16 de dezembro de 2013

Secretário diz que cirurgias do Arlinda Marques são transferidas para o Trauma

Hospital Arlinda MarquesO secretário de Saúde do Estado, Waldson de Souza, disse na tarde desta segunda-feira (16) que as cirurgias que seriam feitas no hospital infantil Arlinda Marques de João Pessoa foram transferidas para o Hospital de Trauma da Capital, que passou a ser a unidade de referência em cirurgia infantil, após o contrato com a cooperativa médica ter sido encerrado por determinação judicial.
Waldson disse que lamenta a decisão e que a Justiça, na sua opinião, tem que entender que isso agravou a situação da saúde no estado. "A grande maioria dos médicos já tem dois vínculos no serviço público e não pode mais ter outro. Já fizemos mais de dois concursos e não conseguimos preencher as vagas", contou.
Ele disse que irá se reunir ainda nesta segunda-feira com a procuradoria jurídica do município para ver que medidas judiciais poderão ser tomadas sobre o assunto.
O secretário explicou que existem somente 12 médicos na especialidade de cirurgia pediátrica no estado e que existem outras áreas que também têm carência de profissionais, como por exemplo a cirurgia toráxica. "São áreas delicadas em que não conseguimos profissionais. Sai das universidades um número muito reduzido de profissionais que não consegue cobrir a oferta de vagas", disse.
Ele informou que no Trauma foi reservada uma sala cirúrgica e dois cirurgiões atenderão a cada plantão de 12 horas.
No estado, algumas unidades de saúde  são administradas pela Cruz Vermelha e o pelo Instituto Gerir, que não são cooperativas e sim organizações civis. A única cooperativa que ainda tinha contrato com o estado era a que atendia no Arlinda Marques.
A Cruz Vermelha administra o Hospital de Trauma da Capital e o Instituto Gerir administra o hospital regional e a maternidade de Patos, o hospital de Taperoá e a Unidade de Pronto Atendimento de Guarabira.
O governador Ricardo Coutinho falou sobre o assunto, assista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário