21 de novembro de 2013

13 dicas infalíveis para conquistar o emprego dos sonhos

 
Perder o emprego ou se sacrificar por um que não atende suas espectativas é algo frustrante, que acaba tendo impactos que vão além da vida profissional. Mas é preciso coragem para fazer mudanças, principalmente numa época de crise e muitas demissões. As dicas de Marcelo Albrileri, especialista em mercado de trabalho e presidente da Curriculum.com.br, tendem a ajudar quem precisa de um empurrãozinho extra.

1. Organize sua rotinaProcurar trabalho é um trabalho. Organize seu tempo e seu dia-a-dia. Estabeleça um expediente diário como se você já estivesse trabalhando: 44 horas semanais. Divida seu tempo para cada atividade: contatos, entrevistas, preparação de currículos e cartas, correspondências. Estabeleça prazos e metas. Dessa forma você amplia suas chances de sucesso no processo.

2. Planeje suas despesas
Saiba quanto tempo você tem para manter suas despesas com seus atuais recursos. Se acreditar que é necessário esticar seus recursos, revise seus gastos, busque alternativas para eles e encare a possibilidade de outras fontes de renda durante o período em que estiver buscando um emprego.

3. Cuide de sua saúdeSaúde física e mental é indispensável para o processo. Fatores como o estresse, que podem atrapalhar seu desempenho, podem ser combatidos com hábitos saudáveis como os exercícios físicos.

4. Prepare um bom um currículoO currículo continua sendo a mais importante peça de marketing para quem procura emprego. Para ter um bom currículo, relembre tudo o que você já realizou em sua carreira e escreva, sem julgar o que é importante e o que não é. Em seguida, eleja as mais importantes realizações, escreva uma boa frase para cada uma delas e apresente cada realização em seu currículo.

5. Cadastre seu currículo nos principais sites de empregoA Internet é cada vez mais o local onde as empresas estão buscando candidatos na hora de contratar. Não deixe de colocar seu currículo nos principais sites de emprego.

6. Envie seu currículo para as empresasMuitas empresas de seu interesse podem oferecer cadastro de currículos via web. Estas oferecem um espaço comumente chamado "Trabalhe Conosco". Ali você poderá enviar seu currículo eletronicamente.

7. Candidate-se a vagas
Além de ampliar suas chances de fazer entrevistas, seu contato contínuo com as vagas e oportunidades ajudam você a manter-se informado e em sintonia com os movimentos do mercado de trabalho. Retorne aos sites em que cadastrou seu currículo e candidate-se a vagas compatíveis com seu perfil, conhecimentos e habilidades.

8. Prepare-se para entrevistasO conteúdo que você produziu para o currículo também será útil para as entrevistas ao responder a perguntas sobre suas realizações. Mas prepare-se também para questões difíceis como "quais seus pontos fracos?", "por que você saiu do emprego anterior?" ou "por que acredita ser o melhor candidato para trabalhar conosco?". Outra dica é estudar sobre a empresa antes da entrevista

9. Ative seu networkingO networking segue como o principal fator para a recolocação de um profissional. Retome contatos e solicite orientações aos seus contatos. Todo o conteúdo produzido anteriormente para compor seu currículo é igualmente útil para quando você for apresentar-se aos seus contatos e suas indicações.

10. Distribua adequadamente as informações sobre vocêEsta tarefa envolve a distribuição de cartas de apresentação e currículos através de seu networking e de envios para empresas com perfil similar ao das suas experiências, além de cadastros em sites de empregos. Seja consistente, buscando empresas que tenham perfil mais próximo daquelas onde você já trabalhou.

11. Busque informações e atualização sobre sua áreaLeia os livros mais recentes sobre sua área, assim como revistas, periódicos e artigos na Internet. Participe também de fóruns de debate, palestras e cursos. Toda informação sobre sua área de interesse é valiosa tanto para o seu próprio desenvolvimento quanto para a troca de informações que acontecerá durante o desenvolvimento de seu networking.

12. Demonstre energia, otimismo e foco em resultados durante o processo
Tanto os entrevistadores quanto as pessoas de seu networking que poderão indicar você às oportunidades precisam da tranquilidade que só uma pessoa positiva e comprometida com resultados pode oferecer. Transmita corretamente esta positividade às pessoas e todas elas lembrarão de você como alguém que indicariam ou contratariam.

13. Em época de crise, seja mais flexível ao negociar sua remuneração
Em caso de longos períodos desempregado, seja flexível na hora da negociação. Caso a empresa ofereça remuneração abaixo da pretendida, avalie em quanto tempo ela pode oferecer crescimento para você, incluindo promoções e aumentos. 

UEPB recebe exposição que conta história do circo com obras produzidas por alunos de escolas da rede pública


circo1A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), através do Centro de Arte e Cultura, está recebendo a exposição “Major Palito e o circo: uma história viva a ser contada”, que reúne obras produzidas por crianças e jovens de 12 escolas da rede pública estadual de ensino de Campina Grande. A exposição está em cartaz na antiga Faculdade de Administração, na Rua Getúlio Vargas, no Centro, até o dia 30 de novembro.
A coordenação do projeto é do professor José Pereira, com curadoria da artista plástica Lili Brasileiro. Trata-se de uma ação que tem como propósito resgatar a cultura do circo por meio de atividades de socialização através da arte e a busca de talentos por meio da prática de oficinas de pintura. Os painéis mostram um mundo multicolorido que povoa a imaginação das crianças e jovens sobre o universo circense. A técnica empregada foi o uso da tinta guache sobre papel.
circo2A proposta é dar continuidade a iniciativa no próximo ano, expandindo o projeto para outras escolas públicas da cidade. Além das oficinas de pintura ministradas por Lili Brasileiro, os alunos da ação também têm contato direto com o circo, assistindo as apresentações da trupe do palhaço Major Palito e família.

Pró-Reitorias orientam alunos e professores sobre participação no 1º Congresso Universitário da UEPB


Com a principal meta de divulgar e apresentar para a sociedade os principais projetos de pesquisa e extensão desenvolvidos nas diversas áreas do conhecimento, a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) realiza, entre os dias 3 e 6 de dezembro, no Câmpus de Campina Grande, de um grande evento que vai congregar todos os câmpus da Instituição. Trata-se do 1º Congresso Universitário da UEPB, que terá como tema “Ciência, Tecnologia e Sociedade” e vai envolver todas as pró-reitorias da Universidade.
As atividades serão desenvolvidas nos períodos da manhã, tarde e noite. A iniciativa inédita e de grande magnitude terá um público estimado em 2 mil alunos representando todos os cursos de graduação e pós-graduação da UEPB. Serão eventos conjuntos entre as pró-reitorias que vão aglutinar iniciação científica, pesquisa, pós-graduação, extensão, cultura, ensino a distância, graduação e monitorias.
O Congresso será realizado no Centro de Integração Acadêmica (CIA), no Câmpus de Bodocongó. Vários eventos serão realizados simultaneamente em vários espaços do Câmpus I, com o desenvolvimento de oficinas, palestras, painéis, minicursos e apresentações culturais. Para isso, uma grande estrutura será montada no Centro de Integração Acadêmica. O evento contará com mais de 400 painéis de trabalhos que contemplarão todos os câmpus. Além disso, mais de 20 stands serão montados, sendo um para cada Centro.
Pós-Graduação e Pesquisa
Com a realização do Congresso Universitário, o 20º Encontro de Iniciação Científica formará parte do evento. O dia 3 de dezembro será destinado a inscrições e entrega de material, das 8h às 17h. No mesmo dia, será realizada a abertura do evento no Garden Hotel. Haverá ônibus para transportar os alunos. Os trabalhos de Iniciação Científica serão apresentados na modalidade painel, no hall do Centro de Integração Acadêmcia, no dia 4 de dezembro, das 9h às 17h, quando serão avaliados pelos examinadores externos. O site da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PRPGP) com as atividades a serem desenvolvidas no Congresso Universitário  já está disponível no endereço eletrônico (www.congressouepb-prpgp.com.br).
Confira:
Pró-Reitoria de Extensão
A Pró-Reitoria de Extensão está com as inscrições abertas até o dia 22 de novembro para os interessados em apresentar trabalhos na modalidade painel, minicurso e mostra de extensão no Congresso Universitário. Podem apresentar propostas na modalidade painel, coordenadores de projetos e programas de extensão. Para a modalidade minicurso, podem se inscrever professores da Instituição. Já para a modalidade mostra de extensão podem apresentar propostas coordenadores de projetos e programas de extensão da Universidade exclusivamente via e-mail (proex@uepb.edu.br). Envio de trabalhos pelo sitehttp://congressoextensao.uepb.edu.br/ .

