6 de setembro de 2013

Funjope abre inscrições para minicurso voltado a gestores e realizadores culturais

Image
Gestores públicos, empreendedores, produtores, artistas e dirigentes de organizações socioculturais da Capital já podem se inscrever no minicurso “Produção, Financiamento e Administração de Projetos Culturais”. A Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) está ofertando 40 vagas para capacitação desses profissionais. As aulas começam no final de setembro e são gratuitas, com metodologia desenvolvida pelo Instituto Soma Brasil.
O diretor executivo da Funjope, Maurício Burity, lembrou que a iniciativa abre a possibilidade de constituir uma futura rede colaborativa. “As capacitações apoiam a construção de modelos sustentáveis e contribuem para o fortalecimento de cadeias produtivas. Elas também cooperam com a ampliação da captação de investimentos, com o mercado de trabalho e, consequentemente, com a geração de renda”, exemplificou.
A proposta busca disseminar informações técnicas sobre a atividade cultural e potencializar a administração dos empreendimentos da área. O resultado disso é a constituição de uma futura rede colaborativa. O minicurso aponta as principais estratégias de elaboração, produção, captação de recursos e administração de projetos culturais.
Inscrições e resultado – Para participar do minicurso, os interessados precisam preencher alguns pré-requisitos como residir em João Pessoa, possuir 18 anos de idade ou mais, ter segundo grau completo e conhecimentos dos programas de informática Word e Excel.
A ficha de inscrição está disponível na página eletrônica da Funjope, localizada no portal da Prefeitura de João Pessoa (http://www.joaopessoa.pb.gov.br/secretarias/funjope). O interessado deve fazer o download para preenchimento e impressão da mesma. Esse material, assinado, deve ser entregue pessoalmente ou enviado, via Correios, para a sede da Funjope (Rua Duque de Caxias, 352 – Centro) até 6 de setembro.
O resultado da seleção será divulgado no portal da Prefeitura até 20 de setembro. As aulas começam no dia 30 do mesmo mês. Informações adicionais podem ser obtidas com a Diretoria de Ação Cultural da Funjope, pelo telefone (83) 3214-3005, ou por meio do e-mail funjope.planejamento@gmail.com.
Ao todo serão 48 horas de aula, sendo 8 horas semanais, divididas em dois turnos de 4 horas. Nas segundas-feiras o minicurso é realizado pela manhã e nas quintas-feiras à tarde.
Metodologia e conteúdo – desenvolvida pelo Instituto Soma Brasil, a metodologia do minicurso é baseada na técnica de ensino participativa, com a adoção de recursos materiais e digitais, análise de estudos de casos, emprego de apostilas e textos de orientação, exercícios práticos em equipe e relatório de aprendizado. O conteúdo inclui também a simulação de ocorrências, a interatividade com o sistema Salicweb, do Ministério da Cultura, acesso remoto aos bancos de dados de fontes de financiamento cultural (público e privado), além de debates.
Os interessados poderão participar ainda de atividade formativa. Entre os assuntos está a conjuntura do setor cultural; marco legal em vigor; legislação federal de incentivo cultural; fontes de financiamento; elaboração de projetos; e as principais estratégias para uma boa administração dos projetos culturais.

Seminário “Patrimônio e Educação”

Image


A Superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, por meio da Casa do Patrimônio de João Pessoa, realizará o Seminário “Patrimônio e Educação”, no próximo dia 18 de setembro, das 9 às 12h, na sede da Casa do Patrimônio de João Pessoa, localizada na Praça Rio Branco, nº 30 – Centro. O objetivo de debater processos educativos no âmbito da educação não-formal, voltados à valorização do patrimônio cultural.

Genoino pede aposentadoria por invalidez na Câmara dos Deputados


Genoino pede aposentadoria por invalidez na Câmara dos DeputadosO deputado José Genoino (PT-SP), condenado a 6 anos e 11 meses de prisão no processo do mensalão,  protocolou nesta quarta-feira (4) um pedido de aposentadoria por invalidez na Câmara dos Deputados, informou a diretoria-geral da Casa.
Suplente na eleição de 2010, o parlamentar petista havia assumido o mandato de deputado federal em janeiro, no lugar de Carlinhos Almeida, eleito prefeito de São José dos Campos (SP).
Segundo o diretor-geral da Câmara, Sérgio Sampaio, para que o pedido de aposentadoria por invalidez seja confirmado, Genoino terá de ser submetido a uma junta médica da Casa. Os médicos da Câmara avaliarão se o petista tem alguma doença listada no rol de enfermidades passíveis de aposentadoria.
Em julho, Genoino foi submetido a uma cirurgia para correção de dissecção de aorta (quando a artéria passa a abrir em camadas, provocando hemorragias) no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. Ele ficou internado na instituição de saúde até o dia 8 de agosto.
Se a junta médica confirmar que a doença impede Genoino de trabalhar, ele será aposentado com o salário integral de deputado federal, que, atualmente, é de R$ 26,7 mil.
De acordo com o diretor-geral da Câmara, o parlamentar já havia se aposentado por tempo de serviço pelo Legislativo. O benefício, porém, era proporcional ao tempo em que ele havia atuado no parlamento.
Quando retornou à Câmara, no início do ano, Genoino solicitou a suspensão da aposentadoria para ter condições de atuar como deputado. No entanto, se o pedido de aposentadoria por invalidez for homologado, ele voltará a receber o benefício, só que, desta vez, correspondente ao subsídio integral de parlamentar.
Além disso, manterá o plano de saúde oferecido aos deputados, benefício ao qual ele já tinha direito como aposentado por tempo de serviço.
Cassação
O diretor-geral da Câmara, Sérgio Sampaio, disse acreditar que, na hipótese de a junta médica confirmar que se justifica a aposentadoria por invalidez, Genoino poderá manter o benefício mesmo que posteriormente venha a ter o mandato cassado - o STF já decidiu que, no caso de parlamentares condenados, caberá à Câmara somente decretar a perda do mandato.

Como Genoino apresentou o pedido de aposentadoria por invalidez antes de uma eventual cassação, a Diretoria-Geral da Casa entende que ele terá condições de manter o benefício, desde que a doença seja confirmada pelos médicos. Mas Sampaio ressalvou que a Casa terá de analisar o assunto posteriormente, no momento em que for publicado o acórdão definitivo do julgamento do mensalão.
"Acredito que ele [Genoino] tenha o direito [a manter a aposentadoria]. O fato de ter dado entrada antes [da conclusão do processo], acho que irá prevalecer a aposentadoria", avaliou o diretor-geral.
Condenações
Genoino é ex-presidente do PT e foi condenado, em 2012, pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por formação de quadrilha e corrupção ativa por envolvimento no esquema do mensalão. No último dia 28, o Supremo confirmou, por unanimidade, a pena de prisão de 6 anos e 11 meses.

Nas eleições de 2010, após cinco mandatos como deputado federal, o petista não se reelegeu e ficou como suplente.
Em 2012, atuou como assessor especial do Ministério da Defesa, cargo do qual pediu demissão em outubro, quando assumiu a vaga aberta na Câmara com a saída de Carlinhos Almeida, que passou a exercer o mandato de prefeito de São José dos Campos.

Oswaldo Trigueiro toma posse como desembargador

Oswaldo Trigueiro toma posse como desembargadorOswaldo Trigueiro do Valle Filho foi empossado como desembargador do Tribunal de Justiça da Paraíba na tarde desta quinta-feira (05). A solenidade aconteceu na Sala de Sessões do Tribunal Pleno e Oswaldo Trigueiro foi conduzido pelos desembargadores Joás de Brito e José Ricardo Porto.
O ex-procurador-geral de Justiça do Estado, Oswaldo Trigueiro do Valle Filho foi nomeado desembargador na última quinta-feira (05). Ele assume a vaga em virtude da aposentadoria do desembargador José Di Lorenzo Serpa.
Estiveram presentes na solenidade os senadores Cássio Cunha Lima e Cícero Lucena, o governador da Paraíba Ricardo Coutinho, os prefeitos de João Pessoa e Campina Grande, Luciano Cartaxo e Romero Rodrigues.

5 de setembro de 2013

Beleza Feminina Paraibana - Carol Oliveira


Apresento a Todos a Nossa Destaque do Beleza Feminina Paraibana CAROL OLIVEIRA diretamente da Cidade de Caldas Brandão para o nosso Portal, contendo em si toda sua sutileza e leveza de valsa, animação que contagia, marca a sua vida e alegra a vida de seus amigos de forma simples e bem direta ,é uma garota de que gosta de viver a vida e não abre mão das coisas simples da vida, faz parte da quadrilha Junina União Jovem de Vila Nova e vem se destacando pela sua beleza e alegria, uma garota inteligente e que não anda de bobeira mas que sabe o que quer de sua Vida, Carol Cursa o 9 Ano da Escola Estadual Maria Aprígio. Carol Oliveira é Destaque em Nossa  Beleza Paraibana do Dia !

              
                           

             

Beleza Masculina Paraibana -Felipe Dantas

O Beleza Masculina Paraibana traz hoje um carinha legal pra caramba ele vem diretamente da escola estadual de Itabaiana -CEI Felipe Dantas é o nome dele, Atleta, Jogador de Futsal e com toda sua sensualidade e Alegria vem contagiar o Nosso espaço viver, um cara legal, batalhador e que vive sua vida tranquila e modesta, Felipe cursa  o terceiro ano da escola estadual de Itabaiana e pretende em breve ingressar na Universidade e ter sua formação concluída podendo assim exercer sua carreira no Mercado de Trabalho. Felipe Dantas é o Nosso Destaque do Portal Espaço Viver.


                  

  



Escola Publica de Itabaiana tem Prédio mais bem Estruturado da Cidade



Escola Estadual de Ensino Médio e Inovador Dr. Antônio Batista Santiago- CEI  ou Simplesmente Colégio Estadual de Itabaiana tem um dos Prédios mais bem Estruturados da Cidade de Itabaiana, a  escola estava e ainda estar passando por uma nova reforma em fase terminal e sua cara estar mais bonita, pintura renovada, uma estrutura para almoço dos alunos mais moderna e toda uma  atenção por parte da direção da escola junto aos alunos que estar promovendo e levando aos alunos uma educação de qualidade e sem falar na atenção e respeito com o alunado, estar chegando ao final de mais um ano letivo e a meta do colégio estadual de Itabaiana é forma verdadeiros cidadãos aptos a exercer sua cidadania em social vivenciando assim uma nova maneira de educar, diferentes de outras instituições de Ensino que deveriam ter mais visionamento por parte da administração estadual como a exemplo da escola Professor Maciel que tem um ensino de qualidade mais tem uma estrutura necessitada de reparos urgentes e como outras escolas da rede estadual, a exemplo de escolas que não prédio público tem e que deveria se ter como a Escola Estadual de ensino Fundamental João Fagundes de Oliveira, e sem contar nos esforços que esses diretores vem fazendo para levar o melhor para os seus alunos e sua escola, certamente vivemos em um país onde se pratica e muito a inversão de valores e onde  sabemos que na pratica não é o que demonstra  ser !




Ginásio de escola abriga moradores de áreas alagadas de João Pessoa

Ginásio da Escola Municipal Nazinha Barbosa serviu de abrigo para moradores do bairro São José, em João Pessoa (Foto: André Resende/G1)  Elenilda Oliveira tem 30 anos e quatro filhos. Solteira, desempregada e moradora do bairro São José em João Pessoa, terá que passar a noite desta quarta-feira (4) no ginásio da Escola Municipal Nazinha Barbosa, no bairro de Manaíra. Com sua casa inundada e condenada pela Defesa Civil da capital, ela explica que apesar das condições improvisadas do ginásio, o local é mais seguro que sua própria residência.
Segundo levantamento da Secretaria de Desenvolvimento Social de João Pessoa (Sedes), Elenilda e seus filhos são apenas uma das 20 famílias instaladas na escola devido à enchente no bairro São José após as 16 horas de chuvas intensas que atingiram o Litoral paraibano da terça (3) para a quarta-feira. Chuvas que, conforme a Agência Executiva de Gestão de Águas do Estado da Paraíba (Aesa), superaram em dois dias cerca 178% do volume previsto para todo o mês na capital.

Além do bairro São José, as comunidade São Rafael, Tito Silva e Padre Hildon Bandeira enfrentaram problemas com a enchente do Rio Jaguaribe. Diferentemente das famílias do bairro de Elenilda, os moradores da outras comunidades preferiram permanecer nas residências, mesmo com o nível da água atingindo a cintura. Decisão com a qual a desempregada mãe de quatro filhos concordaria até a enchente desta quarta.


