
Dona Maria do Livramento, 65 anos, que mora no bairro da Bela Vista, acordou cedo e fez questão de participar da atividade no parque. Ela ouviu atentamente as orientações da equipe de profissionais da saúde e garantiu que vai procurar uma unidade básica para solicitar a mamografia ainda esta semana. "É importante se prevenir porque, às vezes, a gente fica com medo, mas se precisar fazer algum tratamento, quanto mais cedo começar, mais chance de curar o câncer", reconheceu.
Assim como dona Maria, mulheres entre 50 e 69 anos devem fazer uma mamografia a cada dois anos. No entanto, a gerente municipal de atenção básica, Ilka Nunes, lembra que a prevenção do câncer de mama começa mais cedo. "A partir dos quarenta anos, a mulher deve fazer o exame clínico da mama uma vez por ano. Para isso, basta procurar a Unidade Básica de Saúde mais perto de casa e se informar", explicou.
Segundo a gerente, durante o Outubro Rosa, todas as unidades de saúde vão realizar atividades preventivas. Os Centros de Saúde também terão programação especial, com palestras, oficinas e mutirão de exames. "Até o mês de julho deste ano, fizemos pouco mais de 4,4 mil mamografias. A nossa proposta é fazer duas mil somente no Hospital Municipal Pedro I durante o mês da campanha", assegurou.
Irreverência - Para chamar a atenção dos participantes do evento realizado no Parque da Criança, a Coordenadoria de Políticas Públicas da Mulher montou um estande diferente. Em volta da tenda foi instalado um painel com sutiãs cor-de-rosa. A ideia agradou quem passou pelo local. "Foi gratificante porque todo mundo quis tirar uma fotografia. O painel foi uma forma que encontramos para mostrar que a mulher deve tirar o medo do armário e fazer o exame preventivo do câncer de mama", disse a coordenadora Marli Castelo Branco de Melo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário