Após encontro na manhã desta sexta-feira (21), da executiva do PSDB Estadual na cidade de Patos, no Sertão, ficou decidida por unanimidade a candidatura própria do partido para a disputa do Governo do Estado.
O nome do senador Cássio Cunha Lima é o mais cogitado para encabeçar a disputa pela sigla, mas, ainda não foi anunciado de forma oficial. O senador informou que essa foi apenas a primeira reunião de várias que acontecerão durante os fins de semana e lamentou a ausência do deputado Antônio Mineral que por conta de compromissos pré-agendados não pode comparecer ao encontro.
“O deputado Antônio Mineral me ligou e disse que não poderia comparecer. A posição dele de manter a aliança com o PSB é legítima e democrática e sua vinda seria importante exatamente para defender essa tese de manutenção. Mas, nosso esforço final é de que após o fim das consultas o partido não tenha vencidos ou vencedores” declarou.
Questionado sobre qual será seu discurso contrário ao governo de Ricardo Coutinho (PSB), já que ele esteve presente e apoiou o governador durante todo o seu mandato, Cássio declarou que a essência dos partidos políticos é de disputar as eleições, e que não terá dificuldades de apontar nem os méritos, nem os erros do atual governo.
“Eu acho que você tem que gerar opções para a sociedade. Por isso o PSDB está fazendo estas consultas. Não terei nenhuma dificuldade em apontar os méritos do governo de Ricardo Coutinho pois em uma eleição se combate ideias e não pessoas. Todos os governadores cometem erros e acertos. Agora, não podemos aceitar em pleno século XI a opressão por parte do governo contra prefeitos que não acompanham as determinações da Granja Santana” concluiu
Tenho meditado sobre Jacó há pelo menos duas semanas.Um personagem bíblico firme, que depois caiu, levantou-se e cresceu na comunhão com Deus. Um grande exemplo para adolescentes, jovens e cristãos adultos de nossos dias. Quando a tentação vem, nosso adversário não escolhe qualquer área de nossa vida para seu ataque - com a experiência que tem em derrubar homens e mulheres há milhares de anos - ele arma o seu laço fulminante não sobre às fraquezas do caráter de cada um, mas onde está sua maior força.
Jacó casou-se velho. Quando foi levado à presença de Faraó tinha 130 anos; seu filho José estava com quase 39 anos de idade. Isto significa que Jacó tinha cerca de91 anos quando José nascera, e considerando que José nascera no final dos 14 anos de serviço prestados ao sogro, podemos estimar que Jacó casou-se com 76 anos, e isso significa que a paciência era a maior virtude de Jacó.
Esaú, o irmão gêmeo, aos 40 anos já morava com duas mulheres hetéias. Mas Jacó continuava solteiro pacientemente esperando no Senhor. Eis que em apenas um dia, aconselhado a usurpar a bênção da primogenitura de Esaú, Jacó mentiu por três vezes e enganou o velho Isaque. Isso era plano de Deus? Não! Seria muita tolice imaginar que, no ato da bênção de primogenitura, a vontade de Deus precisasse de um empurrãozinho. Certamente quando Isaque fosse pronunciar a bênção, o Espírito de Deus não iria se enganar, uma vez que Esaú estava caído da graça. Jacó perdeu a paciência, mentiu, enganou, e com isso permitiu que o inimigo oprimisse sua vida nos próximos vinte anos, até o confronto com Esaú.
Outros personagens Bíblicos também caíram quando tentados no ponto de suas maiores forças. Onde Abraão caiu? Ele foi tentado em sua fé. Um homem que abandonara sua terra, sua parentela, a casa do pai para ir em busca da bênção em um país estrangeiro ou era doido, ou tinha muita fé. E quando Deus lhe prometeu um herdeiro, não acreditou que fosse verdade. Deu mais ouvidos à Sara do que a JEOVÁ. Ismael foi o fruto da sua incredulidade.
Moisés foi criado em toda ciência do Egito, jovem poderoso em palavras e obras. Admite-se que Moisés era entendido na arte da guerra. Se a estratégia de guerra era o seu forte, foi nela que foi derrubado. Pensou em conquistar a libertação de seus irmãos hebreus pela força das armas, mas sua estratégia falhou. Não eram assim os planos de Deus para a retirada do povo de Israel do Egito; não pela força das armas, mas por prodígios, quebras de sofismas, e pragas devastadoras.
O apóstolo Pedro tinha seu ponto forte na coragem. Confiava tanto em si mesmo ao ponto de afirmar que estava pronto para seguir a Jesus à prisão e até na morte, que nunca o negaria. Pedro não resistiu nem mesmo à pergunta de uma simples criada.
A força de Saulo de Tarso estava em sua teologia. Passou anos e anos estudando com mestre Gamaliel, o mais sábio dos rabinos de sua época. Paulo, um teólogo instruído em todo o conhecimento, tanto para ensinar a Lei quanto discernir a voz de Deus. Mas a sua força na lei e na teologia o levou a matar os seguidores de Cristo.
E o que dizer do Rei Davi e de seu filho, o Rei Salomão? Davi aparece na Bíblia como um moço trabalhador, inimigo do ócio. Mas bastou um dia de ócio, para que o diabo o derrubasse por terra e perturbasse a sua família pelo resto da vida. E de que serviu toda a sabedoria do Rei Salomão? Mesmo com tanto conhecimento, não soube governar a si próprio e tornou-se um idolatra ao agradar mulheres e cocumbinas.
Que paradoxo mais perturbador. Por que podemos ser derrubados pela tentação do diabo no atributo de nosso caráter onde somos mais fortes? Posso responder a isso usando a palavra de Deus: primeiro, é para que nenhuma carne possa se gloriar diante de Deus; segundo porque o diabo tem uma vasta experiência acumulada em derrubar os homens.
