4 de janeiro de 2014

Ponto de Cultura Cantiga de Ninar

 Ponto de Cultura Cantiga de Ninar da cidade de Itabaiana PB, Entidade sem Fins Lucrativos criada no Intuito de Promover a socialização dos nossos jovens e de nossas crianças através do aprendizado da arte, como cursos que são ofertados gratuitamente para todos que desejam, como Violão, Mosaico, Teatro, Dança, e com uma Inovação Robótica,apoiamos Projetos de Cunho educacional que desejam parcerias na garantia de um mundo melhor para todos.

Seja Nosso Parceiro .JUNINA PAIXÃO NORDESTINA



Para Mais Informações entre em contato ,se você deseja fazer parte de nossa junina paixão nordestina e mostra o seu talento através da dança e da nossa cultura de Raiz.

Falar ;com Marcos 083 91677396





Anac quer aprovar novas rotas para forçar passagem barata na Copa


Apertado. Em alguns aerportos, falta de espaço no pátio para mais aeronaves
Foto: Gustavo Miranda / Gustavo Miranda/18-09-2013
BRASÍLIA - Decidida a forçar a queda dos preços das passagens aéreas durante a Copa do Mundo, por meio da ampliação da oferta de voos para as capitais que vão sediar os jogos, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) quer aprovar integralmente os pedidos de novas rotas apresentados pelas empresas do setor, conforme antecipou o colunista do GLOBO Ilimar Franco, mas se vê impedida pela deficiente infraestrutura aeroportuária. Alguns aeroportos não têm espaço, principalmente pátio, e há restrições do ponto de vista do controle do tráfego aéreo, segundo interlocutores. A Gol pediu 300 extras; a TAM vai focar 40% de toda sua malha nos destinos da Copa e a Azul/Trip quer mais 600 voos para atender aos torcedores.
O formato final da nova malha, que vai vigorar entre 6 de junho e 20 de julho, será divulgado pela Anac até o dia 15. A partir da aprovação, os passageiros poderão comprar os bilhetes para assistir aos Jogos. Reportagem do GLOBO, publicada em dezembro, mostrou o salto nos preços dos bilhetes nas viagens durante o período da Copa, o que mobilizou autoridades do governo e órgãos de defesa do consumidor.
Segundo a assessoria de imprensa da Anac, a ideia é atender o máximo de pedidos, mas dentro “das limitações" de cada aeroporto. Diante da demanda do setor, a Anac foi orientada a coordenar a distribuição de slots (espaços para pousos e decolagens) em 25 aeroportos, dos quais 12 estão localizados nas capitais que vão sediar os Jogos e 13, em até 200 quilômetros de distância dessas cidades.


Ana Carolina Concorre ao Prêmio Quem .

Ana Carolina concorre ao Prêmio QUEM 2013 na categoria "Melhor cantora". Clique para votar e Compartilhe!http://midio.ma/1lFIXLK #EquipeAC

                                         

Copa Paraíba de Futebol Sub 15 do Interior tem três jogos neste final de semana

A Copa Paraíba de Futebol Sub 15, etapa do interior, tem prosseguimento neste final de semana com três jogos. Neste sábado (4), no estádio José Cavalcante, em Patos, às 16h, o Nacional de Patos enfrentará o Ferroviário, de Pombal; e no Feitosão, em Monteiro, a Seleção de Monteiro jogará contra a Seleção de Princesa Isabel. No domingo (5), em Sousa, no Marizão, às 14h, o Sousinha terá pela frente o Sambatuque, de Cajazeiras.
A competição teve início no mês de setembro com 88 equipes das regiões do Sertão, Cariri e Curimataú e agora conta com apenas nove. “O campeonato já está se afunilando e só restam nove equipes para saber quem ganhará a taça. O mais interessante é que mais de 80 municípios se inscreveram e agora as equipes já estão empolgadas visando a fase final”, disse o diretor geral da Copa, Raimundo Braga.
O secretário de Juventude, Esporte e Lazer, Tibério Limeira, destacou o quantitativo de atletas revelados na competição que é organizada pelo Governo do Estado. “Nesta etapa do interior, já são 20 atletas que saíram pra defender equipes de Pernambuco que militam com o futebol profissional e são de tradição. É uma recompensa pra todos que estão fazendo parte dessa Copa até 15 anos”, frisou Tibério.

