Ciranda, lapinha, cavalo-marinho, embolada, babau, cordel, coco de roda e boi de reis são algumas das atrações. As apresentações estão previstas para todos os domingos, à exceção do segundo dia (6), que cairá em uma segunda-feira. A abertura, no domingo (5), será com a Ciranda de Vó Mera e seus Netinhos, seguida pelo Boi de Reis Estrela do Norte e fechando com o forró de raiz d’Os Gonzagas.
A artista popular se apresenta juntamente com os netos. Eles já têm um CD gravado, “Vó Mera e Seus Netinhos”. O seu nome foi atribuído ao anfiteatro localizado na praça do bairro onde mora.
Ocorre principalmente no Maranhão, Rio Grande do Norte e na Paraíba. Assemelha-se aos outros festejos por sua estrutura dramática, com a presença de Mateus, Catirina e a sequência de morte e ressurreição do boi. A encenação é comandada por um mestre e contramestre e tem uma parte de maior devoção, com galantes e damas, e uma mais cômica, com numerosos personagens: Mateus, Birico, Catirina, vaqueiros, cavalo marinho, urso, ema, gata, jaraguá, gigante, diabo, Caipora, Baubau, o Morto-Carregando, o Vivo, os papangus e o boi.
Os Gonzagas - Formado por seis jovens, entre irmãos, primos e amigos que tocam juntos desde 2000, Os Gonzagas vão impor um repertório recheado de xotes, marchinhas galopadas, baiões e forrós. “Tocaremos Gonzagão, Jackson do Pandeiro, Djavan, Marinês, Dominguinhos e as nossas autorais, como ‘Deixa o Vento Levar’, ‘Ah, se eu fosse dois’ e ‘Amor da gota’”, disse Daniel Costa, um dos vocalistas e percussionistas.
Os Gonzagas procuram apresentar um variado mosaico de ritmos regionais, a exemplo do Maracatu, Coco e Ciranda. São influenciados por nomes como Flávio José, Sivuca, Clã Brasil, Os Três do Nordeste, Pinto do Acordeon e Antônio Barros e Cecéu.
A inspiração para o nome possui raiz dupla. A primeira é uma alusão ao sobrenome dos integrantes (os irmãos Yuri e Luiz Gonzaga, respectivamente na sanfona e guitarra). Já o segundo é uma clara homenagem ao Rei do Baião, referência para todos eles. Nas apresentações, a banda une o tradicional pé de serra à música popular brasileira em animadas versões.
Além dos irmãos, Os Gonzagas tocam com um primo, Daniel Costa (percussão e voz), e quatro amigos, Felipe Alcântara (triângulo e voz), Hugo Leonardo (contrabaixo e voz), Carlos Henrique (sanfona) e Caio Bruno (bateria).
Programação do Extremo Cultural – Cultura Popular:
Domingo - 05/01 – Ciranda de Vó Mera e seus Netinhos, Boi de Reis Estrela do Norte e Os Gonzagas;
Segunda - 06/01 – Lapinha Jesus de Nazaré e Cavalo Marinho Sementes de João de Boi;
Domingo - 12/01 – Emboladores Frank e Nazar, cancioneiros Auremir Caetano e Pedro e repentistas JB da Viola e Ivan de Oliveira;
Domingo - 19/01 – Babau da Paraíba, com Mestre Clóvis, e Ciranda do Sol, com Mané Baixinho;
Domingo - 26/01 – Cordelistas Luiz Gonzaga e Índio e cancioneiros Paulo Cruz e Daudete Bandeira;
Domingo - 02/02 – Coco de Roda do Mestre Benedito e Ventriloquia com Mestre Clébio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário