende fazer um resgate desta manifestação da cultura popular. O projeto começa às 14h30, na Sala de Práticas Educacionais, e é aberto à visitação pública.
**
Shows
O acordeonista italiano Mirco Patarini, um dos mais respeitados instrumentistas, se apresenta gratuitamente neste domingo (9), às 17h, no auditório da Estação Cabo Branco. O italiano também oferece nesta sexta (6) e sábado (7), duas aulas voltadas para músicos em que abordará temas como a história, fabricação e estudo do acordeon. As aulas acontecem das 14h às 17h, no Cine Linduarte Noronha, localizado no segundo andar da Funjope. As inscrições estão abertas. Mais informações, pelo número 3218-5502.
**
Olimpíada de Robótica
Uma atração inusitada e divertida promete movimentar a edição 2013 da etapa regional da Olimpíada Brasileira de Robótica, marcada para o próximo dia 15 na Estação Cabo Branco: é uma série de apresentações chamada "Dançando com o Robô", que vai abrir e fechar a competição da qual 61 escolas e instituições da Paraíba participam. É que com os kits de informática que cada escola recebeu, as equipes puderam projetar robozinhos e programá-los para que pudessem executar algo parecido com passos de dança.
Os ritmos a serem apresentados são pop-rock (pela escola Cidade Viva), xote (Escola Municipal Apolônio Sales), forró (Escola Municipal Duque de Caxias) e hip hop (Escola Municipal Moema Tinoco). Os números não têm caráter competitivo, apenas são apresentações culturais, com o fim de divertir e mostrar o potencial de inovação tecnológica a serviço da arte a que essas escolas conseguiram chegar.

Cartaxo adia festa de aniversário organizada por amigos em respeito ao falecimento de Júlio Rafael


Cartaxo adia festa de aniversário em respeito ao falecimento de Júlio RafaelEm respeito a o falecimento do superintendente do Sebrae Júlio Rafael, o prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo que completa hoje 49 anos de idade, adiou através de sua página na rede social, o jantar que amigos e colaboradores estavam organizando para a noite desta sexta
Leia o comunicado:
Em função do falecimento do companheiro Júlio Rafael, solicitei o cancelamento do jantar que amigas, amigos e colaboradores diretores estavam organizando para logo mais à noite.

Agradeço imensamente a todas as pessoas pela homenagem que iam me prestar, mas o momento é de recolhimento, reflexão diante do falecimento do companheiro Júlio. Àqueles que iam celebrar o meu aniversário e do meu irmão Lucélio, agradecemos de coração e, em um outro dia poderemos nos encontrar para celebrar.

5 de junho de 2013

Mãe é detida suspeita de participação na morte do próprio filho no Agreste

Menino encontrado morto, Lucas Pereira da Silva

O desaparecimento de um menino de 11 anos, na zona rural de Alagoa Nova (distante 99 quilômetros da Capital), pode ter um desfecho surpreendente. A polícia confirmou na manhã desta terça-feira (4) que trabalha em suas linhas de investigações com duas hipóteses da participação da mãe do próprio menor no crime. Luciana Pereira foi detida na madrugada e foi levada para Central de Polícia de Campina Grande, sob suspeita de ocultação de cadáver. Um homem que não teve a identidade revelada também está preso.
Segundo o delegado regional da Polícia Civil em Campina Grande, Marcos Paulo Vilela, a primeira hipótese investigada é de que ela estaria traindo o marido e o menino teria descoberto o caso. Ela teria contratado o homem para matá-lo. A segunda linha de investigação é de que o suspeito seria o próprio amante.
Lucas Pereira da Silva, 11 anos, tinha desaparecido desde 27 de maio deste ano. Nesta segunda-feira (3), foi encontrado um corpo em estado de decomposição no município de São Sebastião de Lagoa de Roça, no Agreste, (distante a 10 quilômetros do local do crime). O corpo foi encontrado em baixo de uma mesa de sinuca em uma casa abandonada em uma fazenda. O pé esquerdo da criança foi amputado e havia marcas de perfuração pelo corpo.
Segundo o delegado de Alagoa Nova, Júlio Ferreira de Lima, responsável pelo caso, existe 99% de chance do corpo ser do estudante Lucas Pereira da Silva, 11 anos. “O exame de DNA servirá apenas para reforçar o que já sabemos que o corpo encontrado é mesmo do garoto”, disse o delegado.

Sou Da Terra de José Lins do Rego !

Quem Foi  José Lins do Rego?

José Lins do rego (1901-1957) é um dos mais importantes escritores regionalistas do Brasil. Seus romances, com altos tons autobiográficos, tratam muitas vezes do ciclo da cana-de-açúcar e dos explorados por essa. José Lins do Rego era paraibano e nasceu ele mesmo num engenho. Estudou Direito no Recife e formou-se em 1923. Dois anos depois tornou-se promotor em MG e no ano seguinte mudou-se para Maceió, onde começou a escrever seus primeiros livros. Em 35 mudou-se para o RJ, onde começou a escrever para jornais e revistas. Não trabalhou em outra cidade desta data até sua morte. As obras de José Lins do Rego são altamente pessoais e ele é considerado o iniciador do neo-realismo ( escola literária moderna que se propõe a retratar o real mais objetivamente). Sua linguagem é mais descontraída e seus livros são populares não só com o público mas com a crítica. Sua primeira obra foi Menino do Engenho (sua obra-prima). Além de vários ensaios subseqüentes, escreveu também ensaios, livros de viagens, um livro infantil e outro de memórias.



Sou Grato por pertencer a Esta Terra ,Terra de Bravos Guerreiros que Tinha na Poesia uma maneira de expressar os mais belos dos sentimentos o "Amor" .


Morre pai da presidente do TJPB, ex-deputado estadual Waldir Bezerra Cavalcanti


O ex-deputado estadual Antônio Waldir Bezerra Cavalcanti, 87 anos, pai da desembargadora Fátima Bezerra, presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, faleceu na tarde desta terça-feira (4), no Hospital da Unimed, em João Pessoa.
Em sua carreira política, Waldir Bezerra foi vereador por vários mandatos em João Pessoa e detentor de quatro mandatos de deputado estadual paraibano.Ele foi um dos integrantes da Assembleia Constituinte Estadual, que elaborou e promulgou a Constituição do Estado em 1989.
Segundo da assessoria de imprensa da Unimed, o ex-político estava internado desde a manhã desta segunda-feira (4), após ser socorrido às pressas para a unidade hospitalar. Na tarde desta terça (5), ele teve uma piora em seu estado de saúde e veio a óbito vítima de uma parada cardiorespiratória.
O corpo de Waldir Bezerra será velado na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) e o sepultamento deverá ocorrer nesta quarta-feira (5), as 16h, no Cemitério Senhor da Boa Sentença, em João Pessoa.

A Assembleia Legislativa da Paraíba decretou luto de três dias pelo falecimento do ex-deputado e advogado Waldir Bezerra Cavalcanti. O corpo do ex-parlamentar será velado no Salão Nobre da Casa de Epitácio Pessoa a partir da noite desta terça-feira e as atividades desta quarta-feira no Poder Legislativo Estadual foram suspensas para as últimas homenagens ao advogado.
Antônio Waldir Bezerra Cavalcanti, 87, faleceu em decorrência de uma parada cardíaca, na tarde desta terça-feira (4), no Hospital da Unimed, em João Pessoa. Ele é pai da desembargadora Maria de Fátima Bezerra Cavalcanti, presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba.

Perfil

Antônio Waldir Bezerra Cavalcanti, filho de Heráclito Bezerra Cavalcanti e Alexina Madruga Bezerra Cavalcanti, nasceu em 16 de dezembro de 1925, na cidade de Guarabira. Advogado, foi deputado durante quatro legislaturas, representando os municípios de João Pessoa, Itabaiana, Mogeiro, Areia, Duas Estradas e Pirpirituba.
Waldir Bezerra foi casado com Maria Alice Moraes Bezerra Cavalcanti, com quem teve os filhos Maria de Fátima Moraes Bezerra Cavalcanti, Alexina Moraes Bezerra Cavalcanti, Teresa Alice Moraes Bezerra Cavalcanti, Leonardo Moraes Bezerra Cavalcanti e Heraclito Bezerra Cavalcanti Neto

Operação Guantánamo: Seap deflagra ‘caça’ a 79 detentos envolvidos em crimes na PB, PE, DF e RJ


A Secretaria de Administração Penitenciaria do Estado (Seap) deflagrou na madrugada desta quarta-feira (5), uma mega operação nos estados da Paraíba, Pernambuco, Distrito Federal e Rio de Janeiro. Denominada de Guantánamo, a ação visa capturar 79 apenados do regime semiaberto de presídios paraibanos que estariam envolvidos em ações criminosas.
Até o momento 25 pessoas já foram presas e estão detidas no Presídio Regional da cidade de Patos ( Sertão da Paraíba). Uma entrevista coletiva será concedida nesta quarta (5), para explicar a operação.
Segundo o secretário de Administração Penitenciária, Walber Virgolino, a operação objetiva tirar de circulação pessoas condenadas em sentença definitiva que ganharam o beneficio de cumprirem suas penas nos regimes semiaberto e aberto, mas não estavam retornando ao cárcere durante a noite e finais de semana.
“Constatamos que os apenados que cumpriam penas nos regimes semiaberto e aberto da Comarca de Patos-PB não estavam se recolhendo ao cárcere durante as noites e finais de semana, contribuindo assim com o aumento da criminalidade. Houve um aumento nos crimes patrimoniais e homicídios. Desde 2013, ficou comprovado uma grande demanda de pedidos judiciais de transferência de domicílios de apenados de comarcas em toda a Paraíba para a comarca de Patos”, enfatizou Virgolino, acrescentando que mais de 100 homens, distribuídos em cerca de 50 viaturas do Sistema Penitenciário, Policia Civil e Polícia Militar, participam da operação.
A Secretaria de Administração Penitenciaria do Estado estima que somando as penas de todos os crimes cometidos pelos 79 alvos, ultrapassam mil anos de pena. Os mandados foram expedidos pelo Juízo da Vara das Execuções da Comarca de Patos.
Para Wallber Virgolino, que comanda a operação em conjunto com o delegado de Polícia Civil de Patos Danilo Orengo, “esta operação é um verdadeiro acerto de contas de criminosos com a Justiça, a integração entre as instituições é fundamental para se combater o crime organizado de forma qualificada e estratégica. A operação deflagrada no dia de hoje é um marco para o Sistema Prisional da Paraíba, pois demonstra a preocupação do Estado em não apenas custodiar esses apenados, mas também contribuir com a Segurança Pública com a retirada de circulação de criminosos”.

