Origem !
Fundada no dia 21 de Novembro de 2009, com sede no Clube Recreativo Cajaense, localizado a Rua Senador Rui Carneiro, s/n, centro de Cajá – Caldas Brandão, estado da Paraíba, por um grupo de amigos.
Atualmente é a Junina de maior representatividade do município, por ter participantes de todos os distritos, inclusive do centro Caldas Brandão, também de outros municípios das regiões, e realizar diversas apresentações por todo o Estado.
Atual vice-campeã da Zona da Mata paraibana e responsável por realizar também o maior concurso de quadrilhas juninas da mesma. Contando ainda com juninas participantes de todas as regiões da Paraíba e dos estados circunvizinhos, a exemplos de Pernambuco e Rio Grande do Norte, entre outros.
O evento é realizado no distrito de Cajá desde sua primeira edição no ano de 2009, reúne no mínimo 5.000 pessoas entre a população local e circunvizinhas, segundo cálculos da PM local, ou seja, em um município com uma população superior estimada em mais de 5.363 habitantes, nos dias de realizações do evento superar sua população, mostrando a relevância, credibilidade e responsabilidade do evento e de seus organizadores.
O referido evento é realizado tradicionalmente sempre no 3º sábado de julho, já está em sua 4ª edição, e já faz parte do calendário de eventos culturais do município e das cidades circunvizinhas da região da Zona da Mata, Brejo, Litoral e Borborema.
PROJETO !
- O projeto baseia-se no resgate histórico vivo da cultura popular municipal através de apresentações folclóricas envolvendo jovens da comunidade, retratando por meio da dança,, a saga nordestina do plantio e colheita do milho, e da religiosidade de um povo. Tendo o milho como principal cultura do município, fazendo parte da agricultura, e sendo sua maior fonte de renda, e das crendices populares de seu povo, nota-se que as mesmas a cada ano vêm diminuindo por falta de interesse e de conhecimento dos mais jovens. Ainda assim existem os chamados profetas do povo que reúnem dezenas de pessoas em comunidades rurais para fazerem suas previsões religiosas todo dia 03 de dezembro através das pedras de sal, para saberem se irão ter um bom período de chuvas ou não, sendo o plantio feito sempre no dia 19 de Março dia de São José, onde se acredita que se chover terá uma boa safra e a colheita acontecerá no dia de São João.
- Esse espetáculo de dança, além de valorizar a identidade cultural das tradições, também oferecerá aos munícipes de Cajá - Caldas Brandão a oportunidade de entretenimento na sua área urbana e principalmente rural; em comunidades atualmente exclusas desta socialização cultural.
Parabéns a Todos que Fazem a Junina Paixão
Nordestina por Representar tão bem a Cultura
Regional Paraibana e fazer jus a Herança Cultural
dos que por amor fizeram tão bem a defesa Cultural
Dos nossos Costumes e tradições.
Nenhum comentário:
Postar um comentário