Sam Alves: ‘Continuo hétero’

 
Sam Alves: ‘Continuo hétero’Sam Alves, vencedor da segunda temporada do reality show The Voice Brasil, encerada no dia 26 de dezembro, passou parte da quinta-feira (2) conversando com seus seguidores - ele tem mais de 74 mil - no Twitter.
Uma fã perguntou se ele é homossexual. O cantor respondeu: "Já me perguntaram muitas vezes, mas continuo hétero. Tenho amigos que são gays".
Sam, que era do time que tinha Claudia Leitte como técnica, passou a virada do ano trabalhando. Ele foi uma das atrações do Réveillon da Avenida Paulista, em São Paulo.

Morre ator da série Um Maluco no Pedaço

Morre ator da série Um Maluco no PedaçoO ator americano James Avery morreu nesta terça-feira (31), aos 65 anos.
Ele era conhecido principalmente pelo papel de tio Phil no seriado "Um Maluco no Pedaço"("The Fresh Prince of Bel-Air", no título original), estrelado por Will Smith e sucesso nos anos 1990.
De acordo com o site TMZ, Avery morreu de complicações de uma cirurgia no coração.
Alfonso Ribeiro, que atuou com ele no seriado, lamentou a notícia no Twitter: "Ele era um segundo pai para mim, vou sentir muita saudade."
Avery nasceu e cresceu em Atlantic City, Nova Jersey. Serviu na Marinha durante a Guerra do Vietnã e estreou no cinema em "Os Irmãos Cara de Pau", em 1980, num papel de um dançarino - pelo qual não chegou a ser creditado.
Após o serviço militar, se mudou para a Califórnia e começou a escrever roteiros para a PBS. Acabou passando para a frente das câmeras e fazendo sucesso como o carinhoso tio do personagem de Smith no seriado.
Entre seus outros trabalhos destaca-se a dublagem de Destruidor, personagem do desenho "As Tartarugas Ninja".

Apresentações de cultura popular dão tempero regional ao Extremo Cultural

Além das 18 atrações confirmadas para o Extremo Cultural de 2014, que começa no próximo sábado (4), a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da sua Fundação Cultural (Funjope), programou uma série de apresentações da cultura popular para agregar ao calendário um tempero regional. Nos dias 5, 6, 12, 19 e 26 de janeiro e 2 de fevereiro, das 17h às 20h, as manifestações mais vivas da arte popular descem do palco e se misturam ao público, emoldurando um dos mais visitados cartões-postais da capital: a Feirinha de Tambaú.


Ciranda, lapinha, cavalo-marinho, embolada, babau, cordel, coco de roda e boi de reis são algumas das atrações. As apresentações estão previstas para todos os domingos, à exceção do segundo dia (6), que cairá em uma segunda-feira. A abertura, no domingo (5), será com a Ciranda de Vó Mera e seus Netinhos, seguida pelo Boi de Reis Estrela do Norte e fechando com o forró de raiz d’Os Gonzagas.


“Pensamos esta programação para que o público possa conhecer as nossas legítimas expressões culturais. Elas são o retrato da nossa formação social, dos hábitos de cada localidade e das lições de vida de cada representante, ainda mais por consistirem em uma tradição oral que sofre modificações ao longo do tempo”, disse odiretor de Cultura Popular da Funjope, Emilson Ribeiro.

Ciranda de Vó Mera e seus Netinhos – Vó Mera é um dos expoentes mais carismáticos da cultura popular paraibana. Moradora do bairro do Rangel, ela conta que o primeiro coco do qual participou aconteceu na cidade de Alagoinha (PB). A brincadeira era tradicional das festas juninas, mas também ocorria durante a queima das peças de barro e de madeira, em fornos e carvoeiras. Como esse trabalho artesanal durava a noite inteira, era necessário que as pessoas ficassem acordadas para evitar estragos no material ou o apagar do fogo.

A artista popular se apresenta juntamente com os netos. Eles já têm um CD gravado, “Vó Mera e Seus Netinhos”. O seu nome foi atribuído ao anfiteatro localizado na praça do bairro onde mora.

Boi de Reis Estrela do Norte, com o Mestre Pirralhinho - O grupo foi criado em Bayeux, pelo bisavô do Mestre Pirralhinho, Mestre Lino Ventura, que ensinou a brincadeira ao filho, João do Boi, pai de Pirralhinho. De geração em geração, o folguedo, de origem portuguesa, entrosa filhos, genros, noras, primos e netos.


Inspirado no Boi de Reis do Nordeste, o folguedo do Boi se desdobrou em boi-bumbá ou bumba-meu-boi, e difundiu-se pelo Brasil de acordo com os processos de colonização e povoamento dos estados, mas a sua origem está presa à Idade Média. Insere-se no ciclo natalino, junino ou mesmo carnavalesco e na ampla variedade de suas encenações, o tema da morte e ressurreição do boi emergem seja diretamente, seja de forma alusiva. Em torno desse episódio dramático, agregam-se vários personagens.


Ocorre principalmente no Maranhão, Rio Grande do Norte e na Paraíba. Assemelha-se aos outros festejos por sua estrutura dramática, com a presença de Mateus, Catirina e a sequência de morte e ressurreição do boi. A encenação é comandada por um mestre e contramestre e tem uma parte de maior devoção, com galantes e damas, e uma mais cômica, com numerosos personagens: Mateus, Birico, Catirina, vaqueiros, cavalo marinho, urso, ema, gata, jaraguá, gigante, diabo, Caipora, Baubau, o Morto-Carregando, o Vivo, os papangus e o boi.

Os Gonzagas - Formado por seis jovens, entre irmãos, primos e amigos que tocam juntos desde 2000, Os Gonzagas vão impor um repertório recheado de xotes, marchinhas galopadas, baiões e forrós. “Tocaremos Gonzagão, Jackson do Pandeiro, Djavan, Marinês, Dominguinhos e as nossas autorais, como ‘Deixa o Vento Levar’, ‘Ah, se eu fosse dois’ e ‘Amor da gota’”, disse Daniel Costa, um dos vocalistas e percussionistas.

Os Gonzagas procuram apresentar um variado mosaico de ritmos regionais, a exemplo do Maracatu, Coco e Ciranda. São influenciados por nomes como Flávio José, Sivuca, Clã Brasil, Os Três do Nordeste, Pinto do Acordeon e Antônio Barros e Cecéu.

A inspiração para o nome possui raiz dupla. A primeira é uma alusão ao sobrenome dos integrantes (os irmãos Yuri e Luiz Gonzaga, respectivamente na sanfona e guitarra). Já o segundo é uma clara homenagem ao Rei do Baião, referência para todos eles. Nas apresentações, a banda une o tradicional pé de serra à música popular brasileira em animadas versões.

Além dos irmãos, Os Gonzagas tocam com um primo, Daniel Costa (percussão e voz), e quatro amigos, Felipe Alcântara (triângulo e voz), Hugo Leonardo (contrabaixo e voz), Carlos Henrique (sanfona) e Caio Bruno (bateria).

Programação do Extremo Cultural – Cultura Popular:

Domingo - 05/01 – Ciranda de Vó Mera e seus Netinhos, Boi de Reis Estrela do Norte e Os Gonzagas;

Segunda - 06/01 – Lapinha Jesus de Nazaré e Cavalo Marinho Sementes de João de Boi;

Domingo - 12/01 – Emboladores Frank e Nazar, cancioneiros Auremir Caetano e Pedro e repentistas JB da Viola e Ivan de Oliveira;

Domingo - 19/01 – Babau da Paraíba, com Mestre Clóvis, e Ciranda do Sol, com Mané Baixinho;

Domingo - 26/01 – Cordelistas Luiz Gonzaga e Índio e cancioneiros Paulo Cruz e Daudete Bandeira;

Domingo - 02/02 – Coco de Roda do Mestre Benedito e Ventriloquia com Mestre Clébio.

