6 de dezembro de 2013

Projeto Ciranda Cultural traz em sua 8ª edição Danças Folclóricas, Canto Coral, Orquestra de Violões, Grupo de Percussão e Roda de Capoeira na cidade de Santa Rita


Desde agosto de 2008 mais de 2000 (Dois Mil) Estudantes de escolas publicas do município de Santa Rita são anualmente inseridos na ONG Pro Dia Nascer Feliz no Projeto Ciranda Cultural em horário contra turno escolar tendo como critério de participação estarem devidamente matriculados e frequentando e escola, objetivando melhorar o índice de rendimento escolar, a diminuição da evasão e a cultura de paz. Para este ano os resultados das oficinas culturais que aconteceram no Centro Social Urbano em Parceria com o Instituto Alpargatas e a Secretaria Estadual do Desenvolvimento Humano, com atendimento direto a 250 alunos(as), será apresentado para a população o resultado alcançados pelo projeto no dia 06 de dezembro de 2013 as 16h no Centro Social Urbano Francisco Leocádio no bairro Popular em Santa Rita/PB. A orquestra de violões terá a regência de Mauricio de Olinda com repertório regado a canções populares e natalinas. Outros atrativos serão a meninada do canto coral e da percussão que fazem parte da pastoral de menor no distrito de várzea nova e do programa de erradicação do trabalho infantil da secretária de ação social do município de Santa Rita. Para os regentes Leandro Gonzaga e Willi Pereira a musicalidade é um forte aliado no combate ao trabalho infantil e na revelação de talentos para o universo cultural. Outro carro chefe da mostra cultural será as danças folclóricas como: coco de roda, ciranda, danças de salão, danças de colheitas e a tradicional roda de capoeira que vem fazendo valer as manifestações afro descendentes vivas em nossa região. O objetivo do projeto foi manter o alunado frequentando a escola e a melhoria do rendimento escolar, metas que foram alcançadas conforme documentação enviadas pelas Secretarias de Educação.
 
Fones: (83) 88997669/88312735


5 de dezembro de 2013

Pensamento do Dia

           

Projeto Music From Paraíba leva shows ao Varadouro neste domingo

Após o sucesso do lançamento da coletânea Music From Paraíba, em novembro, a Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) dá continuidade ao projeto com a apresentação de outros artistas contemplados pela coletânea. Neste domingo (8), os shows voltam a acontecer às 17h no Atelier Multicultural de Elioenai Gomes, que fica na Ladeira da Borborema, 101, no Varadouro, em João Pessoa.
A música da banda “Nectar do Groove” e “Seu Pereira e Coletivo 401”, ambas contempladas na coletânea, e ainda a batida do DJ Chico Correa, são as atrações. A entrada é gratuita.
Além dos grupos que vão participar desse show, outros 18 fazem parte do CD Music From Paraíba. As faixas gravadas estão disponíveis para download na página da Funesc no Sound Clound: https://soundcloud.com/funescgovpb.
Cabaceiras – O Music From Paraíba também chega a Cabaceiras, ao 3º Festival da Juventude Paraibana. A apresentação acontece no dia 13 de dezembro com as bandas Armazém da Medida Incompleta e Grandphone Vancouver, ambas de Campina Grande.
O Festival, que oferece uma programação diversificada para a juventude, com shows, oficinas, mostras de teatro e cinema, rodas de diálogo e palestras, ocorre de 12 a 15 deste mês. A promoção é do Governo do Estado da Paraíba, com execução da Rede de Jovens do Nordeste – Núcleo Paraíba.
Lançamento internacional – O CD Music From Paraíba já foi lançado internacionalmente. Aproximadamente mil cópias da coletânea foram distribuídas aos profissionais da cadeia produtiva da música de todos os continentes, na maior feira mundial de música, a World Music Expo (WOMEX), que reuniu delegações de 90 países no mês de outubro, no País de Gales. O trabalho dos artistas paraibanos foi exposto no estande da Brazilian Music and Arts (BM&A), que concentrava toda a produção musical brasileira presente na feira.
O coordenador de música da Funesc, Arthur Pessoa, participou do evento internacional e constatou que o talento brasileiro foi muito bem recebido pelos produtores e artistas que estiveram no evento. “Na feira, a música brasileira foi recebida com entusiasmo pelos visitantes. A ilustração criada especialmente para o projeto, pelo artista Shiko, também chamou muita atenção do público presente na feira, interessado no que acontece na música independente brasileira”, afirmou Arthur Pessoa.
Seu Pereira e Coletivo 401 – O grupo Seu Pereira e Coletivo 401 representa uma nova safra de artistas paraibanos. A banda apresenta um trabalho pautado na originalidade de suas canções autorais com uma força poética marcante. Com ritmo híbrido e músicas que retratam o cotidiano, eles navegam pelo rock, sambafunk e MPB. As letras da banda são crônicas da vida de personagens reais, que moem suas angústias, desejos e dúvidas nos automóveis e coletivos lotados. O som do Seu Pereira carrega o balanço e a freada brusca. É baião nervoso, é samba rock nordestino e funk Paraíba. Com cinco anos de formação, a banda Seu Pereira e Coletivo 401 já se apresentou nos principais festivais de música na Paraíba, e circulou por várias cidades do país, a exemplo de Natal, Brasília, Taguatinga, Goiânia e São Paulo. Em 2011, fez várias apresentações no Senegal, junto com o grupo Chico Correa & Electronic Band e em 2012 realizou sua primeira viagem para Europa.
Nectar do Groove – Metade paraibana, metade suíça, o Nectar do Groove é uma banda que vem se destacando no cenário da música livre no Brasil. Formada em 2006, a partir de uma Jam Session entre amigos músicos, a banda já tocou em bares, restaurantes e casas de shows da cidade, conseguindo o reconhecimento do público por onde passa. O Nectar faz um som que vai desde o baião até o jazz. Em 2010, o grupo foi convidado para participar do Festival República Blues em Brasília e gravar seu primeiro álbum. Nectar do Groove é formada pelos suíços Stephan Bühler (sax) e Peter Bühler (percussão/electronic sounds) e pelos paraibanos Cristiano de Oliveira (viola/violão), Tiago Sombra (baixo) e Victor Ramalho (bateria/percussão).

DJ Chico Correa – Chico Correa transita pelos fragmentos imaginários da tradição remixada. Artista residente do programa DIGIBAP (conexão França-África-Brasil), bacharelando em composição musical pela UFPB, já trabalhou com DJ Dolores, Maga Bo, Baiana System, Cabruera, Totonho e os Cabras. Em seu estúdio desenvolve trilhas sonoras para filmes e espetáculos de dança, bem como remixes para diversos artistas, do Japão à África. Tem sua base na Paraíba, onde atua nos projetos Chico Correa & Electronic Band, Parahyba Art Ensemble e Seu Pereira e Coletivo 401.

Professores da rede estadual podem se inscrever em cursos de formação inicial do Parfor

 
Os professores da educação básica da rede pública estadual e municipal de ensino da Paraíba podem se inscrever a partir desta quinta-feira (5) até o dia 13 de janeiro de 2014 nos cursos de formação inicial (1ª licenciatura), oriundos do Plano Nacional de Formação da Educação Básica (Parfor). Os cursos são ofertados pelas instituições públicas de ensino superior (UEPB e UFCG).
Estão sendo oferecidas 980 vagas distribuídas nos cursos de Pedagogia, Filosofia, Educação, Educação Física, Matemática, Química, Física e História, nos polos de Cajazeiras, Campina Grande, Cuité, João Pessoa, Patos, Catolé do Rocha, Monteiro e Guarabira. Para participar dos cursos os professores devem estar cadastrados no Educacenso 2012.
Para realizar sua pré-inscrição os professores devem acessar a Plataforma Freire, sistema informatizado do Ministério da Educação para a gestão da formação, por meio do endereço eletrônico (http://freire.mec.gov.br). Quem nunca acessou a Plataforma deve clicar em “Primeiro Acesso à Plataforma Freire”, para cadastrar seu currículo. Quem já cadastrou seu currículo deve clicar em “Já sou cadastrado”, para realizar a pré-inscrição. Mais informações pelo número (83) 3218-4051 ou pelo e-mail: grh.seepb@gmail.com.

Aluno da rede estadual é destaque na Olimpíada Brasileira de Matemática

  
O aluno Carlos Vinícius Alves Minervino, de 17 anos, da Escola Estadual Monsenhor Manoel Vieira, da cidade de Patos, se destacou na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), conquistando a medalha de ouro na Paraíba e o 6º lugar nacional. O aluno também foi destaque na Olimpíada Campinense de Matemática (OCM), na qual também conquistou a medalha de ouro e a certificação de destaque olímpico, cuja premiação aconteceu na segunda-feira (2), na Universidade Estadual da Paraíba, em Campina Grande.
Filho do professor de matemática Josenio Minervino da Silva, Carlos Vinícius conta que despertou para a matemática quando cursava o 7º ano, motivado pelo pai. Em 2010, ao cursar o 9º ano, já estudando na Escola Estadual Monsenhor Manoel Vieira, o aluno conquistou uma medalha de bronze na OBMEP. O mesmo aconteceu em 2011, ao cursar a primeira série do Ensino Médio. “Continuei estudando e persisti no sonho de conquistar o primeiro lugar”, contou Carlos Vinícius, que transformou o sonho em realidade em 2012 e também este ano, conquistando agora também o 6º lugar nacional na OBMEP.
     
“Carlos Vinícius é aquele aluno que é bom em tudo que faz, educado, estudioso, muito querido em toda a escola e um verdadeiro orgulho para todos os seus professores”, afirmou a diretora da Escola Monsenhor Manoel Vieira, Tânia Maria Bezerra Lima. O sonho de Carlos Vinícius é cursar Engenharia Civil e continuar seus estudos cursando mestrado e doutorado na área de Matemática.



Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – A OBMEP é uma realização do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e tem como objetivo estimular o estudo da matemática e revelar talentos na área. Em 2013, 47.144 escolas públicas participaram da OBMEP, totalizando 18.762.859 alunos, com a participação de 99,35% dos municípios brasileiros.

Paraíba conquista primeiro lugar do Nordeste em Programa Internacional

A Paraíba atingiu a média mais alta entre os estados do Nordeste no Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa). Com o coeficiente de 406 pontos (média geral), o Estado, que estava na 13ª posição no resultado da edição anterior, em 2009, ficou no 9º lugar do ranking nacional. O Estado também atingiu o primeiro lugar na Região Nordeste. O resultado do Pisa referente ao ano de 2012, divulgado nesta terça-feira (3), será apresentado oficialmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep/Mec) nesta sexta-feira (6), em Brasília. A solenidade contará com a presença da secretária de Estado da Educação, Márcia Lucena, que representará o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed).
O Pisa é aplicado a cada três anos com provas de Ciências, Matemática e Leitura. Na disciplina de Leitura, a Paraíba obteve a média de 411, índice superando a média nacional, que foi de 390. O Programa de Avaliação é realizado com alunos de 15 anos de idade e em 2012 foi aplicado para mais de 510 mil jovens de 65 países, sob a coordenação da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Os 27 Estados brasileiros participaram do exame.
De acordo com a avaliação, a Paraíba obteve em Leitura 411 pontos, em Matemática 395 e em Ciências 412 pontos liderando o ranking na Região.  Participaram do PISA em 2012 no Estado, 33 unidades escolares, sendo 18 estaduais, 9 municipais e 6 privadas. “Vale ressaltar que a melhora no desempenho e o continuo avanço nos resultados se dá as inúmeras ações pedagógicas executadas a partir da implantação dos 33 projetos que compõem o Plano Paraíba Faz Educação, em 2011, na rede estadual de ensino”, disse a secretária de Estado da Educação Márcia Lucena.
Pisa - o objetivo do Pisa é produzir indicadores que contribuam para a discussão da qualidade da educação nos países participantes, de modo a subsidiar políticas de melhoria do ensino básico. A avaliação procura verificar até que ponto as escolas de cada país participante estão preparando seus jovens para exercer o papel de cidadãos na sociedade contemporânea.
As avaliações do Pisa acontecem a cada três anos e abrangem três áreas do conhecimento – Leitura, Matemática e Ciências – havendo, a cada edição do programa, maior ênfase em cada uma dessas áreas. Em 2000, o foco foi em Leitura; em 2003, Matemática; e em 2006, Ciências. O Pisa 2009 iniciou um novo ciclo do programa, com o foco novamente recaindo sobre o domínio de Leitura; em 2012, é novamente Matemática; e em 2015 será Ciências.
Além de observar as competências dos estudantes em Leitura, Matemática e Ciências, o Pisa coleta informações para a elaboração de indicadores contextuais, os quais possibilitam relacionar o desempenho dos alunos a variáveis demográficas, socioeconômicas e educacionais. Essas informações são coletadas por meio da aplicação de questionários específicos para os alunos e para as escolas.
Os resultados desse estudo podem ser utilizados pelos governos dos países envolvidos como instrumento de trabalho na definição e refinamento de políticas educativas, procurando tornar mais efetiva a formação dos jovens para a vida futura e para a participação ativa na sociedade.

Colcci divulga fotos de Paul Walker

Colcci divulga fotos de Paul WalkerA Colcci acaba de divulgar suas últimas imagens de Paul Walker, morto no último 30/11 na Califórnia. As fotos foram tiradas em novembro em NY com Gisele Bündchen e seriam usadas na campanha de outono-inverno 2014, a mesma coleção que trouxe Gisele de volta ao SPFW.

Antes, o ator posou pro outono-inverno 2013 e desfilou pra etiqueta, na temporada de primavera-verão  2013/14. A marca avisa que não vai usar as fotos de Paul em sua publicidade pra próxima temporada. Clica aqui pra abrir a galeria.

Começa em Campina Grande o V Festival Atos de Teatro Universitário

 
Começa em Campina Grande o V Festival Atos de Teatro UniversitárioComeça nesta quinta-feira  (5), no Teatro Municipal Severino Cabral (TMSC), em Campina Grande, o ‘V Festival Atos de Teatro Universitário’. O evento, que visa reunir produções teatrais ligadas a universidades brasileiras ou a estudantes universitários, tem o objetivo de possibilitar uma integração entre estas experiêcias. Todas as atrações do festival são gratuitas.

A abertura do evento será com a apresentação do espetáculo ‘Amnésis - Uma busca intencional pela lembrança’ do grupo Toca de Teatro, da Universidade Federal da Bahia (UFBA), às 20h (horário local). Em seguida, será apresentado o monólogo ‘Anônimo’, de Eduardo Albergaria (PB).

No segundo dia do evento, serão exibidos os espetáculos ‘Pequeno Príncipe’, do grupo Lacrirce, da Universidade Regional do Cariri (URCA - CE), seguido da apresentação de ‘Submerso’, do grupo Poéticas do Corpo, do Instituto Federal do Ceará (IFCE). No sábado (7), ás 17h o espetáculo ‘Espelhos’, de Campina Grande, será exibido no teatro do Sesc Centro. A partir das 20h, subirão ao palco do TMSC a peça ‘Diagronia’, de Minas Gerais, e ‘Mais perto - Sem tempo e sem razão’, da URCA - CE.

O evento encerra-se no domingo (8), com a apresentação de ‘Arquitetura e Império de lugar algum’, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), no teatro do Sesc Centro a partir das 17h, seguido de ‘A chegada de Lampião no Inferno’, da Companhia Cordel em Canto da Paraíba, no estacionalmento do TMSC. Ainda acontecerá a apresentação da peça ‘Palavras’, do Núcleo Palavra e Ato (PB), no palco do Severino Cabral, fechando a noite com ‘Ópera do Malandro’, dramatizada por estudantes da Universidade Regional de Blumenal (FURB - SC). Outras atrações

O festival ainda contará com mesas de discussão sobre Iluminação para teatro, com o professor Sávio Araújo e Eduardo Albergaria, Teatro-Dança e novas mídias, com Meran Vargens e Leonardo Foletto e Produção para teatro, com Amazile Vieira e Sidnei Cruz. As discussões serão no auditório da Unidade Acadêmica de Arte e Mídia da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), entre os dias 6 e 8 de Dezembro, a partir das 9h30 (horário local). Ainda serão realizadas oficinas de Cenografia, Direção e Improviso, entre as 13h30 e as 17h30 no Teatro Municipal Severino Cabral, e Iluminação, no Teatro do Sesc Centro, nos mesmos dias em que acontece o festival. As inscrições são gratuitas e as vagas limitada.

Após nova difamação, Cássio Cunha Lima afirma que censurar opinião seria inaceitável

Após nova difamação, Cássio Cunha Lima afirma que censurar opinião seria inaceitávelO senador Cássio Cunha Lima (PSDB) foi alvo de novas críticas nas redes sociais sobre sua emenda a lei da minireforma que visa criminalizar grupos que usem as redes sociais para difamar políticos. Desta vez foi o vocalista da banda CMP 22, Tito Santa Cruz que usou as redes sociais para massacrar o senador, fato que teve repercução nacional.

Logo após a publicação de Tico, mais de 9 mil pessoas "curtiram" a postagem e reiteram xingamentos diversos contra o senador. Para o vocalista, Cássio estaria censurando a internet e tentando impedir os internautas de se manifestarem. A versão é contestada pelo paraibano, que diz "tolerar a ira, porque ele age assim por falta de informação" se referindo a Tico Santa Cruz.

Cássio reiterou que censurar opinião seria inaceitável. Não serão consideradas propaganda antecipada e poderão ter cobertura dos meios de comunicação social, inclusive via internet a manifestação e o posicionamento pessoal sobre questões políticas nas redes sociais.

O senador Cássio Cunha Lima, declarou nesta quarta-feira (04), que não existe a menor possibilidade dele compactuar com qualquer medida que favoreça à censura em qualquer setor da sociedade.





Ele afirmou que não tem a menor intenção de censurar a opinião de internautas e ao apresentar emenda ao projeto conhecido como minirreforma eleitoral explicou que proposta é de evitar que candidatos ou partidos políticos contratem empresas para atacar e desqualificar adversários pela internet.


Em pronunciamento no Plenário o senador reafirmou seu respeito à democracia, à diversidade de opiniões e ao contraditório.

- Seria inadmissível e inaceitável imaginar que o Congresso Nacional teria aprovado, pelo consenso de todos os partidos, qualquer mordaça, qualquer censura e qualquer limite ao direito constitucional da livre manifestação do povo brasileiro - afirmou o senador.

*DISTORÇÃO - *Cássio Cunha Lima disse que a minirreforma tem dispositivos que garantem a livre expressão de opinião e a liberdade plena de falar e de agir. Lamentou a "enorme distorção nas mídias sociais” acerca da emenda. Para ele é inconcebível e inaceitável pensar em censura.

- De fato, o que aconteceu foi uma enorme distorção. A revista Carta Capital fez a leitura de que havia, por parte do Congresso, por meio dessa minha iniciativa, a tentativa de limitar o direito de expressão do internauta, e isso correu como um rastilho de pólvora nas redes sociais. Então, não foram apenas paraibanos que se manifestaram, mas pessoas do Brasil inteiro trataram do assunto. Assim, é preciso que o Congresso inteiro se manifeste sobre isso, porque, afinal de contas, não foi a minha iniciativa que prevaleceu. Mas a decisão soberana dos Plenários da Câmara e do Senado – explicou Cássio.
APARTES - *Em aparte, o senador Romero Jucá (PMDB-RR), autor do projeto, disse que a minirreforma amplia a possibilidade de uso das redes sociais, já que nenhuma manifestação individual na Internet, a respeito de qualquer tipo de candidatura ou posicionamento político, será taxada como pré-campanha. “Portanto, a lei é uma lei de abertura, não é uma lei de fechamento” – ponderou Jucá.

O senador Sérgio Souza (PMDB-PR) também se manifestou: “Todos aqui temos uma responsabilidade muito grande com a transparência e com os limites com os gastos de campanha, no sentido de buscar coibir o abuso do poder econômico e dar maior transparência ao processo eleitoral, procurando uma fórmula de dar condições ao eleitor de se deparar com a vida pregressa de seus candidatos. E a Internet possibilita isso.”

Sérgio Souza parabenizou Cássio, lembrando que o paraibano teve intensa participação: “Vossa Excelência foi, talvez, o que mais apresentou emendas para abranger a reforma eleitoral que tanto buscamos” - registrou.

*CONVICÇÃO* - Reiterando a própria história em defesa da liberdade de expressão, Cássio chegou a dizer: "Não sei se, diante de toda essa celeuma causada, seria melhor o veto presidencial, para que não paire dúvidas em relação a um princípio do qual eu, particularmente, e tenho certeza absoluta que o Plenário do Senado e o Plenário da Câmara, nós não abrimos mão, que é o direito à livre manifestação, o direito ao livre pensar do povo brasileiro”.

“Encerro esse pronunciamento reafirmando ao povo brasileiro e, de forma muito especial, ao povo paraibano que não há nenhum tipo de censura na minirreforma eleitoral; ao contrário, há dispositivos que garantem a livre manifestação de opinião, a liberdade plena de falar e de agir, expressos no texto da lei, como se não bastasse a ressalva constitucional inscrita lá atrás, em 1988, quando estive defendendo as liberdades individuais, como sempre fiz” – finalizou Cássio Cunha Lima.

Surra de vara: oposicionista garante que parte dos governistas “acharam bom” voto de repúdio a RC na ALPB

Surra de vara: oposicionista garante que parte dos governistas “acharam bom” voto de repúdio a RC na ALPBO deputado estadual Carlos Batinga (PSC) garantiu, nesta quinta-feira  (05) que os deputados governistas ‘acharam bom’ a aprovação, por unanimidade, na sessão de ontem, do voto de repúdio às declarações do governador Ricardo Coutinho (PSB), sobre dar uma ‘surra de votos’ nos adversários em 2014.

O voto de repúdio foi apresentado pelo deputado estadual Caio Roberto e aprovado por todos os deputados da Casa.

O parlamentar lembrou que o tema já havia sido fruto de várias discussões na Casa, no entanto, disse acreditar que apenas um, dois, ou três deputados divergiram, porém sem grandes efeitos. “Eu o acho que até mesmo parte dos governistas acharam bom. Um, dois ou três protestaram, mas depois que foi votado.

Ao lembrar-se das palavras proferidas por Riccardo Coutinho, na data em que ele comemorava o aniversário, Batinga continuou o lamento: “Um momento que deveria ser de confraternização onde o governador deveria estar relaxado e comemorando continuou raivoso e em seu discurso atacou a oposição”.

Bruna Borges participa do Caldeirão junto com eliminados do The Voice

Bruna Borges participa do Caldeirão junto com eliminados do The VoiceO sonho ainda não acabou para os eliminados do The Voice Brasil. O Caldeirão do Huck estreia neste sábado (07) o 'Cante Outra Vez', quadro do programa que dará uma nova oportunidade aos cantores que, mesmo muito talentosos, não conseguiram chegar à fase do tira-teima. Entre os participantes, está a pernambucana, que mora em João Pessoa, Bruna Borges. A moça está no grupo 1, junto com os cantores Aila Menezes, Gabriella Matos e Maysa Ohashi.

Os doze eliminados das batalhas irão se apresentar no palco do Caldeirão divididos em grupos. Após suas apresentações, por meio de uma votação, o grupo que se saiu melhor será o escolhido e aí, em vez de uma equipe, eles se tornarão adversários uns dos outros.

Os quatro finalistas irão se apresentar individualmente e depois de uma nova votação, será escolhido o grande vencedor que, como prêmio terá a oportunidade de se apresentar na final do programa do The Voice, no dia 26 de dezembro.

Bruna Borges integrou o time de Lulu Santos no The Voice Brasil. Ela foi aprovada pelo técnico na audição às cegas do dia 10 de outubro. Já durante as batalhas, Bruna duelou com a carioca Luciana Balby e não levou a melhor, tendo que deixar o programa

Operação "Pequeno Príncipe" desmantela quadrilha comandada por menor em Campina Grande

Operação "Pequeno Príncipe" desmantela quadrilha comandada por menor em Campina GrandeUma operação denominada "Pequeno Príncipe" foi desencadeada em Campina Grande e comandada pelo tenente-coronel Souza Neto - Comandante do 2ºBPM - e conseguiu prender uma quadrilha liderada pelo menor de idade responsável por inúmeros assaltos a motos, postos de gasolina, estabelecimentos comerciais, restaurantes, veículos e roubo de armas de vigilantes.

A operação se deu por volta das 23:00h no Bairro das Malvinas e contou com um aparato policial da RP, Força Tática e Rotam do 2ºBPM, ao chegar na rua Elza Maria de Carvalho Lira, os policiais localizaram uma casa onde estava a quadrilha reunida.

O cerco policial foi realizado e a incursão na residência feita onde encontramos cinco pessoas , sendo três homens e duas mulheres, bem como duas motos roubadas, dois revolveres 38,sendo um deles do vigilante ontem a noite, munições, muito dinheiro do assalto ao posto de gasolina em São José da Mata uma farmácia também ontem a tarde, 5 capacetes, varias bolsas e documentos da vitimas que já foram identificadas. A quadrilha foi levada para central de policia no Catolé e foram autuados por  Roubo qualificado, Porte Ilegal de arma, Corrupção de Menores e Associação Criminosa.

Conferência em João Pessoa discute mídias digitais e seus impactos sociais

Começa hoje (5) na Paraíba a Conferência Brasil-Canadá 3.0, edição 2013, que vai discutir as mídias digitais e seus impactos na sociedade.
De acordo com os organizadores do evento, o objetivo central do encontro é definir desafios do futuro digital no Brasil com o engajamento e a participação de vários setores.

O tema central é Processos Criativos na Indústria da Convergência: Oportunidades e Desafios para Produção de Conteúdo Digital. O encontro reúne pesquisadores, representantes do governo e da indústria de tecnologia da informação e comunicação (TIC) para debater temas relacionados ao desenvolvimento e à novação.

Na primeira edição da conferência, no ano passado, o principal objetivo foi sensibilizar os três segmentos para uma atuação articulada, integrada e em total cooperação com as demandas reais da sociedade brasileira, com ênfase na aplicação das TIC. Na atual, a prioridade é mapear os principais desafios e as oportunidades que estimulam a economia digital no Brasil.

Para os organizadores do encontro, a importância dos processos criativos é que eles atuam na indústria de convergência digital (integração de mídias para um ambiente único), diferenciando e potencializando seu uso por meio dos processos de inovação. Assim, a produção de conteúdo digital impulsiona novas oportunidades de negócio que surgem da intersecção das áreas de comunicação, computação e artes.

A parceria com o Canadá vem sendo desenvolvida no âmbito do Plano de Ação Conjunta Brasil−Canadá na Área de TIC”.

Hoje, além de palestras sobre a economia digital criativa, as parcerias entre indústria e academia, a preservação da privacidade de dados, os conteúdos educativos digitais, as novas empresas brasileiras, ainda em fase embrionária, com ideias inovadoras (startups), empresas canadenses estarão expondo seus produtos e serviços no Centro de Convenções Ronaldo Cunha Lima, procurando fechar negócios e expandir os investimentos na Paraíba.

A conferência Brasil-Canadá 3.0 é organizada pelo governo da Paraíba e pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) e tem como patrocinadores a Associação Nacional para Inclusão Digital (Anid), Câmara de Comércio Brasil-Canadá (CCBC), o Governo do Canadá e a Empresa Paraibana de Turismo (PBTUR).

Agora é pra valer! Lucy Alves enfrenta mais uma batalha no The Voice Brasil

Agora é pra valer! Lucy Alves enfrenta mais uma batalha no The Voice BrasilA cantora paraibana Lucy Alves volta a se apresentar nesta quinta-feira (05) no The Voice Brasil. Com uma trajetória, até agora, de sucesso no programa, a família pede o apoio dos paraibanos para que votem através da internet e telefone para que Lucy passe em mais uma fase.
"A expectativa da família é que Lucy se apresente bem e continue com o mesmo desempenho dos outros programas", destacou o pai de Lucy, José Hilton.
Em postagem no seu FAcebook a cantora comentou: "Galera toda reunida.. Gente tá chegando a hora. Que nervosooooo! Tudo.ficando pronto. Faltam poucos detalhes. Vai ser uma delícia subir naquele palco hoje. Vamo pra cima!!"
Questionado sobre o repertório da cantora na apresentação, o pai não revelou. Lucy está no time de Carlinhos Brown e a apresentação de hoje é ao vivo.
Esta fase da competição é considerada o "tira-teima".  É a etapa em que os técnicos dividirão as equipes em trios e os telespectadores escolherão os seus favoritos.
Após a apresentação será anunciado o link e o telefone para que o público vote. O que conseguir o menor número de votos estará automaticamente eliminado, enquanto o técnico decidirá qual dos dois restantes irá para as finais.

2 de dezembro de 2013

Novidades Vem Por ai !