Se conseguimos ficar de pé, é pela graça de Deus. Paulo sabia disso quando escreveu: " E [o Senhor] disse-me:" A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, me gloriarei em minhas fraquezas, para que em mim habite o poder de Cristo. Pelo que sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, por amor de Cristo. Porque, quando eu sou fraco, então, sou forte" 2 Coríntios 12:9 -10.
E lá estava Jacó a caminho de Padã-Arã. Sozinho, longe de casa, dormindo no relento, uma pedra era seu travesseiro. Jacó estava em crise. Sua consciência estava ferida por dois pecados: mentira ao pai e roubara a bênção da primogenitura do irmão. E foi naquela noite que ele teve um sonho, uma escada que fora posta na terra e cujo o topo chegava ao céu, e anjos subiam e desciam por ela.
O que significa aquela escada? Na Bíblia não tem nenhuma menção da escada com os momentos que Jacó estava passando. Se ele estava angustiado, e com certeza estava, isto não é mencionado. Para mim aquela escada era uma segunda chance de comunhão dada pela misericórdia de Deus. Jacó estava no chão. Se ele esperou pacientemente pela bênção de Deus cerca de 76 anos, sem nenhum vacilo, bastou apenas uma tarde e um conselho tentador para que caísse e falhasse. Ele havia quebrado sua comunhão com Deus, falhado com seu pai e roubado seu irmão. agora, A caminho da casa de Labão, ele tinha uma chance de começar tudo de novo.
Moisés teve uma segunda chance; Jesus deu uma segunda chance a Pedro; e até Saulo de Tarso teve sua segunda chance. O cair é do homem, mas é a misericórdia de Deus que levanta da poeira da derrota e a graça que nos mantém de pé.
Jacó nunca mais tocou no assunto da escada, mas daquele dia em diante a presença do Senhor nunca mais o abandonou e nem ele tornou a enganar ou mentir para ninguém. Aproveite também a mesma oportunidade de Jacó, o neto de Abraão. Se você nunca falhou com Deus, não se glorie e fique atento. Se já falhou e precisa de um conselho: levante-se, ande de novo na presença do Senhor e sê perfeito(a).
Arte contemporânea com toques nordestinos. Essa é apenas uma das várias
interpretações que podem ser retiradas da Mostra Nordeste de Artes
Visuais, que está no Museu de Artes Assis Chateaubriand, em Campina
Grande.
A descoberta de novos talentos e a busca pelo caráter
questionador das expressões artísticas são o mote da exposição, que tem o
objetivo de incentivar a circulação de produções e aumentar o
intercâmbio cultural entre artistas, público e entidades voltadas ao
setor.
Buscando apresentar uma paisagem contemporânea das artes
visuais nordestinas, cuja produção vem se solidificando nas últimas
décadas, a mostra conta com um grupo de dezoito artistas (dois deles
paraibanos), que possuem em comum o fato de serem nordestinos, ao mesmo
tempo em que suas produções não se limitam às questões regionais.
A
mostra conta com a curadoria do artista plástico e professor de
mestrado em artes visuais das Universidades Federais de Pernambuco e da
Paraíba, José Rufino. A exposição, que já passou Recife, Natal e
Fortaleza, tem acesso gratuito e ficará em cartaz até o dia 19 de maio.
A
visitação pode ser realizada de terça à sexta das 9h às 19h, e aos
sábados e domingos das 14h às 18h. O Museu de Artes Assis Chateaubriand
fica localizado na rua João Lélis, no bairro do Catolé.
O suspeito de atear fogo numa jovem de 23 anos na cidade de Sapé, Mata Paraibana, a 55 km de João Pessoa,
se apresentou espontaneamente acompanhado de um advogado na terça-feira
(18) e confessou ter cometido a agressão, em depoimento à polícia.
Segundo
o delegado de Sapé, Frederico Magalhães, durante o depoimento, o
mototaxista disse que não se lembra de detalhes do fato, pois havia
ingerido bebida alcoólica durante todo o dia. “Ele se mostrou
arrependido e não soube informar o motivo que o levou a atear fogo na
vítima”, comentou o delegado. Ainda segundo Frederico Magalhães, havia
uma relação de amizade entre eles, já que são vizinhos.
Ele foi
ouvido e liberado em seguida pela Polícia Civil. “Liberamos o suspeito,
porque as condições não atendiam às prerrogativas de prisão temporária”,
esclareceu Magalhães. Ele ainda disse que dependendo do andamento da
investigações, ainda poderá pedir a prisão preventiva do rapaz.
O
crime aconteceu no domingo (16), quando o suspeito queimou a jovem após
uma discussão em um bar em Sapé. Segundo relato de testemunhas, o
suspeito saiu do bar após brigar com a vítima e retornou com um líquido
inflamável na mão. Ele jogou o líquido na jovem e a queimou.
Para os amantes do cinema, motivos para comemorar e criar
expectativas não faltam; o lançamento do trailer do filme ‘O Espetacular
Homem-Aranha 2’ já chama atenção quanto ao grande número de efeitos
especiais e qualidade gráfica, a novidade foi lançada nesta quarta-feira
(19) e já promete sucesso.
O novo longa-metragem traz novas
cenas de luta entre Duende Verde e o protagonista, além de novos rumos,
perguntas e respostas que serão abordadas na mais nova grande produção,
em que Peter Parker não consegue cumprir a promessa de ficar distante da
amada.
Uma das novidades é o personagem Electro, vilão do longa,
vivido pelo ator Jamie Foxx, completamente azul e que parece estar
chegando com cenas no mínimo incríveis.
‘O Espetacular Homem-Aranha 2’ tem estreia nos cinemas brasileiros no dia 1º de maio.
Uma conquista para mais de seis mil artesãos cadastrados no Programa de
Artesanato da Paraíba (PAP). No Dia Nacional do Artesão, comemorado
nesta quarta-feira (19), o Estado recebeu do Governo Federal, por meio
da Secretaria da Micro e Pequena Empresa, o caminhão do tipo baú que
será utilizado no transporte das peças nos eventos realizados no Estado e
em todo território nacional.
Em solenidade realizada em
Brasília, a coordenadora geral do PAP e primeira-dama do Estado,
jornalista Pâmela Bório, recebeu a chave do veículo das mãos do ministro
Guilherme Afif Domigos, que fez a entrega simbólica a 26 Estados mais o
Distrito Federal.
Logo após a solenidade, Pâmela Bório destacou a
importância do veículo para os artistas paraibanos. “Vai facilitar a
logística e ampliar as vendas dos artesãos, já que o veículo dispõe de
mais espaço para o transporte das peças. Com o equipamento, teremos
capacidade de ampliar o armazenamento e agilizar a participação nos
eventos. Sem falar que teremos um meio de transporte próprio e apenas
para essas finalidades”, comemorou.
Os caminhões serão entregues
às 26 unidades da Federação mais o Distrito Federal nos próximos dias.
Na Paraíba, segundo anunciou o ministro, a data de chegada será no
próximo dia 9 de abril. Os veículos são do modelo Atron 1719
Mercedes-Benz, 4x2, com cabine em aço, baú de alumínio e plataforma de
elevação acoplada.
Incentivos
Na
avaliação do ministro, o artesanato envolve milhões de famílias e gera
muitos negócios pelo Brasil. “Esse artesão é um micro empreendedor e não
pode suportar burocracia. Ele tem que viver da sua arte e nossa meta é
promover uma política nacional para o artesanato”, explicou.
“Vale
lembrar que o trabalho dos artesãos vai além das atividades manuais.
Eles transformam objetos em arte. São responsáveis pela manutenção da
nossa cultura e história. Para mim, é um segmento fundamental, que
ultrapassa a importância econômica. Poder comemorar este dia é uma
experiência gratificante”, reforçou Pâmela Bório.
Para a
governadora do Rio Grande do Norte, Rosalba Ciarlini, que também
prestigiou a cerimônia, o artesanato também surge como alternativa de
renda dos nordestinos para enfrentar os períodos de seca. “São homens e
mulheres que precisam de segurança. Nesses trabalhos, eles colocam a
alma e o coração”, observou a governadora.
O governador do
Distrito Federal, Agnelo Queiroz, também ressaltou a importância dos
trabalhos manuais e parabenizou os artistas na ocasião da data
comemorativa. “É uma arte que gera emprego e renda e divulga a nossa
cultura pelo mundo. Com a chegada desse caminhão, estaremos mais
fortalecidos e vamos fazer crescer o nosso artesanato”, enfatizou o
governador.
O evento ainda contou com a participação de várias
autoridades, entre elas, o presidente do Sebrae Nacional, Luiz Barreto; e
a presidente da Confederação Nacional dos Artesãos, Isabel Gonçalves,
que agradeceu a iniciativa em nome dos beneficiados. “Queremos agradecer
em nome de todos os artesãos brasileiros. O futuro do artesanato é
brilhante e ainda teremos outras conquistas pela frente”, destacou
Isabel.
O governador Ricardo Coutinho lançou, nesta quarta-feira (19), o
ciclo 2014 do Orçamento Democrático Estadual, que será iniciado nesta
sexta-feira (21) na cidade de Cajazeiras (9ª Região Geoadministrativa), e
no sábado (22), em Sousa (10ª). Durante os próximos dois meses serão
realizadas 16 audiências públicas para que a população aponte as
prioridades para o orçamento de 2015.
Na solenidade foi
apresentado o calendário de todas as audiências, que iniciam no dia 21
de março e vão até 24 de maio, além do Prêmio Ceci Melo 2014, que
homenageia as mulheres conselheiras do Orçamento Democrático e
lideranças comunitárias. As audiências começarão às 19h.
O
governador Ricardo Coutinho afirmou que o Orçamento Democrático é uma
das principais políticas adotadas por esse governo e que abre espaço
para a população definir as prioridades do orçamento e a vivência de uma
democracia plena e não apenas na época da eleição. “Vamos preparar
junto com o povo nas 16 plenárias o orçamento que será exercido em 2015,
fazendo com que o orçamento tenha a marca do povo e não apenas de meia
dúzia de tecnocratas. Isso na essência representa a mudança de
mentalidade”, ressaltou.
Ricardo destacou que a Paraíba é o único
Estado do Brasil a elaborar o orçamento em todas as suas regiões e com a
participação de mais de 85 mil pessoas em três anos nas 47 audiências
regionais “Esse é um poderoso instrumento que qualifica mais a cobrança,
forma lideranças populares e direciona a gestão para os verdadeiros
anseios do povo”, comentou.
Investimentos
As
ações e investimentos na Lei Orçamentária Anual (LOA) provenientes do
OD vêm crescendo a cada ano. Em 2012, foram demarcadas 210 ações e um
valor investido de R$ 1.169.162.534,00; em 2013, 233 ações e um
investimento de R$ 1.844.000.000,00; e para 2014, 270 ações com recursos
da ordem de R$ 1.866.718.918,00. O total de investimentos reservados
para demandas com o OD é de R$ 4.879.881.452,00.