MEC divulga resultado do Exame Nacional do Ensino Médio 2013; clique e confira sua nota

MEC divulga resultado do Exame Nacional do Ensino Médio 2013; clique e confira sua nota Aqueles que têm dúvida sobre o gabarito, podem consultá-lo aqui. No entanto, é preciso lembrar que no Enem, a correção é feita usando a metodologia da Teoria de Resposta ao Item (TRI), em que o valor de cada questão varia conforme o percentual de acertos e erros dos estudantes naquele item. Assim, um item em que grande número dos candidatos acertaram será considerado fácil e, por essa razão, valerá menos pontos. Já o estudante que acertar uma questão com alto índice de erros ganhará mais pontos por aquele item. Dessa forma, não é possível calcular a nota final apenas contabilizando o número de erros e acertos em cada uma das provas. 
Para ajudar a entender o cálculo da nota, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) disponibilizou uma ferramenta no site, onde é possível verificar, de acordo com a pontuação, as competências dominadas e as que se tem dificuldade.
Os candidatos ainda não têm acesso ao espelho da redação, onde serão disponibilizadas as notas individuais em cada uma das cinco competências exigidas no texto. O Inep ainda não tem previsão de data para a divulgação do espelho da redação. No ano passado, ele foi divulgado um mês após a nota da prova. A divulgação é apenas para fins pedagógicos. Nem a nota divulgada nesta sexta-feira, nem a correção da redação cabem recurso.
A nota do Enem pode ser usada para a participação em programas como o Sistema de Seleção de Unificada (Sisu) que seleciona estudantes para vagas no ensino superior público; o Programa Universidade para Todos (ProUni), que oferece bolsas em instituições privadas; e o Sistema de Seleção Unificada do Ensino Técnico e Profissional (Sisutec), que seleciona estudantes para vagas gratuitas em cursos técnicos. Além disso é pré-requisito para firmar contratos pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e para a obtenção de bolsas de intercâmbio pelo Programa Ciência sem Fronteiras. 
As vagas são ofertadas por meio de editais. O primeiro, do Sisu, já teve o cronograma divulgado. Na segunda-feira (6) serão abertas as inscrições, que vão até as 23 horas e 59 minutos do dia 10 de janeiro, no horário de Brasília. O resultado da primeira chamada será divulgado no dia 13 de janeiro e o da segunda, no dia 27. Nosite do programa estão disponíveis as vagas ofertadas.
Durante todo o dia, os candidatos usaram o botão F5 - do teclado do computador - para atualizar a página do Enem na internet, já que o ministério informou que o resultado estaria disponível a partir desta sexta-feira, mas sem especificar o horário.
Nas redes sociais, os estudantes chegaram a brincar com a espera da divulgação do resultado. Um usuário do Twitter disse: "É hoje que o botão F5 quebra de tanto atualizar o site do Inep". Outro respondeu: "já quebrou". No microblog, o termo Enem está entre os dez tópicos mais publicados no Brasil. Uma usuária postou: "As notas do Enem ainda não foram divulgadas porque Deus está operando um milagre na minha". Outro disse: "Essa nota do Enem poderia sair logo! Isso tá virando tortura".

Turistas e paraibanos podem aproveitar 53 praias neste fim de semana

Turistas e paraibanos podem aproveitar 53 praias neste fim de semanaA Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema) classificou 53 praias do litoral paraibano como próprias para o banho. De acordo com o primeiro relatório de 2014, divulgado nesta sexta-feira (3), apenas trechos das praias do Jacaré, em Cabedelo; de Manaíra, em João Pessoa; e do Maceió, em Pitimbu, devem ser evitados pelos banhistas.

Na Praia do Jacaré, deve ser evitada a área localizada na margem direita do estuário do Rio Paraíba. Em João Pessoa, apenas o trecho de 100 metros à direita e à esquerda da galeria pluvial. Em Pitimbu, a recomendação para os banhistas é respeitar a área 100 metros à direita e à esquerda da desembocadura do Riacho do Engenho Velho.

A Sudema também recomenda aos banhistas que, mesmo em áreas classificadas como própria para o banho, sejam evitados os trechos de praia localizados em áreas frontais a desembocaduras de galerias de águas pluviais, principalmente se houver indício de escoamento recente.

O monitoramento é realizado semanalmente pela equipe da Coordenadoria de Medições Ambientais nos municípios localizados em centros urbanos com grande fluxo de banhistas: João Pessoa, Lucena e Pitimbu. Nos demais municípios do litoral paraibano, a análise é feita mensalmente.

Governador anuncia, na segunda, três mil vagas para Habilitação Social

O governador Ricardo Coutinho lança, nesta segunda-feira (6), a segunda edição do programa Habilitação Social. A solenidade está marcada para às 10h, no Salão Nobre do Palácio da Redenção. Nesta segunda fase serão ofertadas três mil vagas para candidatos que desejarem solicitar a carteira de habilitação social no ano de 2014.

No ano passado, quando foi lançado, também foram oferecidas três mil vagas e cerca de 100 mil pessoas se inscreveram. Hoje, para tirar a carteira de habilitação, cada candidato gasta em torno de R$ 700. Por meio do programa Habilitação Social, o Governo do Estado, além de dispensar as taxas do Detran, paga pelos serviços dos Centros de Formação de Condutores, bancando totalmente os custos para os candidatos contemplados.

A Habilitação Social permite tanto a emissão da primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para carro ou moto, quanto a adição ou mudança de categoria, para atender também pessoas já habilitadas que queiram se profissionalizar.)

O programa foi lançado no dia 14 de maio de 2013 e é executado pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran), em parceria com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Humano, Secretaria da Cidadania e Administração Penitenciária e Secretaria Estadual de Educação.

Podem ter acesso ao benefício pessoas com renda familiar igual ou inferior a 1 salário mínimo e meio que comprovem nunca haver tido experiência formal junto ao mercado de trabalho ou que estejam desempregadas há mais de 01(um) ano; beneficiários do Programa Bolsa Família; alunos matriculados na rede pública de ensino ou nos programas Pró-Jovem e Brasil Alfabetizado; pessoas egressas e liberadas do sistema penitenciário; trabalhadores com renda mensal de até 1 salário mínimo e meio; beneficiários do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) onde são cadastrados pequenos agricultores, assim como beneficiários de outros programas sociais.

Na primeira fase, o programa Habilitação Social reservou 50% das vagas para inscritos no Cadastro único do Programa Bolsa Família. As demais vagas foram distribuídas da seguinte forma: 15% para pessoas com renda familiar igual ou inferior a 1,5 salário mínimo que comprovem nunca haver tido experiência formal junto ao mercado de trabalho ou que estejam desempregadas há mais de 1 ano; 20% para alunos matriculados na rede pública de ensino nos programas Pró-Jovem e Brasil Alfabetizado; 10% para pessoas egressas e liberadas do sistema penitenciário, bem como aqueles que tenham cumprido medida sócio-educativa de internação, nos termos do Estatuto da Criança e do Adolescente, de acordo com requisitos estabelecidos pela portaria da superintendência do Detran e 5% para Beneficiários do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), inclusive o pequenos agricultores, assim como beneficiários de outros programas sociais.

Em geral, os critérios de desempate estão associados ao tempo de desemprego, número de dependentes, menor renda familiar e maior média escolar (no caso das vagas destinadas aos estudantes).

Com valor de R$ 150,00, 'Bolsa Cidadania' tem 519 vagas nos 223 municípios



O Governo do Estado, por meio da Fundação de Ação Comunitária (FAC), abriu Processo Seletivo Simplificado com oferta de 519 vagas nos 223 municípios para participação no Programa Bolsa Cidadania. Os cidadãos selecionados receberão bolsa mensal no valor de R$ 150,00.

A contrapartida é o trabalho voluntário nas ações de distribuição de alimentos do Programa Leite da Paraíba e Pró-Alimento. A carga horária diária será de quatro horas e a duração do benefício é de um ano com avaliação a cada seis meses. De acordo com o presidente da FAC, Flávio Moreira, serão feitos treinamentos com os classificados, por região, e também será promovido um seminário com todos para que cada um conheça em detalhes o funcionamento do programa e, assim, atendam da melhor forma possível os beneficiários do Programa Leite da Paraíba.

A inscrição pode ser feita em formulário próprio nos locais de distribuição do leite, em todos os municípios, ou através do site www.paraiba.pb.gov.br, no período de 10 de janeiro a 10 de fevereiro de 2014, de forma gratuita.

De acordo com edital da FAC publicado no Diário Oficial desta sexta-feira (3), o trabalho voluntário não gera vínculo empregatício e nem obrigação de natureza trabalhista previdenciária ou afim.

A classificação dos candidatos será feita por comissão designada pelo governador do Estado. Os inscritos devem ter 18 anos completos, ser brasileiro ou estrangeiro nos termos da lei, estar quite com o Serviço Militar (para candidatos do sexo masculino), estar em gozo dos seus direitos civis e políticos, estar quite com a Justiça Eleitoral, não ter antecedentes criminais, ser beneficiário do Programa do Leite da Paraíba ou ter como renda familiar até dois salários mínimos, ter concluído o Ensino Fundamental e residir no local onde pretende atuar.

Para efeito de validade do Termo de Adesão a ser firmado, ficam os candidatos classificados sujeitos à participação no curso de capacitação realizado pela FAC. O Processo Seletivo será homologado pelo presidente da FAC, Flávio Moreira. O anexo único do edital indica o número de agentes bolsistas em cada município.

Todos e Todas pelo Fim da Homofobia !

Cupom Legal sorteia os cinco primeiros ganhadores de 2014

Cinco consumidores paraibanos começaram 2014 com dinheiro a mais no bolso. Os bilhetes AA 151397; AA 171988; AA 159322; AA 120183; AA 200910 foram premiados cada um com R$ 1 mil nesta sexta-feira (3), no primeiro sorteio do ano do Cupom Legal, realizado no auditório da Lotep. Os ganhadores receberam ainda nesta tarde um comunicado via SMS que foram contemplados no sorteio.
De acordo com os números registrados pela MJV, empresa responsável pela plataforma e organização dos sorteios, mais de 217 mil torpedos concorreram aos cinco primeiros prêmios do ano do Cupom Legal nesta sexta-feira (3). O volume cresceu 6,3% sobre a base do último sorteio do ano passado (204 mil), que ocorreu no dia 27 de dezembro.
Para resgatar o prêmio, os seis consumidores sorteados precisam guardar o cupom fiscal original de forma íntegra, legível e sem rasura. A documentação poderá ser entregue na sede da Lotep ou em qualquer repartição fiscal da Secretaria de Estado da Receita informada no site do Programa Paraíba Legal– Receita Cidadã –www.paraibalegal.pb.gov.br. É bom lembrar que não precisa mais inserir o CPF no cupom para participar da campanha e receber os prêmios.
PRÓXIMO SORTEIO- Os participantes já podem enviar novos torpedos para concorrer e aumentar as chances de premiação para os cinco sorteios no valor de R$ 1 mil que serão realizados na próxima sexta-feira (10) no auditório da Lotep.
COMO CONCORRER – Para participar dos sorteios, o consumidor deverá enviar uma mensagem (SMS), via celular, para o número 8383, informando os seguintes dados presentes no cupom fiscal: inscrição estadual (IE), data completa da compra, número do COO (Contador de Ordem de Operação) e o valor da compra. A digitação desses números terá de ser nessa sequência, mas não precisa dar espaço entre os dados, colocar vírgula ou mesmo ponto. Após envio do SMS, o consumidor recebe automaticamente uma mensagem de volta, confirmando a sua participação com um número do código de bilhete eletrônico com o qual passará a concorrer aos prêmios.
DÚVIDAS – Caso os consumidores tenham ainda alguma dúvida de como participar pode acessar os endereços www.paraibalegal.pb.gov.br; www.cupomlegal.pb.gov.br e as redes sociais (www.cupomlegal.pb.gov.br; www.facebook.com/cupomlegal; www.facebook.com/ReceitaEstadual e www.twitter.com/sergovpb). As dúvidas também podem ser tiradas pelo contato (83) 3241-4376, ramal 21.
Lançado pelo Governo do Estado no ano passado, o programa “Paraíba Legal – Receita Cidadã” consiste em uma série de campanhas educativas com entrega de prêmios para estimular a cidadania fiscal dos paraibanos como, por exemplo, passar a exigir o cupom fiscal no ato das compras. Uma das ações do programa é o sistema de sorteios públicos de prêmios em dinheiro denominado ‘Torpedo Premiado – Cupom Legal’.