25 de junho de 2013

Com o voto dos paraibanos: depois de pressão popular, Câmara rejeita PEC 37

Com o voto dos paraibanos: depois de pressão popular, Câmara rejeita PEC 37
Brasília - A pressão das manifestações populares das últimas semanas, em todo o país, resultou hoje (25) na derrubada da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 37, que limitava os poderes de investigação do Ministério Público. Aprovada na Comissão de Constituição e Justiça e na comissão especial que analisou o mérito, a proposta foi rejeitada por 430 votos a favor, 9 contrários e 2 abstenções. Com a rejeição, a PEC vai ao arquivo.
Logo após a rejeição da PEC, as centenas de pessoas que acompanharam a sessão das galerias da Câmara, cantaram um trecho do Hino Nacional. Os manifestantes, em sua maioria representantes do Ministério Público e agentes da Polícia Federal, aplaudiram todos os encaminhamentos favoráveis à rejeição da proposta.
A derrubada da PEC 37 era uma das principais bandeiras dos movimentos populares que têm tomado às ruas de várias cidades brasileiras e do exterior. Por definir que o poder de investigação criminal seria restrito às policias Federal e Civil, a proposta foi considerada como "PEC da impunidade".
Por duas vezes, o presidente da Câmara, deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), apelou para que a rejeição fosse unânime a fim de que a Casa ficasse em sintonia com o clamor das ruas. Autor da PEC, o deputado Lourival Mendes (PTdoB-MA) foi o único a defender a aprovação da proposta. Segundo ele, "um erro de percurso", em referência às manifestações, fez com que a PEC fosse considerada "nefasta".
Veja como votou a bancada paraibana:
Paraíba (PB)
Benjamin MaranhãoPMDB Não
Damião FelicianoPDT Não
Efraim FilhoDEM Não
Hugo MottaPMDB Não
Leonardo GadelhaPSC Não
Luiz CoutoPT Não
Major FábioDEM Não
Manoel JuniorPMDB Não
Nilda GondimPMDB Não
Ruy CarneiroPSDB Não
Wilson FilhoPMDB Não
Total Paraíba: 11

Nenhum comentário:

Postar um comentário