  “É a primeira vez que venho para um abrigo. Das outras vezes, nas outras enchentes, a gente se virava. Dormia feito macaco. Mas dessa vez o meu barraco estava todo rachado, não tinha como continuar no local. Além do perigo da casa cair, tem os meus filhos pequenos que podiam até morrer com a água. Tive que sair de lá”, relatou a empregada doméstica desempregada que nasceu e cresceu no bairro São José.
Os moradores do bairro São José abrigados no ginásio da Nazinha Barbosa reclamam que a prefeitura havia anunciado uma intervenção na comunidade após um outra enchente, ocorrida em janeiro deste ano, mas que, desde então, as medidas anunciadas não foram tomadas. Elenilda Oliveira conta que a maioria das pessoas abrigadas no ginásio são suas vizinhas, moradores da Rua do Rio.
“A prefeitura começou a retirada do pessoal do bairro depois da enchente do início do ano, mas a gente que mora na beira do rio continuou por lá. Tanto eu, quanto qualquer pessoa que mora em alguma daquelas casas da Rua do Rio, aceitaria uma ajuda para sair dali. A gente prefere uma casa segura em um bairro distante, até um auxílio moradia, mas não quer continuar morando na beira do rio”, desabafou a desempregada.

Elinalda Oliveira, abrigada no ginásio com seus quatro filhos, recebe quentinhas da Prefeitura de João Pessoa (Foto: André Resende/G1)

Elinalda Oliveira, abrigada no ginásio com seus
quatro filhos, recebe quentinhas da Prefeitura de
João Pessoa (Foto: André Resende/G1)
A Prefeitura de João Pessoa ainda não anunciou qual a alternativa será usada para solucionar o problema das famílias que moram na beira do rio que passa pelo bairro São José. Segundo os moradores desabrigados, o governo municipal pediu calma para que os problemas fossem resolvidos. Enquanto se acomodam em arquibancadas improvisadas como dormitórios, os residentes do ginásio da Nazinha Barbosa são providos pela prefeitura.     
De acordo com a diretora de Organização Comunitária e Participação Popular (Dipop) da Sedes, Cely Andrade, todas as 66 pessoas abrigadas até a contagem desta tarde tinham recebido alimentação e colchões. Segundo Elenilda Oliveira, só as quentinhas haviam chegado. “A gente come as quentinhas, as crianças mais velhas também. Mas os mais novos não comem. Se eu disser que eu tenho um pingo de comida para minhas crianças, vai ser mentira. Todos os meus móveis e o pouquinho de feira que as pessoas tinham me dado, eu perdi”, lamentou Elenilda Oliveira.
A diretora do Dipop, Cely Andrade, explicou que a previsão é de que mais família sejam abrigadas no ginásio da escola da rede municipal. "Vamos continuar trabalhando para que os moradores prejudicadas pela enchente aceitem sair desses locais temporariamente. A medida que a água baixar, as pessoas vão começar a retornar a suas casas", explicou.

Segundo a Defesa Civil de João Pessoa, pelo menos mil pessoas ficaram desabrigadas após as chuvas. Conforme dados do órgão, em João Pessoa há 31 áreas de monitoramento, correspondendo a cerca de 53 mil moradores de localidades consideradas de risco.

Militante do movimento de radiodifusão comunitária participa da 3ª Conferência Estadual de Cultura da Paraíba

