3 de outubro de 2013

Encontro discute cidadania e homofobia na Baía da Traição

Os indígenas da Aldeia São Francisco, na Baía da Traição, distante 79km de João Pessoa, participam nesta sexta-feira (4), das 8h às 17h, do 1º Encontro de Cidadania e Combate à Discriminação Homofóbica, Exclusão Social e Étnica. As atividades acontecem na Escola Estadual Indígena Pedro Poti. O evento é promovido pelo Núcleo de Combate a Crimes Homofóbicos da Defensoria Pública do Estado da Paraíba.
O coordenador do Núcleo, defensor público Carlos Calixto, explicou que essa vai ser a primeira ação itinerante da Defensoria Pública em uma aldeia indígena. O objetivo é levar informações sobre direitos do público LGBT(Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transexuais e Travestis e Transgêneros) em relação a casamento civil, mudança de nome no registro civil, adoção, também em relação a violação dos direitos e aos crimes de discriminação.
Uma cartilha intitulada “Informativo de Combate a Homofobia” será distribuída aos participantes do evento com orientações sobre o que caracteriza homofobia (aversão ou ódio irracional aos homossexuais) que é a principal causa da violência contra gays, lésbicas, travestis e transexuais. A cartilha também destaca as penalidades previstas na Lei aos casos reconhecidos como de homofobia e o papel do defensor público no atendimento ao público LGBT.
O Núcleo de Combate aos Crimes Homofóbicos, criado no ano passado, atua na proteção dos direitos do cidadão. De acordo com o defensor Carlos Calixto, 60% dos casos que chegam ao Núcleo são de danos morais. “No mês de junho, por exemplo, atendemos 67 pessoas e todas relataram atos violentos contra homossexuais. Nós ingressamos com ações judiciais e acompanhamos a tramitação. A nossa função é dar suporte jurídico e garantir os direitos do cidadão”, explicou.
Em João Pessoa, o Núcleo funciona no 2º andar da Central de Atendimento da Defensoria Pública, na Avenida Rodrigues de Carvalho, nº 34, Edifício Félix Cahino, no Centro de João Pessoa. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira das 7h às 16h. O telefone de contato é o 3218-4503. No interior do Estado, a população deve procurar os Fóruns onde estão instaladas as salas da Defensoria Pública. No caso da Baía da Traição, os moradores são atendidos no Fórum de Rio Tinto, na Rua Tenente José Franca, s/n, Centro. 

Coluna do Dia - Dr. Roberto Cavalcante

As aferições do nível de educação de um povo passam pela capacidade de ler e interpretar textos. De Paulo Freire a Unesco, esta é uma premissa comum, que pragmaticamente constatei ao longo de minha vida.
Sem dúvida, quem mais lê, mais conhecimentos adquire.
Para além dos processos cognitivos, a leitura também revela surpreendentes talentos. Aqui no Sistema Correio temos algumas dessas vocações singulares, entre as quais se destaca Ruy Dantas, a quem reputo como um dos mais habilidosos leitores de texto que conheci ao longo dessas seis décadas de vida. À ele, acrescento um novo e impressionante talento, que nos foi revelado recentemente: Heron Cid Cesar Madrid.
Ambos compartilham uma trajetória comum para a descoberta de suas habilidades: o exercício da leitura e a figura paterna.
No caso de Ruy, as dificuldades de leitura de Seu Dantas levaram o filho alfabetizado a ser escalado para ler os jornais que ele semanalmente comprava na feira. Já Heron treinou muito para “imitar” o assombroso vozeirão de Seu José Maria Madrid, cujo inequívoco talento o fez ser reconhecido de Mossoró às rádios de São Paulo.
Os sucessos de Ruy e Heron são icônicos e inspiradores. E estão contidos dentro de um leque amplo, imensurável e sortido de possibilidades que a leitura abre diante dos olhos de quem lê.
Certamente por isso fui abordado com tanta efusão pela simpática frentista durante um abastecimento de rotina, na semana passada, em um posto de combustíveis da Capital.
Primeiro ela quis se certificar que estava diante da pessoa certa:
- O senhor por acaso é o Dr. Roberto, do Sistema Correio?
Ao meu assentimento, ela continuou:
- Quero lhe agradecer. Graças ao JÁ, muita gente que não lia, porque não podia comprar diariamente um jornal, tenha agora o seu próprio jornal. Compro, leio e levo pra casa para minha família ler também.
Confesso a vocês que, ao lançar o JÁ com seus textos curtos, pitorescos, capazes de atrair a curiosidade, não mensuramos o papel que ele viria a desempenhar.
Sabia – é claro - que estávamos colocando nas ruas um veículo mais barato e sucinto, destinado a quem tem pouco tempo e dinheiro para investir em informação.
O testemunho da frentista, porém, não se circunscreve ao conteúdo. É muito mais forte: relata que o JÁ extrapola o informar e cria, em outros extratos da nossa sociedade, o renovador, inspirador e profícuo hábito da leitura – cuja deficiência é apontada como um dos fatores crônicos no conjunto histórico de problemas que emperram o desenvolvimento da educação brasileira.
Desse encontro cara a cara com nossa leitora do JÁ, porém, saí com a esperança renovada. Pois sei que tudo o que inspira o hábito da leitura integra o alicerce do Brasil que queremos construir: uma nação com outro nível, muito mais elevado, de práticas políticas, escolhas sociais e desenvolvimento.

Denise Rocha admite consumo de remédios tarja preta

Denise Rocha Denise Rocha, a segunda colocada de “A Fazenda”, admitiu o consumo de remédios tarja preta. Para a advogada, não é vergonha usar as drogas para se estabilizar emocionalmente, contudo diz não ter sido respeitada pelos colegas de confinamento.
— Não fui respeitada, até com isso eles faziam chacotas, e eu não tenho vergonha disso. Antes tratar do que ficar doida como muita gente daqui.
Bárbara Evans foi a primeira a sentir a ira de Denise após fazer um comentário sobre os medicamentos da peoa.
— O meu caso já foi visto pelo público abertamente. Inclusive, a pessoa que ganhou o programa, a Bárbara, fez muita chacota disso, e por este motivo não quero mais tocar nesse assunto. Um tratamento como esse é uma coisa muito pessoal. Não tenho mais o que falar sobre isso.
Denise também disse que não pretende fazer nenhum tratamento complementar além do que já faz.

Brasileirão: líder Cruzeiro vence mais uma; veja resultados desta quarta

Jogadores do Cruzeiro comemoram golO Flamengo fez uma ótima apresentação e quebrou dois tabus de uma vez ao vencer o Coritiba por 2 a 0 na noite desta quarta-feira (2). O time carioca conseguiu vencer dois jogos seguidos pela primeira vez neste Campeonato Brasileiro e derrotou a equipe paranaense no Couto Pereira após 15 anos de jejum. André Santos, aos 45min do primeiro tempo, e Wallace, aos 4min da segunda etapa, marcaram para o Rubro-negro.
O resultado faz com que o Flamengo ganhe quatro posições, agora em 11º, com 33 pontos. O Coritiba, que contou com a estreia do técnico Péricles Chamusca e não vence há seis jogos, cai para o 15º lugar, com 31 pontos.
As duas equipes terão pela frente clássicos na próxima rodada. O Flamengo enfrenta o Vasco no domingo, às 16h, no Mané Garrincha, em Brasília. No mesmo dia e horário, o Coritiba enfrenta o Atlético-PR.
O Fla abriu o placar nos acréscimos do primeiro tempo. O Coritiba teve boa chance de marcar com Robinho, mas João Paulo cortou o chuto em cima da linha. No contra-ataque do lance, o próprio João Paulo lançou André Santos, que dominou na área e, mesmo marcado, chutou cruzado de esquerda para colocar o Fla em vantagem. O segundo do Flamengo veio logo aos 4min. Após saída ruim do goleiro Vanderlei, Chicão se esticou para evitar a saída da bola pela linha de fundo e cruzou. Wallace subiu mais que os zagueiros e testou: 2 a 0.
Botafogo e Fluminense amargam empate
Diante de pouco mais de 15 mil pagantes, Fluminense e Botafogo empataram por 1 a 1 no Maracanã na noite de ontem, pela 25ª rodada do Campeonato Brasileiro. O público foi o menor em clássicos no estádio desde sua reabertura, em junho. Biro Biro marcou o gol tricolor aos 2min do primeiro tempo, enquanto Bolívar deixou tudo igual aos 13min da mesma etapa.
O empate não foi bom para nenhuma das duas equipes na classificação. O Fluminense perdeu a chance de encostar nos líderes e termina a rodada com 34 pontos. Já o Botafogo chegou aos 43 pontos e segue na terceira posição. O Alvinegro, no entanto, vê o Grêmio e o Cruzeiro abrirem ainda mais distância na tabela, com 45 e 56 pontos, respectivamente.
O duelo entre Botafogo e Fluminense teve o menor público entre os seis clássicos cariocas no Maracanã disputados desde a reabertura do estádio para os clubes. Pelo Campeonato Brasileiro, apenas o confronto entre os mesmos dois times pelo primeiro turno, na Arena Pernambuco, teve menor número: 9.669 pagantes.
O Botafogo começou o clássico tomando a inciativa em busca de encerrar sua sequência ruim. O time controlava a posse de bola, mas o Fluminense não se assustou com a leve superioridade alvinegra e aproveitou lance de velocidade na esquerda para abrir o placar com Biro Biro após uma tabela com Jean, aos 2min.
Diante da desvantagem no placar, o Botafogo não diminuiu o ritmo ofensivo. O time tinha dificuldades de articular jogadas, mas empataria com um gol quase acidental aos 13min. Em cobrança de falta da direita, Seedorf alçou a bola na área para Rafael Marques cabecear. Aí veio o golpe de sorte do Alvinegro: a conclusão do atacante desviou no pé de Bolívar e entrou no canto direito da meta defendida por Diego Cavalieri.
Após o começo movimentado, o ritmo diminuiu no clássico. Na segunda etapa, o jogo ganhou outro contorno. O Fluminense passou a ser mais presente no campo de ataque e dominar a partida. O time das Laranjeiras apertava o Botafogo, que tentava usar o contragolpe sem sucesso. A igualdade no placar, no entanto, seguiu até o apito final do árbitro Sandro Meira Ricci.
Raposa goleia a Lusa
O Cruzeiro goleou ontem a Portuguesa por 4 a 0 e só precisou de apenas 45 minutos para construir o placar no Mineirão, pela 25ª rodada do Brasileiro.
Agora, a equipe do técnico Marcelo Oliveira chegou aos 56 pontos e continuou tranquila na liderança do Nacional. Já o time paulista permanece com 31 pontos.
O primeiro tempo teve um ritmo muito forte devido à pressão do Cruzeiro. Quem teve o primeiro trabalho foi o goleiro Fábio.
O Cruzeiro abriu o placar aos 5 min. Corrêa cabeceou para trás e Borges ficou com a bola. O atacante ganhou da marcação, invadiu a área e chuta para a meta de Lauro. A bola acertou a trave direita e sobrou para Éverton Ribeiro, livre, marcar.
Sem deixar a Portuguesa respirar, o time mineiro fez o segundo em um lance parecido. Aos 15 min, Ricardo Goulart arriscou de fora da área e a bola bateu no travessão. Na sobra, ninguém acompanhou Borges, que anotou mais um.
A Portuguesa tentou reagir com Souza aos 22 min. Ele chutou de fora da área e a bola acertou o travessão.
Aos 27 min, Borges cruzou rasteiro pela direita, Willian ficou à frente da marcação e deu um toque para a meta de Lauro, fazendo o terceiro. O quarto saiu dois minutos depois. Em três tentativas, Borges concluiu dentro da pequena área, marcando seu segundo na partida.
A segunda etapa foi morna. Apesar de ter se arriscado mais, a Portuguesa não conseguiu sequer diminuir a vantagem cruzeirense.
Na próxima rodada, a Portuguesa recebe o Santos no Canindé, domingo. No mesmo dia, o Cruzeiro visita o Náutico.
Tricolor Gaúcho tem vitória suada
O Grêmio superou o Atlético-PR por 1 a 0, em Porto Alegre, pela 25ª rodada do Campeonato Brasileiro, e não deixou o Cruzeiro disparar ainda mais na liderança do torneio.
A única vez que a rede balançou em Porto Alegre foi quando o volante paraguaio Riveros invadiu a área e tocou por cobertura, fazendo um belo gol aos 43 min do primeiro tempo.
Na próxima rodada, o Grêmio duelará com o Botafogo, no sábado, às 18h30, no Rio.
Timão volta a vencer no Brasileiro

O Corinthians reagiu e, se não encerrou a crise, ao menos pode respirar aliviado depois de oito jogos sem vitórias. Nesta quarta-feira (2), no início de sua turnê longe do Pacaembu, o time apostou nas bolas paradas e bateu o Bahia por 2 a 0, em uma noite de exaltação ao técnico Tite.
Ontem, porém, o time visitante teve poucas chances de construir uma história diferente. O Corinthians, que viveu forte pressão nos últimos dias, entrou em campo nitidamente empenhado em vencer.
Depois da goleada de 4 a 0 para a Portuguesa, o elenco corintiano se reuniu para debater a crise, a direção reforçou o apoio a Tite e o desempenho em campo mudou. Em menos de três minutos, Pato acertou a trave em uma cobrança de falta e Danilo chutou uma bola muito perto do gol de Marcelo Lomba.
A pressão foi um dos frutos da revolução que Tite promoveu na escalação. Douglas foi para o banco pela primeira vez desde que assumiu a armação no meio do Brasileirão, e Pato, Sheik e Guerrero voltaram a iniciar uma partida juntos de maneira inédita no torneio – o trio só foi escalado assim no Paulista, como teste.
A situação exigia ousadia do treinador, que ainda improvisou Alessandro na esquerda, promoveu o retorno de Guilherme no meio após um mês e meio lesionado e montou a zaga com o jovem Felipe e o estreante Cléber. A torcida presente em Mogi Mirim nem sequer ousou reclamar das opções.
Quando entrou em campo, Tite foi saudado pelo público presente como se o Corinthians não estivesse em turbulência.
A visita ao interior é só a primeira de uma sequência que pode ir até o fim do ano. O clube perdeu quatro mandos de campo no Brasileirão, dois na Copa do Brasil e será denunciado pelo arremesso de uma garrafa contra um bandeirinha no último domingo.
O Corinthians, com mais volume de jogo, abriu o placar aos 20 minutos, com Guerrero escorando um desvio de Guilherme, após um escanteio de Emerson.
Aos 41 minutos, o estreante Cléber consolidou a vitória.
Também após um escanteio, ele subiu no meio da área do Bahia e testou firme para fazer 2 a 0. Na comemoração, um abraço carinhoso em Tite, mais uma vez saudado pelo público.
Vitória
O Vitória passou pelo Goiás por 2 a 1, na Fonte Nova , em Salvador, e se aproximou da zona de classificação à Libertadores na 25ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Escudero, aos 15 min do primeiro tempo, colocou o time baiano em vantagem. Pedro Henrique igualou o placar aos 34 min. Na etapa final, William Henrique, aos 42 min, decretou o triunfo do Vitória.
Na próxima rodada, o Vitória visita o São Paulo, sábado. Um dia depois, o Goiás recebe o Criciúma.
Diante do Santos Com um a mais, São Paulo volta a perder
Muricy Ramalho voltou ao São Paulo, ganhou três jogos seguidos no Brasileirão e tirou o time da crise. Agora, volta a viver situação ruim. Nesta quarta-feira (2), o técnico voltou à Vila Belmiro para enfrentar o Santos e saiu derrotado por 3 a 0. Mesmo com um jogador a mais na maior parte da partida, o São Paulo não conseguiu ser superior e fica cada vez mais perto de voltar à zona de rebaixamento. O Santos aproveita: com a vitória sobre o rival, se aproximou dos quatro primeiros da tabela de classificação em boa campanha do técnico Claudinei Oliveira.
Santos abriu o placar com Edu Dracena após cobrança de escanteio. O goleiro Rogério Ceni ficou parado e não pulou na bola, que entrou.
O volante Alison desfalcou o Santos ainda no primeiro tempo. No fim da etapa inicial, fez falta violenta em Douglas no meio de campo e foi expulso.
O segundo tempo começou com superioridade são-paulina, mas o Santos soube aproveitar as oportunidades que teve. Cicinho avançou, cruzou baixo para a entrada da área e Thiago Ribeiro, ex-são-paulino, chutou no canto esquerdo do gol. No último minuto de jogo, o experiente lateral esquerdo Léo completou cruzamento que veio da direita e fechou a partida.

PSB filia Hervázio Bezerra e partidos anunciam reforços

Edvaldo RosasPelos menos 50 lideranças, dentre elas o deputado estadual Hervázio Bezerra, os ex-deputados Ivan Burity e Jeová Campos, o ex-reitor Thompson Mariz e o ex-prefeitável Arthur Almeida, o Bolinha’, se filiam nesta quinta-feira (03) ao Partido Socialista Brasileiro (PSB) na Paraíba. A recepção e apresentação dos novos filiados da legenda na Paraíba, será às 10h, no auditório do Hotel Caiçara, em  João Pessoa, em solenidade comandada pelo presidente estadual do PSB, Edvaldo Rosas, e pelo governador Ricardo Coutinho, presidente de honra do partido.
De acordo com Edvaldo Rosas além dos novos filiados e das lideranças do PSB em todo Estado, também foram convidados para o evento os representantes dos partidos da base aliada, que deverão marchar juntos nas eleições do próximo ano. Além de buscar lideranças para ingressar no PSB, nós estamos trabalhando com vários partidos para construir uma grande frente para 2014. Vamos mostrar para a Paraíba que estamos no caminho certo”, afirmou o presidente.
Wilson Filho vai para o PTB
O deputado federal Wilson Filho anunciou nesta terça-feira (02) que vai se filiar ao Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) nesta sexta-feira (04), às 10h, na sede do diretório estadual do partido em João Pessoa. Ele vai pedir a desfiliação do PMDB. “O PTB é uma questão de se sentir em casa. Mas continuarei tendo apreço e carinho pelos integrantes do PMDB. Irei anunciar a minha filiação ao lado de outras pessoas que irão se filiar ao partido amanhã”, informou Wilson Filho. O PTB tem como presidente o pai do parlamentar, Wilson Santiago.

PEN terá novidades até sábado
O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), Ricardo Marcelo afirmou que o PEN ainda filiará alguns nomes importantes até este sábado e garantiu que a legenda busca “qualidade e não quantidade” entre seus filiados. Segundo ele, a entrada de Bado Venâncio não só na Assembleia, mas também no partido fortalece a legenda e oferece mais experiência ao legislativo.
em João Pessoa. Ele vai pedir a desfiliação do PMDB. “O PTB é uma questão de se sentir em casa. Mas continuarei tendo apreço e carinho pelos integrantes do PMDB. Irei anunciar a minha filiação ao lado de outras pessoas que irão se filiar ao partido amanhã”, informou Wilson Filho. O PTB tem como presidente o pai do parlamentar, Wilson Santiago.
PSD fará encontro na sexta-feira
O PSD recebe amanhã novas filiações. O evento vai ser realizado às 9h, na sede da Associação dos Plantadores de Cana da Paraíba (Asplan), em João Pessoa. O presidente do diretório estadual do partido, o vice-governador Rômulo Gouveia, preferiu não revelar os nomes dos novos filiados.
“Ainda estamos fechando a lista. Existe a insegurança por parte de alguns, e por isso é melhor não divulgar para não dar errado”, disse Rômulo Gouveia. O vice-governador destacou a importância das filiações. “Quem chega vem para fortalecer o partido e somar. Estamos preparando a chapa de deputados estaduais e federais para as eleições do próximo ano”.
Major Fábio no PROS
O deputado federal Major Fábio participou nesta terça-feira (02), à tarde, na Câmara dos Deputados, em Brasília da solenidade de ao Partido Republicano da Ordem Social (PROS). Além dele, o novo partido homologou a filiação de 27 deputados federais durante o ato público. Os filiados ao partido na Paraíba devem ser anunciados na próxima segunda-feira, em local e horário ainda a serem definidos pelo parlamentar.

De acordo com Major Fábio, com a filiação formalizada, vai comandar o Pros na Paraíba e ser candidato ao Governo do Estado, nas Eleições do próximo ano. “A minha filiação foi oficializada. Após tomar as providências cabíveis de comunicar a direção nacional do Democratas sobre meu pedido de desfiliação para ingressa em um novo partido, recém criado, o Prós, no qual vou disputar o Governo do Estado”, declarou.

Dois acidentes com moto na Epitácio Pessoa deixam feridos e um menor em estado grave

Um dos acidentes na Epitácio PessoaA Avenida Epitácio Pessoa, principal corredor de João Pessoa, registrou dois acidentes com moto, em apenas uma noite, nessa quarta-feira (2).
Conforme boletim médico do Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em um dos casos, um menor de 17 anos que teve ferimentos sérios após cair do veículo, está internado em estado grave. Uma pessoa de 20 anos que o acompanhava não teve gravidade e é observado em estado regular.
Outra vítima de acidente com moto foi um homem de 37 anos. Ele não apresentou ferimentos graves e já teve alta hospitalar, logo após ser atendido na emergência.
Mamanguape
Mais acidentes do mesmo tipo foram registrados nas cidades próximas a João Pessoa. Em Mamanguape, Litoral Norte da Paraíba, um homem de 30 anos foi ferido, mas não teve gravidade e permanece em estado regular.
A pessoa que o acompanhava, um homem de 46 anos, também não sofreu problemas sérios e é observado pelos médicos do Trauma, com estado de saúde regular. 

Perfume que promete ser tendência chega as lojas de João Pessoa

Perfume que promete ser tendência chega as lojas de João PessoaChegou às lojas de O Boticário um produto inovador, que une duas grandes paixões femininas: moda e perfumaria. Make B. Eau de Parfum marca a entrada da linha de produtos Make B. - até então direcionada exclusivamente à maquiagem - no universo das fragrâncias. A estreia acontece com um produto marcante e sofisticado, que passa a integrar a família de produtos premium de O Boticário.
Com fragrância floriental amadeirada, Make B. Eau de Parfum traduz em um perfume único, a principal tendência olfativa das capitais da moda, como Nova York, Milão, São Paulo e Paris, onde perfumes femininos com toques amadeirados são adorados por fashionistas.
Make B. Eau de Parfum é assinado pelo brasileiro Rafael Marano e pela francesa Veronique Nyberg, perfumistas da casa de fragrâncias IFF. Veronique trouxe para Make B. Eau de Parfum a sofisticação do mercado europeu, enquanto Rafael foi o responsável por incluir a sensualidade brasileira. Juntos, Brasil e França realizaram uma criação cheia de história. Essa mistura de origem e estilos trouxe ao produto a harmoniosa combinação de matérias-primas ilustres com notas olfativas com toques de jasmim, patchouli, rosa centifólia, âmbar e musk.
O resultado é um perfume com efeito prolongado, que dura em torno de oito horas na pele. "Buscamos ingredientes nobres para compor essa fragrância. No caso das folhas de patchouli, por exemplo, utilizamos matérias-primas especialmente desenvolvidas em estufas para conseguirmos um produto puro e requintado", explica Marselha Tinelli, gerente de categoria Perfumaria de O Boticário.
De acordo com ela, foram necessários oito meses de avaliação de amostras até se chegar à fragrância perfeita. "Encontramos o equilíbrio perfeito entre o toque amadeirado e as notas florientais, que trazem a feminilidade", diz a gerente.
Inspirado em mulheres cheias de estilo, atentas às tendências da moda e que valorizam a elegância, Make B. Eau de Parfum também se destaca pela embalagem. O frasco segue a sofisticação da linha Make B., com linhas arrojadas, design único e com um cristal Swarovski cravejado - conferindo ao produto ares de grandes criações de artistas franceses e brasileiros.

2 de outubro de 2013

Liceu Paraibano realiza Mostra Cultural 2013

Alunos e professores do Ensino Médio do Colégio Liceu Paraibano realizaram -a com o tema “Trabalhando as diversidades”, que teve como objetivo estimular os estudantes em atividades diversificadas e mostrar os projetos desenvolvidos pelos professores à comunidade escolar. A exposição dos trabalhos ocorreu durante os três turnos no ginásio da unidade de ensino, no período de 26 a 30 de setembro.
De acordo com a diretora Telma Medeiros, todo o material utilizado na preparação dos stands e nas apresentações foi confeccionado pelos próprios estudantes por meio de reciclagem. Os projetos deste ano focaram questões como direitos humanos e meio ambiente, sustentabilidade e reciclagem, prudência no trânsito, mobilidade urbana, doenças sexualmente transmissíveis e combate às drogas e álcool.
Os alunos envolvidos realizaram apresentações de teatro, dança, desfile e coral, bem como leitura de poemas de autores como Augusto dos Anjos e Manoel Bandeira. Já a exposição dos trabalhos se deu por meio de painéis, vídeos, explanações  folders. 

                   
O evento contou com a participação de toda a comunidade escolar.

Prorrogadas as inscrições de projetos para o Festival de Aprendizagem da EJA

Foram prorrogadas, até o dia 11 de outubro, as inscrições de projetos, experiências de aprendizagens e práticas pedagógicas exitosas dos professores da Educação de Jovens e Adultos da Paraíba. As inscrições tiveram início no dia 24 de setembro. Até o momento, foram inscritos 35 trabalhos. As experiências e projetos selecionados participarão de apresentações nos municípios de João Pessoa, Santa Rita e Cajazeiras, dentro do Festival de Aprendizagem que faz parte da programação do Marco Ano Cultural Paulo Freire pela Educação de Jovens e Adultos (EJA), lançado no dia 19 de setembro pelo Governo do Estado.
Os professores interessados em inscrever seus projetos devem acessar o site da Secretaria de Estado da Educação (SEE), por meio do endereço: www.paraiba.pb.gov.br/educacao e preencher a ficha de inscrição, localizada no link que está postado no quadro “Serviços da Educação”.
As apresentações das experiências acontecerão no dia 20 de novembro, em João Pessoa, na Praça da Paz no bairro dos Bancários e na praça em frente à PBTur, em Tambaú (ao lado do antigo Bahamas), das 18h30 às 22h. Em Santa Rita, as apresentações serão realizadas na Praça Getúlio Vargas no dia 21 de novembro e no dia 22 do mesmo mês será a vez de Cajazeiras, no Ginásio da Escola Estadual Dom Moisés Coelho.
Serão aceitos projetos e experiências de aprendizagens, nas modalidades individual ou em grupo, com comunidades, práticas pedagógicas exitosas realizadas por professores da EJA do ensino presencial, semipresencial e em prisões, desenvolvidas com base na concepção freiriana. “Estamos realizando este projeto para que a sociedade tome conhecimento das boas práticas e experiências que estão sendo desenvolvidas pelas instituições na Educação de Jovens e Adultos na Paraíba”, contou a gerente executiva de Educação de Jovens e Adultos, Maria Oliveira.
Programação
23 a 11/10: Inscrição de projetos ou experiências para o Festival de Aprendizagem na página do Governo www.paraiba.pb.gov.br
17/10: Exposição sobre Paulo Freire na Escola Estadual Raul Machado, às 19h30.
Culminância nas escolas dos projetos desenvolvidos e seleção das apresentações, por níveis de ensino, para a Mostra Cultural a ser realizada em local indicado pela GRE.
25/10: Mostra Cultural nas 14 Gerências Regionais de Educação
20/11: Festival de Aprendizagem em João Pessoa
21/11: Festival de Aprendizagem em Santa Rita
22/11: Festival de Aprendizagem em Cajazeiras

Escola de Santa Luzia discute atividades da campanha Outubro Rosa

Dentro da programação do Outubro Rosa, que chama a atenção sobre a prevenção do câncer de mama, a Escola de Ensino Médio Inovador Padre Jerônimo Lauwen, em Santa Luzia, realiza uma programação especial, a partir da próxima terça-feira (8). Trata-se do projeto ‘Refletindo Sobre os Valores’, que busca mobilizar os alunos e discutir o tema em questão.
A programação vai promover um ciclo de debates com vários profissionais de saúde do Município, que discutirão temas como valorização da mulher, saúde feminina, exploração da imagem feminina na mídia, banalização do sexo, entre outros.
As atividades serão desenvolvidas durante toda a semana, sendo encerradas na sexta-feira (11), com debates, programação artística e cultural.

Programação:

Dia: 8/10 (terça-feira)
Palestras com a temática da valorização da mulher;
Turmas participantes:
MANHÃ: 1ºD,1ºBº,3ºM (8h) —
TARDE: 1ºA,1ºC, 1ºE,1ºF (14h)

Dia: 9/10 (quarta-feira)
Palestra com a temática “Saúde feminina” Médicos e Enfermeiras
Turmas participantes:
MANHÃ: 2ºA,2ºM (8h)
TARDE: 2ºB,2ºC (14h)

Dia 10/10 (quinta Feira)
Palestra com a temática: “A exploração da imagem feminina na mídia: inversão de valores e banalização da feminilidade”.
Turmas participantes:
MANHÃ: 3ºA, 3ºM (8h)
TARDE: 3ºB, 3ºC (14h)

Dia 11/10 (sexta-feira)
Atividade desenvolvida: debates, música ao vivo e apresentações culturais.

Obras da Barragem de Pitombeira estão em ritmo acelerado

As obras da Barragem de Pitombeira, na cidade de Alagoa Grande, no Brejo paraibano, estão em ritmo acelerado. As bases do reservatório e do sangradouro estão em fase de conclusão e começou a limpeza da área de 69 hectares. A obra, que tem investimentos orçados em R$ 7.192.212,05, com recursos do Governo do Estado e do Plano de Aceleração do Crescimento- PAC Estiagem, vai beneficiar mais de R$ 28 mil moradores da região.
Nesta quarta-feira (2), o secretário executivo da Interiorização da Ação do Governo, Moacir Rodrigues, visitou o canteiro de obras. “Os serviços estão avançados na barragem do Riacho Pitombeira. É um sonho da população das zonas urbana e rural de Alagoa Grande que o governador Ricardo Coutinho está transformando em realidade”, enfatizou Moacir.
               
               

Ele acrescentou que a capacidade de armazenamento da barragem será de 2.955.820 metros cúbicos de água, garantindo por 30 anos segurança hídrica para a população e proporcionando o desenvolvimento social e econômico da cidade berço de Jackson do Pandeiro.
Afluente – A barragem vai represar as águas do Rio Pitombeira, afluente do Rio Mamanguape. A divisão do curso do rio Mamanguape em alto, médio e baixo cursos se dá não só em função do relevo e do clima, mas, sobretudo, do tipo de ocupação e das atividades econômicas que se desenvolvem ao longo do rio. Sendo assim, o alto curso compreende o trecho em que o rio está sobre o Planalto da Borborema, descendo a serra e passando por Alagoa Grande até a cidade de Mulungu. 

Agevisa define cronograma de fiscalizações para categorização de bares e restaurantes na Paraíba

A Agência Estadual de Vigilância Sanitária (Agevisa/PB) já definiu o cronograma de fiscalizações para categorização dos bares e restaurantes localizados nos municípios que integram a rota turística do Estado visando à adequação destes aos padrões internacionais em consonância com as exigências da Fifa (Fédération Internationale de Football Association), tendo em vista a demanda prevista para o período da Copa do Mundo de 2014.
Para viabilizar a categorização, a Agevisa/PB vem realizando reuniões com representantes das Visas dos municípios participantes do processo. Encontros já foram realizados com técnicos e inspetores de Bananeiras, Cabedelo, Campina Grande, Conde, Guarabira e Lucena, e outras reuniões serão realizadas com o pessoal de João Pessoa, Bayeux e Santa Rita.
Durante os encontros, segundo a gerente técnica de Alimentos da Agevisa/PB e coordenadora estadual do projeto, Raquel Lima, estão sendo definidas as datas para aplicação do checklist que está disponibilizado no site da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Feitas as fiscalizações, a Vigilância Sanitária apresentará aos estabelecimentos as adequações que devam ser feitas para que eles possam constar da lista a ser divulgada sobre o grupo no qual se encontram.
O projeto de categorização inclui a identificação, nos municípios com vocação turística, dos bares e restaurantes com maior fluxo de clientes. Esses estabelecimentos já foram submetidos a um treinamento; posteriormente a um monitoramento baseado em critérios e regras rígidas de qualidade, e depois a uma inspeção de categorização.
“Nessa inspeção de categorização a Vigilância Sanitária irá identificar os pontos positivos e os pontos de melhoramento desses estabelecimentos, que serão categorizados em cinco grupos, do Grupo 1 (onde não sejam observadas falhas críticas) ao Grupo 5”, explicou Jailson Vilberto. Ele acrescentou que os estabelecimentos inspecionados serão classificados, por meio do critério de pontuação, em cinco grupos, sendo os estabelecimentos dos grupos um a quatro classificados como detentores de qualidade sanitária aceitável e os do grupo cinco apontados como de qualidade insatisfatória.
No processo de identificação e monitoramento dos bares e restaurantes serão verificados itens como estrutura física dos estabelecimentos, processo de manipulação dos alimentos, processo de proteção dos trabalhadores e qualidade do serviço prestado à população, que vai desde o reservatório de água até o produto final – o alimento fornecido para a população.
Qualidade e transparência – Focada no campeonato mundial de futebol do próximo ano, a categorização capitaneada pela Fifa e pela Anvisa tem por objetivo classificar os estabelecimentos de alimentação de acordo com o seu grau de segurança, além de ampliar a comunicação e a transparência junto aos consumidores por meio da divulgação da classificação dos bares, lanchonetes e restaurantes previamente inspecionados.
O programa de categorização está fazendo o monitoramento nos Estados que serão sede da Copa do Mundo de 2014. Mesmo não sendo sede da Copa, a Paraíba foi incluída no projeto em razão de sua posição geográfica e graças à luta e empenho do Governo do Estado para inseri-la no processo. Ao todo, segundo dados da Anvisa, 209 estabelecimentos paraibanos serão categorizados, sendo cinco em Bananeiras, nove em Bayeux, 12 em Cabedelo, 61 em Campina Grande, quatro no Conde, quatro em Guarabira, 111 em João Pessoa, dois em Lucena e um em Santa Rita.

Trabalho de educação em diabetes orienta pacientes sobre uso correto da insulina

O advogado Nelson Sorrilha tem diabetes há cinco anos e toma insulina há cinco meses, e pega o medicamento doado pelo Sistema Único de Saúde (SUS), todo mês, no Núcleo de Assistência Farmacêutica (NAF) da Secretaria de Estado da Saúde (SES), em João Pessoa. Ele é um dos pacientes que participaram do trabalho de educação em diabetes, promovido pelo NAF, que realiza frequentemente esse tipo de capacitação.
As instruções me fizeram perder o medo que eu tinha da agulha”, disse Nelson. A coordenadora do NAF, Shirley Jucá, informou que na capacitação o paciente é orientado desde a forma de aplicação; locais de aplicação e sua importância; automonitorização do paciente; conservação; armazenagem; transporte do medicamento até dicas de alimentação saudável; de atividade física e cuidado com os pés.
 


A capacitação está acontecendo frequentemente na sede do próprio NAF e também nas casas dos pacientes. Foi o que ocorreu com a promotora de justiça, Maria de Lourdes Leite. “Eu uso insulina há oito anos, e apesar desse tempo todo, acho muito importante receber esta orientação porque a doença é muito complexa, cheia de implicâncias. Por exemplo: como uso o medicamento há muito tempo, minha pele vai ficando rígida a arroxeada. Por isso que este trabalho é importante e humanizado porque aproxima mais o paciente do servidor de saúde, o que nos dá mais segurança”, comentou.

“A intenção maior é o uso correto da insulina. Existe a aplicação de forma inadequada, perdendo a sensibilidade da pele. Muitas vezes a insulina não penetra e o paciente procura o médico e reclama que não faz efeito, o que leva o profissional aumentar a dosagem ocasionando uma hipoglicemia”, lembrou Shirley.
A farmacêutica do órgão, Luíza Elena, lembrou de outro problema relacionado ao uso da insulina. “Há um preconceito, por parte do paciente, com relação à insulina. A pessoa acredita que quando chega nesta fase é o fim da linha, quando, na verdade, é o medicamento quem vai lhe dar uma maior qualidade de vida”, concluiu.
   

Núcleo de Assistência Farmacêutica (NAF) – Na grande João Pessoa são distribuídas cinco mil insulinas, mensalmente. Já nas outras 11 Gerências Regionais de Saúde, são três mil por mês. Isso entre insulinas de ação rápida e ação lenta.
Para ter direito ao medicamento, o usuário deve abrir um processo na Secretaria de Estado da Saúde, na Torre, na capital, apresentando receita; laudo médico; documentos pessoais e cartão do SUS. De forma rápida, o processo é encaminhado para o NAF, que dá início à distribuição das insulinas.
O NAF fica no bairro de Jaguaribe, em João Pessoa, e é aberto de 2ª a 6ª, das 8h ao meio-dia e das 14h às 17h. Os telefones são: 3218-5892 e 3218-7395.

Homossexual é atingido com dois tiros durante discussão no Cristo

Homossexual é atingido com dois tiros durante discussão no CristoUm homossexual foi atingido com dois disparos de revólver na tarde desta quarta-feira (02), após uma discussão com um homem na comunidade Novo Horizonte, no bairro do Cristo Redentor em João Pessoa.
Jefferson de França Gomes, 24 anos, que mora no Cristo Redentor, estava em uma barraca na comunidade Novo Horizonte acompanhado de um homem, não identificado, tiveram uma ligeira discussão e o desconhecido sacou de um revólver e disparou duas vezes em Jefferson, que foi atingido na cabeça e pescoço.
O homem, após cometer o crime, fugiu para dentro da comunidade. O homossexual foi socorrido por uma equipe do Samu, para o Hospital de Emergência e Trauma senador Humberto Lucena na Capital.
Policiais do RPMont, sob o comando do cabo Maia, realizaram buscas na comunidade, mas não conseguiram localizar o autor dos disparos.

Documento da Polícia Federal confirma ameaça de morte de Couto

Documento da Polícia Federal confirma ameaça de morte de CoutoA Polícia Federal alertou o deputado federal Luiz Couto na sexta-feira (27) através de um documento, sobre o possível esquema para mata-lo no Estado.
Ontem o deputado revelou que teve que suspender todos os compromissos marcados para esse final de semana, depois de ser informado que dois pistoleiros alagoanos estariam em João Pessoa para executar dois militantes que combatem o crime organizado: ele e a advogada Valdênia Paulino, ouvidora de Polícia do Estado. 
Couto acusou o secretário de Administração Penitenciária, Walber Virgolino de ter supostamente  conhecimento de uma operação para pagar criminosos para assassiná-lo.
O parlamentar afirmou ter recebido denúncia de que parte do dinheiro - $R 300 mil - teria sido transportada numa viatura da Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) conduzida por Dinamérico Cardim, agente penitenciário que supostamente fez o carregamento do dinheiro numa caminhonete do Grupo Penitenciário de Operações Especiais da Paraíba (Gpoe), pertencente à Seap.
DOCUMENTO

Sessão na Assembleia Legislativa é interrompida por curto-circuito nas instalações elétricas

 Sessão na Assembleia Legislativa é interrompida por curto-circuito nas instalações Um curto-circuito nas instalações elétricas na manhã de hoje (02) da Assembleia Legislativa da Paraíba, levou os deputados que estavam no plenário a se retirar as pressas do local.
Durante a sessão o painel eletrônico desligou, e começou a sair fumaça pelas lâmpadas. A fumaça invadiu o plenário e a sessão teve que ser encerrada.
Segundo o eletricista da Casa de Epitácio Pessoa, José Ailton dos Santos, o problema ocorreu em um reator da lâmpada do plenário. Quando esquentou, espalhou fumaça no local.
Ele ainda informou que a troca do aparelho demora e por isso a sessão de hoje foi encerrada. Os deputados foram encaminhados para sala da presidência para a posse do substituto de Aníbal Marcolino, o deputado Oswaldo Venâncio (PEN).

1 de outubro de 2013

Coluna do Dia - Fabrício Carpinejar

Meu maior medo é viver sozinho e não ter fé para receber um mundo diferente e não ter paz para se despedir. Meu maior medo é almoçar sozinho, jantar sozinho e me esforçar em me manter ocupado para não provocar compaixão dos garçons. Meu maior medo é ajudar as pessoas porque não sei me ajudar. Meu maior medo é desperdiçar espaço em uma cama de casal, sem acordar durante a chuva mais revolta, sem adormecer diante da chuva mais branda. Meu maior medo é a necessidade de ligar a tevê enquanto tomo banho. Meu maior medo é conversar com o rádio em engarrafamento. Meu maior medo é enfrentar um final de semana sozinho depois de ouvir os programas de meus colegas de trabalho. Meu maior medo é a segunda-feira e me calar para não parecer estranho e anti-social. Meu maior medo é escavar a noite para encontrar um par e voltar mais solteiro do que antes. Meu maior medo é não conseguir acabar uma cerveja sozinho. Meu maior medo é a indecisão ao escolher um presente para mim. Meu maior medo é a expectativa de dar certo na família, que não me deixa ao menos dar errado. Meu maior medo é escutar uma música, entender a letra e faltar uma companhia para concordar comigo. Meu maior medo é que a metade do rosto que apanho com a mão seja convencida a partir com a metade do rosto que não alcanço. Meu maior medo é escrever para não pensar.
(trecho de Pais e filhos maridos e esposas II)


Fabrício Carpinejar

Seção - Ana Carolina

        45a57d7ebc421d473128cf3e1d63316f

                   dc3dd87ee0c7024522a5a0f38ab3a9c1


ana_carolina-imagens2

'Quero que essa instituição seja desmantelada', diz Lobão, que lança música contra Fora do Eixo. Escute

Para marcar a sua diferença com o coletivo cultural Fora do Eixo (FdE), o músico Lobão lançou nesta terça-feira a canção Eu Não Vou Deixar, no site que leva o nome da música -- eunaovoudeixar.com.br. A composição surgiu após as controvérsias envolvendo o líder do coletivo cultural, Pablo Capilé, em agosto, quando a cineasta Beatriz Seigner e outros artistas acusaram a organização de estelionato, retenção de cachê e outros crimes.
"Logo que surgiram as denúncias, eu já estava indignado, sabia como o coletivo agia e que os artistas não recebiam pagamento. Fui ao Facebook do Capilé e havia um post dele desafiando qualquer músico e produtor cultural interessado a debater com ele. Eu embarquei na ideia", diz Lobão, que programou um hangout ao vivo na internet e convidou Capilé. Ele aceitou prontamente, mas no dia seguinte desmarcou. "Fui procurá-lo novamente no Facebook e ele não me respondeu. Comecei a soltar algumas indiretas nas redes sociais. Disse que faria uma camisa escrita: 'Cadê o Capilé?'."
Após as mensagens, Capilé respondeu e disse a Lobão que assim que estivesse disponível agendaria uma nova data. "Depois disso, ele desapareceu", disse Lobão, que faria o hangout no mesmo dia do Festival Agreste in Rock, em Caruaru, Pernambuco. "Foi então que pensei em fazer a música para tocar no festival", conta o músico, que escreveu a canção em 15 minutos. 
Leia também:
Artistas acusam grupo base da Mídia Ninja de estelionato e outros crimes

Em um trecho da letra, Lobão, que toca todos os instrumentos da música, canta: “Mané querendo mudar o mundo/ engenheiro social/ tungando a grana de artista/ inventando edital/ direito autoral ele também não quer,/ mas eu não vou deixar."
"Quis gravar todos os instrumentos como um argumento contra os coletivos culturais, que formam pessoas fracas. Fiz tudo nessa música para provar que um indivíduo bem formado é capaz de fazer qualquer coisa", explica Lobão. "O conceito de toda a música é isso, que o individuo é forte, o autor é indissociável. O autor sempre será a célula inicial da criação. Não se pode desvalorizar o trabalho do artista. Nem abrir mão do direito autoral que é o seu ganha-pão."
Segundo o músico, a canção é um “grito de guerra” contra o coletivo, base da Mídia Ninja. "O Fora do Eixo monopolizou toda a rede de música independente. Se você não reza na cartilha deles, você não existe. Isso prejudica os novos artistas. É uma situação muito grave. Meu desejo é que essa instituição seja desmantelada."
   
                          

Orquestra de Violões do Ponto de Cultura cantiga de ninar de Itabaiana PB Tem Cultura Correndo nas Veias !

 
Nosso destaque neste dia 1 de outubro é a orquestra de violões do ponto de cultura cantiga de ninar da cidade de Itabaiana rainha do vale do Paraíba, é atualmente regida e administrada pelo professor de musica e violão Vital Alves que tem formação pela universidade federal da paraíba e além de ser licenciado em musica, uma rapaziada nova que tem todo um estilo moderno e ao mesmo tempo contemporaneamente de fazer musica, tem atualmente na base de 20 alunos e já tem 8 meses de trabalho pesado e bastante ensaio ou seja é uma orquestra que tem em si um grande potencial e que vem desenvolvendo um trabalho cultural que deveria ser visto e apoiado por todos,hoje atualmente a orquestra que tem o nome de Daciano Lima e que traz em si a essência de se fazer o que tem de mais nobre e puro "Musica" onde nos dias modernos estamos acostumados a encontra tantas coisas ruins, jovens morrendo mais cedo, Envolvidos em crime, uma iniciativa de apoio do Ponto de Cultura Cantiga de Ninar nas pessoas de Fabio Mozart e Cassiana Meneses,e ainda com o  Apoio da querida Dea DoMonte uma pessoa amiga que sempre estar a Contribuir para a nossa cultura. 


Ação com idosas no Parque da Criança marca primeiro dia do Outubro Rosa

Ação com idosas no Parque da Criança marca primeiro dia do Outubro Rosa Na primeira atividade da campanha Outubro Rosa em Campina Grande, a Secretaria Municipal de Saúde dedicou a manhã desta terça-feira, 01, para orientar idosas do município sobre a importância da prevenção do câncer de mama. A ação aconteceu no Parque da Criança, durante as comemorações do Dia Nacional do Idoso, realizado pela prefeitura. Na abertura do evento, os participantes soltaram 500 balões na cor rosa para simbolizar o início da mobilização na cidade, que vai durar o mês inteiro. 
Dona Maria do Livramento, 65 anos, que mora no bairro da Bela Vista, acordou cedo e fez questão de participar da atividade no parque. Ela ouviu atentamente as orientações da equipe de profissionais da saúde e garantiu que vai procurar uma unidade básica para solicitar a mamografia ainda esta semana. "É importante se prevenir porque, às vezes, a gente fica com medo, mas se precisar fazer algum tratamento, quanto mais cedo começar, mais chance de curar o câncer", reconheceu. 
Assim como dona Maria, mulheres entre 50 e 69 anos devem fazer uma mamografia a cada dois anos. No entanto, a gerente municipal de atenção básica, Ilka Nunes, lembra que a prevenção do câncer de mama começa mais cedo. "A partir dos quarenta anos, a mulher deve fazer o exame clínico da mama uma vez por ano. Para isso, basta procurar a Unidade Básica de Saúde mais perto de casa e se informar", explicou. 
Segundo a gerente, durante o Outubro Rosa, todas as unidades de saúde vão realizar atividades preventivas. Os Centros de Saúde também terão programação especial, com palestras, oficinas e mutirão de exames. "Até o mês de julho deste ano, fizemos pouco mais de 4,4 mil mamografias. A nossa proposta é fazer duas mil somente no Hospital Municipal Pedro I durante o mês da campanha", assegurou. 
Irreverência - Para chamar a atenção dos participantes do evento realizado no Parque da Criança, a Coordenadoria de Políticas Públicas da Mulher montou um estande diferente. Em volta da tenda foi instalado um painel com sutiãs cor-de-rosa. A ideia agradou quem passou pelo local. "Foi gratificante porque todo mundo quis tirar uma fotografia. O painel foi uma forma que encontramos para mostrar que a mulher deve tirar o medo do armário e fazer o exame preventivo do câncer de mama", disse a coordenadora Marli Castelo Branco de Melo.

Ministro da Integração entrega o cargo em audiência com Dilma

Ministro da Integração entrega o cargo em audiência com DilmaO ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, entregou o cargo à presidente Dilma Rousseff durante audiência de cerca de uma hora na manhã desta terça-feira (1º), informou a assessoria do ministério.
Pelo microblog Twitter, Bezerra disse, após a reunião: "Acabo de sair de uma boa e agradável conversa com a pres Dilma. Agradeci a oportunidade de servir ao meu pais, como ministro". Noutra mensagem, ele afirmou: "Aguardo um comunicado da presidenta Dilma para transmissão de cargo entre hoje e amanhã".
O possível substituto é o senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), indicado pelo PMDB para a pasta.
Bezerra saiu do ministério cumprindo determinação de seu partido, o PSB, de deixar os postos que ocupa atualmente no governo federal.
No Twitter, Fernando Bezerra disse que espera comunicado da presidente Dilma Rousseff para transmissão do cargo (Foto: Reprodução/Twitter)
Comunicado de Fernando Bezerra no microblog Twitter
(Foto: Reprodução/Twitter)

A decisão do PSB de entregar os cargos foi oficializada em 18 de setembro, durante reunião da comissão executiva do partido. O encontro foi comandado pelo presidente da legenda, o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, por quem Bezerra foi indicado para o posto. O plano do PSB é lançar a candidatura presidencial de Campos no ano que vem, contra Dilma.

Após a decisão do PSB, Bezerra entregou sua carta de demissão, mas a presidente Dilma Rousseff pediu que ele permanecesse no cargo até que ela retornasse de viagem a Nova York, onde participou da Assembleia-Geral da ONU. Ela voltou a Brasília na madrugada da última quinta-feira (26).

O PSB também ocupa a Secretaria Especial de Portos com o ministro Leonidas Cristino. Ele ainda não entregou seu cargo e mantém suas atividades à frente da pasta, segundo informou sua assessoria. Nesta terça-feira (1º) ele está em viagem oficial a São Paulo.

Fabio Mozart por Ele Mesmo !-Cronica do Dia !

Encontrei com Sonsinho ao lado da escada rolante do shopping, esperando a escada parar pra poder subir. Ele me disse que queria falar comigo, mas deixou o celular em cima da máquina de lavar para não ficar fora da área de serviço. Sonsinho conversa muita besteira, mas é um rapaz talentoso. Agora mesmo está tratando com o cinemista Jacinto Moreno a produção de um filme pornô histórico. Vai se chamar As “minas” do rei Salomão. Sonsinho inventou até uns lances modernos no filme. “Vai ter muito faraó, aquela luz dos carros que se originou no antigo Egito”, esclareceu.
O outro amigo, o canalha Ameba, está no ramo da expansão de tecnologia, conhecido como pirataria. Foi convidado para entrar de sócio com Sonsinho para comprar um carro que voa: o carro pipa. Explicou ao nobre Sonsinho que esse carro transportava água, não voava no céu como as pipas. É que o HD do mundo é muito grande para a pouca memória de Sonsinho. Por exemplo, Sonsinho não sabe a diferença entre um macaco e um piano. “Você coloca os dois perto de uma árvore; o que subir é o macaco”, explicou Ameba.
Pausa para algumas explicações: o fato é que hoje estou sem nenhuma ideia para escrever nesta bosta de blog. Desde que os blogues foram inventados que as pessoas ficam pensando o que escrever neles conforme o nível dos leitores. Aqui na Toca do Leão só tem fera, mas hoje vou abrir uma brecha para inserir algumas fichas dignas de Sonsinho, pedindo desculpas ao seleto, esclarecido e impaciente leitor.
Continuando: o pesquisador Sonsinho está escrevendo sua monografia acadêmica que tem como objetivo investigativo a angustiante e filosófica pergunta: “por que os cachorros entram nas igrejas?”. Antes de esclarecer esse importante fato, o nosso pesquisador descobriu que a Bíblia é um livro muito sábio, pois tem até ensinamentos de como o sujeito deve cagar. Está em Deuteronômio 23:12 – “Quando alguém for acometido de diarreia noturna e ficar sujo, sairá do arraial e não voltará até que esteja limpo. Terás entre tuas armas uma pá que servirá para cavar o chão e enterrares o que defecastes.”
Sim, e o cachorro, por que entra na igreja? Depende; se for um cachorro cassista, certamente entrou na igreja para ver Cássio ser consagrado candidato, com as bênçãos do pastor picareta ou do bispo metidinho.
Pausa para outra sabedoria bíblica, que justifica minha opção de não votar em Cássio ou em qualquer outro político militante: “Porém, abstendo-te de votar, não haverá pecado em ti”. – Deuteronômio, capítulo 23, versículo 22.
E se o tal cachorro igrejeiro entrar numa igreja pentecostal das sete mil virgens e oito mil vigaristas? Aí é fácil descobrir porque ele saiu: porque os crentes começaram a cantar em voz alta e desafinada, de forma que sabemos porque o cão saiu, mas, por que entrou?
Outra pausa que refresca: em Deuteronômio, capítulo 23, versículo 24, está bem claro que a gente pode até roubar uns cajus no sítio do vizinho, só não pode levar pra casa. Tem que chupar os cajus debaixo do pé, e deixar as castanhas que é o verdadeiro fruto do cajueiro.
Perguntado por que o cachorro entrou na igreja, o governador Rique Curtinho discursou: “Esse cachorro durante muito tempo foi impedido de entrar na igreja. Só agora, no meu governo, suas patas e seu desejo canino estão sendo respeitados”.  Diante da interrogação metafísica canina, Ameba latiu na hora: “porque era um pastor alemão.”
A mesma pergunta foi feita à minha amiga Irene Marinheiro, líder feminista da Paraíba do Norte. Resposta: “Ele entrou na igreja para humilhar  a cadela, num gesto tipicamente machista, porque se sabe que a Igreja não deixa que as mulheres assumam sua liderança”.
O grande condutor de massas, sem ser padeiro, que atende pelo nome de Antonio Radical, assim se pronunciou: “O cão assim o fez porque sua ação já estava determinada pelos meios de produção capitalista, pois ele está comprometido pelo capital internacional”.
O filósofo de mesa de boteco, Maciel Caju, explicou: “o cachorro entrou na igreja para evitar confronto com outro cachorro rival que vinha em sentido oposto. No caso, esse sábio cão imitou a sabedoria da água: nunca discute com um obstáculo, simplesmente o contorna.”
Por fim e ao cabo, Madame Preciosa matou a charada com seu faro de mulher experiente: o cachorro entrou na igreja porque uma irmã devota estava há dois dias sem tomar banho, exalando forte odor de bacalhau vencido nas partes pudendas, o que atraiu o olfato do animal. 


30 de setembro de 2013

Projeto cultural do Governo resgata teatro de bonecos em 10 municípios

ImagemPatrocinado pelo Governo do Estado da Paraíba, através da Secretaria de Estado da Cultura, o projeto ‘Benedito e João Redondo’ voltará às ruas das cidades do interior paraibano, percorrendo caminhos do Brejo ao Sertão. A partir deste sábado (21) até 8 de dezembro, a Cia Boca de Cena irá passar por dez municípios levando espetáculos gratuitos do Teatro de Bonecos Popular da Paraíba – o Babau.
Na primeira etapa do projeto, em 2012, foram visitadas oito cidades nas quais já havia sido identificada a existência de brincantes do Babau. Neste ano, a intenção é levar a arte popular do teatro de bonecos e seus mestres a lugares onde ela não foi espontaneamente desenvolvida. As cidades que receberão a segunda etapa do projeto são Monteiro, Taperoá, Cajazeiras, Juazeirinho, Cruz do Espírito Santo, Serraria, Mamanguape, Itabaiana, Alagoa Grande e Guarabira.
Paralelamente aos espetáculos, serão feitos pesquisa e mapeamento histórico dessa manifestação popular nos municípios contemplados, e documentário em registro audiovisual. Neste sentido, o projeto desenvolve uma atividade fundamental para um diagnóstico aprofundado sobre a realidade de brincantes e fazedores do teatro de bonecos popular paraibano.
Cia Boca de Cena – O projeto ‘Benedito e João Redondo pelas Ruas da Cidade’ é realizado pela Cia Boca de Cena. Criada em 1996, a companhia tem como principalobjetivo resgatar a arte do teatro de bonecos na Paraíba e difundi-la. Através do trabalho do grupo é desenvolvido um diálogo cultural entre tradição e contemporaneidade, onde são associados os conhecimentos tradicionais de mestres da cultura popular, em paralelo ao estudo e desenvolvimento de novas técnicas do teatro de bonecos, proporcionando ao público uma junção de tecnologia e poesia, lirismo e irreverência.
Monteiro – A primeira cidade a ser percorrida nesta etapa do projeto é Monteiro, no Cariri. Neste sábado (21), a partir das 19h na Praça da Alimentação do Parque das Águas, será realizada uma apresentação especial do convidado da Cia Boca de Cena, Mestre Clóvis, natural de Guarabira, com um espetáculo de Babau tradicional. No domingo (22), no mesmo local e horário, a Cia Boca de cena fará uma apresentação de teatro de bonecos contemporâneo, instigando o público com narrativas aliadas à tecnologia.
É possível acompanhar o desenvolvimento do projeto acessando o blog da Cia Boca de Cena, no endereço eletrônico http://bocadecenateatrodebonecos.blogspot.com.br.

Programação

Monteiro
Dias: 21 e 22/09/13
Local: Praça da Alimentação do Parque das Águas
Hora: A partir das 19h

Taperoá
Dias: 28 e 29/09/13
Local: Praça da Cultura
Hora: A partir das 19h

Cajazeiras
Dias: 05 e 06/10/13
Local: Praça do Leblon
Hora: A partir das 19h

Cruz do Espírito Santo
Dias: 19 e 20 / 10/13
Local: Em frente à Igreja Matriz
Hora: A partir das 19h

Juazeirinho
Dias: 26 e 27/10/13
Local: Praça São José
Hora: A partir das 19h

Serraria
Dias: 09 e 10/11/13
Local: Praça Antonio Bento
Hora: A partir das 19h

Mamaguape
Dias: 16 e 17 /11/13
Local: Praça Padre João
Hora: A partir das 19h

Itabaiana
Dias: 23 e 24 /11/13
Local: Praça Epitácio Pessoa
Hora: A partir das 19h

Alagoa Grande
Dias: 30 e 01/12/13
Local: Em frente ao Teatro Santa Inês
Hora: A partir das 19h

Guarabira
Dias: 07 e 08/12/13
Local: Praça Lima e Moura
Hora: A partir das 19h

Papas João Paulo II e João XXIII serão canonizados em 27 de abril

Papas João Paulo II e João XXIII serão canonizados em 27 de abril  Papas João Paulo II e João XXIII serão declarados santos em 27 de abril de 2014. O Papa Francisco anunciou a data nesta segunda-feira durante uma reunião com cardeais dentro do Palácio Apostólico.
Francisco havia anunciado em julho que iria canonizar dois dos papas mais influentes do século 20 juntos, aprovando um milagre atribuído à intercessão de João Paulo II e alterando as regras do Vaticano, ao decidir que João XXIII não precisa de um.
Analistas disseram que a decisão de canonizá-los juntos visava unificar a igreja desde que cada um tem seus próprios admiradores e críticos. Francisco é claramente um fã de ambos: no aniversário da morte de João Paulo deste ano, Francisco rezou junto dos túmulos dos dois papas, uma indicação de que ele vê uma grande continuidade pessoal e espiritual neles.

Prefeitura lança Festival Internacional de Música Clássica de JP nesta quinta

Prefeitura lança Festival Internacional de Música Clássica de JP nesta quintaA Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) lança nesta quinta-feira (3), às 18h30, no Convento de São Francisco, o Festival Internacional de Música Clássica de João Pessoa. O evento acontecerá de 1º a 7 de dezembro reunindo grandes nomes da música clássica do mundo. Esta é a primeira vez que um Festival desse porte será realizado na Capital paraibana. O evento tem apoio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
Além do lançamento do Festival, o evento desta quinta-feira também trará detalhes sobre a transformação da Orquestra de Câmara da Capital em Orquestra Sinfônica, que continuará com a regência do maestro Carlos Anísio, mas com direção artística e Regência Geral do maestro Laércio Diniz, que já comandou orquestras na Holanda e Lituânia, dentre outras.
"Estamos investindo e valorizando nossa cultura em suas diversas modalidades. Estimulamos as festas e eventos populares, aliadas a uma política de democratização da cultura. Agora vamos, com este festival internacional de música clássica, potencializar a relação entre cultura e turismo. Um Festival deste porte vai projetar ainda mais a cidade de João Pessoa nos cenários nacional e internacional", ressaltou o prefeito Luciano Cartaxo.
De acordo com o diretor executivo da Funjope, Maurício Burity, é a oportunidade de colocar a cidade de João Pessoa como uma referência não só na cultura popular, mas também na cultura erudita, agregando todas as vertentes. "Nossa cidade vai fazer parte do calendário da música clássica, a partir de agora. Com isso, cria-se uma expectativa dentro do meio artístico e entre as pessoas que apreciam esse tipo de música, além de movimentar o turismo", enfatizou.
A abertura do Festival acontecerá no Adro da Igreja São Francisco com uma grande atração internacional e a participação da Orquestra Sinfônica do Município. Durante sete dias, algumas igrejas de João Pessoa, a exemplo da Igreja da Misericórdia, 1ª Igreja Batista e Mosteiro de São Bento, vão receber músicos renomados da Holanda, Bélgica, Estados Unidos, Austrália, Rússia, Prússia, Argentina e Alemanha.
Maurício Burity também informou que durante a realização do Festival serão realizadasmasterclasses com a participação dos músicos e estudantes da área. "Os shows acontecerão na parte da tarde e noite; e os encontros serão realizados pela manhã, numa excelente oportunidade de troca de experiências com grandes referências da música clássica", concluiu.