Diretor responsável por campanha 'Sou feliz sendo prostituta' é demitido


O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, demitiu Dirceu Greco, o diretor do Departamento de Vigilância, Prevenção e Controle das Doenças Sexualmente Transmissíveis, Síndrome da Imunodeficiência Adquirida e Hepatites Virais do ministério, após divulgação de campanha com a mensagem “Sou feliz sendo prostituta”. A exoneração de Greco foi publicada no “Diário Oficial da União” desta quarta-feira (5).
Segundo o ministério da Saúde, por meio de sua assessoria de imprensa, a demissão ocorreu porque o departamento veiculou a campanha sem a autorização dos responsáveis pela Comunicação Social.
O departamento lançou nas redes sociais no último final de semana uma campanha o objetivo de reduzir o estigma da prostituição associada à infecção pelo HIV e Aids. O tema da mobilização feita pelo Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do ministério era “Sem vergonha de usar camisinha” e celebrava o Dia Internacional das Prostitutas, comemorado no último 2 de junho. Depois de determinar a retirada da mensagem "Sou feliz sendo prostituta", o ministério retirou toda a campanha do site.
"As peças expostas no site do Departamento de DST/Aids não passaram por análise e aprovação da Assessoria de Comunicação Social, como ocorre com todas as campanhas do Ministério da Saúde, de todos os departamentos. Logo, o descumprimento das normas previamente estabelecidas pelo Ministério da Saúde justificou a retirada das peças do site do departamento e de seus perfis nas redes sociais e a apuração das responsabilidades. As peças dirigidas a este público, que é prioritário para as ações de DST/Aids, serão disponibilizadas após análise da Assessoria de Comunicação Social", diz nota do ministério.
A campanha era composta por panfletos e cinco vídeos protagonizados por prostitutas. Além da mensagem "Sou feliz sendo prostituta", os panfletos traziam frases como “não aceitar as pessoas da forma como elas são é uma violência”; "um beijo para você que usa camisinha e se protege das DSTs, Aids e hepatites virais" e “o sonho maior é que a sociedade nos veja como cidadãs”. Um dos vídeos também mostrava uma prostituta que sonhou ter sido respeitada: “sonhei que sou respeitada, que sou uma flor, uma rosa sem espinhos”, diz a protagonista.
O material, feito em uma oficina de comunicação em saúde para profissionais do sexo em João Pessoa (PB), deveria circular na internet até dia 2 de julho.
Após evento nesta terça-feira (4), Padilha afirmou que as mensagens devem ser restritas à prevenção contra doenças.
"Enquanto eu for ministro, não acho que essa tem que ser uma mensagem passada pelo ministério. Nós teremos mensagens restritas à orientação sobre a prevenção contra as doenças sexualmente transmissíveis. Respeito as entidades e os movimentos que queiram passar essa mensagem, mas é papel deles. O papel do Ministério da Saúde é estimular a prevenção às DST's".
Mais tarde, em seu microblogTwitter, Padilha justificou a retirada da campanha.
"Não autorizei que a mensagem 'sou prostituta sou feliz' seja do Ministério da Saúde. Movimentos ou indivíduos podem fazê-lo,nos seus blogs,sites,perfis e respeito-os. A decisão de retirar material não autorizado foi anterior a qualquer manifestação contra ou favor. Pelo simples fato: nçao eram autorizadas", disse Padilha no microblog.
A presidente da Associação das Prostitutas de Minas Gerais (Aprosmig), Cida Vieira, criticou a decisão do ministro. “Quem faz o que gosta, como gosta, é feliz na profissão. Eu sou feliz na minha profissão”, disse.

Ciência sem Fronteiras abre inscrições para mais de 13 mil vagas em nove países


Ciência sem Fronteiras abre inscrições para mais de 13 mil vagas em nove países  O Programa Ciência sem Fronteiras (CsF) abriu o período para inscrições na modalidade graduação. No total, são 13.480 vagas abertas para 18 áreas do conhecimento científico e tecnológico em nove países da Europa, Ásia e América do Norte. Os interessados podem efetuar sua inscrição até julho de 2013, sendo que a data final depende do país de destino escolhido.
Os países envolvidos nas chamadas são: Alemanha (com 2.000 vagas previstas); Austrália (2.250 vagas previstas); Canadá (2.188 vagas previstas); Coréia do Sul (292 vagas previstas); Estados Unidos (2.000 vagas previstas); Finlândia (300 vagas previstas); Hungria (2.300 vagas previstas); Japão (150 vagas previstas); e Reino Unido (2.000 vagas previstas). O candidato deverá escolher o país de destino, que terá um parceiro definido para cuidar de sua devida inserção no exterior.
As bolsas serão concedidas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI) e pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC). O candidato deverá conferir a qual instituição direcionar-se, de acordo com o país de destino escolhido, no site do programa.
Programa
O Ciência sem Fronteiras já implementou, até hoje 22.229 bolsas em todas as modalidades Graduação, Doutorado e Pós-doutorado. O programa busca promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade brasileira por meio do intercâmbio e da mobilidade internacional. A iniciativa é fruto do esforço conjunto dos Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC), por meio de suas respectivas instituições de fomento, CNPq e Capes.
O projeto prevê a concessão de até 101 mil bolsas em quatro anos para promover intercâmbio, de forma que alunos de graduação e pós-graduação façam estágio no exterior com a finalidade de manter contato com sistemas educacionais competitivos em relação à tecnologia e inovação.
Além disso, busca atrair pesquisadores do exterior que queiram se fixar no Brasil ou estabelecer parcerias com os pesquisadores brasileiros nas áreas prioritárias definidas no programa, bem como criar oportunidade para que pesquisadores de empresas recebam treinamento especializado no exterior.

Construtora dos Bin Laden faz hotel de 601 m sendo o 2º prédio mais alto do mundo

O complexo do hotel visto a partir da mesquita Masjid al-Haram. (Foto: King Eliot/Creative Commons)
Com 601 metros de altura, 76 andares, 76 elevadores e nove restaurantes, o hotel Makkah Clock Royal Tower é o segundo prédio mais alto do mundo.
Quem se hospeda em um dos 858 quartos do hotel cinco-estrelas pode escolher se quer vista para a Masjid al Haram, conhecida como Grande Mesquita, para a Caaba, monumento cúbico que é centro de peregrinação para muçulmanos do mundo todo, ou para a Cidade Sagrada.
Mas não basta ter dinheiro para se hospedar lá: o hotel só recebe clientes muçulmanos, já que pessoas de outras religiões estão proibidas de entrar em Meca.
Bin Laden
Inaugurado no ano passado, o Makkah Clock Royal Tower pertence à rede hoteleira norte-americana Fairmont.
O edifício foi construído pelo Saudi Binladin Group, empreiteira da família do terrorista Osama Bin Laden. Ele, no entanto, foi forçado a abrir mão das ações da companhia há vinte anos e, desde então, não tinha mais laços com ela.
O prédio abriga ainda um centro de observação lunar e um museu islâmico.

Projeto que será votado na Câmara pode garantir elegibilidade de Cássio em 2014

Projeto pode garantir amanhã elegibilidade de Cássio em 2014
A Câmara Federal poderá modificar amanhã, 04, o atual entendimento sobre a Lei 64/90 que trata das inelegibilidades, com efeito já para 2014, tendo em vista que a modificação, caso seja aprovada em plenário, ocorrerá antes do período eleitoral.
Pelo menos duas modificações, entre as propostas pelo líder do PT na Câmara, deputado Cândido Vaccarezza (SP), poderão garantir, em tese, a elegibilidade do ex-governador da Paraíba, senador Cássio Cunha Lima (PSDB), já em 2014, não restando qualquer dúvida sobre sua exclusão dos atingidos pela Lei do Filha Limpa, apelido pelo qual passou a ser chamada a LC 135.
As modificações deixam claro o período em que o agente público ficaria impedido de disputar eleições, estabelecendo a data da eleição na qual foi identificado o ilícito como primeiro dia da inelegibilidade de 8 anos.
Por exemplo:
O artigo 2º, item "d", da LC 64/90, deixa de ter a redação "...os que tenham contra sua pessoa representação julgada procedente pela Justiça Eleitoral, em decisão transitada em julgado ou proferida por órgão colegiado, em processo de apuração de abuso do poder econômico ou político, para a eleição na qual concorrem ou tenham sido diplomados, bem como para as que se realizarem nos 8 (oito) anos seguintes;" e passa a conter "...os que tenham contra sua pessoa representação julgada procedente pela Justiça Eleitoral, em decisão transitada em julgado ou proferida por órgão colegiado, em processo de apuração de abuso do poder econômico ou político, para a eleição na qual concorrem ou tenham sido diplomados, bem como para as que se realizarem nos 8 (oito) anos seguintes, contados a partir da data da eleição em que se verificou o ilícito;". Observem que o final do texto passou a ser "contados a partir da data da eleição em que se verificou o ilícito".
O mesmo se observa no item "h", que passa a ter a redação: "...os detentores de cargo na administração pública direta, indireta ou fundacional, que beneficiarem a si ou a terceiros, pelo abuso do poder econômico ou político, que forem condenados em decisão transitada em julgado ou proferida por órgão judicial colegiado, para a eleição na qual concorrem ou tenham sido diplomados, bem como para as que se realizarem nos 8 (oito) anos seguintes, contados a partir da data da eleição em que se verificou o ilícito;".
O projeto ainda inclui dois novos parágrafos ao texto da LC 64/90, que lançam ainda mais lenha na fogueira, sendo estes:
"§ 6º Será subtraído do período total de inelegibilidade o lapso decorrido entre a publicação da decisão judicial geradora da inelegibilidade proferida por órgão colegiado e o trânsito em julgado dessa decisão".
"§ 7º Considera-se superveniente, exclusivamente, a inelegibilidade surgida entre a data do registro de candidatura e a da eleição. (NR)".
O assunto certamente será alvo de debates acalorados sobre o tema, com as mais diversas interpretações, mas no momento os maiores interessados no projeto são os prefeitos que tiveram contas rejeitadas, já que o projeto também altera o entendimento das inelegibilidades sobre este tema.

Casas Bahia inaugura a sua primeira unidade na Paraíba nesta quinta


Casas Bahia inaugura a sua primeira unidade na Paraíba nesta quintaA rede Casas Bahia inaugura a sua primeira unidade na Paraíba na próxima quinta-feira (6). A loja funcionará em Campina Grande, na rua Presidente Epitácio Pessoa, e está empregando 60 funcionários de forma direta, entre operadores especializados em montagem de móveis, com salários que variam de R$ 699 a R$ 810, mais benefícios. Executivos da rede desembarcam em João Pessoa nesta quarta-feira (5) para anunciar o valor do investimento e mais detalhes da inauguração.
De acordo com a assessoria de imprensa, a Casas Bahia está adotando uma política de expansão no Nordeste, apresentando para os clientes um mix completo de 10 mil itens, entre eletrodomésticos e móveis e outros serviços. Os clientes também terão acesso as ações promocionais da rede e as facilidades de pagamento: à vista, no carnê, a prazo (em todos os cartões de crédito) e no cartão Casas Bahia. A nova unidade que será abertura em Campina Grande terá mil metros quadrados.

Ministério Público recomenda ao prefeito de Santa Rita anulação de contratos

MP encontra irregularidades e manda prefeito de Santa Rita anular contratos
O Ministério Público da Paraíba (MPPB) recomendou ao prefeito de Santa Rita (município a 11 quilômetros de João Pessoa), Reginaldo Pereira da Costa, a anulação imediata de 11 contratos que foram celebrados este ano pela administração pública municipal em desacordo com a lei.
Os contratos foram celebrados com dispensa de licitação, sob o argumento da situação de emergência decretada pelo município em função de "grave situação financeira".
De acordo com a Promotoria de Justiça do Patrimônio Público de Santa Rita, o decreto 7.257/10 da Presidência da República dispõe sobre o reconhecimento de situação de emergência e estado de calamidade pública e sobre as transferências de recursos para ações de socorro, assistência às vítimas, restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução nas áreas atingidas por desastre e não sobre situação de emergência financeira, alegada pelo município para justificar as 25 dispensas de licitação que foram realizadas este ano.
A recomendação ministerial expedida na semana passada solicitou a anulação de contratos ainda vigentes que foram celebrados com empresas e profissionais para a prestação de serviços como pavimentação de ruas da operação "tapa buracos" no valor de R$ 92 mil; locação de imóveis para funcionamento da Procuradoria Jurídica Municipal e de creches; locação de copiadoras digitais para o fornecimento de fotocópias ou xerox; coleta de resíduos hospitalares pelo período de 90 dias no valor de R$ 120 mil e recuperação e melhoria da estrada que liga os distritos de Livramento e Forte Velho e de ruas de Lerolândia (na zona rural) no valor de R$ 45 mil.
Segundo a promotora de Justiça do Patrimônio Público, Anita Bethânia Rocha, o município de Santa Rita deixou de consultar o maior número possível de interessados em contratações de caráter de emergência, além de deixar de fazer a pesquisa de preço necessária, em muitos procedimentos de dispensa de licitação.
Os outros 14 contratos já pagos que também foram celebrados com dispensa de licitação, sob a alegação de estado de emergência financeira estão sendo analisados pela Promotoria de Justiça do Patrimônio Público.

4 de junho de 2013

Poesias de Zé da Luz


Poesias de Zé da Luz 


As Flô de Puxinanã
(Paródia de As "Flô de Gerematáia" de Napoleão Menezes)

Três muié ou três irmã,
três cachôrra da mulesta,
eu vi num dia de festa,
no lugar Puxinanã.

A mais véia, a mais ribusta
era mermo uma tentação!
mimosa flô do sertão
que o povo chamava Ogusta.

A segunda, a Guléimina,
tinha uns ói qui ô! mardição!
Matava quarqué critão
os oiá déssa minina.

Os ói dela paricia
duas istrêla tremendo,
se apagando e se acendendo
em noite de ventania.

A tercêra, era Maroca.
Cum um cóipo muito má feito.
Mas porém, tinha nos peito
dois cuscús de mandioca.

Dois cuscús, qui, prú capricho,
quando ela passou pru eu,
minhas venta se acendeu
cum o chêro vindo dos bicho.

Eu inté, me atrapaiava,
sem sabê das três irmã
qui ei vi im Puxinanã,
qual era a qui mi agradava.

Inscuiendo a minha cruz
prá sair desse imbaraço,
desejei, morrê nos braços,
da dona dos dois cuscús!


Ai! Se Sêsse!

Se um dia nós se gostasse;
Se um dia nós se queresse;
Se nós dos se impariásse,
Se juntinho nós dois vivesse!
Se juntinho nós dois morasse
Se juntinho nós dois drumisse;
Se juntinho nós dois morresse!
Se pro céu nós assubisse?
Mas porém, se acontecesse
qui São Pêdo não abrisse
as portas do céu e fosse,
te dizê quarqué toulíce?
E se eu me arriminasse
e tu cum insistisse,
prá qui eu me arrezorvesse
e a minha faca puxasse,
e o buxo do céu furasse?...
Tarvez qui nós dois ficasse
tarvez qui nós dois caísse
e o céu furado arriasse
e as virge tôdas fugisse!!!


Brasil Caboco

O qui é Brasí Caboco?
É um Brasi diferente
do Brasí das capitá.
É um Brasi brasilêro,
sem mistura de instrangero,
um Brasi nacioná!

É o Brasi qui não veste
liforme de gazimira,
camisa de peito duro,
com butuadura de ouro...
Brasi caboco só veste,
camisa grossa de lista,
carça de brim da "polista"
gibão e chapéu de coro!

Brasi caboco num come
assentado nos banquete,
misturado cum os home
de casaca e anelão...
Brasi caboco só come
o bode seco, o feijão,
e as veiz uma panelada,
um pirão de carne verde,
nos dias da inleição
quando vai servi de iscada
prus home de posição.

Brasi caboco num sabe
falá ingrês nem francês,
munto meno o português
qui os outros fala imprestado...
Brasi caboco num inscreve;
munto má assina o nome
pra votar pru mode os home
Sê gunverno e diputado

Mas porém. Brasi caboco,
é um Brasi brasileiro,
sem mistura de instrangero
Um Brasi nacioná!

É o Brasi sertanejo
dos coco, das imbolada,
dos samba, dos vialejo,
zabumba e caracaxá!

É o Brasi das vaquejada,
do aboio dos vaquero,
do arranco das boiada
nos fechado ou tabulero!

É o Brasi das caboca
qui tem os óio feiticero,
qui tem a boca incarnada,
como fruta de cardoro
quando ela nasce alejada!

É o Brasi das promessa
nas noite de São João!
dos carro de boi cantano
pela boca dos cocão.

É o Brasi das caboca
qui cum sabença gunverna,
vinte e cinco pá-de-birro
cum a munfada entre as perna!

Brasi das briga de galo!
do jogo de "sôco-tôco"!
É o Brasi dos caboco
amansadô de cavalo!
É o Brasi dos cantadô,
desses caboco afamado,
qui nos verso improvisado,
sirrindo, cantáro o amô;
cantando choraro as mágua:
Brasi de Pelino Guedes,
de Inácio da Catingueira,
de Umbelino do Texera
e Romano de Mãe-d'água!

É o Brasi das caboca,
qui de noite se dibruça,
machucando o peito virge
no batente das jinela...
Vendo, os caboco pachola
qui geme, chora e soluça
nas cordas de uma viola,
ruendo paxão pru ela!

É esse o Brasi caboco.
Um Brasi bem brasilero,
sem mistura de instrangêro
Um Brasía nacioná!

Brasi, qui foi, eu tô certo
argum dia discuberto,
pru Pêdo Arves Cabrá.


A Cacimba

Tá vendo aquela cacimba
lá na bêra do riacho,
im riba da ribanceira,
qui fica, assim, pru dibáxo
de um pé de tamarinêra.

Pois, um magóte de môça
quage toda manhanzinha,
foima, assim, aquela tuia,
na bêra da cacimbinha
prá tumar banho de cuia.

Eu não sei pru quê razão,
as águas dessa nacente,
as águas que ali se vê,
tem um gosto diferente
das cacimbas de bêbê...

As águas da cacimbinha
tem um gôsto mais mió.
Nem sargada, nem insôça...
Tem um gostim do suó
do suvaco déssas môça...

Quando eu vejo éssa cacimba,
qui inspio a minha cara
e a cara torno a inspiá,
naquelas águas quiláras,
Pego logo a desejá...

... Desejo, prá quê negá?
Desejo ser um caçote,
cum dois óio dêsse tamanho
Prá ver aquele magóte
de môça tumando banho!