PF será acionada para investigar venda do vídeo de jovem que se matou

 

PF será acionada para investigar venda do vídeo de jovem que se matouA Polícia Civil do Piauí informou nesta quarta-feira (20) que irá acionar a Polícia Federal para investigar a venda do vídeo íntimo em que a adolescente Júlia Rebeca aparece com mais dois jovens. De acordo com o delegado geral James Guerra, a página é hospedada fora do Brasil e por esta razão solicitará para a PF que também avalie o conteúdo do anúncio publicado no dia 18. A garota foi encontrada morta e a hipótese é que ela tenha se matado após a divulgação do vídeo.“Tomamos conhecimento desse anúncio hoje e vamos avaliar, mas a Polícia Federal será acionada para que também verifique o conteúdo que foi publicado em um site que está hospedado fora do Brasil”, disse o delegado geral James Guerra.O advodado da família da adolescente, Paulo Roberto, informou que soube do anúncio e que os familiares têm interesse em buscar a responsabilização criminal e civil de quem fez o anúncio. "A Polícia Federal tem condições de buscar pelo IP a identificação de quem postou o anúncio e buscar a responsabilização criminal", disse.O vídeo em que a piauiense aparece é vendido por R$ 4,90 e o site garante o envio do link para o e-mail do comprador e que o nome do ‘produto’ não aparecerá na fatura do cartão. A página é intitulada como ‘SP News’ e administrada por ‘Master Web World’. Outro vídeo colocado à venda no site é o da jovem Fran de Goiânia (GO), que também teve imagens íntimas compartilhadas na internet.O anúncio do vídeo de Julia Rebeca foi postado às 6h54 do dia 18 de novembro.  O G1 tentou acessar a página nesta quarta-feira (20), mas por volta das 11h30 (horário local) o site não estava mais disponível.Na terça-feira (19) o advogado da família afirmou que a polícia suspeita que uma quarta pessoa tenha gravado o vídeo e divulgado nas redes sociais, mas o delegado regional de Parnaíba, Rodrigo Moreira, disse que a investigação corre em segredo de justiça.

Cariocas investem em 'cílios' para carros e maridos têm vergonha

 

Cariocas investem em 'cílios' para carros e maridos têm vergonhaQuem diria que até os carros poderiam ganhar cílios postiços. O acessório, que é um adesivo colado sobre o farol, é usado por mulheres que dizem querer dar um "up" no visual do veículo e tem sido visto nas ruas do Rio. Perto deles, bolinhas para antenas, placas personalizadas e detalhes em LED no para-choque, mais comuns como itens de personalização, ficam discretos.A estudante de medicina Stephanie Marie Ferraz Gomes Plácido colocou o adereço no carro para ter um diferencial. “Coloquei os cílios porque achei estiloso. Para alguns era brega, para outros, engraçado, e para mim era estilo”, justifica.O analista de sistemas Edil Lobato de Melo, morador de Campo Grande, na Zona Oeste, comprou o acessório para o carro da mulher, Roseli Fernandes Monteiro de Barros. “Comprei para colocar no carro dela e por onde ela passa é a sensação. Roubaram o primeiro, quando ela estacionou o carro, aí eu comprei outro", diz ele.Porém, desde que o veículo adotou a "maquiagem", Melo evita pedí-lo emprestado. "Não posso pegar o carro dela porque o pessoal vai me confundir com o Félix [personagem da novela 'Amor à Vida']. O carro dela é vermelho, ficou bonito, mas meio 'boiola’, para homem não presta”, opina.A projetista de interiores Jessyca Nogueira também desfila pelas ruas do Rio com o carro personalizado. O noivo, que trabalha na área de automóveis, costuma não dirigir o carro para não ser "zoado" pelos amigos.“Eu achei bonitinho, a minha cara. Chama muita atenção, todo mundo comenta e quer parar para ver", diz Jessyca. "O meu noivo não dirige o meu carro. Quando eu coloquei uma anteninha ele já foi 'zoado'.” Diversidade de modelos e preçosAs motoristas mais ousadas podem escolher entre diversos modelos, que vão desde os simples, os coloridos e até com "delineador". O produto pode ser comprado na internet e os preços variam entre R$ 15 a R$ 40. Em sites estrangeiros, o acessório pode ser adquirido por aproximadamente US$ 1 (R$ 2,27). Os valores não incluem taxas e impostos.A empresária Alexandra Venetillo tem dois canais de vender para os cílios: na internet e em sua loja, na Zona Oeste do Rio. Segundo ela, a atividade é um hobby que ajuda a a garantir uma renda extra no final do mês.“Os cílios são importados e eu vendo por R$ 29,99. Eles são feitos de um plástico durinho. No auge, já cheguei a vender cem por mês. Eu mesmo não uso, acho que chama muita atenção, os bandidos ficam logo sabendo que é carro de mulher”, avalia.