     

Simples Assim :)

    

Morre o governador de Sergipe, Marcelo Déda

Marcelo Déda, governador de Sergipe Morreu hoje (2), aos 53 anos, o governador de Sergipe, Marcelo Déda. Vítima de um câncer gastrointestinal, o governador foi internado no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, no dia 27 de maio, com dificuldades para se alimentar. Casado duas vezes, o governador deixa cinco filhos.
O governador da Paraíba, Ricardo Coutinho, divulgou nota de pesar lamentando pela perda do "homem público de valor inestimável [...] um dos grandes políticos que o Nordeste produziu nos últimos anos".
Advogado formado pela Universidade Federal de Sergipe, o político estava no segundo mandato. No seu lugar assumirá o vice-governador, Jackson Barreto, do PMDB.
Natural do município de Simão Dias, Déda milita na política desde a década de 70, nos movimentos secundaristas, quando conheceu o então dirigente sindical Luiz  Inácio Lula da Silva. Militante do PT, no início dos anos 1980, Marcelo Déda foi fundamental na consolidação da legenda no estado.
Em 1985, o PT decidiu lançar o nome de Déda para concorrer às eleições municipais de Aracaju, com o objetivo de se firmar como um partido nacional. Na época, com 25 anos e sem recursos para a campanha, o candidato fez todos os programas eleitorais gratuitos de televisão ao vivo e apenas com a bandeira do partido na parede do cenário, montado no Tribunal Regional Eleitoral (TRE).
“A lei me facultava fazer ao vivo, então eu ia cru, pregava uma bandeira com durex e estava pronto o cenário do ‘ao vivo’. Aquilo que era uma desvantagem virou uma vantagem porque me transformei no âncora do programa eleitoral”, relatou o governador de Sergipe em sua página oficial na internet.

Na eleição municipal, mesmo com recursos para a confecção de 5 mil cartazes, Déda ficou em segundo lugar com quase 19 mil votos. Logo em seguida foi eleito deputado federal por Sergipe.
Um ano depois, ele foi eleito deputado estadual com mais de 32 mil votos. O revés eleitoral ocorreu em 1990, quando tentou se reeleger para uma das cadeiras da Assembleia Legislativa. Acusado de ter priorizado as atividades legislativas em detrimento dos movimentos sociais, Marcelo Déda obteve 10% dos 33 mil votos que o elegeram em 1986.
Em 1994, foi eleito para a Câmara dos Deputados e, em 2000, conquistou o primeiro mandato de prefeito de Aracaju referendado por 52,8% dos votos válidos. Reeleito em 2004, Déda começou a consolidar a trajetória política para a candidatura ao governo de Sergipe.
Em 2006, deixou a prefeitura de Aracaju para se candidatar ao comando do estado. Eleito em primeiro turno com 52% dos votos, Déda investiu em infraestrutura no interior do estado. 

Grêmio Maria Helena da Escola Jucelyn Veloso Borges tem Festa de Posse Marcada para Esta Quarta Feira (3)

Amanhã é mais que um dia Especial acontece na escola Estadual Jucelyn Veloso Borges da cidade de São José dos Ramos a festividade de posse da nova diretoria do grêmio Maria Helena aonde tiveram suas eleições realizadas á semanas passadas, amanhã será um dia marcante para todos inclusive para os gremistas que terão a nobre missão de representar os seus colegas e toda a Classe estudantil daquela escola e na região, onde na oportunidade contaremos com a presença do presidente do Grêmio Estudantil Poeta Zé da Luz da Escola Estadual de Itabaiana CEI Jadyel Ramos aonde o mesmo tem dado todo o apoio junto
com   Gerente  da 12ª Gerencia Regional de Educação na Pessoal de Maria Auxiliadora Lacerda onde será um momento que irá ficar marcado para sempre na memoria de todos os estudantes que irão participar deste evento, teremos ainda a fala dos novos  gremistas  aonde eles terão a oportunidade de poder ter uma conversa cara a cara com cada aluno ,com cada pessoa levando suas propostas de mudança em favor de sua escola de seus representados,o evento estar marcado para as 2 horas da tarde na escola aonde teremos mesa de cerimonia e depois momento de posse dos 12 Gremistas encerrando assim o ciclo de instalação daquele grêmio. 


O Grêmio Estudantil Poeta Zé da Luz no seu presidente Jadyel tem dado um apoio maciço na formação dos novos grêmios junto com sua equipe tem uma meta de implantar o Grêmio Estudantil nas 14 cidades que compõem a nossa região administrativa no intuito de atrair os jovens para a participação popular e na formação do seu caráter através da democracia participativa .

uma meta a ser alcançada !  




                              

Medo de roubo leva usuária a entrar em banco com bicicleta

Ela teve medo de ser roubadaO medo de ter seu veículo levado por ladrões, caso deixasse do lado de fora, fez com que uma usuária de banco entrasse numa agência guiando a bicicleta.
O fato chamou a atenção de quem utilizava os caixas eletrônicos de um banco da cidade de Cabedelo, localizada na Região Metropolitana de João Pessoa, no início da tarde desta segunda-feira (2).
Sem nenhum impedimento, a mulher entrou com o veículo e utilizou a área de caixas eletrônicos, deixando o local do mesmo jeito que entrou, utilizando a bicicleta.
Segundo algumas pessoas que estavam no local e presenciaram a cena, os assaltos nas proximidades da agência bancária são constantes e eles dizem que o temor atinge a todos.

Estelionatários tentam aplicar golpes contra segurados do INSS, saiba como evitar

Previdência orienta que a vítima deve procurar a polícia


A Previdência Social alerta aos cidadãos brasileiros contra uma nova modalidade de golpe que tem se tornado recorrente nos últimos meses. Estelionatários estão enviando documentos a segurados se passando por uma falsa “Auditoria Geral Previdenciária”, convocando-os a uma “Chamada para Resgate”.
Segundo o documento, os segurados teriam direito a resgate de valores devidos a participantes de carteiras de pecúlio que teriam sido descontados da folha de pagamento como aposentadoria complementar.
Quatros pessoas que receberam esse documento falso já se dirigiram a Agências da Previdência Social para entender do que se tratava. A Previdência Social esclarece que não entra em contato com seus segurados por meio desse tipo de correspondência, muito menos tem algum tipo de relação com planos de previdência complementar para segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
Os benefícios que são pagos mensalmente pelo INSS são da previdência pública, contributiva por todos os trabalhadores filiados ao Regime Geral de Previdência Social.
Caso o cidadão seja vítima desse tipo de abordagem, o Ministério da Previdência Social orienta-o que registre imediatamente um boletim de ocorrência na Polícia Civil e comunique o fato à Ouvidoria Geral da Previdência Social. Para entrar em contato com a Ouvidoria, basta ligar na Central 135 ou acessar a página do Ministério da Previdência Social na internet (www.previdencia.gov.br).
A Previdência Social informa também aos cidadãos que não solicita dados pessoais dos seus segurados por e-mail ou telefone e também não realiza nenhuma forma de cobrança para realizar seus serviços. A principal recomendação da instituição para os seus segurados é que não utilizem intermediários para entrar em contato com a Previdência Social.
O cidadão pode telefonar para a Central 135 e agendar uma visita a uma Agência de Previdência Social (APS), onde será atendido por um servidor especializado que tomará as providências cabíveis e prestará todos os esclarecimentos necessários. A Previdência também alerta à população para que não forneça os seus dados pessoais para terceiros, já que estes dados podem ser utilizados para fins Ilícitos.
Papel da APEGR
Em caso de golpes, que gerem prejuízos para a Previdência Social, a Assessoria de Pesquisa Estratégica e Gerenciamento de Risco da Previdência (APEGR), setor de inteligência do Ministério da Previdência Social, atua em conjunto com a Polícia Federal e demais órgãos de controle do governo federal.
As ações executadas pela APEGR buscam coibir a prática de ilícitos criminais contra a Previdência Social praticados por grupos, quadrilhas e organizações criminosas. O Ministério Público Federal também integra a Força Tarefa Previdenciária.
Nos casos de golpes contra o segurado, em que não há prejuízo para a Previdência Social diretamente, os cidadãos devem registrar ocorrência junto à Polícia Civil e fazer o registro na Ouvidoria da Previdência Social.
http://www.previdencia.gov.br/noticias/combate-as-fraudes-estelionatarios-estao-tentando-aplicar-golpes-contra-segurados-saiba-como-evitar/

Cantores paraibanos Lis e Lucy são os novos embaixadores dos Objetivos do Milênio

Feijoada teve a presença de Ricardo CoutinhoOs artistas paraibanos Lucy Alves e Lis Albuquerque são os novos embaixadores dos Objetivos do Milênio (ODM) na Paraíba. A cantora e o cantor receberam na tarde deste domingo (1), durante a Feijoada do Abelardo, o troféu “Nos Podemos, Paraíba” concedido pela Fundação Solidariedade, instituição que desenvolve a agenda dos ODM no Estado para o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). O momento da entrega do troféu durante o evento de Abelardo Jurema foi simbólico quanto à importância do programa da ONU: a presidente da Fundação Solidariedade, Beatriz Ribeiro, convidou a presidente do Tribunal de Justiça do Estado, desembargadora Fátima Bezerra, o governador Ricardo Coutinho e o prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, além do anfitrião Abelardo, para que em conjunto fosse entregue o troféu à embaixadora Lucy Alves.
Já empossada, Lucy fez a entrega do troféu a Lis Albuquerque, autor da música-tema que simboliza o trabalho social realizado pelo Movimento Nós Podemos, Paraíba, através do qual o a Fundação Solidariedade e o PNUD mobilizam instituições sociais, empresas e municípios a se integrarem ao processo de implantação dos Objetivos do Milênio na Paraíba.
Os artistas estavam emocionados e destacaram durante entrevista a importância de se integrarem a um trabalho de significado tão especial quanto esse da ONU contra a fome e a miséria, que busca qualidade de vida com respeito ao meio ambiente e trabalha por educação de qualidade para todos, entre outros objetivos.
A presidente da Fundação Solidariedade informou que os novos embaixadores paraibanos serão recebidos pelos representantes da ONU em Brasília e que eles têm uma contribuição valiosa a dar ao movimento a partir da Paraiba divulgando o que está sendo feito no Estado, na região e no país para melhorar a vida de milhares de pessoas. Beatriz Ribeiro lembrou o exemplo do paraibano Hulk, celebridade mundial do futebol, também embaixador dos ODM através da Fundação Solidariedade, que tanto representa a agenda dos Objetivos no Brasil como também no exterior, durante os compromissos internacionais que mantém. “Todos têm um papel importante a cumprir”, finalizou.
Pessoas de diversos seguimentos da Capital prestigiaram a 20ª edição da Feijoada do Abelardo, promovida pelo jornalista e colunista Abelardo Jurema, na área externa do Hotel Tambaú, na tarde de ontem. Entre as atrações do evento estava a cantora paraibana Lucy Alves, destaque em um reality show de música, o cantor Capilé e a banda Bereguedê. O evento, que começou como o simples aniversário da coluna escrita por Abelardo, ganhou tradição e já é um dos mais disputados dos finais de ano pessoenses.
Beatriz Ribeiro
O empresário Roberto Cavalcanti, diretor do Sistema Correio de Comunicação, foi um dos primeiros a chegar e disse que a feijoada de Abelardo é um evento abraçado pela sociedade de João Pessoa. “Esse evento é uma marca registrada de Abelardo e também do Sistema Correio que acolhe os pessoenses já em espírito natalino. É sempre muito bom receber a todos aqui”, comentou.
Para o anfitrião, a feijoada vai além dos 20 anos, por conta de sua característica democrática. “Aqui não há discriminação nem privilegiados. Todos são iguais, não temos coloração partidária, distinção de sexo, cor ou classe social, porque aqui temos as pessoas que fazem a sociedade paraibana em todos os aspectos”, comentou.

Pernambucano é preso acusado de estuprar três mulheres em hotel de Campina Grande

Ele já havia sido preso na Bahia O pernambucano Sebastião Ferreira da Silva foi preso na manhã de sábado (30), em Campina Grande, a 130 km de João Pessoa, acusado de estuprar três estudantes de Tocantins que participavam de um evento em um hotel da cidade, no dia 6 de novembro de 2012. A polícia diz que há imagens do circuito interno de câmeras que comprovam a ação.
Ele foi preso na manhã de sábado após entrar em outro hotel do Centro de Campina e utilizar a mesma estratégia para atacar quatro estudantes pernambucanas. Sebastião foi abordado por um funcionário do estabelecimento quando tentava sair do prédio; a polícia foi acionada e levou o homem para a delegacia.
De acordo com delegado da 10ª Delegacia Seccional, Iasley Almeida, Sebastião foi investigado pela Delegacia Especializada da Mulher e pelo Grupo Tático Especial (GTE) porque costumava analisar os hotéis onde pretendia atacar as vítimas. “Nós pegamos as imagens do hotel e vimos toda a ação dele. Esse homem costuma perambular pelos corredores dos hotéis que escolhia para atacar e render as vítimas com uma faca para praticar o estupro dentro do próprio apartamento onde as mulheres ficam hospedadas”.
Sebastião foi preso com vários aparelhos celulares e, por isso, deverá ser indiciado também por roubo qualificado, além dos estupros praticados.
A polícia pede que outras possíveis vítimas também compareçam à 10ª Delegacia Seccional no Catolé, Zona Sul de Campina, para fazer o reconhecimento.
Em setembro de 2010, Sebastião já havia sido preso no estado da Bahia, após atacar mulheres dentro de um hotel na cidade de Paulo Afonso, usando uma faca para render as vítimas.

Homem mata vizinho com nove facadas, por não tolerar barulho dentro da residência da vítima

Local do crime Um crime ocorrido por volta das 22h, deste domingo (1º), na cidade de Alagoa Grande, no brejo da Paraíba, a 103 quilômetro de João Pessoa, chocou os moradores do município. Um homem assassinou o vizinho por não tolerar o barulho que a vítima fazia em sua residência quando bebia.
De acordo com o delegado da 9ª Seccional de Itabaibana, Hugo Hélder, Josafá Casemiro da Silva estava em casa, dormindo apenas de cueca, quando Minervino Costa da Silva, 43 anos, arrombou a porta e esfaqueou o vizinho nove vezes no tórax.
Moradores da Rua Francisco Carlos da Silva, no Conjunto Ceap I, acionaram a polícia após ouvirem os gritos de Josafá. A vítima morreu no local do crime, antes de ser socorrida para uma unidade de saúde.
Após diligências da Polícia Civil, em parceria com policiais integrantes do 8º Batalhão da Polícia Militar, sob o comando do tenente-coronel Sérgio Linhares, o suspeito de ter cometido o crime foi encontrado em um matagal no quintal da casa onde mora. Ele havia escondido a faca usada para cometer o crime, embaixo do tapete do próprio quarto. A residência do acusado fica de frente a da vítima.
O corpo de Josafá foi encaminhado para o Departamento de Medicina Legal (DML) em Guarabira. Já Minervino foi levado à Cadeia Pública de Alagoa Grande. Ele estava residindo em Alagoa Grande há quatro meses, após passar oito anos no Estado do Rio de Janeiro. A polícia investiga se o suspeito possui antecedentes criminais.

Cearte inaugura galeria e homenageia xilogravadora Rose Catão

Com a presença de artistas renomados, estudantes e apreciadores da arte, o Centro Estadual de Arte (Cearte) inaugurou, nessa quinta-feira (28), a Galeria das Quinze Portas. A solenidade aconteceu com a abertura da mostra ‘Atos – Discursos Emergentes sobre a Arte’, que fica em cartaz até 30 de janeiro de 2014.
A artista paraibana, xilogravadora e ex-professora do Cearte, Rose Catão, foi a homenageada do evento. Os visitantes da exposição puderam conferir algumas das principais peças xilográficas de seu acervo pessoal, entre elas, “O peixinho voador” (2001), “Trenzinho caipira” (2001), “Nas quebradas da vida não esqueci de você” (2004), “O mito do pássaro” (2006) e, as mais recentes, “Pensadores” (2011) e “O ver e o olhar” (2013).
“Fiquei muito feliz com o convite para ser homenageada em um local em que passei 20 anos da minha vida. Hoje tenho o prazer chegar aqui e encontrar uma série de ex-alunos que já têm seus nomes consagrados na arte da gravura. Aqui, comecei ensinando história da arte, depois pintura e, por último a xilogravura. Só tenho a agradecer pelo reconhecimento e apoio que tenho recebido dessa nova equipe de gestão e parabenizo por este novo espaço de arte que a cidade e os paraibanos ganharam”, comemorou Rose Catão.
A secretária de Estado da Educação, Márcia Lucena, prestigiou o evento e parabenizou o trabalho constante e bem executado do Cearte. “Essa escola se transformou na primeira escola técnica de artes da Paraíba, seguindo uma lógica do trabalho que está acontecendo dentro dela. Agora, ela se prepara em termos de conceitos para que se efetive desta maneira e que possa formar jovens artistas. Temos o privilégio de homenagear Rose Catão, que simboliza a educação, a formação de pessoas por meio da arte. É uma forma de homenagear a todos os artistas através dela. Essa galeria representa a vida e a arte que é o Cearte”, destacou.
De acordo com a gestora educacional do Centro Estadual de Arte, Laura Moreno, a abertura da Galeria das Quinze Portas é mais uma tarefa estimulante. “Abrimos um espaço de exposição para a produção de arte no nosso Estado, nossa terra, e isso é criar um mecanismo permanente de conquista de nossa identidade e de manutenção da nossa história”, revelou Laura.
O curador da Galeria das Quinze Portas, o fotógrafo Ricardo Peixoto, destacou a importância da abertura da galeria para o intercâmbio cultural e acesso da população às obras de arte. “A ideia é movimentar a arte, pois antes o que era um simples corredor de passagem, hoje se transformou numa galeria. Tudo muito simples, sem mistério, apenas basta ter bom senso. Esperamos, de agora em diante, trazer trabalhos de artistas de fora, levar a galeria para outros espaços para que a ideia se multiplique. Queremos que seja uma arte móvel, servindo de inspiração principalmente para nossos alunos”, observou.
Serviço – O Centro Estadual de Arte está instalado no Mosteiro de São Bento, no Centro de João Pessoa. Para outras informações, os interessados podem entrar em contato pelos telefones 3214-2923 e 3214-3412.

Escolas estaduais da Zona Sul realizam mostra de projeto


Onze escolas estaduais que integram o Centro Estadual de Educação da Zona Sul (Ceesul) realizaram a primeira edição da exposição “Ceesul mostra suas ações”. O evento aconteceu nessa sexta-feira (29), na Escola Estadual Prefeito Oswaldo Pessoa, no bairro Ernani Sátiro, em João Pessoa. Na ocasião, cerca de dois mil alunos reuniram-se para apresentar mais de 30 trabalhos desenvolvidos nas unidades de ensino durante o ano letivo de 2013.
De acordo com o diretor presidente do Ceesul, Edmilson Cardoso, o objetivo da mostra é integrar as escolas estaduais da Zona Sul e, ao mesmo tempo, apresentar as atividades realizadas neste ano. “A mostra é importante para a melhoria da qualidade de ensino, como também o incentivo à aprendizagem e trazer o alunado para dentro da escola, juntamente com a comunidade escolar, diminuindo a evasão escolar e mostrando a parceria de crescimento integrado de uma escola a outra”, afirmou o diretor, que também é gestor da Escola Estadual Débora Duarte.
Durante a mostra, mais duas escolas estaduais, Concita Barros e Cônego Francisco, assinaram o termo de adesão ao Centro. “Nosso objetivo é realizar, todo mês, um evento diferenciado para aprimorar a qualificação da educação paraibana. O primeiro evento foi a Mostra de Alimentação, que ocorreu na Escola Estadual Débora Duarte. Cada evento será realizado numa escola diferente até fecharmos o ciclo”, salientou Edmilson Cardoso. “O Ceesul é o primeiro centro que integrou as escolas por região na Paraíba. Este é o início de uma educação que quer ir mais longe”, disse.
Durante o evento, houve apresentação da banda marcial da Escola Estadual Débora Duarte e o lançamento da banda marcial da Escola Estadual Prefeito Oswaldo Pessoa.
Mostra – A gerente da 1ª Regional de Educação, Wleica Aragão, destacou que o evento e o Centro foram iniciativas dos diretores da Zona Sul da cidade. “São 11 escolas reunidas, partilhando o conhecimento. O Ceesul foi criado e eles estão partilhando, construindo e se ajudando. Então, a importância dessa mostra de hoje é enorme porque houve união e isso nos dá uma alegria muito grande”, afirmou.
O diretor da Escola Estadual Prefeito Oswaldo Pessoa, Guilherme Rodrigues, ressaltou a importância da troca de experiências entre as escolas do Ceesul. “A finalidade maior é integrar as escolas dentro das regiões, fazendo com que elas se fortaleçam e troquem experiências, ajudando uma à outra”, afirmou.
O estudante Arthur Kardc Oliveira, que estuda a 1ª série do Ensino Médio na Escola Estadual Cineasta Linduarte Noronha, realizou junto aos colegas o projeto Lógica Mente. “Nós estamos aprendendo e ensinando lógica por meio de jogos no tablet. Assim, fica mais fácil aprender e entender a matéria”, afirmou.
Já o estudante Anderson Martins, da 1ª série do Ensino Médio da Escola Estadual Prefeito Oswaldo Pessoa, fez um cover de Patativa do Assaré para apresentar o projeto Literatura de Cordel em sala de aula. “Fiz isso para mostrar o trabalho do poeta e cantor Patativa do Assaré para os estudantes. Percebi que depois disso, os meus colegas se mostraram mais interessados por ele”, contou.
A professora e coordenadora do programa Mais Educação da Escola Estadual Capistrano de Abreu, Eliane Leite, disse que os estudantes mostram grande interesse durante as oficinas. “Oferecemos oficinas de letramento, matemática, judô, dança, capoeira e futebol na escola no contra turno das aulas. Percebemos que os estudantes gostam bastante de participar das oficinas, pois eles podem desenvolver seus dons e potencializar o leque de aprendizado interdisciplinar”, disse.
Escolas – A primeira edição do “O Ceesul mostra suas ações” contou com trabalhos que abordaram temas como ciências e tecnologia, literatura de cordel, prevenção do bullying e enfrentamento às drogas, meio ambiente, identidade e rádio comunitária, enfrentamento à violência, memorial e visitando a comunidade escolar.
As escolas que integram o Ceesul são:
Escola Estadual Capistrano de Abreu
Escola Estadual Cineasta Linduarte Noronha
Escola Estadual Gustavo Capanema
Escola Estadual Governador Antônio Mariz
Escola Estadual Professor Paulo Freire
Escola Estadual Professora Débora Duarte
Escola Estadual Prefeito Oswaldo Pessoa
Escola Estadual Professora Carmelita Pereira Gomes
Escola Estadual Joaquim Nabuco
Escola Estadual José do Patrocínio
Escola Estadual Presidente Costa e Silva

Aguinaldo recepciona médicos estrangeiros em JP e anuncia investimentos em CG


Aguinaldo recepciona médicos estrangeiros em JP e anuncia investimentos em CGO ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro (PP), cumprirá agenda oficial nesta segunda-feira (2) em João Pessoa e Campina Grande. O primeiro compromisso será receber, às 9h40, no aeroporto Castro Pinto em João Pessoa, os 75 médicos cubanos que participam da segunda etapa do Programa Mais Médicos. Durante a semana, os profissionais conhecerão os hospitais e clínicas especializadas do estado, antes de irem para os municípios onde trabalharão a partir do dia 9 de dezembro. Ao todo, três mil médicos estiveram, nas últimas três semanas, concentrados em cinco capitais – Brasília (DF), Fortaleza (CE), Vitória (ES), Belo Horizonte (MG) e São Paulo (SP) – participando do módulo de acolhimento e avaliação do Mais Médicos.



A aprovação no curso é condição para a emissão do registro profissional provisório pelo Ministério da Saúde, sem a qual os médicos estrangeiros não podem atuar no Brasil."Isso é o novo. O velho é dizer que a saúde não tem cura. Temos sorte de ter uma presidenta de coragem para enfrentar esse problema", frisou o ministro paraibano.


Logo após o desembarque dos médicos, o ministro vai à Campina Grande para anunciar a contratação de quatro mil unidades do programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV) para o município. O evento esta previsto para as 14h, no Complexo Aluizio Campos. O investimento é de R$ 24 milhões do Governo Federal para beneficiar famílias com renda mensal de até R$1.600. Acompanhado do prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues, Aguinaldo Ribeiro visitará o local onde serão construídas as novas moradias.


As unidades habitacionais, construídas em uma área de 124 hectares, integrarão o novo bairro sustentável na região do Ligeiro e a área onde futuramente será instalado o terceiro distrito industrial do município. O terreno, próximo ao aeroporto e ao terminal rodoviário, já contempla redes de abastecimento de água, de energia elétrica e de gás natural.

No estado do Paraíba, o MCMV já investiu R$ 4.1 bilhões para a contratação de 65.272 unidades habitacionais e entrega de 34.574. Em Campina Grande, já foram contratadas 12.223 moradias. Deste total, já 4.760 já estão entregues. O investimento no município é de R$ 866,3 milhões.Em todo Brasil, o MCMV já contratou mais de 3.030 milhões moradias e 1.405 milhões já foram entregues. O investimento no país é de R$ 195,6 bilhões.

O programa, lançado em 2009, tem sido um marco para a política habitacional brasileira permitindo o acesso à casa própria para famílias de baixa renda. Em 2013, o programa prevê a entrega de aproximadamente 490 mil moradias, o que equivale a 0,7% do estoque total de habitações disponíveis no país em relação a 2010.Este dado corresponde a cerca de 1/3 da produção habitacional no país e 48% daquela destinada à população de baixa renda. O MCMV subsidia a aquisição da casa/apartamento próprio para famílias com renda até R$ 1.600 e, facilita as condições de acesso ao imóvel para famílias com renda até R$ 5 mil. Para isso, o Governo Federal disponibilizou, na segunda etapa do programa, um total de R$ 125,7 bilhões, entre subsídio e linhas de financiamento.


O programa MCMV também influencia fortemente o crescimento econômico brasileiro. Toda a cadeia produtiva da indústria da construção civil é estimulada, o
que gera mais empregos e renda para milhares de trabalhadores, além de ganhos significativos em escala ao comércio e à indústria nacional. Em 2012, o MCMV teve um impacto estimado em 0,8 % no Produto Interno Bruto (PIB) do País. Foram gerados aproximadamente 1,4 milhão de postos de trabalho formais, viabilizados pela superação da marca de dois milhões de unidades contratadas.


Caminhões pipa - Outro compromisso do ministro Aguinaldo Ribeiro em Campina Grande será a entrega de caminhões-pipa para 29 municípios paraibanos. A solenidade acontecerá às 15h, no Museu Assis Chateaubriand. Esta é uma iniciativa do Programa de Aceleração do Crescimento Equipamentos (PAC 2) para universalizar o acesso e o uso de água para consumo humano e na produção agrícola alimentar as regiões que mais sofrem com a estiagem.A ação beneficiará mais de 210 mil pessoas que vivem nas áreas rurais nos munícipios da Paraíba. Após a entrega, o estado terá contabilizado 656 equipamentos do PAC 2, sendo 219 retroescavadeiras, 201 motoniveladoras, 132 caminhões-caçamba, 69 caminhões-pipa e 35 pás carregadeiras.

Ninguém acerta aposta e Mega-Sena paga R$ 6,5 milhões no próximo sorteio

Imagem ilustrativaNinguém acertou as seis dezenas sorteadas no concurso 1552 da Mega-Sena deste sábado (30). Para o próximo concurso, a Caixa Econômica Federal estima um prêmio de R$ 6,5 milhões. Veja os números sorteados:
07 - 18 - 24 - 26 - 39 - 46
A quina teve 122 apostas acertadoras, que ganharão R$ 13.693,19 cada uma. Outras 7.839 fizeram a quadra, e vão levar R$ 304,44 cada.
As apostas custam a partir de R$ 2 e podem ser feitas até as 19h dos dias de sorteio.

Acidente na BR 230 mata comerciante de Cajazeiras, que voltava de almoço na casa do pai

Saveiro do comercianteO comerciante cajazeirense Francisco Afonso Tavares, 70 anos, morreu na tarde deste domingo (1º) em acidente na BR 230. Ele conduzia seu veículo, uma Saveiro de placas MOJ 4919, quando colidiu de frente com um caminhão Mercedes Bens L 1620, de placas OCN 6832, Jaguaribe (CE),que seguia no sentido contrário.

Francisco Afonso teria ido à residência do seu pai, no distrito de Gravatá, em São José de Piranhas. Ele retornava à Cajazeiras. Seu corpo ficou preso nas ferragens. 

O veículo ficou com a parte dianteira totalmente destruída. O caminhão também teve parte da cabine danificada. O trânsito no local ficou interrompido por mais de uma hora, para que os Bombeiros realizassem o resgate do corpo e depois fizessem a limpeza da pista. A liberação foi feita pela Polícia Rodoviária Federal por volta das 16h30.

O acidente ocorreu próximo do Clube Campestre, a pouco mais de três quilômetros da cidade de Cajazeiras, onde o comerciante era conhecido como 'Chiquinho do Olhinho' e era proprietário de um mercadinho na rua Tenente Arsênio.
Veículo do comerciante ficou totalmente danificadoFoto: Veículo do comerciante ficou totalmente danificado
Créditos: Reprodução/Portal CZN

Caminhão também ficou danificado