Confissão de Cabôco

Seu duotô, sou criminoso.
Sou criminoso de morte.
Tou aqui pra mim intregá.
Voimicê fique sabendo:
- Quando a muié traz a sorte
De atraiçoá o isposo
Só presta para se matá.

Nunca pensei, seu doutô
Qui a mão nêga do distino,
Merguiasse as minhas mão
No sangue dos assarcino!

Vô li pidí um favô
Ante de vossamercê
Mim butá daqui pra fora:
- É a licença do doutô
Pr'eu li contá minha histora.

Sinhô dotô delegado,
Digo a vossa sinhuria
Qui inté onte fui casado
Cum a muié qui im vida
Se chamô ROSA MARIA.

Faz dez mês qui se gostemo,
Faz oito qui fumo noivo
Faz sete qui nós casêmo.

Nós casêmo e nós vivia
Cuma pobre, é verdade,
Mas a gente se sentia
Rico de filicidade!

Pras banda qui nós morava,
No lugá Chã da Cutia,
Morava tombém um cabra
Chamado Chico Faria.

Esse cabra, antigamente,
Tinha gostado de Rosa,
Chegaro, inté a sê noivo,
Mas num fizero a "introza"
Do casamento, prumode
Mané Uréia de bode,
Qui era padrim de Maria
Tê dismanchado essa prosa.

Entoce, o Chico Faria,
Adispois qui nós casêmo,
In cunversa, as vez dizia,
Qui ainda mi dava fim
Pra se casá cum Maria.

Dessa coisa eu sabia,
Mas nunca dei importança.

Tinha toda cunfiança
Na muié qui eu tanto amava,
Ou mais mió, adorava...
Cum toda a minha sustança!

Dispois disso, o meu custume
Era vivê trabaiando
Sem da muié tê ciume.

A muié pru sua vez
Nunca me deu cabimento
Deu pensá qui ela fizesse
Um dia um farcejamento.

Mas, seu doutô, tome tento
No resto da minha histora,
Qui o ruim chegô agora:

Se não me farta a mimora,
Já faz assim uns três mêis,
Qui o cabra, Chico Faria,
Todo prosa, todo ancho,
Quage sempre, mais das vêz,
Avistava o meu rancho.

Puralí, discunfiado
Como quem qué e não qué,
Eu fui vendo qui o marvado
Tentava a minha muié.

Ou tentação ou engano,
Eu fui vendo a coisa feia!
Pru derradêro eu já tava
C'a mosca detrás da uréia.

Os tempo foi se passando
E o meu arriceiamento
Cada vez ia omentano.

Seu dotô, vá iscutano:

Onte, já de tardezinha
O meu cumpade, Quinca Arruda,
Mi chamô pra nós dança
Num samba - lá na Varginha,
Na casa do mestre Duda.

Mestre Duda é um cabôco,
Um tocado de premêra.
É o imboladô de côco
Mió daquela rebêra.

Entonce Rosa Maria,
Sempre gostou de samba,
Mas, porém, de tardezinha
Me disse discunfiada,
Qui pru samba ela não ia,
Qui tava munto infadada,
Percisava se deita...

Eu fiquei discunfiado
Cum a preposta da muié!

Dispois qui tomei café,
Cuage puro sem mistura,
Cum a faca na cintura
Fui pru samba, fui sambá.

Cheguei no samba, dotô.
Repare agora, o sinhô,
Quem era qui tava lá?

O cabra Chico Faria.
Qui quano foi me avistando,
Foi logo mi preguntando:
- Cadê siá dona Maria,
Num veio não, pra dançá?

- Não sinhô. Ficô im casa.
Pru cabôco arrispondí.

Senti, entonce uma brasa
Queimano meu coração,
Nunca mais pude tirá
As palavra desse cabra
Da minha maginação.

Perdí o gosto da festa
E dançá num pude não.

O cabra, pru sua vez
Num dançava, seu doutô.
De vez im quando me oiva
Cum um oiá de traidô.

Meia noite, mais ou meno,
Se dispidino do povo
Disse: - Adeus, qui eu já vô.

Quando ele se arritirô,
Eu tombem me arritirei
Atraiz dele, sim sinhô.
Ele na frente, eu atrais.
Se o cabra andava ligêro,
Eu andava munto mais!

Noite iscura qui nem breu!

Nem eu avistava o cabra,
Nem o cabra via eu!

Sempre andando, sempre andando.
Ele na frente, eu atrais.

Já nem se iscutava mais
A voz do fole tocando
Na casa do mestre Duda!

A noite tava mais preta
Qui a cunciênça de Judá!

Sempre andando, sempre andando.
Eu fui vendo, seu doutô,
Qui o marvado ia tumando
Direção da minha casa!

Minha casa!... Sim sinhô!

Já pertinho, no terrero
Eu mim iscundí pru detraiz
De um pé de trapiazêro.

Abaixadim, iscundido,
Prendi a suspiração,
Abri os óio, os ouvido,
Pra mió vê e ouvi
Qua era a sua intenção.

Seu doutô, repare bem:

O cabra oiando pra traiz,
Do mermo jeito, qui faiz
Um ladrão pra vê arguém,
Num tendo visto ninguém,
Na minha porta bateu!

De lá de dentro uma voiz
Bem baixim arrispondeu...

Ele entonce, cá de fora:

- Quem ta bateno sou eu!

De repente abriu-se a porta!

Aí seu doutô, nessa hora
A isperança tava morta,
Tava morto o meu amô...

No iscuro uma voiz falô:

- Taqui, seu Chico, essa carta,
Qui a tempo tinha iscrivido
Pra mandá pra voismicê.
Pru favô num leia agora,
Vá simbora, vá simbora,
Qui quando chegá im casa
Tem munto tempo pra lê.

Quando minhas oiça ouviu,
As palavra qui Maria
Dizia pru disgraçado,
Eu fiquei amalucado,
Fiquei quage cuma loco,
Ou mio, cumo um cabôco
Quando ta chêi de isprito!

Dum sarto, cumo um cabrito,
Eu tava nos pés do cabra
E sem querer dei um grito:

- Miserave! E arrastei
Minha faca da cintura.

Naquela hora dotô,
Eu vi o Chico Faria,
Na bêra da sipurtura!

Mas o cabra têve sorte.

Sempre nessas circunstança
Os home foge da morte.

Correu o cabra, dotô
Tão vexado, qui dêxou
A carta caí no chão!

Dei de garra do papé,
O portadô da traição!

Machuquei nas minha mão,
A honra, douto, a honra
Daquela farsa muié!

Dispois oiando pra carta
Tive pena, pode crer,
De num tê prindido a lê.
Nas letra alí iscrivida
O qui dizia Maria
Pru marvado traidô.

Tive pena, sim sinhô.
Mas, qui haverá de fazê
Se eu nunca prindí a lê?

Maria mi atraiçuô!

Essa muié qui um dia,
Juêiada nos pé do artá
Jurou im nome de Deus
Qui inquanto tivesse vida,
Haverá de mim honrá
E mim amá cum todo amo.

Cum perdão do seu doutô.

Quando eu vi a miserave
Na iscurideza da noite
Dos meu oio se iscondê
Sem dêxá nem sombra inté
Entrei pra dentro de casa
Pra mi vingá da muié.

Douto, qui hora minguada!
Maria tava ajuêiada,
Chorando, cum as mão posta
Cumo quem faz oração.
Oiando pra eu pedia,
Pelo cali, pela osta,
Pru Jesus crucificado,
Pelo amo qui eu li amava
Qui num fizesse isso não.

Eu tava, doutô, eu tava
Cego de raiva e paixão.

Sem dizê uma palavra,
Agarrei nas suas mão,
Levantei ela pra riba
E interrei inté o cabo,
O ferro da parnaíba
Pru riba do coração!

Sarvei a honra, doutô,
Sarvei a honra, apois não!

Dispois qui vi a Maria
Caí sem vida no chão,
Vim fala cum vosmicê,
Vim cunfessá o meu crime
E mim intregá as prisão.

Se o sinhô num acredita
Se eu sô criminoso ou não,
Tá aqui a faca assarcina
E o sangue nas minhas mão.

Cumo prova da traição,
Tá aqui a carta, doutô.

Li peço um grande favô:

Ante de vossa-sinhuria
Mi mandá lá para prisão
Me lêia aqui essa carta
Pr'eu sabê cumo Maria
Perparava essa trição!


A Carta

"Seu Chico:

Chã da Cutia.

Digo a vossa senhoria
Que só lhe escrevo essa carta
Pru senhor ficar sabendo
Que eu não sou a mulher
Que o senhor tá entendendo.

Se o senhor continuar
Com os seus disbiques atrevidos
O jeito que tem é contar
Tudo, tudo a meu marido.

O senhor fique sabendo
Que com seu discaramento,
Não faz nunca eu quebrar
O sagrado juramento
Que eu jurei nos pés do altar,
No dia do casamento.

Se o senhor é inxirido,
Encontrou u'a mulher forte,
O nome do meu marido
Eu honro até minha morte!

Sou de vossa senhoria,

Sua criada.

MARIA."

- Doutô! Doutô mi arresponda
O qui é qui eu tô ouvindo?
Vosmicê leu a carta,
Ou num leu, ta mi inludindo?

- Doutô! Meu Deus! Seu doutô,
Maria tava inucente?
Me arresponda pru favo!

Inocente! Sim, senhor!

Matei Maria inucente!

Pru que, seu doutô, pru que?

Matei Maria somente
Pruque num aprendi a lê!

Infiliz de quem num leu
Uma carta de ABC.

Magine agora o doutô,
Quanto é grande o meu sofrê!

Sou duas veiz criminoso,
Qui castigo, seu doutô!

Qui mizera! Qui horrô!
Qui crime num sabê lê!