Para o
vice-governador Rômulo Gouveia, o orçamento democrático é uma eficiente
política que no início do governo era uma expectativa e hoje é uma
realidade com uma realização cada vez maior das prioridades elencadas
nas plenárias. “Esse é um governo que tem essa visão democrática de
poder ouvir e debater frente à frente com a sociedade as prioridades do
orçamento”, observou.
Segundo o subsecretário executivo do OD
Estadual, Hélio Silva Barbosa, neste ano serão realizadas 16 plenárias,
em 16 cidades das 14 regiões geoadministrativas da Paraíba. Ele explicou
que já foram realizadas reuniões preparatórias com os conselheiros do
orçamento para o bom andamento das grandes plenárias.
“Trata-se
de um momento ímpar em que os paraibanos e as paraibanas têm a
oportunidade de dialogar diretamente com o governador e seus auxiliares,
apontando suas prioridades de investimento público em favor dos
municípios e das regiões. Um exemplo de cidadania ativa de um povo”,
comentou.
Hélio Barbosa afirmou, ainda, que a cada ano a
população acredita mais nesse instrumento de cidadania ao ver que muitas
das coisas levantadas nas plenários se transformaram em obras e hoje
são uma realidade como a urbanização do conjunto Mutirão, construção de
estradas e instalação de sistemas de abastecimentos de água como na zona
rural de Areial e tantos outros.
O conselheiro da 1ª região
orçamentária, Carlos André, do Conde, afirmou que hoje o povo tem vez e
voz nas decisões de governo e pode ver o resultado da sua participação
popular. “Na minha região indicamos e recebemos o binário de Jacumã,
ganhamos o esgotamento e o abastecimento de água e reforma de escolas.
Tudo isso fruto de um trabalho transparente e democrático e representa a
vitória do povo”, concluiu.
Prioridades de investimentos
Nas
audiências, cada pessoa participante tem a oportunidade de escolher
três prioridades de investimentos, que gostaria que fossem priorizadas
pelo governo em suas respectivas regiões. Após a realização de todas as
audiências, as demandas eleitas são discutidas no planejamento
democrático, que é o momento de diálogo entre conselheiros e os
secretários de cada pasta.
O policial militar de 27 anos ferido a tiros no começo da tarde desta
quarta-feira (18), nas Malvinas, Zona Oeste de Campina Grande, durante
uma tentativa de assalto, já passou por procedimento cirúrgico, mas
segundo o diretor geral do Hospital de Trauma de Campina Grande, Geraldo
Medeiros, ele vai ficar paraplégico.
“O caso é
irreversível. A tomografia computadorizada mostrou que uma das balas
transfixou a medula do policial. Quando isso ocorre, o paciente fica
paraplégico. Foram duas horas de cirurgia e a vítima chegou em estado
grave e está na sala de recuperação pós-cirúrgica. Ele ainda corre risco
de morte, mas está se recuperando gradativamente”, revelou o médico.
Conforme o subcomandante do 2º Batalhão de Polícia Militar em Campina,
major Gilberto Felipe, a vítima estava de carro, à paisana, quando foi
abordada por dois homens armados, em uma moto, no começo da tarde desta
quarta (19). A dupla anunciou o assalto, mas o policial reagiu. Houve
troca de tiros e todos ficaram feridos com os disparos. Os dois
responsáveis foram presos em flagrante. Os três foram levados para o
Trauma de Campina, sendo que o policial teve que passar por uma
cirurgia.
Um dos acusados também teve que passar por cirurgia e
está sob custódia policial, internado no mesmo hospital. O segundo homem
preso já foi levado para a Central de Polícia Civil, em Campina, e os
dois deverão responder por tentativa de roubo e homicídio (latrocínio).
Com eles, a polícia apreendeu duas armas, sendo uma que havia sido roubada da vítima, e a moto utilizada no crime.
O
policial militar é um soldado lotado no 9º Batalhão da PM em Cuité, no
Curimataú paraibano, a 235 km de João Pessoa, e estava de folga das
atividades na corporação, conduzindo um veículo de placas vermelhas que
poderia estar sendo usado como transporte alternativo.
Após um longo período de estiagem, a população de municípios situados
na região do Cariri paraibano saiu às ruas para comemorar a chegada das
chuvas, na noite desta quarta-feira (19), Dia de São José. De acordo
com a tenente-coronel, Jousilene Sales, comandante do 2º Batalhão do
Corpo de Bombeiros de Campina Grande, ainda não há registro de
ocorrências emergenciais para a área. Nessa terça-feira (18), também choveu forte no Sertão paraibano.
Na
cidade de Junco do Seridó, a 270 km da Capital paraibana, algumas ruas
ficaram alagadas e córregos receberam um grande volume de água. Não há
registro de inundações. Os moradores se uniram e foram festejar a
presença das chuvas. Um grande número de pessoas ficou às margens de uma
passagem molhada, posou para fotos e esbanjou felicidade.
“Isso
é uma maravilha divina. Temos que festejar mesmo a chegada das chuvas
na nossa cidade. Muita água e graças a Deus nenhum prejuízo. O povo está
na rua comemorando”, disse o professor Ivaldo Donato.
Na
cidade de Assunção, distante a 229 km de João Pessoa, a chuva trouxe
alegria, mas também preocupação. Em alguns pontos, ruas ficaram
parcialmente submersas e moradores ficaram preocupados. O prefeito
Rafael Oliveira, disse ao Portal Correio, que recebeu informes de que barreiros começaram a sangrar e às águas invadiram casas.
“Estamos
recebemos informes de que a água invadiu casas e os barreiros começaram
a sangrar. Vamos fazer o levantamento e daremos assistência necessária
para às famílias. A chuva sempre é bem vinda”, disse o prefeito
informando que a cidade está na lista das que decretaram situação de
emergência em situação da seca.
Há registro de chuvas nas cidades de Juazeirinho, Gurjão, Parari, São dos Cordeiros, Taperoá, Santa Luzia e Várzea.
Um pedido de vista do ministro Dias Toffoli interrompeu no Supremo
Tribunal Federal (STF) o julgamento sobre as regras para o pagamento dos
precatórios, títulos da dívida pública reconhecidos por decisão
judicial definitiva, que devem ser pagos por estados e municípios. O
julgamento foi retomado hoje (19), mas não houve consenso sobre o
esclarecimento da forma de pagamento das dívidas. Estima-se que cerca de
1 milhão de credores tenham mais de R$ 90 bilhões a receber de estados e
municípios.
O STF julga um pedido da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) para que
as regras criadas para o pagamento da dívida sejam esclarecidas. Em
março de 2013, o Supremo derrubou
parte da emenda à Constituição conhecida como PEC dos Precatórios, que
alterou, em 2009, o regime de pagamento. Os ministros analisaram o
regime especial criado com a reforma, que permitia o pagamento em até 15
anos, fazer leilões para priorizar o credor disposto a dar mais
desconto e a reserva no Orçamento de estados e municípios entre 1% e 2%
para quitação das dívidas.
O julgamento foi interrompido no ano passado por um pedido de vista
do ministro Luís Roberto Barroso e foi retomado hoje. Barroso acompanhou
o voto, preferido no ano passado, pelo relator das ações, ministro Luiz
Fux. Na ocasião, Fux determinou que estados e municípios pagassem todos
os precatórios até 2018 e entendeu que correção não pode ser feita pelo
índice da caderneta da poupança.
No entanto, Barroso entendeu que a correção pela poupança não pode
retroagir, e deve valer a partir de 13 de março de 2013, data do
julgamento principal dos precatórios no STF. “Ao longo do tempo, o
sistema de precatórios se tornou um mecanismo de desmoralização do Poder
Judiciário – que não vê suas decisões cumpridas - e o símbolo de uma
deslealdade do Estado para com o cidadão”, afirmou Barroso.
O ministro Teori Zavascki também acompanhou o voto do relator, mas o
julgamento foi interrompido por um pedido de vista de Dias Toffoli, que
não tem prazo para trazer o voto ao plenário. Mesmo com a suspensão do
julgamento, estados e municípios devem continuar os pagamentos de
precatórios pelas regras antigas, com o parcelamento, até decisão final
do STF.
O verão de 2014, que termina oficialmente amanhã (20) às 13h57, foi o
mais quente e seco dos últimos 13 anos no Rio de Janeiro, de acordo com
o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A meteorologista Marlene
Leal explicou o registro de temperaturas mais elevadas e índices de
chuva mais baixos do que o comum para a estação foi semelhante em 2001,
1984 e 1956.
“Isso ocorre devido a uma situação de bloqueio atmosférico, que
impede a chegada de frentes frias ao estado. O bloqueio é uma massa de
ar bastante intensa que se alongou desde a Região Sul, por toda a Região
Sudeste, parte da Região Centro-Oeste, Norte e Nordeste, impedindo o
deslocamento das frentes frias vindas da Argentina” explicou ela. “A
média de 37,2º [graus Celsius] em fevereiro foi recorde para o verão. Em
1984, a temperatura média foi 37,1°C”.
A zona oeste do Rio foi a que mais sofreu com o calor e Santa Cruz
foi o bairro com as maiores temperaturas. O Inmet chegou a registrar
40,8 ºC no início de fevereiro, com sensação térmica de aproximadamente
57ºC. A temperatura foi a maior do país. A pesquisadora disse que em
1984 os termômetros marcaram temperaturas mais altas na cidade, chegando
a pouco mais de 43ºC.
O ministro Jorge Mussi, do Superior Tribunal de Justiça (STJ),
rejeitou pedido para libertar Fábio Raposo e Caio Silva de Souza,
acusados da morte do cinegrafista da TV Bandeirantes Santiago Andrade,
em fevereiro deste ano.
No dia 6 de fevereiro, o cinegrafista foi atingido na cabeça por um
rojão aceso por Caio e Fábio, durante uma manifestação no centro do Rio
de Janeiro. A morte cerebral de Santiago foi anunciada quatro dias
depois.
Mussi entendeu que o pedido de habeas corpus não pode
analisado porque o mérito de outro pedido de soltura, rejeitado pela
Justiça do Rio de Janeiro, não foi julgado definitivamente.
No STJ, a defesa de Fábio Raposo e Caio de Souza alegou que eles devem ser soltos por não terem antecedentes criminais.
O secretário executivo do Ministério de Minas e Energia (MME), Márcio
Zimmermann, disse hoje (19) que o governo deve continuar usando usinas
térmicas para o abastecimento energético do país se for confirmada a
tendência de redução de chuvas no mês de maio. Ainda assim, o
representante do MME afastou a possibilidade de desabastecimento do
setor.
Zimmermann lembrou que o sinal de alerta amarelo foi acionado quando, em
janeiro, um fenômeno meteorológico comprometeu a incidência de chuvas
que apresentava bons indicativos até o fim do ano passado. Diante do
déficit hídrico, com a redução do nível dos reservatórios das usinas,
foi preciso buscar novas fontes, já que o custo da água passou a ficar
“mais alto do que o custo das térmicas”, explicou o secretário. Para
ele, no Brasil, as térmicas não podem ser vistas como fontes
emergenciais ou de reserva.
Convidado pelas comissões de Minas e Energia, de Desenvolvimento
Econômico e de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos
Deputados para falar sobre a possibilidade de crise no setor energético,
Zimmermann destacou que um novo leilão de energia foi marcado para o
dia 25 de abril para atender distribuidoras não contratadas.
Ao rebater o líder do DEM, Mendonça Filho (PE), que atribuiu o uso de
térmicas no país à incapacidade do governo de executar as obras de
infraestrutura necessárias, já que fontes hidráulicas respondem por 63%
da matriz energética do país, Zimmermann disse que o setor é um dos mais
estruturados do país.
“Estamos construindo mais de 20 mil megawatts na Amazônia. E tudo
isso com certificado da ONU [Organização das Nações Unidas] atestando o
desenvolvimento de energia limpa, segundo o Mecanismo de Desenvolvimento
Limpo (MDL)”, afirmou.
O Federal Reserve (Fed), Banco Central norte-americano, reduziu o
programa de estímulos à economia dos Estados Unidos em mais US$ 10
bilhões. A diminuição ocorreu apesar da recente queda da maior economia
do mundo provocado, “em parte”, pelo inverno rigoroso.
O Comitê Federal do Mercado Aberto do Fed decidiu reduzir para US$ 55
bilhões de dólares por mês os gastos com as compras de títulos
públicos, que injetam dinheiro na economia. Para a autoridade monetária
norte-americana, a economia do país, como um todo, tem “força subjacente
suficiente” para sustentar a melhora contínua no mercado de trabalho.
No entanto, a nova presidenta do Fed, Janet Yellen, indicou que o
Banco Central pode voltar a subir os juros a partir do próximo ano.
Segundo ela, a autoridade monetária pretende manter a taxa inalterada,
desde que o desemprego permaneça demasiado alto; e a inflação, bem
controlada. “Sabemos que não estamos próximos do pleno emprego”,
declarou a responsável pelo Fed.
Na reunião de hoje, o Fed destacou a desaceleração do crescimento
durante os meses de inverno e a demorada recuperação do setor
imobiliário. Já os indicadores relativos ao mercado de trabalho foram
apelidados de “mistos”, apesar de sinais de melhoras.
Apesar do recuo no ritmo de crescimento econômico, a autoridade
monetária norte-americana considerou que os progressos acumulados na
economia e no mercado de trabalho justificam o novo corte no seu
programa de compra. As ajudas começaram a ser reduzidas em dezembro,
quando o Fed injetava US$ 85 bilhões por mês na maior economia do
planeta.
O Fed revisou ainda para baixo as estimativas sobre o crescimento
econômico dos Estados Unidos para este ano e o próximo, mas considerou
que a taxa de desemprego vai baixar mais rapidamente do que tinha
previsto. As projeções para o Produto Interno Bruto (PIB)
norte-americano foram reduzidas para um intervalo entre 2,8% e 3% em
2014 e entre 3% e 3,2% em 2015, redução de 0,2 ponto percentual nas
estimativas mais altas para ambos os anos.
Já a taxa de desemprego deverá, segundo o Fed, baixar para um
intervalo de 6,1% a 6,3% este ano, melhor em relação à projeção
anterior, entre 6,3% e 6,6%. Para 2015, a previsão ficou entre 5,6% e
5,9%. O Banco Central dos Estados Unidos deixou inalterada a estimativa
para a inflação, que deverá atingir até 1,6% este ano e 2% no próximo
ano.
O primeiro-ministro britânico, David Cameron, afirmou hoje (19) que os
países do G7 devem discutir “a exclusão permanente da Rússia” do G8 no
casO presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, convocou um encontro do
G7 para a próxima segunda-feira (24), paralelamente à reunião sobre
segurança nuclear que será realizada em Haia, na Holanda, para discutir o
aumento da crise provocada pela anexação da Crimeia à Rússia.o de serem adotadas mais ações que desestabilizem a Ucrânia.“Penso que é importante agirmos em concertação com os nossos aliados e
parceiros e penso que devemos discutir se excluímos ou não a Rússia de
forma permanente do G8 se forem tomadas outras medidas”, disse Cameron
no Parlame O primeiro-ministro britânico afirmou também que qualquer avanço da
Rússia no Leste da Ucrânia deve ter como consequência sanções econômicas
e diplomáticas “as mais duras possíveis”. Cameron observou que o Reino
Unido foi um dos primeiros países a suspender o processo de preparação
da reunião do G8 marcada para junho em Sochi, na Rússia.
O G8 é constituído pela Rússia e pelos membros do G7 – Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Itália, Japão e Reino Unido.
O presidente russo, Vladimir Putin assinou, ontem (18), o tratado de
anexação da Crimeia, considerado legal, por unanimidade, pelo Tribunal
Constitucional da Rússia. No domingo, quase 97% dos eleitores que foram
às urnas na península votaram a favor da separação da Ucrânia e anexação
à Rússia.nto.
O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, anunciou hoje (19) a
interligação do Sistema Cantareira com a Bacia do Rio Paraíba do Sul.
Pelo projeto, será construído canal entre as represas Atibainha, que faz
parte do sistema que abastece a grande São Paulo, e o reservatório
Jaguari, um dos afluentes do Paraíba do Sul, que abastece o Rio de
Janeiro.
Após o processo de aprovação, que deve durar pelo menos quatro meses,
as obras levarão em torno de 14 meses para ficarem prontas. O custo
estimado do projeto de transposição é de R$ 500 milhões para fazer um
canal de 15 quilômetros, entre os municípios Iguaratá, onde está a
represa Jaguari, e Nazaré Paulista, onde fica a represa Atibainha.
Segundo Alckmin, a ideia não é simplesmente retirar água da Bacia do
Paraíba do Sul para abastecer o Sistema Cantareira. Será construído um
sistema de bombeamento de “mão dupla”, assim, quando um dos
reservatórios tiver excedente de água, o volume será enviado para a
outra represa. O objetivo é “interligar os sistemas, as bacias
hidrográficas e os reservatórios, buscando maior sustentabilidade e
segurança hídrica”, ressaltou o governador. Pela proposta, o Sistema
Cantareira deve começar a receber águada bacoa hidrográfica quando o
nível dos reservatórios estiver abaixo de 35% da capacidade de
armazenamento.
A proposta não é, entretanto, uma resposta imediata à crise pela qual
passa o Sistema Cantareira. O conjunto de cinco reservatórios,
responsável pelo abastecimento de quase 9 milhões de pessoa na região
metropolitana de São Paulo, apresenta os piores níveis dos últimos 40
anos. Hoje (19), o nível das represas caiu para 14,7% da capacidade de
armazenamento.
“Isso nada tem a ver com o problema de agora”, ressaltou Alckmin
sobre a situação do Sistema Cantareira. De acordo com o governador, até o
final de junho deverão ser finalizadas as obras que vão permitir o uso
do chamado “volume morto”, o nível de água que fica no fundo dos
reservatórios e não é alcançado pelo sistema de bombeamento. “Estamos
preparados com a reserva técnica de 400 milhões de metros cúbicos (m³). A
Sabesp [Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo] já fez
todo o trabalho para, se necessário, no inverno, retirar até 196 milhões
de m³”.
Para viabilizar o projeto de interligação, o governador esteve ontem
(18) com a presidenta Dilma Rousseff. Como se trata de um rio de
jurisdição federal, que além de abastecimento também serve a uma
hidrelétrica, é necessária a aprovação da Agência Nacional de Águas
(Ana) e da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Alckmin disse
ainda que apresentou a proposta aos governadores do Rio de Janeiro,
Sérgio Cabral, e de Minas Gerais, Antonio Anastasia.
Alckmin descartou a possibilidade de a retirada de água do Rio
Paraíba do Sul prejudicar o abastecimento no Rio de Janeiro, ou reduzir a
qualidade da água. Segundo ele, a Sabesp tem se empenhado para tratar
os efluentes lançados do rio. “Nós vamos terminar o ano com os 24
municípios [que ficam ao longo do Paraíba do Sul] operados pela Sabesp,
com 100% de esgoto tratado”, disse. O governador acrescentou que em
caso de retirada de água, será mantida vazão mínima capaz de garantir o
abastecimento dos municípios atendidos pelo Paraíba do Sul.
A interligação das bacias era um projeto previsto para ser executado
em 2020, mas, segundo Alckmin, foi antecipado por causa dos efeitos das
mudanças climáticas.
Os sete jurados que compõem o Conselho de Sentença decidiram hoje
(19) condenar os dez policiais militares julgados pela ação que culminou
com a morte de oito detentos no quinto pavimento do Pavilhão 9 da
extinta Casa de Detenção do Carandiru. No entanto, os dez policiais
foram absolvidos pela tentativa de homicídio de três detentos.
Nove PMs foram condenados a 96 anos de prisão, cada um, por homicídio
qualificado [pena mínima de seis anos para cada homicídio cometido
somada à pena de seis anos por impossibilidade de defesa das vítimas,
para cada um dos detentos]. Já o policial Silvio Nascimento Sabino foi
condenado a 104 anos por ter uma condenação anterior, não divulgada, que
não transitou em julgado.
O juiz Rodrigo Tellini de Aguirre Camargo também determinou a perda
do cargo público para os policiais que continuam na ativa. Os réus
poderão responder em liberdade.
Os jurados demoraram quase quatro horas para responder a 550 quesitos
que decidiram a sentença. Eles tiveram que responder a várias perguntas
referentes a cada uma das vítimas do massacre.
Nesta etapa, dez policiais militares, integrantes do Grupo de Operações
Táticas Especiais (Gate), foram julgados pela morte de oito presos e
pela tentativa de homicídio de três vítimas que ocupavam o quinto
pavimento (quarto andar) da extinta Casa de Detenção Carandiru. De
início, os promotores Márcio Friggi de Carvalho e Eduardo Olavo Canto
Neto pediam a condenação dos réus por dez mortes. No entanto, eles
decidiram retirar duas mortes que haviam sido imputadas aos policiais,
alegando que uma delas ocorreu em um outro pavimento e a outra foi
provocada por arma branca.
Presidido pelo juiz Rodrigo Tellini de Aguirre Camargo, o julgamento
ocorreu no Fórum Criminal da Barra Funda, na zona oeste da capital
paulista, e durou três dias. O advogado Celso Vendramini foi o
responsável por fazer a defesa dos policiais.
Por envolver um grande número de réus e de vítimas, o julgamento do
Massacre do Carandiru foi desmembrado em quatro etapas, de acordo com o
que aconteceu em cada um dos quatro pavimentos do Pavilhão 9 da Casa de
Detenção.
Na primeira fase, ocorrida em abril do ano passado, 23 policiais
foram condenados a 156 anos de reclusão cada um pela morte de 13
detentos. Na segunda, em agosto, 25 policiais foram condenados a 624
anos de reclusão cada um pela morte de 52 detentos que ocupavam o
terceiro pavimento do Pavilhão 9. Já na terceira etapa, ocorrida em
fevereiro deste ano, o advogado dos policiais, Celso Vendramini,
reclamou da atuação do juiz e deixou o plenário enquanto era ouvido o
primeiro réu, o que provocou o cancelamento daquela fase do julgamento,
remarcada para o dia 31 de março.
O Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB) está recriando o
Núcleo de Articulação Institucional (antiga “sala de situação do
gabinete de gestão articulada”) que servirá de apoio aos 77 promotores
de Justiça do Ministério Público da Paraíba (MPPB) que atuarão como
promotores eleitorais nas eleições de outubro deste ano.
O funcionamento do núcleo foi um dos assuntos tratados no final da manhã
desta terça-feira (18), durante uma visita institucional do
procurador-geral de Justiça do MPPB, Bertrand de Araújo Asfora, ao
presidente do TCE paraibano, conselheiro Fábio Nogueira. O Núcleo de
Articulação Institucional vai funcionar na recém-criada Sala da
Coordenação do Focco, sob a coordenação do conselheiro André Carlo
Torres Pontes.
“O núcleo tem dado apoio ao Focco, mas também servirá para o período
eleitoral, quando servirá de apoio às ações dos promotores eleitorais
que acompanharão o pleito de outubro, no combate
ao crime eleitoral”, adianta o conselheiro André Carlo, lembrando que o
TCE assumiu a coordenação do Focco há pouco mais de duas semanas.
O Fórum Permanente de Combate à Corrupção (Focco) é um colegiado
permanente no âmbito do estado da Paraíba, formado por pessoas jurídicas
e órgãos integrantes da administração pública, para uma cooperação
técnica e estratégica visando quatro objetivos básicos, sendo o primeiro
deles o fortalecimento, ampliação e aprimoramento de articulação
institucional.
Outros objetivos é o diagnóstico das atividades institucionais
desenvolvidas de forma a se evitar sobreposições de atuação e permitir
maior eficiência nas atividades realizadas; o compartilhamento de
informações, bancos de dados e documentos, prestando auxílio mútuo
dentro de suas esferas de competência e de acordo com termo de
cooperação técnica e estratégica firmado; e estímulo ao controle social, conscientizando a sociedade do necessário exercício permanente da cidadania.
Além do Ministério público da Paraíba e o TCE, compõem o Focco outros 21
órgãos: Procuradoria da Fazenda Nacional na Paraíba, Procuradoria da
União na Paraíba, Procuradoria Federal na Paraíba e Núcleo de
Assessoramento Jurídico na Paraíba – todos ligados à Advocacia Geral da
União (AGU); Banco do Brasil;
Caixa Econômica Federal, Controladoria Geral do Estado da Paraíba;
Controladoria Geral da União (CGU) na Paraíba; Departamento de Polícia
Federal (DPF)-PB); Fundação Nacional de Saúde (Funasa-PB); Instituto
Nacional de Seguro Social (INSS); e Junta Comercial do Estado da
Paraíba.
E mais: Ministério Público do Trabalho (PRT – 13ª Região); Ministério
Público Federal (MPF) na Paraíba; Ministério Público junto ao TCE-PB;
Núcleo Estadual do Ministério da Saúde
na Paraíba; Serviço de Auditoria na Paraíba (Denasus); Delegacia da
Receita Federal em João Pessoa; Secretaria de Estado da receita;
Secretaria de Transparência de João Pessoa; Superintendência Regional do
Trabalho na Paraíba; e Tribunal de Contas da União (TCU) na Paraíba.
O presidente estadual do Partido dos Trabalhadores (PT) na Paraíba,
Charliton Machado comentou em entrevista nesta quarta-feira (16) durante
entrevista ao PB Agora considerou que é praticamente impossível o seu
partido se coligar com o PSDB do senador Cássio Cunha Lima (PSDB) ou com
o PSB de Ricardo Coutinho, em face da conjuntura local e nacional.
“As candidaturas de Cássio e de Ricardo representam um retrocesso, assim
como a candidatura de Ricardo Coutinho (PSB) não representam os ideais
do Partido dos Trabalhadores, o mais democrático do país”, pontuou
Machado, acrescentando que Ricardo representa Campos (Eduardo) e Cássio o
palanque de Aécia (Neves ) do PSDB.O PT tem uma nova data para definir o
seu futuro político na Paraíba. i evento, no qual os filiados votarão
se preferem manter a candidatura de Nadja Palitot ao Governo ou se
firmam uma composição com o candidato do PMDB, Veneziano Vital do Rêgo
será realizado no dia 12 de abril.
Machado explicou o clima de embate no PT:
"Houve duas teses que convenceram os membros da executiva estadual. Uma
delas é com relação à organização do encontro. Para que ele fosse
viável, teríamos que garantir que todos os 300 delegados estivessem em
dia com suas contribuições partidárias até amanhã, já que o prazo expira
três dias antes do evento. Além disso, houve outra ponderação, de
natureza política e é de que a conjuntura precisa de uma leitura mais
consistente, especialmente por causa do comportamento do PMDB nacional.
Precisamos ponderar sobre isso para não tomar uma decisão precipitada",
disse o presidente do PT.
Para Charliton a candidatura própria será defendida com ele, mas na
condição do presidente do PT, tem que aceitar outras propostas que podem
surgir no debate interno.
“Eu defendo a candidatura própria do PT, agora como presidente do
partido eu tenho que aceitar todas as propostas que virão para o debate
interno. Faremos um debate de altura e o que tenho dito é que o mais importante é unir as oposições “.salientou.
CRISE COM O PMDB: Charlington voltou a alfinetar o partido de Zé Maranhão,
Veneziano e Vitalzinho: “O PMDB se sente pequeno no Governo, mas eu
discordo. Eles tem o vice-presidente da República, Michel Temmer; têm as
presidências da Câmara Federal e do Senado, isso depois de um acordo
com a bancada petista e têm cinco ministérios”, alfinetou.