Moradora do Rio comercializa cílios para os carros na internet. (Foto: Alexandra Venetillo/Arquivo Pessoal)

Coluna Musica do dia _Maria Gadu

Apresentamos a todos neste dia de quinta feira dia 21 uma cantora mais que refinada, voz aveludada, seu jeito conquistou milhares de fãs e ainda vem conquistando mais e mais ,MARIA GADU 
                 












Confusão marca tarde de autógrafos da ex-rebelde Mel Fronckowiak em livraria de João Pessoa

Confusão marca tarde de autógrafos da ex-rebelde Mel Fronckowiak em livrariaTumulto, gritaria e empurrões marcaram à tarde de autógrafos do livro “Inclassificável - Memórias da Estrada”, escrito pela ex-rebelde, a atriz Mel Fronckowiak. O evento aconteceu nesta quarta-feira (20), na Livraria Leitura do Shopping Manaíra.A fila começou antes mesmo da abertura das lojas, e segundo alguns fãs, até o começo da tarde não haviam sido distribuídas as fichas para a compra dos livros. A partir das 15h, começou as vendas dos livros, mas o número de exemplares que a produção de Mel Fronckowiak trouxe para o evento foi insuficiente para a quantidade de fãs presentes, e a partir daí começou a confusão das mães e dos adolescentes com os seguranças  do local.
Segundo a gerente da Livraria Leitura, Valdelita Cândida, nunca aconteceu um evento com tamanha desorganização como esse promovido pela produção da ex-rebelde. “Felizmente, o que está ocorrendo nessa tarde de autografo não é de nossa responsabilidade, já recebemos aqui o Padre Marcelo, Edi Macedo e outros, e nunca aconteceu tanta confusão”, ressaltou.fotoA adolescente Lizandra Maia era a primeira da fila e disse que chegou ao local por volta das 9h da manhã, e mesmo muito cansada, nem as confusões e nem a demora, diminuía a expectativa. “É muita emoção, ainda não me caiu à ficha que vou conhecê-la pessoalmente”.
A equipe do Epaço Viver tentou entrevistar Mel Fronckowiak, mas a produção da atriz impediu de forma grosseira. Melfoto

Governo assina convênio da Rede Escola SUS com instituições de ensino

A Secretaria de Estado da Saúde, por meio do Centro Formador de Recursos Humanos (Cefor-PB), assina nesta quinta-feira (21) convênio com instituições de ensino para estabelecer as condições de concessão de estágios, pequisas e extensão nos serviços de saúde da rede estadual. O evento acontecerá no auditório de Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional da Universidade Federal da Paraíba, na capital, a partir das 08h30.
“Em parceria com os serviços estaduais de saúde e com as instituições de ensino conveniadas, a Rede Escola SUS – PB busca identificar espaços de integração ensino-serviço considerando que os mesmos são cenários privilegiados de prática; aperfeiçoar o processo de formação dos profissionais de saúde; estimular a educação permanente dos profissionais dos serviços e do processo contínuo de melhoria de qualidade de vida dos usuários, numa perspectiva de formar no SUS, para o SUS e pelo o SUS”, explicou Pedro Alberto Lacerda Rodrigues, coordenador da Rede Escola SUS – PB.
Por sua vez, o diretor geral do Cefor-PB, Volmir Brutscher, disse que “diante do entendimento de que o SUS deve ser ordenador da formação dos trabalhadores de saúde, o Cefor-PB, enquanto gestor da educação permanente no Estado e, a partir da política da Rede Escola SUS, busca consolidar a relação ensino-serviço, como estratégia para unir a formação em saúde às necessidades do SUS entendendo o papel que o sistema tem de formador e não apenas de simples espaço para campo de práticas”.
A Política Nacional de Educação Permanente em Saúde é o caminho para a composição e efetivação de uma Política da Rede Escola SUS no Estado da Paraíba, sendo ela um espaço de aprendizagem permanente, onde professores, estudantes e profissionais dos serviços de saúde, buscarão planejar, pactuar e acompanhar as atividades acadêmicas de estágios, de extensão e de pesquisas desenvolvidas nos serviços de saúde do estado.
Os cenários de aprendizagem se constituem a partir de um movimento que articula a gestão da formação em saúde no Estado, o conjunto da rede de serviços e as instituições de ensino, na perspectiva de firmar parceria para constituir um espaço de aprendizagem permanente, uma Rede de Serviço Escola.