Image

O radialista comunitário Fábio Mozart recebeu convite da Secretaria Estadual de Cultura da Paraíba para participar da 3ª Conferência Estadual de Cultura que será realizada no dia 20 de setembro, na cidade de Sousa. A Conferência pretende estabelecer uma política estruturante, que dê bases ao novo momento em que o setor cultural se insere o Governo do Estado da Paraíba, através da Secretaria de Estado da Cultura da Paraíba, afirmou Pedro Santos, Gerente Executivo de Articulação Cultural. Para ele, a Cultura vive um importante momento. Os avanços das políticas públicas de cultura no Estado da Paraíba caminham no sentido de uma efetiva democratização do acesso aos bens e produtos culturais, à profissionalização e institucionalização do setor. A Conferência Estadual de Cultura caracteriza-se como o principal espaço de avaliação dessas políticas, acredita Pedro.
Fábio Mozart deverá atuar como facilitador especialista na área de comunicação comunitária, no subeixo “Democratização da Comunicação e Cultura Digital”. Este ano, a Conferência ampliará o espaço de discussão, promovendo debates com a participação de especialistas na área de gestão e políticas culturais, no intento de fomentar a qualificação dos quadros do poder público e da sociedade civil atuantes nas áreas de gestão e produção cultural.
Mozart é autor do livro “Democracia no ar”, sobre experiências de rádios de baixa potência e outros projetos de comunicação comunitária no Estado, desde a década de 1990. Foi fundador das rádios comunitárias Araçá, em Mari, e Zumbi dos Palmares, em João Pessoa. Coordenou o Fórum Metropolitano de Comunicação Comunitária na capital da Paraíba e produz o programa “Alô comunidade”, pela Rádio Tabajara da Paraíba, único programa temático sobre radiodifusão comunitária transmitido por uma rádio pública no Brasil.

Comitê do Senado dos EUA aprova resolução que autoriza ataque militar à Síria

Comitê do Senado dos EUA aprova resolução que autoriza ataque militar à SíriaO Comitê de Relações Exteriores do Senado dos Estados Unidos aprovou nesta quarta-feira por maioria uma resolução conjunta que autoriza um ataque militar na Síria, por um prazo de 60 dias, em resposta ao suposto uso de armas químicas por parte do governo sírio contra civis no mês passado.
Com dez votos a favor, sete contra e uma abstenção, o comitê aprovou uma medida bipartidária que limita o ataque militar a um prazo de 60 dias, o que representa uma importante vitória política para o presidente Barack Obama em sua busca de apoio contra o governo sírio.
Essa é a primeira votação do Legislativo a favor do uso da força desde outubro de 2002, quando o Congresso aprovou a invasão do Iraque em 2003, e a quarta desde a Guerra do Vietnã.
O plenário do Senado submeterá a medida à votação na próxima semana e ficará ainda pendente de uma decisão favorável na Câmara dos Representantes.
Obama pediu a autorização do Congresso para uma ação militar com o objetivo de punir o regime de Bashar al Assad pelo uso de armas químicas que resultou na morte de mais de 1.400 civis no dia 21 de agosto.
O governo dos Estados Unidos argumentou desde ontem em diversas audiências perante o Congresso que esse ataque químico não pode ficar impune, o que traria consequências ainda mais graves para a região.
Durante uma sessão de quase duas horas, os membros do Comitê debateram e submeteram a voto várias emendas para moldar o texto definitivo da resolução conjunta, com o objetivo de garantir que, tal como prometeu Obama, não haverá tropas americanas em solo sírio.
O senador republicano pelo Arizona, John McCain, peça-chave neste debate, apoiou a resolução só depois da aprovação de duas emendas de sua autoria para "mudar o ímpeto no campo de batalha na Síria para criar condições favoráveis a um acordo negociado que ponha um fim ao conflito e conduza o país a uma democracia".
McCain também pediu que, como parte de uma estratégia integral dos Estados Unidos, com a coordenação da comunidade internacional, sejam fortalecidas as capacidades "letais e não letais" de diversos grupos da oposição sírios, incluindo o Exército Livre Sírio.
O texto da resolução, que foi elaborada ontem à noite, autoriza o uso da força contra a Síria para "responder ao uso de armas de destruição em massa por parte do governo local" no conflito civil nesse país; "impedir" o uso dessas armas para proteger os interesses de segurança nacional dos Estados Unidos e seus aliados, e "acabar" com a capacidade da Síria de usá-las no futuro.
A medida estabelece um limite de 60 dias para uma ação militar, embora permita que o Executivo a estenda por mais 30 dias, a menos que o Congresso rejeite a decisão.
Ela também proíbe que tropas americanas entrem em território sírio para realizar "operações de combate".

4 de setembro de 2013

Marquise da Entrada principal do Hospital Edson Ramalho desaba

A marquise da entrada principal do Hospital Edson Ramalho, localizado no Jardim 13 de Maio em João Pessoa desabou na tarde desta quarta-feira (04). Estava sendo realizada uma reforma no prédio e no momento os trabalhadores estavam rebocando o prédio.
Por ter uma estrutura antiga, o teto não resistiu e veio abaixo, causando estragos na parte frontal do Hospital. Muitos curiosos se acumulavam no local.
Não foram registrados feridos no incidente.
    
      teto_desaba



teto_desaba


teto_desaba


teto_desaba

Vereador diz que diferença entre ficha limpa de JP e do governo é que na capital "vai funcionar

O vereador, Marcos Vinícius (PSDB), elogiou na tarde de hoje (04) a iniciativa do prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PT), de enviar à câmara da capital projeto que busca impedir que pessoas com a "ficha suja" sejam nomeadas para ocupar cargo no Executivo.
A "Lei Ficha Limpa", como foi apelidada pela semelhança com a Lei que impede políticos com condenações em colegiado de disputarem mandato eletivo, já chega a Casa de Napoleão Laureano causando polêmica. O motivo são as comparações inevitáveis com o governo do Estado, onde segundo parte dos parlamentares a legislação estaria sendo desrespeitada.
Para Marcos Vinícius, a diferença entre a Lei de João Pessoa e a que vigora no governo do estado, que, segundo ele, é de autoria do deputado estadual Raniery Paulino (PMDB), é que na capital ela será cumprida. "Temos notícias de pelo menos dois titulares de pastas no executivo estadual que mesmo com condenações na Justiça continuam exercendo seus cargos e a diferença em João Pessoa é que o prefeito, Luciano Cartaxo, não vai permitir que este tipo de situação exista". E completou: "Aqui a ficha limpa vai valer, diferente do que ocorre no governo do Estado", alfinetou.
Para o tucano, "quando mais medidas moralizadoras da administração pública forem tomadas, mais os políticos vão se aproximar do desejo da população". "É indispensável reverter este desgaste provocado por políticos que não cuidavam da coisa pública com o respeito que ela merece e este tipo de projeto de Lei não pode ser peça de ficção, mas o povo já deixou claro quando foi às ruas que exige ética e honestidade na política", avaliou.
O tucano lembrou ainda que, segundo ele, a atual gestão vem se caracterizando pelo diálogo e pela transparência. "Enquanto o executivo estadual não abre o diálogo com os servidores, a prefeitura instalou uma mesa de negociação permanente com todas as categorias e toma medidas, como esta, que mostram sintonia com o pensamento popular", arrematou.

Cidadão itabaianense pede aplicação da lei de acessibilidade para deficientes físicos

O cadeirante Fernando Lima, morador de Itabaiana, pediu pelas redes sociais a aplicação da lei municipal nº 519/2007, a qual dispõe sobre a obrigatoriedade de supermercados e demais estabelecimentos comerciais disponibilizarem cadeiras de rodas para uso de portadores de deficiência física. Ele informa que a fiscalização pelo cumprimento da lei cabe ao Poder Executivo Municipal através de fiscalização de rotina no comércio, além do Ministério Público e dos vereadores, teoricamente fiscais da lei. Conforme a legislação, a empresa que descumprir será penalizada de dez a cem salários mínimos após duas notificações.
Fernando Lima acusa também a Câmara Municipal de ter investido 116 mil reais na reforma do prédio do Poder Legislativo, sem que tenham feitas adequações para acesso de cadeirantes. “Eles não cumpriram as normas que eles mesmos aprovaram”, disse Fernando, citando também a Prefeitura, secretarias de Saúde e Educação e demais prédios públicos como ambientes onde as estruturas não permitem que pessoas com deficiências ou mobilidade reduzida tenham acesso regular. Segundo ele, todo prédio construído na zona urbana deveria obedecer às Normas ABNT de Acessibilidade. De acordo com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT NBR950), a Acessibilidade é definida como "a condição para utilização com segurança e autonomia, total ou assistida, dos espaços mobiliários e equipamentos urbanos, das edificações, dos serviços de transporte e dos dispositivos, sistemas e meios de comunicação e informação por uma pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida". 
Ainda conforme Lima, ele chegou a ser expulso da Câmara Municipal de Itabaiana pelo ex-vereador conhecido como Zé Cobal, por exigir seus direitos de cidadão. “Eu só queria entrar para mostrar aos vereadores uns documentos, mas ele disse que eu queria invadir a sessão e me expulsou”, disse Fernando, que ainda fez críticas ao Cobal porque “não atendeu às mínimas exigências da lei de acessibilidade quando exerceu o cargo de Secretário da Infraestrutura”. Na cidade, é comum a invasão de automóveis nas calçadas, sem nenhuma fiscalização, impedindo o livre trânsito de cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida.”Sou cadeirante há quatro anos e meio, sou tetraplégico, e por necessidade tenho estudado as leis e decretos sobre acessibilidade, sendo que lastimo que na minha cidade, as próprias autoridades ditas competentes não obedeçam ao que estabelece a legislação para nos proteger”, disse Fernando Lima.


3 de setembro de 2013

Comemoração de aniversario pelos oito anos da ONG Pro Dia Nascer Feliz é realizada através da parceria entre poder publico e iniciativa privada com sucesso, deixando a cidade de Santa Rita com gostinho de quero mais.





O projeto é hora de brincar em sua oitava edição marcou o aniversario da ONG Pro Dia Nascer Feliz com uma programação  recheada de arte, cultura e cidadania. Desde as 08h do dia 31 de outubro do corrente ano, a população santa-ritense foi presenteada com as diversas ações oferecidas. Estiveram presentes Cassandra Figueiredo representado a Fundaçao de Ação Comunitária, Clovis Junior artista plástico, Berivaldo Araujo diretor executivo do Instituto Alpargatas, vereadores Joao Junior, Aurian Lima e Cibely, O cardiologista Dr. Emerson Panta, o ex vereador Moza e Família, equipe do Orçamento Democrático Estadual, secretários de Cultura das cidades de Santa Rita e Mari, Valdir Lima e Assis Firmino, Dr. Antonio Freire, Marcos Ferraz Vice Presidente da ONG Pro Dia Nascer Feliz, além das diversas caravanas de cidades paraibanas e a população santa-ritense em massa.




 Através da Parceria com a Secretária de Estado do Desenvolvimento Humano, o programa cidadão atendeu alunos do Projeto ciranda cultural, pais e a comunidade em geral oferecendo serviços sociais tais como: aquisição de carteira de identidade, CPF, carteira de Trabalho e Fotografias, onde foram beneficiadas 423 pessoas no Centro Social Urbano Francisco Leocádio, no bairro Popular em Santa Rita.  Ao cair da noite a festa continuou na praça Amaro Ferraz, mais conhecida com praça do pirulito, com uma vasta programação artística passeando pelas manifestações populares que foram apresentadas pelo mestre de cerimônia o ator Emanuel Felipe. 


A capoeira abriu a noite com uma roda bastante animada com alunos da ONG PDNF, empolgando o publico presente. Depois foi a vez das bandas marciais da escola Manoel Faustino do Bairro do Eitel Santiago e da Banda Marcial de Educação do Maestro Jorge Romero, deixando uma lição de cidadania para todas as pessoas presentes. Na sequencia veio os alunos das oficinas de canto coral e violão acompanhados pela regência de Mauricio de Olinda e Wilian, encantando e cantando o Hino Nordestino do mestre Luiz Gonzaga, Asa Branca. O Grupo Abolição da Cidade de Princesa Isabel trouxe em sua bagagem o Xaxado e o reisado com seus personagens Mateus e Catirina, Lampião e Maria Bonita brincando e arrancado sorriso das crianças, adolescentes, jovens, adultos e demais faixas estarias    presentes. Com o grave das alfaias e coral afinado o Grupo Imburana fez a população presente sair das cadeiras e mexerem o corpo nas rodas de cocos e cirandas ali apresentadas. 






O grupo da Mellhor Idade Flores Belas apresentou a quadrilha Junina tradicional com direito a casamento matuto. O assentamento Tiradentes da cidade de Mari requebrou com o carimbó e a ciranda da terceira idade. É chegada  ponto ápice da festa, os parabéns, que ao som da  banda de Musica da cidade de Juripiranga Dimas Belmonte emocionou as pessoas presentes. Para a presidente da ONG Luiza Flores a Parceria entre o Poder Publico  e a iniciativa privada é um elo que não pode ser quebrado. Ela afirma que ambos tem papel importante no processo da construção cidadã. As secretárias estaduais de Comunicação, Direitos Humanos, Juventude Esporte e Lazer e o Orçamento Democrático Estadual não mediram esforços e entenderam a importância da parceria. 


O instituto Alpargatas foi homenageado na Pessoa do diretor executivo Berivaldo Araujo pelos oito anos de parceria com esta instituição. Outros colaboradores foram  as secretarias de Comunicação e da Cultura, Desporto e Turismo da cidade de Santa Rita e a ONG ACARDE.  A partilha do bolo culminou o encerramento das festividades lembrando a ceia larga com os discípulos, que para nós, é a equipe de voluntariados, alunos(as) e a comunidade.  

2 de setembro de 2013

BELEZA PARAIBANA FEMININA -ANA KAROLINA SILVA

DESTAQUE FEMININO VEM DA TERRA DE SIVUCA E ZÉ DA LUZ.  
ANA KAROLINA SILVA 
Uma garota Especial, simpática e divertida que adora viver ao lado dos seus amigos e que ama sua família acima de quáquer coisa, Ana estuda na Escola João Fagundes de Oliveira na Cidade de Itabaiana cursa o 9 ano do ensino Fundamental e tem em si planos e objetivos e serem realizados 
a terra de Terra da Musica e Poesia não poderia ficar para traz, nosso Destaque deste dia é Ana Karolina Silva.



                   






  



BELEZA PARAIBANA MASCULINA -NETO SOUZA

O Nosso "BELEZA PARAIBANA 
MASCULINA" deste dia traz um cara la da terra de Jackson do Pandeiro Diretamente da cidade de Alagoa Grande "NETO SOUZA " com toda sua simpatia e beleza vem conquistando cada vez mais fãs e amigos deixando por onde passa um rastro de alegria, com toda sua agitação vem mostra que para ser feliz não é necessário ter muito dinheiro e bens materiais para que apenas basta ter amigos verdadeiros, Fé em Deus ,e amor a Sua Família, esse paraibano de gingado diferente vem a cada dia conquistando o seu espaço no mundo com foco,fé e ação.NETO estuda na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio padre Hildon Bandeira.

É DESTAQUE DO NOSSO PORTAL !



                          


                

                                             

UFPB nega apoio a projeto de artes cênicas do Ponto de Cultura Cantiga de Ninar

A Pró-Reitoria para Assuntos Comunitários da Universidade Federal da Paraíba, através da Coordenação de Extensão Cultural, informou que não pode atender ao pedido da Sociedade Amigos da Rainha do Vale do Paraíba – Ponto de Cultura Cantiga de Ninar, a qual solicitou a disponibilização de um técnico em artes cênicas para ministrar curso de teatro em Itabaiana. A COEX/PRAC, através de José Augusto de Moraes, enviou mensagem eletrônica informando que “o corpo técnico se encontra em outras atividades”.
O núcleo de artes cênicas do Ponto de Cultura Cantiga de Ninar, através do seu coordenador Edglês Gonçalves, não desistirá do curso, que terá início no próximo sábado, dia 31. “Vamos começar trabalhando com os companheiros que já têm alguma experiência e fizeram oficinas de teatro, para repassar os ensinamentos para os jovens inscritos no curso”, adiantou ele.
A Pró-Reitoria para Assuntos Comunitários, teoricamente, existe para aproximar os diversos segmentos da sociedade ao conhecimento científico, tecnológico e cultural produzidos na Universidade. Fábio Mozart, um dos coordenadores do ponto de Cultura Cantiga de Ninar, lamentou o não atendimento do pleito da entidade por parte da UFPB, “que frustrou os agentes culturais da cidade”. As atividades de extensão da UFPB no campo das artes cênicas se restringem à capital, João Pessoa, estando no momento realizando Projeto de Extensão do Departamento de Artes Cênicas da Universidade Federal da Paraíba, o IV Curso Livre de Teatro no período de 31 de julho a 15 de dezembro deste ano, no Teatro Lima Penante do Núcleo de Teatro Universitário (NTU), aberto para alunos, funcionários e pessoas da comunidade. “Seria interessante que a Pró-Reitoria para Assuntos Comunitários da Universidade Federal da Paraíba procurasse interiorizar essas atividades, para atender a uma população carente de iniciativas culturais”, afirmou Mozart.